prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Jovem é assassinado em terreno baldio de Conquista

Um jovem identificado como Elias Santos foi assassinado nesta tarde de sábado (23), em Vitória da Conquista. O crime ocorreu em um terreno baldio localizado no Bairro Renato Magalhães.

A Polícia Militar foi acionada por moradores que ouviram um barulho de tiro. A pós a chegada dos militares, a veracidade da informação foi confirmada. O rapaz foi encontrado já sem vida. Segundo informações, a vítima, seria morador do Bairro Vila Eliza, teria levado um tiro na nunca e morreu no local.

Não há ainda informações da autoria do homicídio e nem a sua motivação.

O DPT realiza levantamento cadavérico neste momento.

É HOJE FESTA DE AGUÁ BELA, VOCÊS NÃO PODEM PERDER, VEJAM O VIDEO .

O perigo vem do mar: ciclone pode atingir Bahia neste fim de semana

Alerta da Marinha vale a partir das 9h da mnhã deste sábado (23)

Foto: reprodução

Um ciclone pode acontecer no mar da Bahia neste final de semana. As informações são da Marinha do Brasil, do Comando do 2º Distrito Naval e da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), num alerta emitido nesta sexta-feira (22). O alerta, que passa a valer a partir das 9h deste sábado (23), afirma que a formação de ciclones que ocorre em alto-mar causa chuva intensa e rajadas de ventos.

Por causa dos ventos que podem chegar a 100 km/h com a formação do ciclone no sul do Estado, a Marinha ainda recomenda que não sejam praticados esportes náuticos, embarcações de esporte, recreio e pesca não naveguem em águas abertas. Além dos ventos fortes são esperadas chuvas durante o fenômeno meteorológico.[fonte varela noticias]

Urgente: Jovem surta e desaparece em Vitória da Conquista

Nesta semana, o jovem Maurício Amaro Junior surtou dentro de um ônibus interestadual e desceu na rodoviária de Vitória da Conquista. A família está à procura do desaparecido e pede por informações.

Maurício saiu de Minas Gerais com destino a Grossos, distrito de Verdejante(PE). Durante o trajeto o jovem teria surtado e começou a relatar que pessoas do ônibus estavam querendo lhe matar. Com medo, desceu na rodoviária de Vitória da Conquista. Há relatos que ele teria deixado seus documentos em um guichê de alguma viação.

Maurício Silva Amaro e Clemilda de Barros Gomes, pais de Maurício Jr., relatam que ele tem depressão e vinha apresentando transtornos psicológicos.

A família pede informações sobre o paradeiro do jovem. Contatos: (87) 98869- 7092/ 99814- 3061/ 99601-6494.

Bom Jesus da Serra: Prefeito Gazzo construirá 19 banheiros na comunidade da Arara zona rural do município

A Prefeitura municipal de Bom Jesus da Serra através do Prefeito Edinaldo Meira Silva – Gazzo vai construir 19 banheiros na zona rural do município. As famílias foram selecionadas levando-se em consideração a ausência de banheiros em suas residências, além de condições ruins e inadequadas de saneamento básico. O projeto foi elaborado pela prefeitura e contou com a participação de profissionais.

Na tarde desta quinta-feira 21, o prefeito Gazzo juntamente com o engenheiro Diego e Ronaldo esteve visitando as famílias beneficiadas da comunidade da Arara fazendo o levantamento para iniciar as obras. Ainda de acordo com o prefeito Gazzo, a cobertura sanitária vai proporcionar uma vida mais digna para os bonjesuense. “Isso significa dizer que haverá uma substancial melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano do Município, com vidas mais longas, saudáveis e decentes para nossa população”.

JEQUIÉ: Outono chega com chuva e ameniza o calor na Cidade Sol

CHUVA NA CIDADE SOL

O Outono chegou com força em Jequié na madrugada desta quinta (21). Após uma semana quente e escaldante, com temperaturas superando os 42º e sensações térmicas de até 47º, a chuva animou os munícipes, relâmpagos e trovões foram flagrados e a queda na temperatura foi visível nos primeiros horários desta manhã.

O outono é a estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno. É caraterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar e início da queda das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.

SEI projeta crescimento de 1,8% da economia baiana para 2019

Para analisar os resultados da atividade econômica no Brasil e Bahia em 2018 e avaliar perspectivas para 2019, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realizou ontem (20) uma Reunião de Conjuntura Econômica, na sede da Secretaria estadual do Planejamento (Seplan). O evento reuniu especialistas da Superintendência e da Seplan para investigar as atividades econômicas no pais e alguns dos indicadores socioeconômicos e fazer uma análise mais detalhada da conjuntura.

“As primeiras estimativas relacionadas ao desempenho econômico da Bahia apontam para um crescimento que novamente deverá acompanhar a tendência do PIB brasileiro”, afirma Gustavo Pessoti, diretor de Indicadores e estatística da SEI. Pessoti afirmou que a primeira projeção realizada pela SEI é a de um crescimento de 1,8% para a economia baiana em 2019.

Para o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, o crescimento da economia baiana será maior do que o apresentado em 2018, que foi de 1,1%, devido, principalmente, à ação indutora do Estado como promotor do desenvolvimento. “A ampliação da infraestrutura, com obras importantes de mobilidade urbana, a construção de novas unidades hospitalares, escolas, estradas, o apoio aos diversos setores, a exemplo da agricultura familiar, são fatores que vão contribuir com a elevação da nossa economia”, destaca.

O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Luiz Mário Vieira, ressalta o cenário que vem contribuindo para o crescimento da economia. “Já registramos uma recuperação no setor de serviços, demonstrado pelo aumento da demanda por crédito e também pela recuperação da confiança do consumidor”, avalia Vieira. Outro ponto destacado pelo especialista é a taxa de inflação controlada em 3,89% nos últimos 12 meses e a projeção do Banco Central e do mercado financeiro para a permanência desta taxa pelo menos em 2019.

Bahia: Homem joga filho e em seguida se joga da janela de hotel; os dois morreram

 

Um homem jogou o próprio filho de 5 anos e, em seguida, se jogou da janela de um hotel no Caminho das Árvores, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (21).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já se encontra no local e o edifício foi interditado.

Ainda não se sabe a motivação do crime, nem a identidade dos dois.

De acordo com a Polícia Militar, os dois caíram do 15º andar do prédio. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da queda. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) trabalha com a hipótese de acidente, tendo o homem caído ao tentar evitar a queda da criança.

A criança é um menino de aproximadamente 5 anos. As mortes foram atestadas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que esteve no local para prestar socorro.

Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão no local para fazer a perícia. Depoimentos de testemunhas também estão sendo colhidos no local

Jovem de 19 anos tem útero retirado em parto e entra em estado vegetativo na Bahia

Uma baiana de 19 anos está em estado vegetativo há oito meses depois de um parto malsucedido, realizado no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Araci, cidade de 54 mil habitantes, no Nordeste do estado.

Mirene Santos da Silva, segundo a família, teve o útero extraído junto com a placenta no momento do parto, o que causou hemorragia, parada respiratória e convulsões. A gravidez dela, conforme mostram exames de pré-natal da jovem, era considerada normal.

Mirene e Gean no final da gestação; Jordan, o bebê, não ficou com sequelas (Foto: Acervo pessoal)

O marido, Gean Guimarães da Silva, 21, disse que o parto em Araci era para ter sido cesárea.

“Insistiram em fazer normal, mesmo com o útero dela estando invertido. O útero ficou retorcido e foi arrancado, e ela perdeu muito sangue”, conta.

Ela deu à luz a um menino, Jordan, que não teve sequelas.

Logo após a intervenção cirúrgica, a jovem, que era dona de casa, foi levada às pressas para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, onde ficou por 15 dias entubada e entrou em estado vegetativo. O único movimento que ela faz é abrir os olhos. A família disse que foi informada pelos médicos de que “apenas um milagre pode reverter o caso dela”.

O estado vegetativo, que é diferente do coma, acontece quando uma pessoa está acordada, mas não está consciente e não apresenta movimentos voluntários, sem conseguir interagir com as pessoas ao seu redor.

Consultada sobre o assunto, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que “cumprindo determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Ministério Público, não fornece o estado de saúde e informações sobre pacientes internados na rede de assistência estadual”.

Problemas financeiros
O parto completa oito meses nesta quarta-feira (20), mas só se tornou público esta semana, quando os familiares procuraram a imprensa para denunciar que estão recebendo um valor muito baixo de auxílio por parte da prefeitura de Araci.

Mirene ficou dois meses internada no Hospital Estadual da Criança, até voltar para Araci, onde residia no povoado de Lagoa do Boi. Há dois meses, ela, o marido, o bebê e sua mãe, Maria Luíza, 49, vivem numa casa alugada pela prefeitura, no bairro Tiracolo, em Araci.

De renda fixa, a família tem somente R$ 290 que a mãe de Mirene recebe do programa federal Bolsa Família.

“Eu revezo no cuidado com meu filho junto com minha irmã, e faço uns bicos, mas vivemos mesmo de ajuda”, conta Gean, que também critica a falta de uma técnica de enfermagem para cuidar da esposa.

Segundo ele, depois que a jovem retornou de Feira de Santana, a prefeitura chegou a contratar uma empresa de home-care chamada Anjos do Lar, para prestar serviços de fisioterapia, enfermagem, médico clínico geral, fonoaudiologia, nutrição e técnico de enfermagem. O problema é que o serviço não é prestado de maneira regular, segundo aponta o marido.

“O técnico de enfermagem era pra ficar 24 horas, mas só ficou três dias, agora enfermeira três vezes na semana, e fisioterapeuta, nutricionista e médico uma vez por mês. Precisamos de suporte 24 horas e de muitas fraldas, ela usa muito”, reclama Gean.

Através de nota, a prefeitura de Araci informou que, além dos profissionais da empresa de home-care, a família da jovem está recebendo suporte da Assistência Social.

“Avaliaremos quais as demandas que ainda têm e faremos o possível para atendê-las. Ela foi assistida por profissionais a todo momento. O hospital e seus profissionais lamentam o atual quadro clínico da jovem. Foi lançado mão de todas técnicas possíveis para minimizar as consequências do parto”, diz o comunicado.

PADRINHO | Aliado de Lúcio e Geddel assume Coordenação de Trânsito em Conquista

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up
O engenheiro de automação Micael Batista Silveira (imagem acima/rede social) foi anunciado pelo prefeito Herzem Gusmão (MDB) como novo coordenador de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista. A nomeação foi publicada na segunda-feira, 18.

Silveira, ex-presidente do MDB Juventude no Estado da Bahia e com passagens pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Salvador, é fiel aos irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima. A ligação está evidenciada em postagens de Silveira em suas redes sociais.

Além dos irmãos Vieira Lima, o novo coordenador tem como padrinho o ex-prefeito de Condeúba, Odílio Silveira, de quem é filho. O novo titular substitui Jackson Apolinário Yoshiura, que ocupava interinamente o cargo após a tumultuada saída de Ivan Cordeiro, no final do mês passado. (RELEMBRE)