prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Conselheiro propõe que Petrobras congele preços por 45 dias Em contrapartida, Francisco Petros, sugere que governo retire indicações ao comando da estatal

Mudanças recentes no comando da Petrobras, segundo Petros, representaram “um fator enorme de instabilidade para a gestão da empresa e para a própria solução do tema dos aumentos”
Mudanças recentes no comando da Petrobras, segundo Petros, representaram “um fator enorme de instabilidade para a gestão da empresa e para a própria solução do tema dos aumentos” – 

Nesta sexta-feira, 17, após o anúncio de aumento de preços de combustíveis anunciados pela Petrobras e de o presidente Jair Bolsonaro (PL) questionar as ações do presidente e de conselheiros da estatal, o conselheiro da empresa Francisco Petros encaminhou uma carta na qual propõe um congelamento de 45 dias nos preços dos combustíveis.

Petros é representante dos minoritários no Conselho de Administração da Petrobras e, em contrapartida, sugere que o governo, por sua vez, retiraria indicações ao comando da estatal, conforme documento obtido pela CNN Brasil.

“Acreditamos que o que aqui se propõe pode restabelecer o ambiente saudável de relacionamento institucional da Petrobras com seu principal acionista, bem como, restabelece a normalidade da gestão na busca de soluções úteis ao Brasil, suas instituições e a sociedade, as empresas e todos os stakeholders da Petrobras”, diz um trecho do documento.

Mudanças recentes no comando da Petrobras, segundo Petros, representaram “um fator enorme de instabilidade para a gestão da empresa e para a própria solução do tema dos aumentos”.

A carta foi enviada para Adolfo Sachsida, ministro de Minas e Energia, Ciro Nogueira, ministro de Estado Chefe da Casa Civil, além de José Mauro Ferreira Coelho, presidente da Petrobras, e o governo Federal, para que seja formado um grupo de trabalho “com TODOS os agentes do mercado de combustíveis e membros do governo para estudar fórmulas que permitam o funcionamento do mercado em bases sustentáveis para o país e as empresas”.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO POÇÕES BAHIA

AUMENTO DE CASOS ATIVO DE COVID-19 NA CIDADE DE POÇÕES-BA/ BOLETIM 13/06/2022

PF e associação indígena negam que corpos de Bruno e Dom Phillips tenham sido encontrados


Montagem com fotos do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips — Foto: TV Globo/Reprodução

Montagem com fotos do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips — Foto: TV Globo/Reprodução

A Polícia Federal e associação indígena que denunciou o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips negaram, nesta segunda-feira (13), que os corpos dos dois tenham sido encontrados. A dupla está desaparecida há mais de uma semana na região do Vale do Javari, no Amazonas.

“O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips”, informou a Polícia Federal em nota.

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) também negou. “Não confirmamos a informação de terem encontrado corpos”, disse Eliésio Marubo, assessor jurídico da Univaja.

Segundo Paul Sherwood, cunhado de Dom Phillips, a informação de que os corpos haviam sido encontrados foi repassada nesta segunda-feira à família por um representante da embaixada brasileira no Reino Unido.

“Ele [o representante da embaixada brasileira no Reino Unido] não descreveu a localização e disse que foi na floresta e que estavam amarrados a um árvore e ainda não haviam sido identificados, disse Paul Sherwood, cunhado de Phillips, ao Guardian.

g1 procurou a embaixada brasileira no Reino Unido, que disse que “tem mantido contatos com a família de Dom Phillips, a pedido desta”. A embaixada diz ainda que “não se pronunciará sobre o conteúdo desses contatos” e que “informações atualizadas sobre o caso devem ser solicitadas às autoridades responsáveis, no Brasil”.

Mulher do jornalista britânico Dom Phillips, Alessandra Sampaio disse que recebeu a informação de que os corpos foram encontrados por meio do seu cunhado, que recebeu a informação da embaixada brasileira em Londres. Ela recebeu uma ligação da PF negando que dois corpos foram localizados.

[Correção: inicialmente, ao publicar a reportagem, a informação era de que a Polícia Federal teria ligado para Alessandra Sampaio, dizendo que teria localizado dois corpos. A PF ligou apenas para negar o achado. Quem informou da localização de dois corpos na área de buscas no Amazonas foi o cunhado de Dom Phillips, que foi avisado pela embaixada do Brasil em Londres. A reportagem foi atualizada às 17h25].

Desaparecidos desde 5 de junho

Bruno e Dom foram vistos pela última vez em 5 de junho ao chegarem a uma localidade chamada comunidade São Rafael. De lá, eles partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas, mas não chegaram ao destino (veja no infográfico abaixo).

No domingo (12), as equipes de busca encontraram um cartão de saúde e outros pertences de Bruno, além de uma mochila com roupas pessoais de Dom na área onde são feitas as buscas pelo jornalista inglês e pelo indigenista no interior do Amazonas.

Segundo as autoridades, o material estava próximo da casa de Amarildo Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, o único preso suspeito de envolvimento no desaparecimento até aqui. Oliveira nega envolvimento no crime e familiares afirmam que ele foi torturado pela polícia.

Prefeitura de cidade na BA proíbe realização de festejos juninos e estabelece toque de recolher

A prefeitura de Serra Dourada, no oeste da Bahia, publicou decreto neste sábado (11) proibindo a realização de festejos juninos no município, sejam públicos ou particulares. A medida, que já está em vigor e é válida por 30 dias, tem como objetivo evitar o aumento dos casos de Covid-19.

A gestão também estabeleceu toque de recolher de 0h às 5h, em todo o município. A exceção é para quem trabalha nas áreas de segurança e saúde, em horário de trabalho, para compra de medicamentos ou deslocamentos a unidades de saúde.

Conforme a publicação, bares, quiosques, e outros estabelecimentos do tipo, só poderão funcionar até as 23h59, sem uso de equipamento sonoro que possa gerar aglomerações.

Serra Dourada, no oeste da BA — Foto: Prefeitura de Serra Dourada

A administração municipal proibiu a emissão de alvarás contrários a estas decisões e suspendeu outros já emitidos, até que os casos de Covid-19 comecem a baixar.

O decreto recomenda uso de máscaras no município, sobretudo em ambientes fechados, mas não determina obrigatoriedade do equipamento de proteção. Além disso, orienta que os moradores evitem sair de casa sem necessidades essenciais, a fim de reduzir a possibilidade de contágio.

Conforme boletim da prefeitura , atualmente a cidade tem 57 casos ativos da doença. Uma pessoa precisou ser levada para o Hospital do Oeste, em Barreiras, na mesma região, devido a gravidade do quadro de saúde. Até o último dia 3, Serra Dourada tinha apenas 3 casos ativos.

Serra Dourada, no oeste da BA  — Foto: Prefeitura de Serra Dourada

Serra Dourada, no oeste da BA — Foto: Prefeitura de Serra Dourada

O município, que tem população estimada em pouco mais de 18 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou 23 óbitos pela doença, desde o início da pandemia.

Em meio a um aumento de casos de Covid-19 na Bahia, a Secretaria de Saúde (Sesab) divulgou, na quarta-feira (8), que das 11,6 milhões de pessoas vacinadas com as 1ª e 2ª doses contra a Covid-19 no estado, cerca de 6,1 milhões não voltaram aos postos para reforçar a imunização.

Serra Dourada, no oeste da BA  — Foto: Prefeitura de Serra Dourada

Serra Dourada, no oeste da BA — Foto: Prefeitura de Serra Dourada

Professora universitária morre ao dar à luz em casa na BA

Uma professora universitária de 40 anos morreu nas primeiras horas da última sexta-feira (10) ao dar à luz em casa, na cidade de Itabuna, na região sul do estado. Gleicimara Araújo Queiroz Klotz, que estava grávida de seu terceiro filho, sentiu as contrações, mas não teve tempo suficiente para ir até uma maternidade.

Durante o parto repentino, que aconteceu por volta das 0h, a professora perdeu muito sangue. De acordo com o blog Pimenta, ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital Manoel Novaes, às 3h50, mas na unidade, mesmo com apoio de uma equipe médica, não resistiu às complicações causadas por uma hemorragia pós-parto. A recém-nascida passa bem.

“O ex-prefeito queimou a língua”, dispara Florence após fala de ACM Neto

Antônio Augusto/Câmara dos Deputados

Deputado federal Afonso Florence (PT-BA) afirmou que quem está tentando enganar as pessoas é o pré-candidato ao Governo da Bahia

O deputado federal, Afonso Florence (PT-BA), fez coro à fala do colega congressista, Robinson Almeida (PT-BA) e atacou o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), após o ex-prefeito de Salvador ter dito que o PT estaria fazendo pressão em prefeituras pelo interior durante o período eleitoral.

“O ex-prefeito queimou a língua”, disparou Florence, em declaração ao BNews, ao pontuar que a licitação da pavimentação está publicada no Diário Oficial do dia 04 de maio.

“O Governo Rui asfaltou cerca de 15 mil Km de estradas. O governo Jerônimo, na parceria com Lula, concluirá o programa de pavimentação das estradas baianas iniciado por Wagner e ampliado por Rui”, afirmou o parlamentar.

O petista lembrou ainda que, no passado, os governos carlistas, ao longo de trinta anos, não pavimentaram a ligação entre Matina e Riacho de Santana, assim como outras rodovias estaduais.

“Alias, aconteceu o mesmo com Lula, que encontrou as BRs esburacadas, e as recuperou. Bolsonaro, que foi apoiado pelo ex-prefeito, está deixando as estradas federais esburacarem”, disse Florence.

Por último, o congressista chamou o ex-prefeito de Salvador de “cara de pau” por ter encontrado “uma estrada que vai ser recuperada, tripudiando da necessidade do povo, e tentando enganar as pessoas”.

Na manhã de hoje, ACM Neto acusou o PT, em um evento na região sudoeste da Bahia, e ameaçar prefeituras pelo interior do estado, no período eleitoral, para ter acesso a convênios e recursos que serão destinados às melhorias da infraestrutura das cidades baianas.

“Agora, começaram a assinar convênios com várias prefeituras e, inclusive, ameaçando prefeitos, dizendo: o prefeito que não ficar com o candidato oficial, não vai ter o convênio assinado, nem o recurso liberado. Em outros casos, publicando licitações para fazer obras que eles, no máximo, vão conseguir colocar o canteiro e mandar trazer algumas máquinas. Mas isso faz parte da velha estratégia de tentar enganar, iludir as pessoas”, disse ele, na ocasião.

Novos integrantes do baralho do crime

Dois homens investigados por organização e tráfico de drogas em Salvador foram incluídos no “Baralho do Crime” da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), nesta serxta-feira (10). A ferramenta é utilizada pelo órgão desde 2011, para incentivar a colaboração da população com o trabalho da polícia.

Um dos homens é Ronaldo Santos Carvalho, conhecido como “Nal” ou “Nado”, que tem mandado de prisão por organização criminosa e tráfico de drogas. Atuante no bairro de Pernambués, ele foi inserido na carta “Oito de Copas”.

De acordo com a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ronaldo atua com o irmão Celso Gomes Carvalho Filho, o “Pito”, que também é foragido e foi incluso no Baralho do Crime em agosto de 2020, no carta “Rei de Ouros”.

Já Humberto da Silva Santos Filho, apelidado de “Humbertinho” ou “Betinho”, tem como áreas de atuação os bairros do Arenoso e Fazenda Grande do Retiro. Também indiciado por organização criminosa e tráfico de drogas, ele foi adicionado na carta “Sete de Copas”.

Segundo o delegado Alexandre Ramos Galvão, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), os dois foragidos foram alvos recentes de operações da polícia, com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas no estado.

Para comunicar à polícia informações sobre o paradeiro dos criminosos, o cidadão pode entrar em contato pela central telefônica 181, o Disque Denúncia, ou pela opção ‘Denuncie Aqui’ na plataforma online do Disque Denúncia. Não é necessário se identificar e o sigilo é garantido.

Vacinar é um ato de amor a Vida. Amanhã em todas as Unidades vamos intensificar a Vacinação para Covid e Influenza. Vigilância Epidemiológica em ação!!!

Cronograma de vacinação contra a Covid-19 adulto e infantil

Amanhã, sexta-feira (10/06), haverá a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para pacientes que tomaram a primeira dose até 10/04.
Quem tomou a segunda dose em até 10/02 receberá a terceira dose.
Pessoas acima de 50 receberão a quarta dose.
Crianças de 05 a 11 anos, com ou sem comorbidades, também serão vacinadas. Já crianças de 05 a 11 anos que foram vacinadas com a Coronavac e completaram 28 dias receberão a segunda dose.
Crianças de 05 a 11 anos que tomaram a vacina Pfizer e completaram 60 dias receberão a segunda dose.
Adolescentes de 12 anos acima receberão a terceira dose.
Também convocamos os profissionais de saúde para a quarta dose.
Se o pai ou mãe não puder acompanhar a criança no momento da vacinação, pode autorizar um responsável maior de 18 anos que deve apresentar um formulário de autorização de vacinação da criança com assinatura do pai ou da mãe.
Por fim, é importante ressaltar que crianças que tenham apresentado sintomas gripais ou Covid-19, só devem ser vacinados após 04 semanas.
Na zona rural a vacinação será das 08h às 14h, e na sede das 08h às 15h.
Quem for tomar a vacina, é indispensável a apresentação do cartão da família, CPF ou cartão do SUS.