:: ‘Bahia’
Feira de Santana, Camaçari e Ribeira do Pombal sediaram plenárias do PPA 2020-2023
As áreas prioritárias para a execução das políticas públicas do Governo do Estado nos territórios do Portal do Sertão, Metropolitano de Salvador e Semiário Nordeste II foram definidas nesta quinta-feira (14), nas escutas territoriais promovidas pelo Governo do Estado. As atividades, realizadas durante todo o dia nos municípios de Feira de Santana, Camaçari e Ribeira do Pombal subsidiam a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.
As plenárias consistem no diálogo de técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) com representações dos segmentos institucionais, produtivos, sociais e econômicos dos respectivos territórios de identidade. O prefeito do município de Santa Bárbara, Jailson Costa, ressaltou a importância da atividade e destacou as alternativas de captação de água, o fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária enquanto segmentos que devem ser priorizados nas políticas públicas estaduais. “É um momento importante onde o poder público e a sociedade civil podem contribuir para que o estado tenha um planejamento mais ajustado e mais focado nas realidades existentes nos territórios e as pessoas se sentirem parte do processo de melhoria do estado, de melhoria das suas condições de vida e ter o sentimento de pertencimento”.
O representante da Cooperativa de Pescadores de Camaçari, Ajax Tavares, enfatizou o comprometimento das representatividades locais durante a plenária e ressaltou o processo de escuta social. Tavares destacou ainda a necessidade de políticas públicas que promovam a profissionalização da atividade pesqueira no estado. “Na Bahia, de forma geral, nós temos muita pesca artesanal, então existe a necessidade de qualificação do pescador e de implementação de novas tecnologias que possam elevar a atividade ao padrão industrial”, explica.
O processo de escuta territorial, que foi iniciado em 12 de fevereiro, já foi realizado nos territórios do Extremo Sul, Médio Sudoeste, Costa do Descobrimento, Baixo Sul, Sudoeste Baiano, Médio Rio de Contas, Bacia do Rio Corrente, Vale do Jiquiriçá, Velho Chico, Sertão Produtivo, Bacia do Rio Corrente, Litoral Norte, Itaparica e Sisal. As atividades estão sendo realizadas em todos os 27 territórios de identidade até o final do mês de março.
Foto: Ascom/Seplan
Secretaria da Educação do Estado promove encontro formativo sobre Educação no Campo
Representantes das Escolas Família Agrícola (EFA) e Casas Família Rural (CFR), participaram, nesta quinta-feira (14), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), do III Encontro Formativo promovido pela Secretaria da Educação do Estado. O encontro teve o objetivo de avaliar as ações realizadas em 2018 e planejar as ações do ano letivo corrente, com foco nos projetos da Educação do Campo.
O superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Ney Campello, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues na atividade, falou sobre a importância do encontro. “Esta atividade visa a preparação daqueles que são responsáveis por estas 29 escolas, para que possam assegurar qualidade no ensino e aprendizagem dos estudantes do campo, que usam a pedagogia alternativa e que integram a cultura local. Esse ano, o Estado irá fazer um grande investimento para assegurar o funcionamento pleno dessas escolas e estes encontros formativos estimulam uma maior participação das famílias, escolas e estudantes, a partir desta visão territorial e contextualizada da Educação”, destacou.
Para o representante da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), José Guimarães, os encontros formativos são essenciais para o trabalho que é desenvolvido nas unidades escolares do Campo. “É um momento de capacitação, informação e repasse de dúvidas. A nossa expectativa é a de que tenhamos um bom ano letivo com esta nova gestão da Secretaria, pois sabemos do compromisso do secretário com a Agricultura Familiar, que é conhecedor do nosso movimento”, afirmou.
Já o representante da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), Marcos André de Oliveira, afirmou que “a formação é muito importante para as nossas escolas devido aos termos de cooperação que estão em exercício e, a partir disso, todos os representantes das escolas têm a oportunidade de serem orientados para melhor executar seus respectivos termos de cooperação”, esclareceu.
Fotos: Emerson Santos
– ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Estudantes celebram os 172 anos do poeta Castro Alves
Os estudantes do Colégio Estadual Ypiranga, no bairro Dois de Julho, em Salvador, celebraram, nesta quinta-feira, o 172º aniversário do poeta Castro Alves (1847-1871) e o Dia da Poesia, na Praça da Piedade, no centro da cidade. A iniciativa faz parte de um projeto que acontece, tradicionalmente, a cada 14 de março. Depois de recitarem e assistirem às performances poéticas do grupo Coletivo Poesia das Sete Praças, os alunos seguiram até à Praça Castro Alves, acompanhados da Fanfarra do Colégio Ypiranga, para mais uma homenagem junto a grupos de poesia convidados, como o Poetas da Praça e o Boca de Brasa. No entorno da estátua do poeta, estudantes e convidados recitaram e cantaram os parabéns para o poeta, ao redor de um bolo decorado.
O estudante Luís Carlos Soares, 17, 3º ano, um dos que recitaram na Praça da Piedade, falou sobre o seu encantamento com a obra do poeta do Romantismo e autor de ideias políticas e sociais libertárias. “Eu fui apresentado à poesia de Castro Alves no Colégio Ypiranga, quando estava no 6º ano e participei de uma oficina. Fiquei encantado com a poesia empoderada dele, com a sua voz em favor dos negros. No 2º ano, estudamos o Romantismo e aí aprofundei nas poesias de Castro Alves, como ‘Navio Negreiro’, que sei recitar”, disse, orgulhoso.
A poesia de Castro Alves também empolga o estudante Filipe Duarte, 18, 3º ano. “Foi no colégio que me despertei para a poesia de Castro Alves e gostei muito do jeito que ele escreve e a temática libertária de sua obra. Acredito que foi através da poesia de Castro Alves que passei a compreender melhor os conteúdos de Literatura”, relatou.
Dia da Poesia – O dia do nascimento da poesia se tornou o Dia da Poesia a partir de 1999, por iniciativa da 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para incentivar a promoção da leitura, da escrita, da publicação e do ensino da poesia. No ambiente escolar, destaca a professora de História, Maria Celuta Vilas Boas, os estudantes são estimulados a trabalhar a poesia durante todo o ano letivo. “Chamamos a atenção dos nossos alunos que hoje é um dia de celebração, mas o Dia da Poesia é todo o dia, porque a poesia é a linguagem da alma, por meio da qual as pessoas expressam os seus sentimentos. E Castro Alves é esta grande referência, porque ele usou a sua voz para combater as injustiças sociais. No Ypiranga, temos um trabalho contínuo com os estudantes, que são os protagonistas, e os incentivamos a produzir poesia. Além disso, temos um trabalho associado à comunidade do bairro, onde a arte é pulsante”.
A professora de Língua Portuguesa, Elizabete de Oliveira, destacou a proposta pedagógica interdisciplinar, o incentivo ao protagonismo estudantil e a importância da Literatura no cotidiano “Temos na obra de Castro Alves um incentivo para a poesia. Como ele viveu os últimos dias de sua vida no nosso colégio, costumo ressaltar para os nossos alunos a importância do local que habitamos e da poesia de Castro Alves, que foi o primeiro poeta brasileiro que fez da sua voz a voz do negro. Ele representa, para nós, o símbolo da liberdade. No Ypiranga, a poesia de Castro Alves é trabalhada de várias formas, como sarau e peças de teatro, como a dramatização de Navio Negreiro”.
Fotos: Claudionor Jr
– ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Obras de duplicação executadas pela VIABAHIA avançam para segunda etapa na região de Santo Estevão
Trecho passa por intervenções | Foto: Divulgação VIABAHIA
A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. prossegue com as obras de duplicação na região de Santo Estevão (altura do Km 461 da BR-116). Para a continuidade da execução das intervenções, um novo desvio será liberado na manhã desta sexta-feira (15/03).
A Concessionária solicita atenção especial no trecho em cor laranja, destacado no croqui em anexo.
Para garantir a segurança dos usuários e moradores da região, a Concessionária reforçou a sinalização no local. Toda a operação conta com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter® – www.twitter.com/viabahia_sa – @viabahia_sa
Instagram® – www.instagram.com/viabahia – @viabahia
Serviços aos usuários
A concessionária atende a chamados através dos telefones 0800-6000-324 para a BR-324 – rodovia Eng° Vasco Filho e 0800-6000-116 para a BR-116 – rodovia Santos Dumont, que recebem chamadas também através de aparelho celular. Ao longo das rodovias há Bases dos Serviços de Atendimento aos Usuários (SAUs), que estão equipadas com banheiros femininos e masculinos e banheiros para portadores de necessidades especiais.
Trechos:
BR-324 – rodovia Eng° Vasco Filho (Salvador – Feira de Santana) – 113,2 Km: importante interligação estadual, que atravessa a região de alta densidade demográfica. Salvador e Feira de Santana são fortes polos de atração de viagens de veículos de passeio.
BR-116 – rodovia Santos Dumont (Feira de Santana – Divisa BA/MG) – 554,1 km: caracteriza-se pelo intenso tráfego de veículos comerciais, exercendo um papel de eixo de integração norte-sul do país, interligando a região Nordeste às regiões Sul e Sudeste.
Mês da Mulher: OAB promoverá evento na praça IX de Novembro
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Vitória da Conquista estará na Praça IX de Novembro promovendo evento que integra a programação do mês de março, voltada às mulheres. A ação que será marcada por serviços, palestras e atividades dinâmicas e lúdicas ocorrerá amanhã (15).
Abordar a causa feminina, em seus direitos e no seu contexto atual, é de extrema relevância para a sociedade, visto que a maioria das mulheres ainda desconhecem suas garantias legais, submetendo-se a diversas formas de violência. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o sétimo (em um ranking de 83 países) país mais violento com as mulheres no mundo, em que 12 mulheres são assassinadas por dia. E os dados não diminuem, sendo que de 2016 a 2018 os casos aumentaram 6%. Em se tratando da desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na medicina e na advocacia as mulheres são a maioria (52%), mas recebem apenas 70% do salário médio dos homens na mesma função. Diante dessa realidade, faz-se necessário que instituições como a OAB realizem esse importante papel de conscientização.
A presidente da Comissão da Mulher, Kelly Newton, ressaltou a relevância do evento na conscientização social acerca de seus direitos e deveres. “Essa atividade também tem a importância de aproximar a instituição (OAB-Vitória da Conquista) da comunidade, e por isso conclamamos os advogados e advogadas para que o prestigiem e colaborem”.
A OAB-Conquista iniciou suas atividades para o Mês da Mulher no dia 08/03, discutindo com as internas do Presídio Nilton Gonçalves o tema “Empoderamento feminino no cárcere e além do cárcere”. Após ação na Praça IX de Novembro, no dia 21/03 será realizada no auditório da Subseção, uma aula para as advogadas sobre marketing digital, sexualidade e desafios da profissão. Por fim, entre os dias 28 e 29/03 ocorrerá a entrega das doações para mulheres hipossuficientes na Casa do Amor e no Abrigo Nosso Lar.
__
DATA: 15/03/2019 (SEXTA-FEIRA)
LOCAL: PRAÇA IX DE NOVEMBRO
PROGRAMAÇÃO:
9H – ALCÓOL E DROGAS NO UNIVERSO FEMININO, PRECISAMOS CONVERSAR – DRA. MORGANA LOPES
10H – DIREITOS E DEVERES DO CONSUMIDOR – DRA. FLAVIA VIANA
11H – PROJETO EU SEI ME DEFENDER/ AULA DE DEFESA PESSOAL/ ACADEMIA MAGNAVITA BROS
12H – A MULHER NO SÉCULO XXI E OS DESAFIOS DA VIDA COTIDIANA – DRA. LAÍSA SOARES
13H – OS DESAFIOS DA MULHER COM DEFICIÊNCIA – DRA. JENIVALDA SAMPAIO
14H – DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS – DRA. CLAUDIA SIMÕES
15H – VIOLÊNCIA NO PARTO E NASCIMENTO, OS DIREITOS DAS GESTANTES – DRA. JOANA ROCHA
16H – VOZ E VIOLÃO COM OS ARTISTAS: REGE DE ANAGÉ E EVANDRO CORREIA
17 H – ENCERRAMENTO
DURANTE A AÇÃO ESTARÃO SENDO OFERECIDOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO JURÍDICO E PSICOLÓGICO.
Nota de pesar
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lamenta a tragédia ocorrida, nesta quarta-feira (13), na Escola Estadual Raul Brasil, no município de Suzano, em São Paulo, e presta solidariedade às famílias das vítimas, aos estudantes, profissionais e toda a comunidade escolar envolvida.
Economia baiana encerra 2018 com alta de 1,1%
De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto (PIB) baiano encerrou o ano de 2018 com crescimento de 1,1%. O resultado positivo no ano de 2018, divulgado nesta sexta-feira (08), é consequência da recuperação dos setores da agropecuária (12,5%) e de serviços (0,9%). No caso do setor de serviços essa alta deve-se a expansão em volume do comércio (1,4%); das atividades Imobiliárias (1,2%) e da Administração Pública (1,0%).
Segundo o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, “mesmo com os problemas que tivemos no ano passado com a crise econômica nacional, o grande feito é que a Bahia fecha o ano com saldo positivo, o que obriga a gente, inclusive, a repensar determinados passos daqui para frente, do ponto de vista do planejamento e ao mesmo tempo uma busca para atração de novos investimentos e também a questão do que diz respeito ao processo de investimento feito pelo Estado, que é a maior alavanca de influencia do ponto de vista do crescimento econômico em qualquer situação. É importante que a gente olhe o resultado do PIB de 2018 numa projeção do que nós vamos fazer nos próximos quatro anos, a partir do Plano Plurianual, olhando o Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035 que está ficando pronto e, ao mesmo tempo, chamando as Secretarias para a gente começar a trabalhar de forma muito integrada”.
Ainda de Acordo com Pinheiro, “o crescimento do ano passado revela a importância de um apelo feito pelo governador Rui Costa para que as secretarias trabalhem não só na transversalidade, como também na integração, que é a forma mais eficaz que a gente tem de potencializar os investimentos, trabalhar com a iniciativa privada e também estimular a atração de investimentos, fazendo do Estado um indutor do desenvolvimento tanto para a geração de atividades econômicas quanto para a geração de postos de trabalho”.
No 4º trimestre no ano, quando comparado ao de igual período do ano anterior, o PIB apresentou leve retração de 0,1%. Já no 3º trimestre, o PIB ficou estável com variação de volume de 0,5%. No 2º semestre, o crescimento foi de 1,2%. No primeiro trimestre, o PIB também registrou alta de 0,6%.
É COM MUITO PESAR QUE ANUNCIAMOS A MORTE ÊNIO FILHO DE DONA NILDA DO PÉ DE MANGA FICA NOSSO PESAR A TODA FAMÍLIA E AMIGOS
HOJE A TARDE EM UM ACIDENTE ENTRE O CAMINHO E UMA MOTO TIROU A VIDA DO MOTOQUEIRO E DO MOTORISTA DO CAMINHÃO ÊNIO O CAMINHÃO TOMBOU E PEGOU FOGO FOI HOJE A TARDE NA ENTRADA DE JAGUAQUARA NA BA QUE VAI PRA SERRA MAIS INFORMAÇÕES MAIS TARDE
#PAREM DE NOS MATAR.
O que falar no dia internacional das mulheres onde ja foram mais de 200 mortes de mulheres em 2019? São pelo menos 336 casos de feminicidios (201 consumados, 135 tentados) em 245 cidades brasileiras. Apesar do dia de hoje ser o dia das mulheres ainda vai haver casos de mortes, de tentativas, ainda vai haver rosto desfigurado, coração quebrado e psicológico afetado, apesar da luta que tivemos para conseguir nossos direitos ainda vai haver menosprezo de alguns Homens em diminuir nossa causa. Hoje não queremos flores, não queremos chocolates nem mensagens fofas e motivacionais , queremos respeito, queremos que os nossos direitos sejam mais intensificados e cada dia possamos alcançar mais nossa igualdade através de nossas lutas. Ontem 07/03 milhares de mulheres subiram a tag #PARE DE NOS MATAR que foi praticamente um pedido de socorro de todas as mulheres em relação a tanta violência, femicidio e feminicidios quem vem acontecendo nos últimos meses. Nesse dia das mulheres que sejamos 0 que quisermos ser, mesmo com toda a dificuldade que é ser mulher hoje em dia, mesmo sendo consideradas uma “fraquejada”, mesmo não aguentando lutar as vezes, mesmo com toda indiferença, que todas possamos ser quem quisermos ser, PORQUE UMA COISA QUE MULHER PODE, É PODER.
Texto: Beatriz Cruz










