:: ‘Bahia’
PLANALTO: VEREADOR PROPÕE MÉTODO NATURAL DE COMBATE A DENGUE.
O Vereador Danilo Campos (PSC), apresentou um projeto de lei que visa o combate à dengue, através do incentivo ao cultivo das plantas Citronela e da Crotalária nas residências, comércios, e demais áreas públicas do município de Planalto.
Trata-se de um método natural de combate ao mosquito da dengue, que foi implantado em várias cidades do pais, onde demonstrou satisfatória eficácia no combate biológico ao mosquito transmissor da dengue.
A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. A ação de apenas uma planta pode atingir uma área de até 50m² (cinquenta metros quadrados). Por sua vez, a Crotalária atrai as libélulas, que são predadoras naturais do Aedes Aegypti, o que pode contribuir para a diminuição da proliferação do mosquito.
“Tendo em vista a avanço da epidemia e proliferação do mosquito devido as chuvas de verão, apresentei a proposta de combate natural ao mosquito, mas as outras armas de combate como, manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam, a citronela e crotalária vão ajudar apenas no combate a infestação, mas os cuidados em casa permanecem, disse Danilo.’
79ª CIPM realiza Parada Geral do mês de fevereiro
Na manhã desta segunda-feira (25), a 79ª CIPM realizou uma Parada Geral em que foi apresentado o balanço de produtividade da tropa. Durante a reunião, Foi divulgado um panorama operacional das ações desempenhadas pela Unidade, com metas a serem alcançadas ainda no primeiro semestre de 2019.
Na ocasião, o Ten Cel PM Gondim, comandante do 19° Batalhão, foi convidado para apresentar a estrutura e o funcionamento do Batalhão que comanda, bem como as suas estratégias para redução de crimes violentos letais e internacionais – CVLI.
Foi realizada também a entrega dos certificados aos policiais eleitos Policial Militar Padrão do mês, e a leitura dos elogios aos combatentes que se destacaram no cumprimento da função. Na oportunidade, a Sd PM Jaqueline, que atualmente está na Reserva em virtude de um disparo acidental de arma de fogo, fez a leitura do elogio ao colega de farda pelo gesto nobre de solidariedade.
Por fim, o Cap PM Alécio, comandante da Unidade, parabenizou toda a sua tropa pelo envolvimento e atuação durante as atividades desenvolvidas pela CIPM, e destacou a importância dessas ações como forma de reconhecer e valorizar seus combatentes.
Sem transporte escolar,irmãos morrem em acidente na estrada Conquista-Itambé

Na última terça-feira(19), um grave acidente de moto envolvendo estudantes da rede estadual de Itambé chocou a população do município. Cristiano Santos Bispo (19 anos) e Amanda Santos Bispo (17 anos) estavam usando o transporte particular para chegar até a escola quando a moto colidiu com um animal. Cristiano faleceu no momento do acidente, e Amanda ficou internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas veio a óbito nesta manhã(26). A família Bispo culpa a prefeitura de Itambé por não oferecer transporte escolar aos alunos que residem na zona rural.
A equipe da TV UESB conversou na semana passada com a família dos irmãos. Ainda muito abalados e sem saber que Amanda também não resistiria, os pais contaram que a prefeitura não estava oferecendo transporte escolar, por isso eles estavam usando a moto para chegar até a escola.
Segundo a reportagem, a prefeitura de Itambé divulgou nota afirmando que não há nenhum tipo de acordo entre o município e o estado para o fornecimento obrigatório do transporte. No entanto, o Núcleo Territorial de Educação (NTE-Itambé) desmentiu a nota da prefeitura e confirma que a mesma assinou o termo do Programa de Transporte Estadual Escolar (PET), se comprometendo a transportar os alunos da rede estadual
Tragédia na Bahia:Sete pessoas morrem em grave acidente na BA-052

Por volta das 20:50h, um grave acidente próximo à cidade de América Dourada resultou em sete mortes. Todos estavam em uma Parati que bateu de frente com um caminhão carregado de verduras.
Segundo as informações preliminares de transeuntes que passavam no local, todos os passageiros da Parati morreram na hora. Alguns corpos estão presos às ferragens e outros foram lançados para fora do veículo. Não de sabe ainda os nomes das vítimas.
Com o impacto da batida, o caminhão, que segundo o informante, pertence a dois sócios de pré-nome Val e Marcelo, virou e a Parati foi totalmente destruída. Ainda de acordo com as informações, o motorista do caminhão está com leves dores lombares, mas se locomovendo normalmente. Não se sabe ainda as causas do acidente.
A polícia está se deslocando para o local do acidente. Várias imagens do episódio são fortes e nos recusamos a postar. Mais informações a qualquer momento. Com informações do Cultura e Realidade. (Irecê Repórter)
CANSANÇÃO-BA: Amigos e familiares consternados pela morte trágica de Daniela Ferreira.
SUS: Apesar da fila, 15 pessoas são internadas por dia com transtornos mentais na Bahia.
Com uma média diária de 15 internamentos diários na Bahia, o transtorno mental levou 5.568 pessoas a buscarem atendimento pelo Serviço Único de Saúde (SUS) em 2018. Segundo levantamento do Correio, houve um crescimento de 31,2% no número de pacientes em relação a 2017.
Ainda de acordo com a matéria, baseada em dados do DataSus, no ano passado, a maioria dos pacientes internados tinha entre 30 e 39 anos. Já a principal causa, especialmente entre a faixa de idade de 15 a 49 anos, foi esquizofrenia – transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes. Em relação ao grupo que abrange 50 e 69 anos, os atendimentos são, na maior parte dos casos, relativos ao alcoolismo.
Vale ressaltar que apesar da demanda, houve uma diminuição de leitos destinados a esse tipo de tratamento no Estado. Uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgada no ano passado, mostrou que a Bahia perdeu 1.916 leitos nesse período, uma redução de quase 8%.
Fabíola quer criação do Fundo Eva Luana de Enfrentamento à Violência contra Mulheres

O Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, cuja criação já tramitou na Assembleia Legislativa, poderá ser batizado com o nome da estudante de direito Eva Luana, de 20 anos, que foi vítima de uma série de violência, tortura, e terror pelo seu padrasto em Camaçari. Autora do projeto que indica a criação do fundo em 2015, a deputada Fabíola Mansur recebeu a visita da jovem Eva Luana, em busca de apoio institucional à sua luta por justiça. No encontro, a estudante de direito relatou o caso de horror que sofreu ao lado da mãe ao longo de oito anos, mas também de coragem e superação a partir do momento em que ela decidiu enfrentar as ameaças e denunciar ao mundo o seu caso. Eva quer ser uma voz na luta em defesa de centenas de milhares de mulheres que são violentadas no Brasil diariamente e aceitou entregar o seu nome para o Fundo Eva Luana de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
A parlamentar argumenta que os números na Bahia são motivos suficientes para que sejam estabelecidas urgentemente medidas para tentar reverter o quadro. Segundo o Mapa da Violência, o estado baiano é o 6º lugar no ranking nacional em casos de violência contra a mulher. De acordo com a proposta, “o Fundo será um importante instrumento de enfrentamento para fortalecermos a política estadual de enfrentamento à violência e o combate ao feminicídio, principalmente no momento de crise financeira. O fundo poderá receber dinheiro não apenas do orçamento, mas também de doações privadas, convênios com organismos nacionais e internacionais, e seus rendimentos, para investir em ações concretas, fortalecendo a rede de serviços para as mulheres, prestar assistência às vítimas, campanhas de prevenção, medidas pedagógicas. Além de ações de apoio ao acolhimento a mulheres vítimas, como as casas de abrigo, novas delegacias especializadas, dentre outras coisas”, aponta Fabíola.
“A aprovação deste projeto pelo nosso governador Rui Costa é fundamental para fortalecermos as políticas para as mulheres, para alcançarmos mais resultados nesse universo cruel do machismo e da violência, que atinge diariamente milhares de Evas Luanas, que hoje se tornou um ícone vivo da luta feminina. Somos solidárias à história de força e superação de Eva Luana, que nos comove mas também nos dá energia para seguirmos na luta por ela e outras garotas ”, finaliza a deputada, que anuncia a criação de uma campanha pela criação do Fundo Eva Luana.
Bom Jesus da Serra: Prefeito Gazzo entrega placa de homenagem ao jovem que passou nas três maiores universidades públicas

Na tarde desta sexta-feira (22/02), o Prefeito Edinaldo Meira – Gazzo entregou em seu gabinete na Prefeitura Municipal uma placa de homenagem para Henrique Jesus de Oliveira, o jovem de apenas de 18 anos morador na Fazenda São José (Quilombo da Mumbuca) zona rural de Bom Jesus da Serra, por ter conquistado as aprovações nas três maiores universidades públicas do sudoeste baiano em Vitória da Conquista. Aluno da escola estadual de Bom Jesus da Serra-Ba, ele garantiu vagas no curso de psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Matemática no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

O prefeito disse que o resultado é fruto do reconhecimento de que a escola ainda é o único meio de quem busca um futuro promissor e que, Henrique Jesus de Oliveira, tem plantado frutos que produz “Vitórias” e isso nos deixa bastante orgulhoso. O prefeito aproveitou o momento para incentivar aos demais jovens estudantes de que, a prática pela leitura, o envolvimento com os professores e a dedicação na sala de aula resulta em situações como essa e por isso deixamos aqui um conselho, estudem, busquem avançar, pois somente assim alcançaremos nossos objetivos, “desejamos parabéns e boa sorte o nosso adolescente Henrique”. Concluiu.
Palmas de Monte Alto: Moradores reclamam sobre o abandono da obra de pavimentação da estrada que liga o distrito de Rancho das Mães à BR-030

Moradores do distrito de Rancho das Mães, em Palmas de Monte Alto (BA), encaminharam imagens à reportagem do Portal Vilson Nunes, reclamando sobre o prejuízo causado pela empresa Sevia, que ‘abandonou’ a obra de pavimentação asfáltica que vinha sendo realizada no trecho que liga a BR-030 à localidade.
Segundo os cidadãos, com a interrupção dos trabalhos, parte dos serviços que já tinham sido efetuados ficaram prejudicados e provavelmente será necessária uma nova intervenção o que deve causar mais atraso. “A empresa provou uma clara ineficiência da gestão dos recursos públicos. Preço que a população paga duas vezes, por não usufruir da obra e ainda ter seus impostos maus geridos”, disse Gabriel Figueredo.
O reclamante alega que, já se passaram mais de 30 dias que a obra está paralisada sem adoção de providências. Ele cobrou uma ação por parte do Poder Público Municipal.

Procurado pela reportagem, o vice-prefeito Neto, afirmou que a Administração Municipal tem cobrado constantemente uma ação da empresa que ganhou a licitação. Além disso, ele destacou que tanto o prefeito, quando a deputada Ivana Bastos, estiveram em Salvador (BA), participando de uma reunião na SEINFRA, quando se reuniram com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, para tratar sobre a paralisação dos serviços em Rancho das Mães. Após a reunião, a parlamentar e o prefeito seguiram para a superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), e conversaram com o gestor Saulo Pontes sobre os detalhes da obra. “Lutamos para conquistar essa obra fundamental para a população. Infelizmente, a empresa não cumpriu o compromisso e deixou o município com grandes problemas, mas continuamos trabalhando para que os entraves sejam resolvidos e a população possa usufruir dos serviços”, afirmou Ivana Bastos, após os encontros.
DEPUTADO ESTADUAL FABRICO FAZ UMA HOMENAGEM AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE POÇÕES DAVI SOARES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA





























