prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Federação de jornalistas toma atitude contra Leo Dias após caso de Klara Castanho

DivulgaçãoA instituição defende que o colunista feriu o Código de Ética da classe jornalística após divulgar informações sigilosas sobre o estupro e gravidez da atriz

A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) fez uma denúncia contra Leo Dias, colunista do portal Metrópoles. A instituição defende que o colunista feriu o Código de Ética da classe jornalística após divulgar informações sigilosas sobre o estupro e gravidez da atriz Klara Castanho.

De acordo com o UOL, a Fenaj publicou uma nota oficial nesta terça-feira (28) comunicando o envio da denúncia ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). No Texto, a entidade não aborda as punições passíveis para o profissional, em situações dessa natureza.

“São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a diretoria executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso”, diz o texto.

A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa também se manifestou contra a “exploração de vítimas de violência sexual” por jornalistas e veículos de comunicação. A nota divulgada pela instituição também adverte, especificamente, a atitude de Leo Dias.

Após publicar detalhes sobre o caso envolvendo a atriz Klara Castanho, o Metrópoles se posicionou e disse que não demitirá o colunista.

Confira a nota da Fenaj na íntegra:

“A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), por meio da sua Comissão Nacional de Mulheres, vem a público solidarizar-se com a atriz Klara Castanho, que teve uma situação pessoal exposta pela mídia, resultando em ataques pessoais aos quais teve de se defender com uma carta aberta em seu perfil no Instagram.

A atriz engravidou após um estupro e encaminhou a criança para adoção, cumprindo os trâmites legais. A situação, de caráter absolutamente particular e sigilosa, foi exposta pelo colunista do site Metrópoles, Leo Dias, no fim de semana.

Após a repercussão negativa, o link foi retirado do site. Mas a divulgação já havia desencadeado uma onda de ódio nas redes sociais, com novos ataques à honra da atriz, causando sua revitimização num já doloroso momento pessoal.

Homem exige pix para dizer onde está o corpo de Jaiane

Reprodução Redes Sociais está desaparecida desde o início de junho e polícia segue com investigações

Um homem não identificado afirma que sabe onde o corpo de Jaiane Costa está localizado e exige um Pix em troca desta informação. A jovem de 22 anos está desaparecida desde o dia 6 de junho deste ano. O local, que supostamente esta o corpo da vítima, é de difícil acesso, principalmente pelas chuvas.

Em entrevista realizada nesta terça-feira (28) com a mãe de Jaiane, ela diz que quer o corpo da filha e que acredita no envolvimento da ex-sogra da jovem com o desaparecimento.

Em sua defesa, a ex-sogra alega não tem nada a ver com o desaparecimento e diz também que a mãe de Jaiane tinha um relacionamento abusivo com sua filha, em que ela a ameaçava e que já tinha esfaqueado a jovem.

Em investigações realizadas pelas autoridades policiais, o último local em que a menina foi visto foi no mercado Atakarejo, junto com a ex-sogra.

Mulher é morta na frente da própria filha em Juazeiro

Reprodução/ Tv BahiaTamires Ribeiro dos Santos, de 25 anos, foi morta na madrugada desta quarta-feira (29) na frente da filha de quatro anos. O crime aconteceu no bairo Residencial São Francisco, em Juazeiro, localizado no Norte da Bahia, a 506km da capital baiana.Segundo o G1, ela morreu por asfixia e o principal suspeito de ter executado o crime seria seu ex-companheiro, que está foragido da polícia. Segundo a família da vítima, ela teria discutido com ele dias atrás e a polícia teria sido acionada para a ocasião.

Os parentes de Tamires disseram que a vítima estava em um excelente momento profissional e que, na noite de terça-feira (28), ela tinha feito uma festa celebrado o aniversário de quatro anos da filha.

Autor de violência doméstica é preso em Juazeiro

Com passagens por estelionato e histórico de agressões contra a ex-companheira, um homem teve o mandado de prisão cumprido por policiais da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI/Norte), da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Juazeiro), na terça-feira (28). O autor caminhava nas proximidades da Lagoa do Calú, no bairro do Alto da Maravilha, naquele município, quando foi localizado pelos policiais.
O agressor teve o mandado de prisão decretado em decorrência de agressões contra a ex-companheira, ocorridas no município de Curaçá. A Coordenadora da 17ª Coorpin/Juazeiro, delegada Lígia Nunes de Sá, informou que o homem já foi preso por outros crimes. “Ele é investigado por estelionato nos municípios de Juazeiro e Sobradinho. Também responde por tráfico de drogas”, complementou. O autor passou exames de lesões e foi encaminhado para o Conjunto Penal de Juazeiro.
Ascom-PC / Tony Silva

Quadrilha de traficantes e homicidas é desarticulada em SAJ

Quatro mulheres e um homem suspeitos de envolvimento com homicídios e tráfico de drogas foram presos, nesta quarta-feira (29), em Santo Antônio de Jesus, durante ação realizada por equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Leste), da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 1ª Delegacia Territorial (DT), daquela cidade.
Uma pistola Glock ponto 40 com um carregador e 14 munições, 60 buchas, dois pedaços e mais uma porção de maconha, 26 pinos e 24 papelotes de cocaína, 19 pedras de crack, uma motocicleta, quatro celulares, dois relógios, dinheiro e embalagens para acondicionar entorpecentes foram apreendidos com os criminosos.
As diligências ocorreram na Avenida Providência e na localidade do Casco. Parte da droga, dinheiro e celulares, além de documentos, foram apreendidos dentro de um carro onde estavam quatro suspeitos. O restante do material foi encontrado em um imóvel onde morava o sexto integrante do bando, que está sendo procurado.
Uma motocicleta usada pelo grupo para praticar roubos também foi apreendida. Os cinco presos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e munições, tráfico de drogas e associação criminosa. Eles estão custodiados na DT de Santo Antônio de Jesus, à disposição da Justiça. O material apreendido será encaminhado à perícia.
Ascom-PC/Priscila Carvalho

Mulher é presa acusada de auxiliar falso pai de santo a praticar estupros na Bahia

Divulgação/Polícia CivilDe acordo com a polícia, a mulher ajudava o homem a se passar por pai de santo para abusar das vítimas

Uma mulher foi presa, nesta terça-feira (28), acusada um auxiliar um homem que se passava por pai de santo para cometer estupros no município de Barra, no oeste da Bahia. De acordo com a polícia, o falso líder religioso estuprou mediante fraude ao menos 30 adolescentes de 12 a 18 anos.

Ainda segundo a polícia, as investigações apontam que a mulher era a responsável por receber as vítimas e encaminhá-las para os quatros. “Durante as investigações, ficou evidente a participação dela no crime”, relatou o delegado titular da Delegacia Territorial (DT) de Barra, Jenivaldo Rodrigues.

“Ela era responsável por receber as meninas e as encaminhava para os quartos Ela que informava que, quando o homem tocasse os instrumentos, elas teriam que tirar as roupas”, acrescentou o delegado.

Além da mulher, o falso líder religioso também foi preso. A prisão do homem foi realizada em maio deste ano e, desde então, ele permanece à disposição da Justiça no sistema prisional de Barreiras.

Após ser capturada, a acusada deve permanecer presa no município de Barra, enquanto aguarda audiência de custódia. “Ela responderá como coautora dos crimes de abuso sexual mediante fraude e estupro”, explicou Rodrigues.

Polícia Federal apreende cédulas falsas de R$ 100 em Feira de Santana

Divulgação/Polícia FederalAs cédulas falsas foram localizadas em uma encomenda entregue pela Central de Distribuição dos Correios

A Polícia Federal apreendeu, nesta quarta-feira (29), cédulas falsas de R$ 100, no município de Feira de Santana, a cerca de 100km de Salvador. As 11 cédulas falsas, com a mesma numeração de série em todas elas, foram interceptadas durante uma ação conjunta com a Polícia Militar, em uma encomenda entregue pela Central de Distribuição dos Correios.

De acordo com a polícia, após abordar dois veículos, que estavam em atitude suspeita na Av. Rio de Janeiro, em frente à Central dos Correios, os policiais encontraram um envelope contendo cédulas falsas com a mesma numeração de série em todas elas.

Na ocasião, um homem de 22 anos foi surpreendido pelos PMs após ter efetuado a retirada da encomenda contendo as cédulas falsas na Central dos Correios. O suspeito informou que adquiriu as cédulas pelo valor de R$ 300 através de um grupo de aplicativo de mensagens.

O homem foi encaminhado para uma unidade da PF, onde foi autuado pelo crime de Moeda Falsa, e pode pegar uma pena de 3 a 12 anos de reclusão. O preso foi encaminhado para o presídio de Feira de Santana, onde deve permanecer à disposição da Justiça.

50 pessoas são encontradas mortas dentro de caminhão abandonado

Foto: Kaylee Greenlee/Reuters

 

Subiu para 50 o número de migrantes mortos dentro de um caminhão na cidade de San Antonio, no Texas, perto da fronteira entre o México e os Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (28) o presidente mexicano, Manoel López Obrador.

 

Obrador acompanha as investigações no local sobre o caso, um dos mais mortais na conturbada fronteira entre os dois países que se tem conhecimento. O presidente mexicano anunciou ainda que falará sobre o tema com o líder dos Estados Unidos, Joe Biden. Os dois têm um encontro bilateral marcado para 12 de julho com o objetivo de debater soluções para a questão migratória entre os dois países.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores do México, 22 dos 50 mortos eram mexicanos. Entre as vítimas, há também sete guatemaltecos e dois hondurenhos. A polícia ainda realiza o trabalho de identificação das vítimas.

Os migrantes foram descobertos dentro da caçamba de caminhão abandonado na segunda-feira (28) em uma estrada na cidade, onde as temperaturas atualmente chegam a 39,4ºC. Segundo as autoridades locais, não havia água, ventilação nem ar-condicionado dentro do caminhão.

O caso está sendo investigado em ambos os países. Nos Estados Unidos, o Escritório de Imigração e Alfândega afirmou que está realizando uma investigação criminal com suspeita de “evento de tráfico de humanos”, em coordenação com a polícia local.

Acidente na Fernão dias vítima fatal de POÇÕES/BA

    O motorista poçoense, Arlan Figueredo, de 40 anos, morreu após um acidente com a carreta “cegonha” que ele dirigia na Rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. A ocorrência foi registrada nas primeiras horas desta quarta-feira (29).    fica nosso pêsames a família e amigos                           

Bolsonaro: Jornalista ofendida por presidente vence processo na justiça

Agência BrasilJornalista Patrícia Campos Mello venceu nesta quarta-feira (29) o processo em segunda instância contra Jair Bolsonaro por 4 votos a 1

A jornalista Patrícia Campos Mello venceu nesta quarta-feira (29) o processo em segunda instância contra Jair Bolsonaro por 4 votos a 1, em ação no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo fez insinuação de que a colunista da Folha de S. Paulo oferecia sexo em troca de informações para o trabalho jornalístico.

“Ela queria, ela queria um furo. Ela queria dar o furo [risada geral] a qualquer preço contra mim”, disse o presidente contra a jornalista.

Briga de sócias na Eldorado terá decisão crucial em julho

A decisão de primeiro grau contra Bolsonaro foi proferida em março de 2021 pela juíza Inah de Lemos e Silva Machado, da 19ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo. A jornalista pediu uma indenização de R$ 50 mil por danos morais, mas o valor foi definido em R$ 20 mil.

Em janeiro daquele mesmo ano, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República, já havia sido condenado a indenizar a jornalista em R$ 30 mil, por dizer que ela “tentava seduzir [fontes] para obter informações que fossem prejudiciais ao presidente Jair Bolsonaro”.