prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Pesquisa Ipespe: Lula tem 44% e Bolsonaro 31%; Ciro soma 8% e Doria apresenta 3%

Pesquisa Ipespe: Lula tem 44% e Bolsonaro 31%; Ciro soma 8% e Doria apresenta 3%

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pelo Instituto Ipespe e encomendado pela XP Investimentos, divulgado nesta sexta-feira (6) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a disputa presidencial com 44% das intenções de voto no cenário estimulado. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que soma 31% e busca a reeleição.

 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência com 8% das intenções de voto e João Doria, ex-governador de São Paulo (PSDB) tem 3%. A pesquisa aponta ainda o deputado federal André Janones (Avante) com 2%. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos. A senadora Simone Tebet (MDB) e o cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo) têm 1% cada um e empatam tecnicamente com Doria e Janones. A sindicalista Vera Lucia (PSTU), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e o deputado Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8% e não sabem, 2%.

 

Para o levantamento, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 4 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03473/2022.

 

Na pesquisa espontânea, Lula aparece na dianteira com 38% dos votos e Bolsonaro tem 29%. No caso de um eventual segundo turno, no cenário Lula e Bolsonaro, o petista soma 54% e o presidente 34%. Nenhum, branco e nulo 12%.

Cantora gospel e marido são presos por suspeita de aplicar golpe

Cantora gospel e marido são presos por suspeita de aplicar golpe

Foto: Reprodução/Instagram

Os cantores gospel Isabela Cristi Gomes, de 28 anos, e o marido David Robson de Barros, de 33 anos, foram presos na manhã desta sexta-feira (6). O casal é dono de uma plataforma de investimentos no estilo pirâmide suspeitas de causar prejuízos a pelo menos 300 pessoas.

De acordo com o g1, os dois foram presos no apartamento onde moram, em Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a polícia, eles resistiram à ordem de prisão a porta do imóvel teve que ser arrombada. 

Segundo as investigações, além de artistas, eles também se apresentavam como “traders”, e oferecias aos clientes um retorno financeiro alto em poucos meses, mas isso não acontecia

Suspeito de matar ex-namorada de 23 anos é preso em Santo Antônio de Jesus

Suspeito de matar ex-namorada de 23 anos é preso em Santo Antônio de Jesus

Foto: Divulgação / PC

O suspeito de matar Beatriz de Sena Fonseca, de 23 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (6), em Santo Antônio de Jesus. O crime ocorreu no último dia 30, na cidade de Cruz das Almas. O homem, que é ex-namorado da vítima, não aceitava o fim do relacionamento, e após estuprá-la, desferiu diversos golpes de arma branca contra a mulher, que foi encontrada morta ao lado da sua casa.

 

O homem foi encontrado em uma casa na BR-101, em Santo Antônio de Jesus. O suspeito foi encaminhado para a delegacia, onde ficará custodiado.

“Desde que ocorreu o crime, nossas equipes diligenciaram nos possíveis locais onde ele poderia ter se escondido. Solicitei ao Judiciário o mandado de prisão temporária, que foi concedido, e hoje conseguimos dar o cumprimento”, disse o delegado titular da DT de Cruz das Almas, Felipe Ghiraldelli.

Mais de 1,5 mil adolescentes menores de 14 anos se tornaram mães na Bahia em 2021

Mais de 1,5 mil adolescentes menores de 14 anos se tornaram mães na Bahia em 2021

Foto: Reprodução / G1 / Arquivo pessoal

De acordo com um levantamento feito pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), e divulgado nesta sexta-feira (6), na Bahia para o ano de 2020, as mulheres em idade fértil representavam 4,8 milhões de pessoas e eram pouco mais de 1/3 da população total.

 

Considerando a população do sexo feminino, aquelas que tinham apenas 10,49 anos responderam por 62,2%. Entre 184 mil mulheres se tornaram mães em 2021, na Bahia, em 2021, não significa que essa primeira maternidade da, mas esse grupo foi aquele grupo que se tornou mãe com o nascimento de um filho vivo.

 

Pouco mais da metade dessas mulheres que se tonaram mães na Bahia, em 2021, tiveram o parto normal. Ou seja, 53,0% do total. Entre os filhos nascidos vivos, a maioria era do sexo masculino, o que equivalia uma razão dos sexos de 104,0. Isso significa dizer que, de cada 100 meninas nascidas vivas na Bahia em 2021, nasceram 104 meninos.

 

Ainda de acordo com o levantamento da SEI, o perfil das mães indica que a grande maioria era jovem (20 a 29 anos) ou adulta (30 anos ou mais). Esses etários responderam por, respectivamente, 48,1% e 35,6% das mulheres que se tornaram mães na Bahia em 2021. Uma parte das mulheres (de 10 a 19 anos) grupos se tornaram mães na Bahia.

 

De cada 1.000 adolescentes na Bahia, de 10 a 19 anos, 25,6 anos tornaram-se mães em 2021. Apenas para o grupo menor de 14 anos, foram 1,5 mil adolescentes nesse mesmo ano.

 

O filho de parto também exige riscos tanto para a mulher para o que está sendo gerado. Esse compreende desde um parto, o parto e puerpério. Em 2021, foram 164 mulheres mortas por causas maternas.

 

Isso equivale a uma taxa de 8,9 óbitos maternos a cada 100 mil nascidos vivos. Metade dos óbitos, ou seja 50,0%, ocorreu durante o puérperio. E as principais causas desses óbitos foram: eclampsia (10,4%); Hipertensão gestacional (5,5%) e; hemorragia pós-parto (5,5%)

Deputado Fabrício e prefeito Wagner Ramos apresentam demandas de Mirante ao Estado

Construção de uma ciclovia, com pista para caminhada e iluminação, entre a sede de Mirante e a comunidade de Lagoa da Pedra e extensão do asfalto até a ponte do Rio do Peixe, no sentido do povoado do Areião, estão entre as principais pautas apresentadas ao Governo da Bahia pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e o prefeito do município, Wagner Ramos (PSD).

A reunião aconteceu na última quarta-feira, 04, em Salvador e reuniu, além de Fabrício e Wagner, o deputado Diego Coronel (PSD), o senador Otto Alencar (PSD) e os secretários estaduais Marcus Cavalcanti, Infraestrutura, e Luiz Caetano, Relações Institucionais. “Apresentamos um conjunto de demandas aos secretários e ao senador que receberam muito bem e se comprometeram em atender às nossas solicitações”, afirmou Fabrício.

De acordo com Wagner, a ciclovia solicitada deverá ter extensão de 4.5 km, “para atender os praticantes de atividades físicas sem o risco de disputar o espaço com os veículos, dando mais segurança e comodidade para a nossa população, pleito que foi prontamente atendido”. Ele ainda explicou que o Governo da Bahia autorizou incluir um estudo sobre o pedido de asfalto no projeto de pavimentação da BA-640, “que está em pena execução, ligando Mirante a Bom Jesus da Serra. Ressalto que as obras serão entregues juntamente com o asfalto”.

Homem morre após ser baleado em confronto com a polícia na BA Caso aconteceu no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, na madrugada desta quinta-feira (5).

Uma arma foi encontrada com o suspeito. — Foto: Polícia Militar

Uma arma foi encontrada com o suspeito. — Foto: Polícia Militar

Um homem morreu durante um confronto com a Polícia Militar na madrugada desta quinta-feira (5), no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, cidade localizada no extremo sul da Bahia.

Os policiais foram acionados após receberem uma denúncia de disparos de arma de fogo na localidade. Ao chegarem no endereço, que não foi divulgado, foram encontrados cinco homens armados, que atiraram e conseguiram escapar para uma área de matagal.

Momentos após a fuga, a PM recebeu outra denúncia, de um sequestro que teria ocorrido próximo a Estrada do Barro Vermelho. No local, os policiais encontraram os mesmos homens, que entraram em confronto com a PM novamente.

Houve revide e um dos suspeitos foi baleado. Ele foi socorrido para uma unidade hospitalar, que não foi detalhada, mas não resistiu aos ferimentos. Com o homem, que não teve o nome divulgado, a polícia informou que apreendeu um revólver.

Os outros suspeitos fugiram do local e não há informações sobre s identidades deles.

Apreensão de drogas

Mais de 500 pedras de crack foram encontradas pela polícia. — Foto: Polícia Militar

Mais de 500 pedras de crack foram encontradas pela polícia. — Foto: Polícia Militar

Horas antes, na noite de quarta-feira (4), outra troca de tiros assustou os moradores de Porto Seguro. Na ocasião, a Polícia Militar apreendeu 530 pedras de crack e 215 porções de maconha.

A apreensão aconteceu após a polícia receber uma denúncia de tráfico de drogas, no fundo de um posto de combustíveis, na Avenida do Trabalhador. No local, os policiais flagraram cerca de seis homens, que trocaram tiros com a polícia e fugiram para um matagal próximo ao posto. Ninguém ficou ferido, nem foi preso..

Após a troca de tiros, o Grupamento de Operações com Cães da Unidade foi levado até o local para auxiliar na busca pelos suspeitos e encontrou uma sacola com as drogas, além de uma arma falsa.

Pós-Carnaval não afeta quadro, e UTIs para Covid continuam esvaziadas

Pós-Carnaval não afeta quadro, e UTIs para Covid continuam esvaziadas

Imagem ilustrativa | Foto: Paula Froes/GovBA

 O Carnaval fora de época no feriado de Tiradentes, que levou foliões às ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro e aos desfiles no Anhembi e na Sapucaí, não impactou até o momento o volume de internações de pacientes graves de Covid-19 em UTIs.
Somente o Distrito Federal e cinco estados —Alagoas, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina— tinham mais de 30% de suas UTIs com pacientes de Covid na última segunda-feira (2). O quadro é semelhante ao de 11 de abril, com seis estados e o DF nesta situação.
No Rio de Janeiro, as aglomerações provocadas pela folia não parecem ter refletido nas internações.
A ocupação de UTIs públicas no estado permanece baixa, em 17%, inferior à marca de 21% registrada em 11 de abril. Hoje, o número de vagas (741) é quase a metade daquela época (1.378).
Na capital fluminense, a parcela de leitos preenchidos é mais alta e chega a 49%, mas também com a ponderação de que o total de vagas disponíveis atualmente (223) é quase a metade do total de dois meses atrás (469). Os casos de síndrome gripal subiram 13% na última semana na cidade (de 12.163 para 13.698).
Em São Paulo, segundo Secretaria de Estado da Saúde, os números da Covid-19 não apresentam preocupação neste momento, devido à alta cobertura vacinal e ao baixo patamar de internações.
Conforme a pasta, o número de hospitalizados nesta segunda (2) era de 1.295 pacientes, entre suspeitos e confirmados, sendo 448 em UTI. Na mesma data, a taxa de ocupação era de 20% (havia 2.241 leitos para Covid), a mesma observada em 11 de abril (havia 2.660 leitos para Covid).
Também nesta segunda (2) a cidade de São Paulo mantinha 471 leitos para Covid, sendo 175 em operação na UTI e com 30 internados —ocupação em 17%. Em 7 de abril, 31 pacientes ocupavam leitos públicos de UTI Covid-19 no município.
Para a Secretaria Municipal da Saúde, o cenário epidemiológico na capital é considerado estável e com tendência de redução. O órgão explica que os dados de internações são variáveis e dependem do quadro de saúde prévio e da evolução da doença individualmente.
Portanto, o aumento de hospitalizações em alguns dias não significa, necessariamente, alta de casos. Nesta segunda, a unidade com maior ocupação em leitos de terapia intensiva era o Hospital Municipal Brasilândia, na zona norte, com 22%.
Por outro lado, se observadas as médias móveis de novas internações (UTI + enfermaria), o cenário é diferente.
Em 2 de maio, a média móvel de pacientes que necessitaram de internação no estado de São Paulo chegou a 174, 15% maior que a registrada em 11 de abril (151). Se comparada com a do dia 18 do mesmo mês (149), houve variação de 17%. Em relação à de 25 de abril (164), o aumento foi de 6%.
Na capital paulista, a média móvel de pacientes hospitalizados chegou a 75, 10% maior que a registrada em 11 de abril (68). Se comparada com a do dia 18 do mesmo mês (62), houve variação de 21%. Em relação à de 25 de abril (69), a alta foi de 9%.
A expectativa é que os números cresçam mais um pouco, mas não na magnitude do que foi observado nos meses de janeiro e fevereiro durante o pico causado pela ômicron.
“Três fatores corroboram para esse aumento: ausência de políticas de contenção, as festividades do Carnaval e o fato de termos várias sublinhagens da ômicron competindo entre si”, explica Wallace Casaca, coordenador da plataforma SP Covid-19 Info Tracker, criada por pesquisadores da USP e da Unesp com apoio da Fapesp para acompanhar a evolução da Covid-19.
“A situação ainda requer cautela, apesar de não ser caótica. Os cuidados sanitários são necessários, principalmente para os grupos de risco e idosos, que voltaram a ser o centro das atenções. É importante que as pessoas elegíveis para a dose de reforço procurem uma unidade e tomem a vacina”, completa.
NORDESTE
O Maranhão é um dos estados nordestinos com a menor taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento de casos graves de Covid. Caiu de 13%, em 11 de abril, para 5% nesta segunda (2). O governo manteve ativas 60 vagas de leitos nesse intervalo.
A constante queda no número de casos de Covid levou o Governo da Bahia a desativar 146 leitos de UTI, de 11 de abril a 2 de maio. A atual taxa de ocupação é de 17% das 254 vagas disponíveis, ante 15% dos 400 leitos em 11 de abril, segundo a Secretaria da Saúde do Estado.
Já na capital baiana, Salvador, os leitos de UTI públicos para tratamento de casos graves da doença caíram de 175 para 129. Assim como a taxa de ocupação dos leitos para adultos, que passou de 24% para 21%, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
No Ceará, 78 leitos de UTI foram desativados pela Secretaria da Saúde do Estado, o que fez o número de vagas cair de 107 para 29. A taxa de ocupação caiu dez pontos percentuais, de 27%, em 11 de abril, para 17%, nesta segunda (2), das vagas preenchidas.

Identificado homem que foi morto a tiros em Planalto BA

Por volta das 14h, desta quinta-feira (05), a guarnição de serviço em Planalto foi acionada pela Central de Operações para averiguar uma situação na qual um homem tinha sido alvejado por arma de fogo, próximo à construção local onde a vítima trabalhava.

Os militares deslocaram até o local, onde foi constatado a veracidade dos fatos. A vítima foi identificada como sendo Lucas Moreira de Oliveira, 24 anos. O DPT foi acionado.

A guarnição segue em diligência com intuito de capturar os autores do crime.

Jovem de 26 anos morre após caminhão capotar e cair em ribanceira na região

Um jovem de 26 anos morreu após um caminhão carregado com argamassa capotar e cair em uma ribanceira na BR-330, trecho do povoado de Morro Verde, município de Jequié.

Segundo o Blog Marcos Frahm, a vítima era passageira do veículo e foi identificada como Alan dos Santos, natural de Itabaianinha, em Sergipe.

O motorista foi socorrido com ferimentos para o Hospital Geral Prado Valadares.

Governo da BA anuncia nova convocação e oferece mais de mil vagas do programa Partiu Estágio Interessados devem acessar o site da Secretaria da Administração (Saeb) para verificar procedimentos.

'Partiu Estágio' convoca mais de mil estudantes — Foto: Governo da Bahia

‘Partiu Estágio’ convoca mais de mil estudantes — Foto: Governo da Bahia

O governador Rui Costa anunciou, nesta quarta-feira (4), uma nova convocação do Programa Partiu Estágio. Através das redes sociais, ele informou que serão chamados 1.312 estudantes universitários, de 96 cursos diferentes, para atuação em órgãos e entidades da administração estadual.

Esta é a segunda convocação do edital, que já abriu mais de três mil vagas em março deste ano. A lista de selecionados pode ser consultada no site institucional da Secretaria da Administração (Saeb) e a documentação exigida deverá ser entregue no órgão público indicado até o dia 12 de maio. Quem não se apresentar neste período poderá perder a oportunidade.

Os alunos escolhidos serão comunicados por e-mail, SMS ou telefonema sobre lista de documentos, local, data, endereço e telefone do local do estágio. Em caso de dúvidas, interessados podem entrar em contato com a coordenação do programa pelo e-mail partiuestagio@saeb.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3115-1714.

Do total de selecionados, 842 vão atuar em Salvador e outros 470 estão distribuídos por cidades do interior. A convocação contempla 62 municípios baianos e abrange 55 órgãos públicos estaduais – com destaque às secretarias de Educação, da Saúde e da Justiça

O estágio possui carga horária de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias, com bolsa auxílio de R$ 455, além de auxílio transporte, 30 dias de recesso remunerado. O contrato será feito pelo período de um ano, possibilidade de prorrogação – exceto pessoas com deficiência, que poderão estagiar até o fim do seu curso.

O programa é uma iniciativa do governo baiano para garantir oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições com sede na Bahia. Lançado em 2017, o Partiu Estágio já contratou mais de 15 mil universitários, desde então.