prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Neoenergia Coelba alerta para os cuidados com a rede elétrica no São João

Após dois anos sem festejos juninos, o São João voltará a ser comemorado em 2022. Com a proximidade da data, existe a necessidade de redobrar os cuidados com a rede elétrica neste período. Por isto, a Neoenergia Coelba alerta para os riscos envolvendo energia elétrica, desde a instalação da decoração nas casas e nas ruas, até a realização de comemorações no período.

 

Marca da cultura baiana, a guerra de espadas deve ser preferencialmente evitada. Além de provocar aglomerações, aumentando o risco de contaminação com a Covid-19, a atividade pode ser prejudicial ao fornecimento de energia elétrica, visto a possibilidade de atingir postes, fiações e equipamentos elétricos do sistema de distribuição da Neoenergia Coelba, podendo causar interrupções e até mesmo acidentes.

 

Manter distância de fios elétricos e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia são cuidados indispensáveis. Da mesma forma, as fogueiras somente devem ser montadas e acesas longe da rede de distribuição de energia. O calor pode provocar curtos-circuitos e partir a fiação.

 

A decoração de ruas e praças também exige atenção. A Neoenergia Coelba adverte para que nunca se utilize postes ou fios elétricos na instalação das tradicionais bandeirinhas ou qualquer outro enfeite. Mesmo pendurados distante dos fios elétricos, a recomendação é que os adereços sejam confeccionados com materiais isolantes para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede.

 

A montagem e instalação de barraquinhas, camarotes, arquibancadas e palcos deve respeitar a distância de segurança da rede elétrica. Para esses tipos de estruturas metálicas são exigidos aterramentos elétricos. A recomendação é que esses serviços somente sejam executados por empresas habilitadas. Adicionalmente, as ligações de energia dessas instalações deverão ser feitas pela Neoenergia Coelba.

 

Para quem pretende celebrar o São João dentro de casa, é preciso evitar o uso de extensões e benjamins de forma permanente e nunca manusear equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado. Todos esses equipamentos precisam estar devidamente aterrados, e o uso do “DR” Diferencial residual nas instalações internas são indicados.

 

Ainda dentro de casa, é importante respeitar os pontos de contato com a energia. Os bocais de lâmpadas, por exemplo, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios.

 

Para aqueles que forem passar o período junino em residências que estavam há muito tempo fechadas, é interessante fazer uma revisão na rede elétrica. O serviço necessariamente precisa ser realizado por um eletricista qualificado.

 

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Irandhir Santos sofre grave acidente e é afastado das gravações de ‘Pantanal’; saiba detalhes

Reprodução / TV Globo

O ator sofreu um grave acidente enquanto grava uma das cenas da trama da TV Globo

Um dos protagonistas da novela ‘Pantanal’, da TV Globo, Irandhir Santos, foi afastado das gravações. Ele sofreu um acidente grave durante uma das cenas da trama e precisou passar por cirurgia. Segundo informações do colunista Lucas Pasin, do portal Uol, o ator caiu do cavalo.

De acordo com a publicação, com a queda ele sofreu uma lesão no ombro e foi socorrido para um hospital em Campo Grande, no Matro Grosso do Sul. No entanto, ele foi transferido para um hospital no Recife, onde foi feito um procedimento cirurgico.

O motivo da transferência foi pelo pedido do próprio ator, para que pudesse ficar próximo da família durante a recuperação. Ele passa por sessões de fisioterapia e deve voltar às gravações na próxima semana. A Globo não quis comentar o ocorrido.

Polícia libera agressor de procuradora: “Eu entendi que não havia uma situação de flagrante”, diz delegado

Reprodução/ redes sociaisEm depoimento à polícia, o agressor justificou a atitude por dizer sofrer assédio moral no local de trabalho.

O homem que agrediu a procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros, que atua em Registro, no interior de São Paulo, foi ouvido e liberado pela Polícia Civil. O delegado responsável pelo caso, considerou que “não havia uma situação de flagrante” para justificar a prisão do também procurador, Demétrio Oliveira Macedo.

De acordo com o G1, durante o depoimento o autor da agressão à colega disse sofrer assédio moral no local de trabalho e usou essa justificativa como motivo para agredir a vítima. “Ele admitiu que agrediu a vítima e alegou que assim o fez por sofrer assédio moral”, disse o delegado, Fernando Carvalho Gregório, do 1º Distrito Policial de Registro, nessa quarta-feira (22).

“Eu entendi que não havia uma situação de flagrante, e sim um fato criminoso. É claro que deveria ser devidamente apurado. Por isso, fizemos o registro da ocorrência e tomamos todas as diligências cabíveis na ocasião”, explicou Gregório. “O fato também é analisado pelo Ministério Público (MP) e Poder Judiciário (PJ). Ao final de todos os trabalhos, teremos uma conclusão das investigações num processo, e uma eventual condenação”, complementou.

Depoimento da vítima

“Foi exposta a minha dignidade. Como mulher, fui desrespeitada, assim como servidora pública. Enfim, foi um desrespeito global da minha personalidade como mulher”, afirmou a procuradora Gabriela de Barros, durante entrevista ao G1 nessa terça-feira (21).

Em depoimento à polícia, a procuradora disse que o colega Demetrius Macedo apresentava comportamento suspeito, tendo sido grosseiro com outra colega de trabalho. Diante disso, ela já havia enviado um memorando à Secretaria Administrativa Municipal com uma proposta de procedimento administrativo. Agora, a procuradora quer que Macedo seja processado em decorrência das agressões e ofensas contra ela

O que diz a prefeitura

administração municipal, por meio de nota, manifestou “mais absoluto e profundo repúdio aos brutais atos de violência realizados pelo Procurador Municipal contra a servidora municipal mulher que exerce a função de Procuradora Geral do Município. Que a vítima e sua família recebam toda nossa solidariedade, apoio e cada palavra de conforto e acolhimento”.

No texto, a prefeitura também disse que tomará as providências necessárias e já determinou de imediato que o agressor seja suspenso, nos termos do art. 179, c/c inc. III do art. 180, ambos da Lei Complementar nº 034/2008 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Registro, com prejuízo de seus vencimentos, a partir de 21 de junho.

Santa Luzia: Homem é preso suspeito de estuprar neta de oito anos

Santa Luzia: Homem é preso suspeito de estuprar neta de oito anos

Foto: Divulgação PC

Um homem de 48 anos, investigado por estuprar a neta, de oito, teve a prisão temporária cumprida nesta terça-feira (21), por investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Santa Luzia.

 

Expedida pela Vara Crime de Camacan, a ordem judicial foi cumprida no distrito de Betânia. “Recebemos informações de que os abusos ocorreram em duas ocasiões e há cerca de duas semanas”, informou o delegado Renato Fernandes Ribeiro, que apura o crime.

 

“Estamos ouvindo testemunhas e coletando mais informações, com o objetivo de elucidar o caso”, ressaltou o delegado, acrescentando que vai solicitar acompanhamento para vítima, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

 

O suspeito foi encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Federal prende ex-ministro Milton Ribeiro e pastores

Polícia Federal prende ex-ministro Milton Ribeiro e pastores

Foto: Reprodução / Poder 360

A PF prendeu, na manhã desta quarta-feira (22), o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e pastores suspeitos de operar uma balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

 

São cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços do ex-ministro e dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos. Os líderes religiosos são apontados como lobistas que atuavam no MEC. A ação foi nomeada como “Acesso Pago”.

 

O lobby dos líderes religiosos, de acordo com denúncias, teria garantido a transferência de recursos a municípios por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR), principal ferramenta de execução do fundo.

 

As acusações em torno de recursos para a educação tiveram início em março deste ano. Na época, Milton pediu exoneração do cargo 

 

Audiências públicas foram realizadas pela Comissão de Educação do Senado, que articulou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o tema 

 

Convidado pela Casa, Milton não compareceu ao plenário. Além dele, os evangélicos Gilmar Santos e Arilton Moura, bem como o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, e o ministro interino Victor Godoy, também foram convocados.

PRF apreende caminhão que transportava 2.880 frangos vivos irregularmente na BR-116

PRF apreende caminhão que transportava 2.880 frangos vivos irregularmente na BR-116

Foto: Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta segunda-feira (20), um caminhão carregado com 2.880 frangos vivos que eram transportados sem possuir nota fiscal e a guia de transporte animal (GTA).

 

Por volta das 12h50, no quilômetro 429 da BR-116, em Feira de Santana (BA), os PRFs deram ordem de parada a um caminhão, com placas de Recife (PE), que estava carregado com caixas de frangos vivos.

 

Ao ser abordado, o motorista não apresentou nenhum documento que comprovasse a procedência da carga, o que se configura como transporte irregular de carga viva.

 

A ocorrência foi encaminhada para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB), que ficou responsável pelas notificações necessárias e destinação das aves.

 

Os fiscais da ADAB identificaram que os frangos não poderiam ser comercializados. A GTA é documento exigido pela ADAB que objetiva o controle sanitário no transporte e abate de animais para consumo humano.

Alexandre envia denúncia ao MPE sobre gastos de Bolsonaro com motociatas

stf
(Foto: Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu prazo para o Ministério Público Eleitoral (MPE) dizer se vê elementos para investigar os gastos do presidente Jair Bolsonaro (PL) com a participação em motociatas de apoio ao governo.

O pedido de investigação foi feito pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), que apontou “gastos exorbitantes” no cartão corporativo do presidente durante esses eventos.

Moraes despachou em um processo, aberto a partir de representação do PDT, que analisa se Bolsonaro vem usando as motociatas para fazer propaganda antecipada.

Foto: Reprodução

Leia mais: Vídeo: Sassá pede que Bolsonaro e Menezes sejam multados por motociata sem capacete

O levantamento do deputado Elias Vaz, feito a partir de informações do Portal da Transparência da Presidência da República, apontou, por exemplo, mais de R$160 mil em passagens e diárias para Bolsonaro participar da motociata em São Paulo, no dia 15 de abril.

“Há indícios graves de que o Bolsonaro esteja utilizando o cartão corporativo para custear campanha fora da época autorizada por lei. É um desrespeito utilizar dinheiro público com essa finalidade”, afirma o deputado.[fonte portal m1]

Tragédias em sequência: Três vítimas fatais em 4 dias no trânsito conquistense

Duas tragédias nos últimos 4 dias enlutou Vitória da Conquista; na tarde do último domingo (19), o casal Evandro e Iolanda vieram a óbito após um veículo cair em cima da moto em que os dois estavam; segundo populares, o veículo seguia na Rua Formosa quando teria inadvertidamente cruzado a pista de rolamento da Av. Sibéria, colidindo com a motocicleta que trafegava por esta, sentido Av. Filipinas.

Já na noite desta terça-feira (21), outro casal que também estava em uma motocicleta foi atropelado por um  veículo de passeio no cruzamento das avenidas Alagoas e Ilhéus no bairro Brasil.O condutor foi encaminhado por uma equipe do Samu 192 ao hospital, já a carona identificada como Maria da Conceição,  infelizmente não resistiu e veio a óbito no local.
Nós da equipe do Blog do Léo Santos  queremos deixar aqui um alerta às pessoas que trafegam pelo trânsito de Conquista, que venham ter mais atenção, que venham dirigir com responsabilidade pensando na sua vida e na vida do próximo, pois está mais do que claro que imprudência no trânsito MATA.[blog leo santos]

70 anos depois, mais de 100 fósseis são encontrados em sítio paleontológico perdido no RS Sítio fica em Dom Pedrito, fronteira com o Uruguai. Mais de 100 fósseis já foram coletados no local

Paleontólogos de três universidades do Rio Grande do Sul reencontraram um sítio fossilífero “perdido” por mais de 70 anos nas imediações da cidade de Dom Pedrito, coração da região da Campanha e cidade que faz fronteira com o Uruguai. Há cerca de 260 milhões de anos, antes mesmo dos primeiros dinossauros, estavam presentes as condições ambientais ideais para a preservação dos organismos que habitavam essa área no passado, os quais, por meio do registro fóssil, ficaram resguardados em finas camadas de rocha e, agora, aos poucos, vão sendo revelados.

A localidade onde os fósseis foram resgatados é conhecida como “Cerro Chato”, tendo sido descoberta e descrita pela primeira vez em 1951 por pesquisadores que realizavam mapeamento geológico no Pampa gaúcho. Naquela oportunidade, fósseis, especialmente de plantas, foram coletados e descritos, evidenciando desde então a importância do sítio fossilífero para a paleontologia nacional. Os recursos tecnológicos disponíveis na época, no entanto, não permitiram o referenciamento geográfico exato do sítio fossilífero, que teve sua localização perdida por sete décadas.

Finalmente, em 2019, o sítio paleontológico foi novamente localizado, em um esforço conjunto que contou com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Universidade do Vale do Taquari – Univates e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). “Esse sítio fossilífero representa um verdadeiro tesouro para a paleontologia mundial, em especial para os estudos sobre a evolução florística de um singular período geológico da história da Terra, o Permiano”, explica a doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates Joseline Manfroi, paleobotânica que compõe a equipe de pesquisadores responsáveis pelas descobertas.

“Durante décadas a localização geográfica desse afloramento foi uma incógnita. Foi buscado como uma verdadeira ‘caça ao tesouro’ e, felizmente, depois de tanto tempo, teremos a oportunidade de continuar escrevendo essa história, por meio do registro fóssil”, detalha Joseline. 

“Este novo local vai atrair muitos olhares para o RS”

O sítio fossilífero Cerro Chato é hoje objeto da pesquisa da mestranda Joseane Salau Ferraz na Universidade Federal do Pampa. Os estudos são desenvolvidos utilizando parte da estrutura do Laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas do Museu de Ciências da Univates. O grupo de pesquisadores envolvidos tem um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) para continuação das escavações, com projeção de três anos para as atividades de campo ‒ o que seguramente revelará muitas surpresas aos pesquisadores. “A área a ser explorada é enorme. Eu estimo que não exploramos nem 30% de todo o espaço disponível”, detalha Joseane.

Os cientistas já coletaram mais de 100 espécimes de fósseis de plantas, estando entre eles grupos pertencentes aos antepassados das atuais coníferas e samambaias e também fósseis de animais, como peixes e moluscos. Os fósseis coletados estão depositados na coleção científica do Laboratório de Paleobiologia da Unipampa, em São Gabriel.

“Nas expedições anteriores apenas a superfície desse afloramento foi prospectada, um calcário bem grosso e difícil de explorar”, explica Joseane. “Naquela ocasião, os materiais foram encontrados porque a superfície já estava relativamente erodida. Os pesquisadores, no entanto, não conseguiram explorar o que estava mais no fundo. Se hoje é difícil trabalhar em um local assim, mesmo com tecnologia, imagine os desafios que isso representava em 1951. Nós fomos lá, no ano passado, com uma retroescavadeira. Parece até assustador pensar nisso, já que os fósseis são muito delicados. De alguma forma tínhamos certeza de que ia dar certo, e funcionou”, comemora.

“Os fósseis que estamos estudando têm importância mundial, pois são testemunhos diretos das mudanças ambientais que ocorreram durante o período Permiano. Esses estudos nos ajudarão a resgatar informações sobre a distribuição dessas plantas ao redor do mundo, além de colher evidências sobre como era o clima da época. Este novo local vai atrair muitos olhares para o RS”, diz Joseane.

O final do período Permiano, de quando datam os fósseis encontrados, é marcado pela mais severa extinção em massa conhecida ao longo do tempo geológico, quando mais de 90% da vida na Terra foi dizimada devido a intensas perturbações climáticas.

Os proprietários da fazenda onde o sítio fossilífero está localizado e a Prefeitura Municipal de Dom Pedrito foram peças fundamentais durante o trabalho de resgate de escavações, oferecendo todo o suporte necessário para as coletas. “A escavação de fósseis tão frágeis quanto os que encontramos no Cerro é um trabalho delicado. Com a ajuda da prefeitura e todo o apoio oferecido pelos proprietários, foi possível realizar uma escavação controlada e eficiente no sítio. Só assim conseguimos resgatar os fósseis mais delicados e completos”, conta o paleontólogo Felipe Pinheiro, da Unipampa, que também coordena as escavações.

Para o proprietário da área, Celestino Goulart, “o desenvolvimento das pesquisas é de grande importância, pois ajuda a entender as mudanças ocorridas no planeta e traz um significativo incentivo ao turismo na região da Campanha gaúcha”.

A equipe de paleontólogos envolvidos na pesquisa comenta que “as pesquisas desenvolvidas no afloramento Cerro Chato não só evidenciam a riqueza paleontológica preservada nos estratos do Rio Grande do Sul, mas também trazem a oportunidade de ampliar cada vez mais o acesso da comunidade ao conhecimento científico e fomentar o geoturismo regional”.

Um artigo científico relatando a redescoberta do sítio paleontológico foi publicado na revista Paleontologia em Destaque, da Sociedade Brasileira de Paleontologia, e pode ser acessado neste link. Assinam a descoberta Joseane Salau Ferraz, Joseline Manfroi, Karine Pohlmann Bulsing, Margot Guerra-Sommer, André Jasper e Felipe Pinheiro.

“Optamos por publicar o artigo em português justamente para deixar o texto disponível para a população local. Eles estão muito empolgados com a paleontologia, o que é bacana de ver”, complementa Joseane. Existem outras publicações sendo desenvolvidas pela equipe, com a perspectiva de continuar os trabalhos no local. No momento a equipe trabalha com a descrição de uma samambaia, cujo registro é o primeiro para a Formação Rio do Rastro aqui do RS.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

 

Texto: Redação Univates e Redação Unipampa

Imagens:

– Composição demonstrando escavações antigas e recentes no sítio paleontológico redescoberto em Dom Pedrito-RS – Crédito-Ferraz et al

– Escavações no sítio paleontológico redescoberto em Dom Pedrito-RS – Crédito-Ferraz et al

– Itens sendo analisados na Univates – Crédito-Lucas George Wendt

– Material coletado no sítio paleontológico redescoberto em Dom Pedrito-RS – Crédito-Ferraz et al

– Sítio paleontológico redescoberto em Dom Pedrito-RS – Crédito-Ferraz et al

 

BOLETIM COVID -19 20/06/2022 POÇÕES /BA

Pode ser uma imagem de texto que diz "BOLETIM COVID-19 POÇÕES BA 20.06.2022 107 CASOS ATIVOS 02 5972 6164 SUSPEITOS (SERA COLHIDO EXAMES) IMAS 24H 02 CURADOS LTIMAS 24H 27 CONFIRMADOS IMAS 4H 21 LACEN 381 85 TESTE RÁPIDO 3989 (SOROLÓGICO) ÃBITOS TOTAL DE TESTES REALIZADOS (Antigeno) 25025 MONITORADOS 201 PROFISSIONAISDE SAUDE DES SEGURANÇA QUE TESTADOS NOTIFICADOS 20097 2612 DESCARTADOS 17117 TAXA DE OCUPAÇÃO UTI 5% SAUDE POÇÕES POÇÕES"Poções registrou, até às 19h desta segunda-feira (20/06), o total de 6164 casos confirmados da Covid-19. Desses, 5972 estão recuperados e 107 continuam em recuperação.
No momento temos 02 casos notificados como suspeitos.
Desde o início da pandemia, foram registradas 85 mortes por complicações causadas pela doença no município.
A Prefeitura de Poções reitera à população que continue com os cuidados de prevenção, fazendo o uso da máscara e a higiene das mãos.