prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Prepara o casaco! Termômetros podem marcar 10 graus nos próximos dias na Bahia

A frente fria que se aproxima da Bahia deve trazer, além de chuva, redução de temperaturas em algumas regiões do estado. No sul e oeste do estado, por exemplo, os termômetros devem registrar 10º graus Celsius neste fim de semana. Ao BNews, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, explicou que apesar de parecer baixa, a temperatura é comum para esta época do ano nas duas regiões.

“Vamos ter ocorrências de chuvas e após a passagem desse sistema, na retaguarda como chamamos, ocorre uma ligeira queda nas temperaturas na Bahia, de uma forma mais perceptível no sul e sudoeste. Pontualmente, essas temperaturas podem atingir 10º durante as madrugadas. Pode parecer uma temperatura baixa, mas para o outono-inverno baiano esses valores são recorrentes nesse período”, afirma.

Em Salvador, a temperatura também deve cair nos próximos dias, após a passagem da frente fria que deve se descolar para Sergipe a partir de sexta-feira (20). No entanto, na capital baiana, segundo a meteorologista, os termômetros estarão longe de marcar os 10º graus previstos para o sul e oeste do estado.

“Salvador deve registrar uma ligeira redução nas temperaturas a partir de domingo que é quando a frente fria vai se deslocar para o norte. As mínimas devem ficar em torno de 21º C e 22º C, que são temperaturas normais para essa época do ano”, explica.

Alerta para onda de frio

No último domingo (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMT) e a Defesa Civil Nacional emitiram um alerta para onda de frio intenso em razão da massa de ar frio de origem polar no Sul do país que influencia as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Durante a madrugada desta quarta-feira (18) a sensação térmica chegou a -4º graus Celsius na região do Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital paulista, apesar dos termômetros marcarem 7º C, segundo a medição do Centro de Gerenciamento de Emergências. De acordo com o órgão municipal, 7º C foi a média na cidade até o início da manhã, mas no extremo sul da cidade, em Marsilac, as temperaturas chegaram a 6º C com sensação térmica de 1º C.

As temperaturas foram as mais baixas do ano. Desde 2004, a menor temperatura média registrada pelo CGE na capital paulista foi em 30 de julho de 2021, com 3,2° C. Enquanto a temperatura mais baixa na cidade foi em Parelheiros, extremo sul, na mesma data, quando os termômetros marcaram -3º C.

Criança é encontrada viva depois de passar dois dias dentro de buraco na Bahia

Foto: Divulgação

Um bebê de 1 ano e 11 meses foi encontrado com vida na última terça-feira (17), após passar dois dias dentro de um buraco. O caso aconteceu em Santo Estevão, próximo a Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, Heitor Gomes de Araújo estava desaparecido desde a noite de domingo (15) quando a mãe saiu e deixou a criança sozinha. Ela percebeu o sumiço do filho cerca de 24 horas depois e acionou a delegacia da cidade. O menino foi encontrado por volta das 13h por uma mulher que passava pelo local e ouviu o gemido da criança. Ela disse que o garoto estava com os braços para cima. O buraco fica a 60 metros da casa onde Heitor mora com a mãe, no bairro Triângulo, as margens da BR 116 Sul. Ele foi levado para o Hospital com sinais de desidratação e febre, mas sem ferimentos. De acordo com o hospital responsável pelo atendimento, o bebê continua internado onde está sendo hidratado. O estado dele é estável e ainda não há previsão de alta. A mãe do menino foi presa e deve responder por abandono de incapaz.

A DASS ABRE 500 VAGAS DE EMPREGO NA FÁBRICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

A DASS tá abrindo 500 vagas de emprego para multioperador na unidade de Vitória da Conquista. Ela já conta com vários colaboradores da região de Itapetinga e esse número deve crescer.

Entre em contato através do fone/Whatsapp (77) 99160-0051.

O Grupo Dass é a segunda maior empresa no ramo de artigos esportivos no Brasil, contando com unidades em 12 cidades brasileiras, além de filiais na Argentina e na China. Possui grandes marcas – como Fila, Tryon e Umbro – e é responsável pela produção e distribuição no país das marcas Nike, Adidas e Oakley.

O Grupo Dass busca a satisfação de clientes, colaboradores e acionistas por meio da melhoria contínua de produtos, processos, serviços e sistema de gestão. Para tanto, atua comprometido com a excelência operacional também através da qualidade, com a eliminação de perigos e riscos à saúde e segurança e a mitigação de aspectos e impactos ambientais. Suas ações são fundamentadas nas diretrizes estratégicas, objetivos e metas de desempenho e no atendimento consistente à legislação e outros requisitos aplicáveis, buscando o desenvolvimento sustentável do negócio.

A liderança é a principal responsável por promover a saúde e segurança das pessoas, preservação ao meio ambiente, estabilidade dos processos e o desenvolvimento de competências.

Os colaboradores são parte ativa do Sistema de Gestão, são responsáveis por zelar por sua saúde e segurança, assim como de seus colegas, pelo meio ambiente e pela qualidade dos produtos. Os trabalhos devem ser realizados de acordo com as normas, procedimentos, instruções e regras estabelecidas pela empresa

Genro é preso por matar a sogra a tiros durante briga de família

Suspeito de atingir a sogra a tiros, durante uma discussão familiar, um homem teve a prisão cumprida, na segunda-feira (16), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Alagoinhas.

De acordo com o coordenador da 2a Coordenaria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas), delegado Fábio Silva, o companheiro da vítima também foi atingido da ação. “Esse crime causou comoção, pois ele deflagrou os tiros na frente de toda família, inclusive, uma criança estava no local”, relatou.

O caso ocorreu em março deste ano e a mulher chegou a ficar internada por alguns dias, em uma unidade hospitalar, mas não resistiu.

Com o cumprimento da ordem judicial expedida contra o suspeito a partir das investigações policiais, o homem que está à disposição da Vara Criminal.

Ascom SSP

Atenção: Rapaz residente de Bandeira Nova esta desaparecido

Após uso de drogas de Sasha ser exposto por Xuxa, João Figueiredo confirma fim de carreira e desabafa: “Não sou mais”

João Figueiredo, o marido de Sasha, voltou aos holofotes no fim do ano passado. O cantor confirmou o fim de sua carreira na música gospel e seguirá em outro estilo musical a partir de agora. A revelação caiu como uma bomba para alguns seguidores do marido de Sasha.

Houve quem acreditasse que João Figueiredo estivesse abandonando sua fé e todos os seus princípios religiosos por conta disso. Sendo assim, o músico resolveu fazer um pronunciamento nas redes sociais para esclarecer todas as dúvidas.

“Sou cantor. Comecei no gênero gospel e não faço mais parte desse mercado. Não significa que não sou mais cristão”, começou o marido de Sasha.

E continuou: “Só significa que não vou comercializar esse tipo de música. Vocês vão me ver cantando músicas cristãs dentro da igreja, no Instagram, pode até ser que eu queira lançar músicas com essa conotação. Não abandonei minha fé. Permaneço com a mesma fé, servindo Jesus”.

Vale ressaltar que atualmente João Figueiredo já tem algumas músicas fora do gênero gospel

Xuxa expõe uso de drogas de Sasha

Xuxa pegou a todos de surpresa recentemente ao revelar que Sasha já ofereceu para ela um cigarro de maconha.

Desta maneira, é fácil perceber que isso não é um tabu entre as duas. Vale lembrar que atualmente Sacha está casada com João Figueiredo e evitando de qualquer maneira, se envolver em polêmicas em público.

Pesquisa aponta diferença de 13 pontos entre Jerônimo e Neto

A pesquisa Genial/Quaest realizada com eleitores da Bahia e divulgada ña terça-feira, 17, mostra que o nível de desempenho dos candidatos à disputa ao governo estadual está fortemente atrelado ao apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PT.

No levantamento Lula se mostra como importante puxador de votos. O pré-candidato ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) atinge a marca de 34% de intenção de votos quando seu nome é colocado juntamente com o de Lula – apenas 13 pontos percentuais de alcançar ACM Neto (União Brasil), primeiro colocado na pesquisa. Neto, que se apresenta como candidato independente, marca 47% de intenção de votos, enquanto João Roma (PL), ligado a Jair Bolsonaro, atinge 10%. Outros 10% estão indecisos.

A pesquisa aponta que 53% das pessoas ouvidas preferem que a eleição seja vencida por um candidato mais ligado ao ex-presidente Lula, 14% mais ligado a Bolsonaro, 29% nem ligado a Bolsonaro e nem ligado a Lula e outros 5% optaram por voto branco ou nulo.

Outro dado é que 46% dos baianos se mostram dispostos a mudar de voto se Lula apoiar um candidato, 31% mudariam a partir de um apoio do governador Rui Costa e 26% de um apoio de Jaques Wagner. Apenas 15% consideram mudar de voto se o candidato contar com o presidente Jair Bolsonaro como cabo eleitoral.

Na pesquisa espontânea, 74% dos entrevistados se declararam indecisos, outros 13% pretendem votar em ACM Neto, 3% em Jerônimo Rodrigues, 3% em João Roma, 5% em outros candidatos, 3% branco ou nulo e 3% não pretende votar.

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 13 e 16 de maio e coletou 1.140 respostas. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi protocolado na Justiça Eleitoral no dia 12 de maio, sob o número  BA-03239/2022 e BR-02283/2022.

Na corrida pelo Senado Federal, Otto Alencar ficou em primeiro lugar nas intenções de voto, com 34%, seguido de Marcelo Nilo (9%), Cacá Leão (8%), Raíssa Soares (6%) e Tâmara Azevedo (6%). Os baianos parecem pouco animados com essa disputa, já que 28% anunciam a intenção de votar em branco, anular ou não comparecer às urnas e 11% se dizem indecisos.

Presidência

Em relação à disputa presidencial, o ex-presidente Lula teria 63% das intenções de voto se a eleição fosse nesta quarta, contra 17% de Jair Bolsonaro. Em simulação de segundo turno, Lula alcançaria 69%, contra 20% do atual presidente. Para 76% dos baianos, Bolsonaro não merece ser reeleito. Já 21% gostariam de assegurar um segundo mandato a ele.

Sobre a avaliação do governo federal, 59% consideram negativa; 22%, regular; e 16%, positiva. A pesquisa Genial/Quaest também avaliou o governo da Bahia: 46% dos entrevistados consideram positiva a gestão Rui Costa, contra apenas 18% que acham negativa. As informações são do Jornal Atarde

🌻18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes!

Dois policiais rodoviários federais são mortos a tiros em viaduto na BR-116, em Fortaleza

Dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) foram mortos na manhã desta quarta-feira (18), no KM 6 da BR-116, após serem baleados por um homem em situação de rua. O crime ocorreu próximo ao viaduto da Avenida Oliveira Paiva, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. O autor dos disparos foi atingido e não resistiu aos ferimentos. A investigação do caso será executada pela Polícia Federal (PF).

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que os policiais estavam em patrulhamento pela BR-116, quando avistaram o andarilho entre os carros no meio da via. Após ser abordado, o suspeito tomou a arma de um dos agentes e efetuou disparos.

Já o criminoso foi alvejado por um policial militar, à paisana, que trafegava pelo local no momento do ocorrido. O suspeito não resistiu aos ferimentos.

Todos eles tiveram os óbitos atestados ainda no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Luta corporal

Vídeos enviados ao Diário do Nordeste mostram o momento em que os agentes entram em confronto físico com o suspeito e depois são atingidos à queima-roupa. Em seguida, o homem é baleado pelo

“Era um policial que estava passando de folga, viu os policiais em luta corporal, viu que o elemento roubou a arma do policial e foi contra-atacar. Ele agiu de toda a cidadania possível”, afirmou o PRF Márcio Moura.

Vítimas

Morreram na ação criminosa os policiais Márcio Hélio Almeida de Sousa e Raimundo Bonifácio do Nascimento Filho. Ainda segundo Moura, os dois agentes atendiam a uma ocorrência de trânsito na BR-116.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Ceará SINDPRF/CE, Erivaldo Silva, os agentes eram lotados no Grupo de Motociclismo Regional (GMR) da PRF e eram especialistas em escoltas de autoridades.

A Prefeitura de Poções informa que assinou um TAC (termo de ajustamento de conduta) com o Ministério Público no qual ficou acertado, em resumo, o seguinte:

✓ O Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo projeto de lei, com efeito retroativo, para a prorrogação das contratações temporárias (processo seletivo realizado em 2021) até 31/01/2023;
✓ O Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo projeto de lei, com efeito retroativo, para regularização dos servidores aprovados em concurso que atualmente não possuem cargos aprovados em lei formal;
✓ O Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo projeto de lei, com efeito retroativo, para criação dos demais cargos que sejam de interesse da Administração Municipal, inclusive aqueles que substituirão os contratados e terceirizados (após a realização do concurso público);
✓ O Poder Executivo comprometeu-se a realizar concurso público (respeitadas as limitações do Município, principalmente com relação aos recursos de pessoal advindos de programas federais), com edital previsto para até o dia 31/08/2022 e homologação até 30/12/2022;
✓ Quanto aos serviços terceirizados, desde que haja autorização pelo TCM, o Poder Executivo manterá os serviços de Apoio Administrativo I, II e III, Recepção, Serviço de Cadastro Imobiliário e Serviço de Apoio a Fiscalização de Obras (pelo prazo de até 90 dias) e Serviço de Digitação, Serviço de Orientação Social, Cuidador e Educação Social (até o dia 31/01/2023).
Vale ressaltar que tais encaminhamentos apenas poderão ser formalizados (de acordo com os prazos existentes no TAC) após a efetiva homologação do acordo pelo Poder Judiciário.
Sobre o retorno ao serviço, informamos o seguinte:
✓ Os contratados por meio do processo seletivo poderão retornar ao trabalho após a aprovação, sanção e publicação da Lei autorizando a prorrogação dos contratos decorrentes do processo seletivo de 2021; e
✓ Os terceirizados poderão retornar ao trabalho após a publicação de decisão expressa do TCM de concordância com o TAC firmado entre o Município e o Ministério Público