:: ‘Destaque1’
SAJ: Casos ativos de Covid explodem após festejos juninos e aumentam mais de 1,6 mil%
Os números de Covid-19 em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, escalaram após os festejos juninos. A cidade que registrava 55 casos ativos, aqueles que infectam outras pessoas, no dia 21 de junho passou a 999 na última segunda-feira (4). Segundo , a informação foi passada pelo secretário de saúde local, Leonel Cafezeiro. O aumento de casos ativos passou de 1,6 mil%.
Ainda segundo informações, diversos funcionários que atuam na saúde estão afastados devido a casos de Covid-19 ou por suspeita da infecção. Apesar do crescimento acelerado de casos, o secretário informou que apenas um paciente, com 70 anos, está internado devido a complicações da doença.
Também não foi divulgada nenhuma morte durante o período referido. Ao longo da pandemia, Santo Antônio de Jesus registrou 19.484 casos confirmados de novo coronavírus, com 174 óbitos causados pela enfermidade.
AVISO CHAMADA PÚBLICA N° 002/2022. O Colégio Estadual Dr. Roberto Santos
AVISO CHAMADA PÚBLICA
N° 002/2022.
O Colégio Estadual Dr. Roberto Santos torna público aos interessados,
a CHAMADA PÚBLICA Nº 002/2022 para aquisição de gêneros
alimentícios da Agricultura Familiar e Empreendedor Familiar Rural
para compor a Alimentação Escolar oferecida aos alunos, em seis
parcelas, em cumprimento do Programa de Alimentação Escolar –
PNAE, de acordo com a conforme §1º do art.14 da Lei n.º 11.947/2009
de 16/06/2009 e Resoluções do FNDE n.º 26 de 17/06/2013, nº4
(02/04/2015) e nº 21 de 16/11/2021.
Os interessados (Grupos Formais, Grupos Informais e Fornecedores
Individuais), deverão apresentar envelopes com documentação para
Habilitação e Projeto de Venda, a partir da data de publicação deste
edital até às 9:00 horas do dia 26/07/2022, na Unidade Escolar
localizada à rua Visconde do Rio Branco, nº 274, Indaiá – Poções Bahia.
O edital com os dados completos encontra-se disponível gratuitamente
aos interessados na sede da Instituição de Ensino.
Poções/BA, 06 de julho de 2022
Criança de Jaguaquara está a 20 dias internada e aguardando regulação no Prado Valadares
A reportagem do blog Mateus Oliver Repórter tomou conhecimento de um caso sensível envolvendo a pequena Maria Isabella dos santos de Sousa, 05 anos de Idade está internada a 20 dias no hospital Geral Prado Valadares em Jequié e a 5 dias posta em regulação do estado para um procedimento cirúrgico que pode ser feito por Unidades de Terapia intensiva com referência em Ilhéus, Salvador e Feira de Santana.
Covid-19: com mais de 15 mil casos ativos, Bahia registra 4.981 pessoas com a doença em 24h
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/i/1/zVnYrwRtSJ7mlAVEb0Bw/foto-mateus-pereira-govba-2-1-.jpg)
Com mais de 15 mil casos ativos, Bahia registra 4.981 pessoas com a doença em 24h — Foto: Mateus Pereira / Governo da Bahia
A Bahia registrou 4.981 casos de Covid-19 e duas mortes pela doença nas últimas 24h, segundo o boletim publicado pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) nesta terça-feira (5). Ao todo, são 15.159 casos ativos em todo o estado.
Desde o início da pandemia, dos 1.591.269 casos confirmados, a Bahia contabiliza 1.546.061 casos considerados recuperados e 30.049 mortes.
O boletim deste sábado registra ainda 1.912.828 casos descartados e 346.877 em investigação
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta terça-feira.
Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
Todos os detalhes sobre o boletim epidemiológico podem ser conferidos na plataforma disponibilizada pela Sesab na internet ou pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do órgão.
Vacinação
Até o momento a Bahia contabiliza 11.619.051 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.701.320 com a segunda dose ou dose única, 6.378.190 com a dose de reforço e 811.267 com o segundo reforço.
Do público de 5 a 11 anos, 979.458 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 562.846 já tomaram também a segunda dose.
Leitos
A Bahia tem 456 leitos ativos para tratamento da Covid-19. Desse total, 194 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 43%.
Desses leitos, 190 são de UTI adulto e estão com taxa de ocupação de 53% (101 leitos ocupados).
Nas UTIs pediátricas, 4 das 23 vagas estão com pacientes (17% de ocupação). Os leitos clínicos para adultos estão com 45% de ocupação e os infantis, com 2%.
Em Salvador, dos 195 leitos ativos, 119 estão ocupados (61% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 68% e o pediátrico está em 40%.
Ainda na capital baiana, os leitos clínicos para adultos estão com 70% de ocupação e os pediátricos com 5%.
Dono de empresa exportadora de frutas é preso em operação na BA contra o tráfico internacional de drogas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/X/o/cenJghQQe5leF9Trxlew/whatsapp-image-2022-07-05-at-16.22.18.jpeg)
Dono de empresa exportadora de frutas é preso em operação contra o tráfico internacional de entorpecentes na Bahia — Foto: Divulgação/PF
O dono de uma empresa exportadora de laranja foi preso nesta terça-feira (5), em Juazeiro, no norte da Bahia, durante a operação “Laranja de Fachada” da Polícia Federal . O homem é suspeito de integrar uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas.
A empresa do homem preso também fica em Juazeiro. Além dele, foi cumprido um mandado de prisão contra um moçambicano, que resolvia os assuntos referentes ao envio de drogas via contêineres refrigerados, através de navios, normalmente misturados em meio a cargas de frutas estragadas.
De acordo com a PF, os suspeitos usavam contêineres armazenados no Porto de Salvador, e que teria como destino portos da Europa. Inclusive, o empresário preso nesta terça começou a ser investigado após 350 kg de cocaína serem apreendidos no Porto de Salvador, no dia 7 de setembro de 2020, em uma operação conjunta entre a Polícia Federal e Receita Federal. A droga seria enviada para o Porto de Portugal. [Veja mais detalhes da investigação abaixo]
Com relação ao moçambicano investigado, a PF informou que ele já estava preso após a deflagração de outra operação da Polícia Federal que apurou tráfico internacional de entorpecentes com o uso do mesmo modo de atuação. Agora, o mandado de prisão foi referente às investigações da operação “Laranja de Fachada”.
Policiais Federais também cumpriram dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão em Lages, cidade de Santana Catarina, e Natal, capital do Rio Grande do Norte. Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes.
Investigação
Após a apreensão da droga, em setembro de 2020, a PF inicou as investigações do tráfico internacional de drogas. Durante o levantmento de informações foi identificado que o dono da empresa exportadora de Juazeiro, na Bahia, estava envolvido.
O entorpecente foi colocado dentro de um contêiner que transportaria uma carga de laranja, sendo que boa parte da fruta já estava estragada.
A PF informou que o objetivo do grupo era usar o contêiner apenas para transporte do entorpecente.
Motorista morre após batida entre o carro e caminhão na BR-116; veículo ficou com rodas para cima Acidente aconteceu na cidade de Abaré, no norte da Bahia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/7/6/kPFrhgSXG1FFnbRNSoxA/whatsapp-image-2022-07-05-at-16.04.26.jpeg)
Motorista morre após batida entre o carro e caminhão na BR-116 — Foto: Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Um homem morreu após uma batida entre um carro e um caminhão, no final da manhã desta terça-feira (5), na BR-116, na cidade de Abaré, no norte da Bahia. Por causa do impacto, o veículo em que ele estava capotou e ficou com as rodas para cima. [Veja na foto acima]
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, que não teve a identidade revelada, cruzava a pista no km 9, por volta das 11h, quando foi atingida pelo caminhão. Na sequência, o carro capotou.
Segundo a PRF, o motorista foi levado ao Hospital de Cabrobó, cidade pernambucana que fica perto da Bahia e há cerca de 48 km de Abaré, onde ocorreu o acidente. Em seguida, a vítima foi transferida para o Hospital de Petrolina, também em Pernambuco, mas não resistiu os ferimentos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o motorista do caminhão não se feriu. Ele realizou o teste do bafômetro, que não apontou irregularidades.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/s/f/OixmScRUeibUnoCQhKkQ/whatsapp-image-2022-07-05-at-16.04.24-1-.jpeg)
Motorista morre após batida entre o carro e caminhão na BR-116 — Foto: Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Sem controle, facções alimentam violência na Bahia

Na Bahia, 76.736 vidas foram ceifadas em 13 anos, segundo o Atlas da Violência – uma média de 5,9 mil pessoas assassinadas, por ano, entre 2007 e 2019. Para se ter uma ideia, 391 cidades baianas possuem uma população menor que o número total destas mortes violentas pesquisadas. Pior: o principal motivo desta violência é o aumento da criminalidade associado à expansão das facções pelo território baiano.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que 80% dessas mortes estão relacionadas de forma direta ou indireta ao comércio de entorpecentes. Esse fenômeno aconteceu a partir da morte do símbolo deste comércio ilícito, o traficante Éberson Souza Santos, o Pitty. Ele fundou a primeira facção na Bahia no final dos anos 90, a Comissão da Paz (CP), no Complexo Penitenciário da Mata Escura.
A princípio, o grupo tinha sido criado para negociar o cotidiano dos internos dentro do Presídio Salvador, mas Pitty, embebecido de ideias empresariais, aprimorou suas diretrizes e expandiu a sigla e as ideias da CP para além dos muros da unidade, formando grupos em vários bairros de Salvador. Para entrar na disputa pelo controle do tráfico de drogas na capital, o arquirrival de Pitty, o também interno do complexo Genilson Lino da Silva, o Perna, fundou a facção Caveira. Os dois comandavam todas as ações de dentro do complexo.
Enquanto a Liberdade, Caixa d’Água, Iapi, Santa Mônica, Avenida Peixe, Pernambués, Engomadeira e o Complexo do Nordeste (Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho) eram controlados pelo CP, Brotas, Engenho Velho de Brotas, Federação, Calabar e toda a Suburbana estavam sob o domínio dos Caveiras. No auge da guerra entre as facções, Pitty fugiu do complexo e acabou morto pela polícia, em agosto de 2007.
A partir daí, o tráfico de drogas foi pulverizado, com o surgimento de outras organizações criminosas na capital e região metropolitana e, mais tarde, no interior da Bahia.
Toda essa movimentação aconteceu logo após o controle do PT sobre o estado, começando com a vitória de Jaques Wagner na disputa de 2006, seguida pela sua reeleição em 2010 e dois mandatos do atual governador, Rui Costa, eleito em 2014 e reeleito em 2018.
“O Estado falhou por não conseguir detectar esse processo, de não adotar as medidas necessárias para frear, como fortalecer mais o sistema de segurança pública, aumentar o efetivo das polícias e se articular com os órgãos federais para poder fazer frente a esse processo”, declarou o especialista em segurança pública e coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Bahia, coronel Antônio Jorge.
Além da CP e dos Caveiras, a Secretaria de Segurança Pública passou a lidar com novos problemas: o surgimento do Bonde do Maluco (BDM), que foi uma dissidência dos integrantes mais cruéis dos Caveiras e que passou atacar os territórios dos ex-comparsas e da CP, e também com a chegada do Katiara dominando a região do Recôncavo do estado. “Faltou uma visão mais ampla, faltou antecipação, por que isso não aconteceu de uma hora para a outra, isso já vinha e hoje buscamos paliativos para fazer frente a esses grupos”, criticou o coronel Antônio Jorge.
Há poucos mais de cinco anos, novas facções surgem no cenário, como Ordem e Progresso (OP) e o Bonde do Ajeita, acirrando ainda mais os confrontos pelo domínio do tráfico, principalmente na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Assim como acontece nos bairros soteropolitanos e cidades da RMS, o Complexo Penitenciário da Mata Escura, o maior do estado, também é dividido por facções que disputam o controle do tráfico na Bahia. Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), a divisão se faz necessária para evitar uma “carnificina” no complexo penitenciário. Mas nada disso conseguiu evitar a chacina no complexo em fevereiro desde ano. Durante uma rebelião, dos 17 feridos, 11 foram baleados – cinco morreram.
“A expansão das organizações ligadas ao comércio das drogas ilícitas está diretamente ligada à opção do estado na política de guerra. Tanto do ponto de vista de organizar o território a partir da distribuição da violência, como a superlotação do sistema prisional, que está diretamente ligado ao comércio ilícito de drogas e que se conecta com diversos outros ilícitos que impactam na segurança pública nas cenas urbanas e rurais”, declarou o co-fundador e coordenador executivo da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, Dudu Ribeiro, integrante da rede de Observatórios de Segurança.
Alianças
Em 2020, aconteceu uma aliança forte e perigosa para a segurança pública na Bahia. A facção Comando da Paz se tornou célula de uma das maiores organizações criminosas do país, o Comando Vermelho (CV). Ou seja, o CV não fornecia apenas armas e drogas para o estado: ele se estabeleceu em bairros de Salvador. “Nosso estado vem sendo há algum tempo alvo de uma dinâmica entre as organizações criminosas. A aliança entre as facções locais com as nacionais. Com isso, houve um acirramento entre essas facções pela conquista e manutenção dos territórios”, declarou coronel Antônio Jorge.
De acordo com fontes da SSP, a aliança entre a CP e o CV não surgiu somente do interesse da organização carioca. Os traficantes Joseval Bandeira, o Val Bandeira, e Leandro Marques Cerqueira, o Leandro P, queriam há bastante tempo eliminar o líder da OP, Thiago Adílio dos Santos, o Coruja.
Apesar de terem o CV como fornecedor de armas e drogas, a CP e a OP são rivais – a OP é uma dissidência da CP e tem o controle do tráfico na Liberdade, Iapi, Cidade Nova, Santa Mônica e Sieiro. Todos esses bairros já foram um dia as principais áreas de atuação do CP fora do complexo do Nordeste de Amaralina, quando o seu principal fundador, Pitty, ainda estava vivo.
As conexões com o narcotráfico passaram a ser mais intensas e por consequência o aumento de assaltos, assassinatos e outros tipos de crimes no estado, o que influenciou nos números citados no início da matéria. “No nosso monitoramento da rede de observatório da segurança pública da Bahia, é um fator de expansão das organizações criminais, tendo alimentado outras lógicas de conflitos territoriais, como venda de armas, corrupção no estado e participação de agentes públicos”, disse Dudu Ribeiro, integrante da rede de Observatórios de Segurança.
Interior
A escalada da violência desses 13 anos do governo do PT não ficou restrita à capital. O interior do estado também vem perdendo o ar bucólico para o tráfico de drogas, assalto, explosões de bancos e caixa eletrônicos, homicídios, sequestros e outros tipos de criminalidade, que antes eram só vistas em Salvador. “Antigamente não se tinha problema de drogas nas cidades do interior. Hoje, tem. Esse processo está acontecendo em todo o estado”, comentou o especialista em segurança pública e coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Bahia, coronel Antônio Jorge.
Ao contrário de Salvador, as facções no interior são independentes, como a DMP, que controla os bairros de Daniel Gomes, Maria Pinheiro e Pedro Jerônimo, em Itabuna, região sul do estado. O grupo surgiu em 2014 e vem disputando o domínio na região com os rivais do Raio A e Raio B. A 277 km de Itabuna, Porto Seguro vive também confrontos diários entre os grupos CP (Campinho) e MPA (Mercado do Povo Atitude).
Ainda no sul da Bahia, o Terceiro Comando é a maioria em Ilhéus. Em Vitória da Conquista, na região sudoeste, o BDN (Bonde do Neguinho) surgiu em 2019 e hoje detém os comércio de entorpecentes da cidade e adjacências. Já no Extremo-sul, em Eunápolis, a atuação é do Primeiro Comando.
Solução
Para a professora de Direito Penal e Processual e de Movimentos Sociais da Universidade Estado da Bahia (Uneb), Márcia Margarida Martins, mestre em Segurança Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), a solução não está na construção de presídios. “Não é encarcerar a juventude ou matar os jovens negros da periferia. É resgatar eles antes que cheguem aos presídios, é aproveitar através da educação para evitar a ressocialização”, disse.
A especialista aponta outras medidas que deveriam ser adotadas pelo governo do estado. “ Se tivéssemos as políticas públicas necessárias nos bairros periféricos, para amparar esses jovens desamparados, certamente teríamos um grande número deles longe da criminalidade e nós não teríamos esse número exorbitante referente às facções. Se você desampara a periferia e os traficantes vão lá para ampará-los, obviamente vai receber o amparo de quem está dando”, declarou.
O CORREIO procurou a Secretaria de Segurança Pública, mas não obteve resposta até o fechamento da edição.
HOMICÍDIOS NA BAHIA
2007 – 3.645
2008 – 4.797
2009 – 5.432
2010 – 5.844
2011 – 5.549
2012 – 6.148
2013 – 5.694
2014 – 6.052
2015 – 6.012
2016 – 7.171
2017 – 7.487
2018 – 6.787
2019 – 6.118
Na quinta-feira (07/07), o Jornal Dinâmico News da Rádio Povo FM, às 12h, irá entrevistar a nossa secretária municipal de saúde, Luciana Vasconcelos, e o diretor da saúde, Flávio Dantonio
Na quinta-feira (07/07), o Jornal Dinâmico News da Rádio Povo FM, às 12h, irá entrevistar a nossa secretária municipal de saúde, Luciana Vasconcelos, e o diretor da saúde, Flávio Dantonio. Os representantes da Saúde irão falar sobre a reforma de unidades de saúde; construção de unidade de saúde; mutirão de cirurgia eletiva; entrega de equipamentos; inauguração do SAD; e testes COVID-19. Sintonize!
Chuvas deixam 7 mortos em PE, AL e RN; bebê é resgatado de telhado
Sete pessoas morreram, uma está desaparecida e dezenas de cidades estão em situação de emergência com as fortes chuvas desde o fim de semana nos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Houve temporais no Nordeste desde maio, com registros de deslizamentos, alagamentos e desabamento de casas. Em junho, o volume de chuvas havia diminuído, mas foi retomado na sexta-feira (1º).
Entre as cenas que marcaram o fim de semana estão a de um bebê e de seis pessoas da mesma família, que foram retiradas pelos bombeiros no telhado de uma casa em Murici, interior de Alagoas.
Um dos militares retira o bebê apoiando-se em uma caixa d’água, e repassando-o à aeronave. Toda a família estava ilhada após o nível do rio Mundaú ter subido e inundado ruas da cidade.
Segundo os bombeiros, a família chegou até a laje da casa para escapar da cheia e esperou por ajuda. Os militares, então, removeram algumas telhas, por onde os familiares foram retirados e levados até o centro da cidade, onde receberam atendimento médico e passam bem.
Seis dos mortos são de cidades de Alagoas –Coruripe, Matriz do Camaragibe, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Campo Alegre. O estado tem 51 municípios, metade do total, em estado de emergência, com 8.830 pessoas desabrigadas e 47.651 desalojadas.
A situação escalonou por conta do transbordamento de rios e lagoas. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a previsão é que deve continuar chovendo em Alagoas nos próximos dias, mas com menos intensidade.
Em Pernambuco, a situação também recebe cuidados. Segundo balanço divulgado no domingo (3) pelo governo estadual, 5.988 pessoas ficaram desalojadas e 1.085, desabrigadas.
Um agricultor de 64 anos morreu em Iati, no Agreste de Pernambuco, ao tentar desentupir bueiros de uma ponte. Ele caiu em um buraco e foi carregado pela força das águas, até ser encontrado longe do local, com escoriações na cabeça e sem vida.
Na Zona Mata Sul, no município de Jaqueira, um homem foi arrastado pela água ao tentar passar por uma praça alagada também no domingo. Até o momento, ele não foi localizado. Ao todo, 29 cidades do estado tiveram prejuízos. O nível das chuvas continua diminuindo.
No Rio Grande do Norte, a chuva do fim de semana chegou bem perto da expectativa do mês inteiro em Natal. Foram 235 milímetros, 10 mm a menos do que o esperado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte. A Defesa Civil do município atendeu aproximadamente 50 chamados e 25 casas foram interditadas no bairro Felipe Camarão, já que uma cratera se abriu no local.
Natal está em estado de calamidade pública. O grande volume de chuva provocou o transbordamento de lagoas, alagamento de imóveis, crateras, redes de drenagem com problemas, deslizamentos e quedas de árvores.
O número de pessoas desabrigadas e desalojadas ainda não é grande, mas, segundo a Defesa Civil, três famílias e um idoso estão abrigados em uma escola municipal.











