A frente fria que se aproxima da Bahia deve trazer, além de chuva, redução de temperaturas em algumas regiões do estado. No sul e oeste do estado, por exemplo, os termômetros devem registrar 10º graus Celsius neste fim de semana. Ao BNews, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, explicou que apesar de parecer baixa, a temperatura é comum para esta época do ano nas duas regiões.

“Vamos ter ocorrências de chuvas e após a passagem desse sistema, na retaguarda como chamamos, ocorre uma ligeira queda nas temperaturas na Bahia, de uma forma mais perceptível no sul e sudoeste. Pontualmente, essas temperaturas podem atingir 10º durante as madrugadas. Pode parecer uma temperatura baixa, mas para o outono-inverno baiano esses valores são recorrentes nesse período”, afirma.

Em Salvador, a temperatura também deve cair nos próximos dias, após a passagem da frente fria que deve se descolar para Sergipe a partir de sexta-feira (20). No entanto, na capital baiana, segundo a meteorologista, os termômetros estarão longe de marcar os 10º graus previstos para o sul e oeste do estado.

“Salvador deve registrar uma ligeira redução nas temperaturas a partir de domingo que é quando a frente fria vai se deslocar para o norte. As mínimas devem ficar em torno de 21º C e 22º C, que são temperaturas normais para essa época do ano”, explica.

Alerta para onda de frio

No último domingo (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMT) e a Defesa Civil Nacional emitiram um alerta para onda de frio intenso em razão da massa de ar frio de origem polar no Sul do país que influencia as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Durante a madrugada desta quarta-feira (18) a sensação térmica chegou a -4º graus Celsius na região do Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital paulista, apesar dos termômetros marcarem 7º C, segundo a medição do Centro de Gerenciamento de Emergências. De acordo com o órgão municipal, 7º C foi a média na cidade até o início da manhã, mas no extremo sul da cidade, em Marsilac, as temperaturas chegaram a 6º C com sensação térmica de 1º C.

As temperaturas foram as mais baixas do ano. Desde 2004, a menor temperatura média registrada pelo CGE na capital paulista foi em 30 de julho de 2021, com 3,2° C. Enquanto a temperatura mais baixa na cidade foi em Parelheiros, extremo sul, na mesma data, quando os termômetros marcaram -3º C.