:: ‘Bahia’
Secretários destacam ações prioritárias da Agricultura durante encontro na Seplan

Fortalecimento da Defesa Agropecuária, dinamização da cadeia produtiva da fruticultura, elaboração do plano de consolidação dos perímetros públicos estaduais de irrigação, incentivo à adoção de sistemas de produção sustentáveis, fortalecimento das bacias leiteiras, promoção da segurança alimentar, atração de investimentos para valorização das cadeias produtivas da agropecuária e fortalecimento da agroindústria. Estas e outras ações prioritárias voltadas para a agricultura foram debatidas nesta segunda-feira (18) durante reunião dos secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Lucas Teixeira Costa com as equipes técnicas das duas pastas.
“O secretário Lucas demonstrou muita receptividade com o nosso propósito de realizar as atividades de monitoramento e avaliação das políticas públicas da Seagri com o envolvimento do corpo técnico das duas secretarias, e isto já vem efetivamente acontecendo, o que fortalece a transversalidade e a integração dessas ações prioritárias com outras secretarias, sempre à luz do Plano Plurianual e do que foi apresentado pelo Governador Rui Costa por meio do Programa de Governo Participativo. Por exemplo, a participação da Seagri, principalmente em conjunto com as secretarias do Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, e também com outras secretarias para ir viabilizando os projetos. Não tem como fazer cada secretário tocar algo como se fosse somente da sua pasta. Então, portanto, esse é outro alinhamento que a gente está buscando fazer com vistas a otimizar recursos, alinhar tarefas orçamentárias e garantir a execução das prioridades de governo”, destacou Pinheiro.
O secretário da Seagri avaliou positivamente o encontro. “A atividade de planejamento é de suma importância para que a gente não erre nas decisões. Então, a interlocução entre a Seagri e a Seplan tem que ser muito forte para que os planejamentos sejam assertivos e a gente erre o mínimo possível. As interações entre as secretarias e pasta do Planejamento são de fundamental importância para que a gente acerte no Governo como um todo”, ressaltou.
Bom Jesus da Serra: Escolas Municipais, USF´s e Espaços Públicos terão câmeras de monitoramento

Bom Jesus da Serra – Em breve, as Escolas Municipais, Unidades de Saúde e demais Espaços Públicos do Município vão contar com câmeras de monitoramento, conforme o prefeito Gazzo anunciou durante a inauguração da Praça da Lagoa no último dia 31 de dezembro de 2018. O sistema de monitoramento garantirá mais segurança aos cidadãos, funcionários públicos, além de inibir ações delituosas e vandalismos. A licitação para contratação da empresa para instalar o sistema de monitoramento acontece no próximo dia 28 de março. O início das instalações está previsto para abril [fonte bom jesus noticias]
Fabrício defende reforma do polo da Universidade Aberta do Brasil em Conquista.
Em reunião com o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, na última quinta-feira, 14, o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) reivindicou a reforma do prédio que abriga o Polo UAB [Universidade Aberta do Brasil] Vitória da Conquista, identificado como Polo de Apoio Presencial ao Programa de Formação a Distância, vinculado ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), estrutura da Secretaria de Educação da Bahia (SEC). O espaço funciona no bairro Recreio.
O deputado foi acompanhando pela superintendente de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a professora Márcia Rangel. Os dois detalham que o projeto de requalificação contempla melhorias estruturais e emergenciais. Rangel esteve em Conquista em fevereiro, quando se reuniu com a coordenadora do polo, Soraia Campos. “Sabemos que o prédio possui uma estrutura que atende as especificações básicas. O que defendemos junto ao secretário é uma reforma geral para melhorar as condições do polo, levar conforto e acessibilidade aos funcionários e alunos. A gente também defende uma ampliação para atender os novos cursos. A proposta será avaliada pela secretaria e estamos confiantes em sua aprovação”, disse o deputado.
Um dos novos cursos é o de licenciatura em Teatro, que acontecerá por meio de parceria com a UFBA. De acordo a coordenação, o Polo UAB de Conquista registra atualmente 650 matrículas. De 2009 a 2019, foram realizados mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação, sempre em parcerias com instituições de ensino. Além de Teatro, para este ano e o próximo estão previstos cursos de graduação em Letras, Biblioteconomia, Biologia e Pedagogia, além de especializações em Ciência, Mídias na Educação e em Gestão Municipal. O próprio polo fez um projeto de requalificação que aponta a necessidade dessas melhorias.
Foco na qualificação de professores da rede pública – O polo está vinculado à SEC e, por meio de parcerias com universidades, atua na educação a distância com a oferta de cursos de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação dentro do programa UAB. A prioridade é atender aos professores da rede pública que ainda não possuem graduação e aos já graduados com ações de formação continuada.
Polos, como o de Conquista, servem de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, nas quais os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios. A estrutura conquistense possui 25 ambientes, distribuídos em salas de aula, laboratórios, biblioteca e espaços administrativos, além de estacionamento e quadra poliesportiva.
Menina de 7 anos morre após ser atingida por caixa de paredão de som na BA.

Uma menina de sete anos morreu após ser atingida por uma caixa de som, durante uma festa, na noite de domingo (17), no bairro da Engomadeira, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, o objeto se desprendeu de um carro, que estava estacionado na rua e caiu sobre a vítima.
De acordo com a Polícia Civil, Damile Vitória dos Santos Veiga foi socorrida pela mãe e levada para o Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula. A menina chegou desacordada na unidade médica, foi encaminhada para o setor de cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.
Em nota, a Polícia Militar disse que policiais militares da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Doron) realizavam rondas no bairro da Engomadeira, quando foram informados que uma criança foi atingida de forma acidental por uma caixa de som na Rua Nova. O caso é investigado na delegacia de Tancredo Neves.
Conquista: Previsão é de chuva para essa semana

Se os institutos de meteorologia estiverem certos a semana será chuvosa em Vitória da Conquista, começando já nesta terça-feira (18) e prosseguindo até o meio da semana que vem. No site do Climatempo, um dos mais requisitados, a informação é de que poderão cair 116 milímetros de água até o dia 25. Os dias em que pode chover mais serão quinta (21) e sexta (22), com 35 mm e 30 mm, respectivamente, ainda segundo o Climatempo.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também prevê chuvas nos próximos dias. Amanhã seria menos, mas a probabilidade é de 90% de quarta até a próxima semana.
CALORÃO DIMINUI
Como na música de Tom Jobim, consagrada no dueto que ele gravou com Elis Regina, o verão se despede na próxima quarta-feira (20) com as águas de março. De acordo com as previsões, deve chover em vários dias no começo do outono e junto com a chuva pode vir uma temperatura mais amena, diferente do que Vitória da Conquista vem experimentando nos últimos dois meses, mesmo assim ainda vai estar muito calor. Amanhã deve ser um dos dias mais quentes do ano, podendo chegar à máxima de 34 graus com sensação térmica possível de 37º. Na quarta diminuiu, isso segundo o Cptec/Inpe, com máxima prevista para sábado (23) de 22 graus, com mínima de 17º.
Neste aspecto, o Cptec está sozinho. Os demais institutos consultados pelo BLOG não preevem uma queda tão grande nas temperaturas máximas e ainda estimam dias variando entre 26 e 29 graus, a máxima, e mínima variando entre 17º e 20º. Ou seja, não vai esfriar, mas também não vai estar tão quente como está hoje, quando os termômetros devem chegar a 32 graus, ou do que teremos amanhã, com 33º/34º,Calor e quarta-feira (20), também em torno de 30 graus.
CURIOSIDADES
Nos últimos 30 anos choveu na maioria dias 19 de março. Foram 21 vezes em 30. O dia que mais choveu foi em 1997, quando caiu 42,7 mm de água. A média de chuvas nesta data é de 3,6mm. A temperatura mais alta foi em 2017, com 32 graus e a menor foi 2007, quando fez 16 graus. O que significa dizer que a gente esquece de outros verões quentes, mas eles já aconteceram em Conquista. Tem sido assim nos últimos 15 anos.
Já na quarta-feira (20), quando a chuva deve vir mais forte, com 90% de probabilidade de uma precipitação pluviométrica de 21 mm, os registros históricos mostram que choveu na mesma data 22 vezes nos últimos 30 anos, com média de 3 mm e máximo de 15,7 mm, em 2010. Em 1998 foi o 20 de março mais quente – 31º – e em 1992, o mais frio – 16º. A média das máximas nos dias 20 de março é 26 graus e das mínimas 18º.
Fonte: Blog de Giorlando Lima
ACIDENTE GRAVÍSSIMO ENTRE UMA CARRETA E UM CARRO AGORA A TARDE EM PLANALTO PERTO DO POSTO SÃO CRISTÓVÃO NA BR 116 SEM VITIMAS FATAIS

´FOTO POÇOES24 SÓ UMA VITIMA CONHECIDA COMO MANO DA FAMÍLIA COELHO FOI ENCAMINHADO PARA O HOSPITAL

ACIDENTE ONTEM A TARDE ENTRE A REGIÃO DA LAGOA DA PEDRA E MUNDO NOVO.
Acidente ontem a tarde por volta das 13:00 entre a região da lagoa da pedra e mundo novo, rapaz caiu de moto, A samu e a policia esteve no local mas o rapaz já tinha ido a óbito.
ACIDENTE ENTRE LUCAIA E BARRA DO CHOÇA.

Acidente entre Lucaia e Barra Do Choça, duas vitimas fatais, e um ferido, outras informações mas tarde.
JEQUIÉ CIDADE PAGADORA? PREFEITO DE JEQUIÉ USA DINHEIRO PÚBLICO EM PROPAGANDA ENGANOSA.
No dia 22 de fevereiro, a população de Jequié acordou com esta matéria – JEQUIÉ: PREFEITURA OBTÉM NOTA ‘A’ EM LEVANTAMENTO DO TESOURO NACIONAL. Veiculada em sites da capital e de outros municípios, que se verdadeira fosse, seria um orgulho para todo povo Jequieense, mas tudo não passou de mais uma tentativa para tentar ludibriar nossa sofrida população e esconder as mazelas desta gestão desastrosa.
Há um adagio popular que diz: “Mentira tem pernas curtas”, e não demorou, a verdade veio à tona e quem se encarrega de desvela-la é a própria equipe do prefeito, no dia 26 de fevereiro, o secretário de finanças do município esteve na câmara de vereadores prestando conta do 3º quadrimestre de 2018, foi apresentado por este as contas correspondentes ao exercício de 2018 e para surpresa e preocupação de todos nós vereadores, apesar da prefeitura ter aumentado a arrecadação, e ter recebido um precatório milionário do Fundef, o prefeito gastou a mais do que recebeu R$ 21.638.819,37 (Vinte e um milhões, seiscentos e trinta e oito mil, oitocentos e dezenove reais e trinta e sete centavos),
Nosso município mergulhou no deficit público, isso é grave, é uma questão da mais alta relevância e merece uma ampla discussão, as peças orçamentarias – Plano Plurianual PPA, Lei das Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – Loa, foram ignoradas por esta gestão, como se não bastasse, o município ficou com um debito (resto a pagar) para este ano da ordem de R$ 60.780.241,51(Sessenta milhões, setecentos e oitenta mil, duzentos e quarenta e um reais e cinquenta e um centavos).
Significa dizer que, o orçamento do município de Jequié para 2019 está comprometido em R$ 82.419.060,88(Oitenta e dois milhões, quatrocentos e dezenove mil, sessenta reais e oitenta e oito centavos), vale ressaltar que o orçamento para saúde municipal para 2019 é de R$ 94.095.000,00 (Noventa e quatro milhões, noventa e cinco mil). O secretário de finanças municipal foi muito feliz quando ao final encerrou sua apresentação com este chavão “Só não vê quem não quer”, em uma clara demonstração que a gestão municipal não vai bem.
Qual é o impacto deste desajuste para o cidadão? Há setores que serão muito prejudicados, na saúde por exemplo, o cidadão será obrigado a conviver com a falta de médicos nas unidades de saúde, falta de medicamentos, falta de materiais para curativo, falta de manutenção da frota de veículos, dos equipamentos, redução dos serviços etc….
Na infraestrutura o cidadão está condenado a viver com ruas sem pavimentação, cheias de buracos, falta de iluminação pública.
Na agricultura o homem do campo continuará esquecido sem estrada vicinais, sem transportes, sem poder escoar sua produção, tendo que pagar alto preço para trazer um ente ao médico etc….
Na economia teremos acumulo da dívida, atraso nos pagamentos, atraso de salários, suspensão de repasse constitucionais, inadimplência, além do município fica impedido de contrair empréstimos e o mais grave, desequilíbrio fiscal e financeiro.
A eficiência é um dos princípios da gestão pública responsável por nortear a atuação da administração pública no sentido de produzir resultado de modo rápido e preciso de maneira que os resultados de suas ações satisfaçam, plenamente, as necessidades da população, tal princípio refuta a lentidão, o descaso, a negligência e a omissão.
Ignorando tal preceito, o gestor municipal vem traindo a confiança do povo Jequieense que depositou em suas mãos à esperança de dias melhores, aliado a isso, vem tentando desqualificar o legislativo municipal usando os meios de comunicação com notícias camufladas como esta de “cidade pagadora”, veiculada em vários blogs e sites de notícias. Estaríamos todos nós tomados de orgulho se isso fosse verdade, qual o cidadão que não quer ver a saúde financeira de sua cidade bem?
O prefeito comenta: “Muito contrário ao que alguns legisladores apontam, saímos de uma dívida de mais de R$ 50 milhões da gestão passada e hoje estamos no caminho do equilíbrio necessário das finanças municipais, honrando nossos compromissos com todos os fornecedores. O cenário de descontentamento que vivemos hoje em Jequié é unicamente de caráter político, de grupos que visam usurpar o poder a todo custo e da forma mais antidemocrática possível, mesmo diante de notícias históricas como essa, que nos anima e encoraja para superar nosso desafio em construir uma Jequié cada vez melhor. ”
O descontentamento a que se refere o gestor, sendo “unicamente de caráter político” é pela conduta negativa e destrutiva praticada em Jequié por esta gestão desastrosa, e pela tentativa absurda em tentar desqualificar os vereadores(a), que vem contestando as mazelas administrativas camufladas de verdade como esta matéria – JEQUIÉ: PREFEITURA OBTÉM NOTA ‘A’ EM LEVANTAMENTO DO TESOURO NACIONAL, resultado manipulado pela gestão para acobertar os prejuízos que esta malfadada gestão vem impondo ao nosso município.
Isso não é usurpar o poder, é mostrar para a população o que os meios de comunicação não mostram, é a incapacidade deste gestor, a falta de planejamento municipal, a falta de zelo pelo bem público, não basta ao governo tributar e gastar. É imprescindível que se administre de forma eficaz, para que se possa atender aos anseios da população de maneira mais equitativa e que sejam respeitados os princípios da administração pública.
Regi Silva
Vereador
Soldado Gilvan
Colorido
Laninha
Joaquim Cayres
Tinho
Admilson Careca
Dorival Junior











