:: ‘Bahia’
Mulheres realizarão marcha em defesa da democracia e contra a Reforma da Previdência
Nesta sexta-feira, 8, acontecerá a Marcha das Mulheres, em Vitória da Conquista. A concentração está marcada para às 8h30, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro da cidade. A iniciativa é do Fórum de Mulheres e reúne cerca de 50 entidades, desde coletivos, sindicatos e ONGs, com atuação no campo e na cidade.
Em sua terceira edição, a Marcha das Mulheres reivindica a defesa da vida das mulheres e das liberdades democráticas, a revogação da reforma trabalhista e se posiciona contra a reforma da Previdência, nas esferas federal e estadual.
O grupo que organiza o movimento construiu um manifesto que defende, entre outros temas: a implementação de uma política municipal de combate ao Assédio Moral e Sexual; implementação e financiamento do Programa Municipal Integral de Saúde da Mulher e do Programa Municipal Integral de Saúde da Mulher Negra; o funcionamento 24 horas da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e qualificação dos profissionais da Delegacia para o acolhimento e acompanhamento das vítimas; o fortalecimento da rede municipal de ensino na zona rural e a reestruturação curricular, que tem como objetivo a inclusão do conhecimento científico sobre a formação social brasileira, o patriarcado, a emancipação das mulheres e da classe trabalhadora, orientação sexual, feminícidio, misoginia e discriminação racial. O documento será entregue a entidades como a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores.
Entre as reivindicações, a Marcha apresenta pautas específicas das mulheres do campo como a implantação de um sistema de distribuição de água na zona rural que realmente funcione e leve água potável a residências e em quantidade suficiente e a implementação de saneamento básico nos povoados com objetivo de evitar a proliferação de insetos transmissores de doenças.
SERVIÇO
Marcha das Mulheres 2019
Data: 8 de março (sexta-feira)
Local: Concentração na Praça Barão do Rio Branco
Horário: 8h30
Comunicado da Embasa Abastecimento temporariamente afetado em Poções e Bom Jesus da Serra
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o fornecimento de água no Sistema Integrado de Abastecimento de Poções encontra-se afetado nesta quinta (07) após a ocorrência de problemas eletromecânicos em equipamentos da estação de bombeamento na barragem de Morrinhos. Os técnicos da empresa estão trabalhando para restabelecer o funcionamento do sistema o mais breve possível e o abastecimento será restabelecido gradativamente.
O fornecimento de água será regularizado em até 48 horas após a conclusão dos serviços de correção prevista para o início da tarde de hoje. Enquanto isso, a Embasa recomenda a utilização criteriosa da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios
Carnaval de Conquista recebe ação da Campanha “Respeita as Mina”
Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval de Vitória da Conquista recebeu a ação “Respeita as Mina”. A campanha é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-Ba) que buscar conscientizar as pessoas e enfrentar todos os tipos de violência contra as mulheres. Com a articulação da vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) e do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), a campanha percorreu diversos locais da cidade distribuindo material informativo.
Para o deputado Fabrício a iniciativa é fundamental. “O machismo é um problema grave e estrutural que devemos combater. Todos nós, não só as mulheres. Eu fico cheio de esperança em ver iniciativas como o ‘Respeita as Mina’, que se transformou em ação permanente aqui na Bahia. Neste carnaval a gente tem visto várias iniciativas semelhantes pelo país, é uma demonstração de que não existe mais espaço para o machismo”, afirmou o parlamentar.
Além de ações voltadas para o carnaval, Conquista já recebeu a Caravana Respeita as Mina, também da SPM. Na época, foram realizadas oficinas de capacitação para as polícias Militar e Civil abordando gênero, violência contra mulher e a Lei Maria da Penha. Com a ação de Fabrício e Nildma, atualmente, Conquista conta com a Ronda Maria da Penha, iniciativa capitaneada pela Polícia Militar que atua no enfrentamento à violência contra a mulher.
Secretário Walter Pinheiro visita centro de Inovação Urbana em Barcelona
Cumprindo agenda de trabalho em Barcelona, o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, visitou nesta segunda-feira (04) o Ca l’Alier, uma antiga fábrica têxtil que foi completamente reestruturada para abrigar um Centro de Inovação Urbana e o Centro de Inovação da Cisco, no distrito de Sant Martí. O local, hoje, é uma referência mundial ligado ao conceito de cidades inteligentes, ou Smat Cities, que se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver.
“Hoje fui visitar essa boa experiência, que reúne restauração de prédios antigos e degradados com uma nova vocação para a região, integrando empresas locais, incubadoras e centros de pesquisa. O Centro oferta a possibilidade de envolver a comunidade para pensar o futuro e, no presente, criar novas formas de atividades, trabalho e desenvolvimento local”, destacou Pinheiro.
A antiga fábrica Ca l’Alier renasceu como um edifício inteligente, com emissões zero, com estratégias de auto-suficiência e gestão inteligente de recursos dedicados à promoção da inovação urbana. Além de ser um próprio protótipo, este novo prédio se tornou um laboratório de projetos de inovação aplicados às cidades, além de um espaço de reflexão e geração de iniciativas inovadoras voltadas para a melhoria da vida urbana.
De acordo com o secretário, a implantação de equipamentos como estes fortalece a interação entre município, território e Estado para se pensar o metabolismo urbano e o desenvolvimento econômico direcionado a um novo modelo de cidade. “Centros como estes contribuem na elaboração de planos diretores de desenvolvimento urbano para regiões metropolitanas, inspirados com o que existe aqui nesta região, onde fábricas abandonadas e prédios degradados foram recuperados com o surgimento de uma nova vocação econômica. Com parceria entre o poder público e iniciativa privada, há uma total recuperação das áreas, geração de novas atividades econômicas, trabalho e planejamento”, descreveu Pinheiro, que também participou, em Barcelona, do Mobile World Congress 2019 e do festival internacional de Ciência e Tecnologia Youth Mobile (YoMo).
Conquista: Identificado homem que morreu em acidente na Avenida Perimetral

José Carlos dos Santos, 51 anos, morador do Bairro Kadija. Esse é o nome da vítima que faleceu em acidente na noite de ontem (domingo) na Avenida José Pedral Sampaio, conhecida também como Avenida Perimetral.
O motociclista, que conduzia uma Honda Biz perdeu a direção do veículo e bateu em um poste.
O Departamento de Polícia Técnica esteve no local e tomou as devidas providências.
Conquista: Identificado jovem que morreu afogado na zona rural

Arnaldo Araújo Oliveira, de 30 anos. Esse é o nome do jovem que morreu vítima de afogamento na manhã de hoje (segunda-feira), na zona rural de Vitória da Conquista, mais precisamente no povoado do Oiteiro.
Populares tentaram socorrer a vítima, mas ele não resistiu.
Equipes da 92ª Companhia Independente de Policiamento Rural e Departamento de Polícia Técnica estiveram no local.[fonte rodrigo ferraz]
Irmão do vereador brumadense Léo Vasconcelos se joga de apartamento e morre em Salvador
Foto: Reprodução l Arquivo PessoalO bancário José Osório Quinteiro Vasconcelos morreu após se jogar de um prédio, do bairro Barra nesta segunda-feira (04) em Salvador. Segundo informações de amigos, a mãe e a esposa tentaram segurar Zé Osório, como era conhecido. Osório é irmão do presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT). O corpo do brumadense foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. A polícia metropolitana vai apurar o que levou o brumadense a cometer suicídio. O corpo de Zé Osório será encaminhado para Brumado nas próximas horas.[ fonte 97NEWS ]
VIABAHIA divulga detalhes da Operação Carnaval 2019
BR-324 – rodovia Engº Vasco Filho | Foto: Divulgação/VIABAHIA
A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A divulga os detalhes da Operação Carnaval 2019. A operação conta com as parcerias da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A previsão é que mais de 700 mil veículos circulem pelas rodovias administradas pela VIABAHIA, entre a 0h do dia 01/03 (sexta-feira) até as 23h59 do dia 07/03 (quinta-feira). Todos os recursos operacionais estarão disponíveis aos usuários, tais como guinchos leves e pesados, unidades de atendimento pré-hospitalar, unidades de inspeção de tráfego, caminhões-pipa (para combate a incêndio) e caminhões para captura de animais. A operação será coordenada pelo Centro de Controle Operacional (C.C.O.), que identifica as ocorrências através de câmeras de monitoramento (CFTV) e das viaturas de inspeção, garantindo mais agilidade nas ações.
A concessionária informa também a suspensão de obras que interditem as faixas de rolamento e/ou acostamentos da BR-324 – rodovia Eng° Vasco Filho e da BR-116 – rodovia Santos Dumont, de acordo com a programação abaixo:
- A partir do dia 01/03, obras liberadas até o meio dia;
- Entre os dias 02/03 a 06/03, sem obras que necessitam interdição de pista;
- A partir do dia 07/03, obras liberadas.
Além disso, os usuários receberão informações em tempo real através do nosso Twitter® www.twitter.com/viabahia_sa.
Serviços aos usuários
A concessionária atende a chamados através dos telefones 0800-6000-324 para a BR-324 – rodovia Eng° Vasco Filho e 0800-6000-116 para a BR-116 – rodovia Santos Dumont, que recebem chamadas também através de aparelho celular. Ao longo das rodovias há Bases dos Serviços de Atendimento aos Usuários (SAUs), que estão equipadas com banheiros femininos e masculinos e banheiros para portadores de necessidades especiais.
Trechos:
BR-324 – rodovia Eng° Vasco Filho (Salvador – Feira de Santana) – 113,2 Km: importante interligação estadual, que atravessa a região de alta densidade demográfica. Salvador e Feira de Santana são fortes polos de atração de viagens de veículos de passeio.
BR-116 – rodovia Santos Dumont (Feira de Santana – Divisa BA/MG) – 554,1 km: caracteriza-se pelo intenso tráfego de veículos comerciais, exercendo um papel de eixo de integração norte-sul do país, interligando a região Nordeste às regiões Sul e Sudeste.
VIABAHIA, Pela VIA, a Bahia vai
Acesse o site: http://www.viabahiasa.com.br/









