prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Nesta sexta-feira (27),a prefeita Nilda Magalhães participou de mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal do Sudoeste da Bahia – Cisudoeste -, em Nova Canaã.

Ao lado de colegas prefeitos, tratamos de assuntos relevantes para nosso povo, como aquisição de equipamentos para o fortalecimento do consórcio.

Um momento ímpar para o enriquecimento da parceria entre nós prefeitos para o desenvolvimento dos nossos municípios!

 

Caravana mais Bahia com o pré candidato a governador Jerônimo do PT chega em Vitória da Conquista neste sábado27

A agenda tem início na sexta-feira (27), no município de Vitória da Conquista, onde às 17h Jerônimo estará no Paradise Eventos, onde ocorrerá a plenária temática da Educação. No sábado (28), às 9h, ainda em Conquista, o time apoiado também pelo governador Rui Costa estará no espaço Olimpo Cerimonial, para ouvir propostas e demandas da população do sudoeste baiano.

O grupo segue em direção ao Médio Sudoeste, ainda no sábado, para a cidade de Itapetinga, onde acontece a plenária da Educação, a partir das 17h no Espaço Tropical, na avenida Cinquentenário. Já no domingo (29), os pré-candidatos participam da plenária territorial do PGP, também no Espaço Tropical, às 9h, na busca por ouvir as contribuições dos habitantes da região

79ª CIPM prende homem por tráfico de drogas na cidade de Planalto

Na manhã desta sexta-feira (27), Policiais Militares da 79ª CIPM prenderam um homem pelo crime de tráfico de entorpecentes na cidade de Planalto.

Os militares realizavam rondas pelo bairro Maracugina, próximo às casinhas, quando avistaram um homem que, ao perceber a presença dos policiais, apresentou atitude suspeita e empreendeu em fuga. Imediatamente a guarnição procedeu com o acompanhamento e abordagem.

Durante a revista, o suspeito estava de posse de uma polchete, na qual foram encontrados os seguintes materiais:

◼️ 08 (oito) porções de substância análoga à maconha;
◼️ 02 (duas) porções maiores de substância análoga à maconha;
◼️ 01 (uma) balança de precisão;
◼️ Embalagens para armazenamento da droga;
◼️ R$27,00 (vinte e sete) reais em espécie;

Diante do fato ilícito, o infrator e todo o material apreendido foram apresentados à autoridade policial para que as medidas legais fossem adotadas.

A festa vai começar!

É com grande alegria e satisfação que anunciamos a programação oficial do 33º Aniversário de Mirante que tá danado de bom, confira a grade completa das atrações.✨

Vamos REviver e REacender as nossas tradições e aquecer os nossos corações ❤️ com muita diversão, forró, amigos e música boa!🎶

Quem aí está animado?!😁😉

Já marca o @ do seu amigo(a) que não vai perder nenhum dia da festa e vai dançar muito até o sol raiar.☀️

Nos dias 11 e 12 de junho a gente te espera aqui!❤️🎶💃💥🔥

Só vem #33AnosDeMirante

Vigilância Epidemiológica de Vitória da Conquista mantem alerta sobre casos de sarampo

A Vigilância Epidemiológica (Viep), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista, continua ativa e alerta para o risco de transmissão do sarampo no município. Até a última semana, foram registrados 15 casos suspeitos da doença, sendo que 14 já foram descartados e um está em investigação.

Para manter esse cenário, a equipe da Viep tem feito visitas técnicas às unidades de saúde da Atenção Básica e em outros serviços de saúde do município, como parte do Plano de Ação de Controle e Erradicação do Sarampo no Brasil.

De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância do sarampo na SMS, Dáine Pereira, o objetivo é alertar e sensibilizar os profissionais de saúde para intensificar a vigilância para as doenças exantemáticas, relacionadas à erupções na pele. “A intenção é que eles não deixem passar despercebido nenhum caso que precisa ser notificado, para possamos investigar se é uma suspeita confirmada de sarampo e implementar as medidas de controle, em tempo oportuno”, explicou a enfermeira.

Nessas visitas técnicas às equipes de saúde, além de fazer um apanhado geral sobre a vigilância das doenças exantemáticas e mais especificamente, o sarampo, a Viep também tem entregado os formulários de busca ativa para ser implementado nas unidades. “Com isso, as equipes podem fazer essa busca, semanalmente, investigando se houve algum caso de doença exantemática na comunidade ou se passou pela unidade, e não foi notificado”, ressaltou Dáine.

Segundo a prefeitura, esse recurso de busca ativa já é realizado em alguns hospitais e vem sendo implementado desde o ano passado em todas as unidades de saúde do município.

O sarampo é uma doença transmitida pelo ar e tem a maior taxa de transmissão entre as doenças virais no mundo. Pode ser muito perigosa e letal, principalmente para as crianças.

A única proteção eficaz contra a doença é a vacinação, que interrompe a cadeia de transmissão do vírus. Nesse momento, está em curso a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que busca aumentar a cobertura vacinal em todo o país. Em Vitória da Conquista, a cobertura está em 10,71% no município e a meta é alcançar 90% de todas as crianças de seis meses a menores de seis anos, e profissionais de saúde ativos com até 59 anos.

Vaquinha para trazer corpos de Jesse e Shurastey ao Brasil bate meta em poucas horas

Foto: Reprodução / Instagram

São Paulo – Os brasileiros Diego Strutz e Roana Petri Celeste, que presenciaram o acidente que matou Jesse Koz e o seu cão, Shurastey, decidiram promover uma campanha para arrecadação de dinheiro para que os corpos da dupla fossem trazidos ao Brasil. Com meta de R$ 120 mil, a vaquinha online foi compartilhada pelo perfil “Razões Para Acreditar” e artistas como Rafinha Bastos. Em poucas horas, o valor necessário foi atingido.

“Galera, já atingimos a meta, estamos parando a campanha agora. Muito obrigado a todos que ajudaram. Manteremos todos informados”, escreveu o casal. Diego e Roana estiveram com Jess e Shurastey no último final de semana. No momento do acidente, que ocorreu na segunda-feira passada, dia 23, eles estavam viajando em uma van logo à frente da dupla.

“Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para salvar o Jesse e o Shurastey, mas infelizmente eles faleceram no local”, escreveram. O grupo estava a caminho do Canadá, que seria o último destino de Jesse antes de chegar ao Alasca. Faltavam apenas dois dias para que o influenciador brasileiro e o seu cão chegassem ao destino final.

A viagem fazia parte de um projeto chamado “Shurastey or Shuraigow?”. O nome era uma brincadeira com a música “Should I Stay or Should I Go” (“Devo Ficar ou Devo Ir”, em tradução), da banda The Clash. Ao lado do seu companheiro, Jesse viajava desde 2017 em um velho Fusca chamado Dodongo. Durante a jornada, os dois conheceram 16 países.

Vitória da Conquista tem redução de 64% nas mortes violentas em 2022

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, apresentou redução de 64% nas mortes violentas, nos quatro primeiros meses de 2022.

De janeiro a abril, o município que possui mais de 343 mil habitantes, segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou 14 crimes violentos letais intencionais, uma média de 3,5 casos por mês. No mesmo período do ano passado foram contabilizadas 39 mortes violentas.

“Atribuímos essa redução a vários fatores, mas, sem dúvidas, a proximidade da Polícia Militar com a população tem um papel fundamental na redução dos índices. Nós atuamos em várias vertentes, no social, na prevenção e na repressão e contamos muito com o apoio da população da cidade”, afirmou o comandante do CPRSo, coronel Ivanildo Reis.

Além do policiamento ordinário realizado pelas 77ª, 78ª, 92ª Companhias Independentes da Polícia Militar, a Rondesp Sudoeste, a Operação Ronda Maria da Penha, a Base Comunitária de Segurança Nova Cidade e a Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste também atuam no trabalho ostensivo e preventivo.

A população de Conquista conta ainda com a ação da Patrulha Solidária, grupo do CPRSo voltado para o acolhimento de minorias com ações sociais.

Já o coordenador de Regional de Polícia do Interior de Conquista, delegado Fabiano Aurich, também credita a redução ao intenso trabalho de combate ao tráfico de drogas. “Combatemos, junto com a PM, a ação de quadrilhas que atuam com a venda de drogas, responsáveis pela maior parte das mortes cometidas na cidade”, declarou. Ele também lembrou que todos os crimes que fogem desse perfil foram elucidados, e os autores, presos.

Risp Sudoeste

A tendência registrada em Conquista segue a mesma de toda a Região Integrada de Segurança Pública Sudoeste, composta por 94 municípios. Em todos eles, foram contabilizados 21,4% casos de mortes violentas a menos nos quatro primeiros meses do ano. Foram 160, em 2021, e 126 este ano. Entre os municípios estão Jequié, Brumado, Guanambi e Itapetinga.

Homem é preso após matar filhas de 5 e 6 anos

Um homem foi preso suspeito de matar as duas filhas, uma de 5 e outra de 6 anos, após mantê-las reféns por seis horas na terça-feira, 24/05, na região de Bauru, em São Paulo. As vítimas, Natáli e Natanaeli, foram encontradas mortas com cortes no pescoço, dentro de casa.

Segundo informações fornecidas pela Polícia Militar ao site R7, após horas de negociação, os agentes conseguiram uma brecha para entrar na residência. Além das crianças já sem vida, encontraram a casa revirada, com cacos de vidro espalhados pelo chão e o suspeito estava com uma faca na mão. Ele foi contido com uso de arma de choque e preso em flagrante. A polícia investiga o caso.

Justiça anula votos e cassa diplomas de vereadores em Vitória da Conquista

A Justiça Eleitoral declarou nulos todos os votos atribuídos aos 25 candidatos ao cargo de vereador pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) em Vitória da Conquista, nas eleições municipais de 2020. A decisão proferida na segunda-feira, dia 23, atende a pedidos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral em Ação de Investigação Judicial Eleitoral por Fraude à Cota de Gênero, de autoria do promotor de Justiça José Junseira de Oliveira. A juíza Elke Beatriz Pinto Rocha também cassou os diplomas dos vereadores eleitos, bem como dos candidatos que figuram na posição de suplentes, e determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário a partir dos votos válidos remanescentes, excluindo-se do universo dos votos originalmente válidos os anulados, para reajustar a distribuição das vagas na Câmara de Vereadores.

Segundo o promotor de Justiça, a fraude ocorreu por meio do registro de candidaturas fictícias de duas mulheres. Jaqueline Rocha Santos e Fabiana Lima Lopes não tinham a intenção real de concorrer ao cargo de vereador e registraram candidatura apenas para que o PRTB atendesse a exigência legal da cota de gênero, afirma José Junseira. A juíza Elke Rocha declarou a inelegibilidade de Jaqueline Santos e Fabiana Lopes por oito anos subsequentes à eleição de 2020. De acordo com as investigações, as duas “candidatas” tiveram votação zerada, não recebendo nem o voto delas mesmas. Além disso, não realizaram campanha eleitoral, não declararam os gastos da campanha e ainda manifestaram apoio à candidatura dos respectivos esposos em redes sociais. A ação do MP informa que Jaqueline Santos fez propaganda eleitoral no Instagram em favor da candidatura de seu esposo Wilson Ricardo Santos, conhecido por “Ricardinho do Pão”, também candidato ao cargo de vereador pelo PRTB, e Fabiana Lopes fez campanha em favor do seu esposo Rosenaldo de Jesus Rodrigues, que concorreu pelo partido Patriota  com o nome de “Naldo Rodrigues”.

AMA acompanha situação dos municípios por causa das fortes chuvas Meio ambiente

Todo o conteúdo do Tribuna do Sertão está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. É proibida a cópia/reprodução deste material em qualquer meio de comunicação sem a devida autorização. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Tribuna do Sertão.

Com ajuda da Defesa Civil, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) acompanha a situação das fortes chuvas em todas as regiões do estado que, segundo a previsão do tempo, devem continuar ao longo desta quarta-feira (25). As coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECS) estão a postos em regime de plantão permanente, já que o volume de chuvas na quadra chuvosa – que vai até agosto – está acima do esperado, de acordo com o Órgão. Recentemente, os representantes foram treinados pela AMA e Defesa Civil para enfrentar casos de acidentes naturais a partir de um plano de contingência preventivo, para minimizar os danos nas regiões.

A Marinha do Brasil emitiu alerta de mau tempo com possibilidade de ondas de até 2,2 metros no litoral de Alagoas. De acordo com o comunicado do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), há também a possibilidade de rajadas de vento e ocorrência de áreas de instabilidade atuando sobre o litoral, com o céu meio encoberto/quase encoberto com pancadas de chuva fraca/moderada ao longo do período.

Já a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) alerta para o risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e cheias em pequenos riachos. A continuidade das chuvas aumenta o risco de deslizamentos em áreas de encosta. Já a previsão do tempo nas outras regiões ambientais do Estado de Alagoas é de céu encoberto com chuvas isoladas.

A Defesa Civil pede que a população esteja atenta neste período, principalmente nos alertas emitidos pelo Estado. Existe um serviço gratuito onde é possível receber os alertas em seu celular via mensagem de texto. Para isto, basta enviar um SMS com o CEP da sua localidade para o número 40199. Você poderá cadastrar até dois endereços. O serviço também envia os alertas para usuários das plataformas de mobilidade social, como o Waze e Google Maps, e para as pessoas que possuem TV por assinatura.

Para ajudar o trabalho da imprensa, a AMA disponibiliza a relação de coordenadores municipais por cada município, basta solicitar pelo e-mail imprensa@ama.al.org.br. Aos gestores, a assessora técnica, Margareth Bulhões, está a disposição para informações necessárias, com o acompanhamento em tempo real dos avisos meteorológicos, com o trabalho conjunto junto da Defesa Civil de Alagoas.