prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



Cedasb realiza Encontro Territorial em Poções para debater sobre o acesso a água de qualidade para consumo das comunidades escolares


Aconteceu, nesta terça-feira (06/03), no Clube da AABB, em Poções, o Encontro Territorial, promovido pelo Cedasb – Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia, com o objetivo de reunir gestores públicos, secretários da pasta de educação, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e representantes de comunidades para debater sobre o acesso a água de qualidade para consumo das comunidades escolares através da implementação da tecnologia social “Cisternas Escolares” na perspectiva de uma Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.                                                                                                                                             “Esse encontro é uma das atividades dentro desse projeto, que é um projeto da Articulação Semiárido Brasileiro, e nós do Cebasb somos a entidade executora. O intuito é socializar o que é, qual a pretensão, qual o cerne da questão e qual é o objetivo desse projeto, que além de levar água de qualidade para as escolas, é para difundir a Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. Essa educação tem que ser vista como um instrumento de fortalecimento do homem e da mulher do campo”, comentou Eliene Almeida, coordenadora técnica do projeto Cisterna nas Escolas, do Cedasb.

 

 

Yuri Meira, secretário de educação de Poções, juntamente com o coordenador da Secretaria de Educação, o professor Rafael Brito, se fizeram presentes no encontro, além de representantes dos municípios de Boa Nova e Manoel Vitorino.

DECOM-PMP

Compartilhe:

Prefeitura de Poções publica Edital de Convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo

A Prefeitura Municipal de Poções publicou, na tarde desta quarta-feira (07/03), o Edital de Convocação dos candidatos relacionados, aprovados e classificados no Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária, para comparecer, nos dias 08 e 09 de março de 2018, no horário das 7:00 às 13:00h, no setor de Recursos Humanos de cada Secretaria.
Os candidatos deverão estar munidos de documentos em sua forma original e cópia, para fins de nomeação e posse, o que não ocorrendo no prazo estipulado implicará em desistência da vaga ao cargo em que foi aprovado.
No ato da entrega da documentação, o candidato deverá apresentar declaração de não acúmulo de cargo. Caso seja constatada alguma inverdade na documentação apresentada, que contradiga a legislação vigente e o edital, o candidato será eliminado do Processo Seletivo ou terá seu contrato rescindido e posterior encaminhamento aos órgãos competentes para apuração de eventuais responsabilidades.
Para conferir o Edital de Convocação, acesse o link: http://www.pocoes.ba.io.org.br/diarioOficial/download/615/10/0
DECOM-PMP

Compartilhe:

DIA INTERNACIONAL DA MULHER -Nada a comemorar

 (Foto: Alexandre Mauro/G1)Nesta quinta-feira, 8 de março, países do mundo todo celebram o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a busca pela igualdade entre homens e mulheres. A data é percebida por muitos como um momento festivo, no qual se distribuem flores e mensagens que ressaltam a importância da mulher na sociedade. Mas neste 8 de março, nós, mulheres brasileiras, não temos muito a celebrar. Os dados divulgados pelo Monitor da Violência, parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o Brasil permanece como uma das nações mais violentas do mundo para as mulheres.

As estatísticas levantadas pelo G1 mostram que 4.473 mulheres foram vítimas de homicídio em 2017, um crescimento de 6,5% em relação a 2016, quando 4.201 mulheres foram assassinadas. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, taxa de 4,3 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas do sexo feminino. Para que o leitor tenha ideia do que isso representa, se considerarmos o último relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocuparia a 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países.

O levantamento também inclui dados sobre feminicídios e revela que foram registrados 946 casos no país ano passado, aumento de 16,5% em relação a 2016. Neste caso, o aumento é uma notícia positiva, pois indica que os estados estão se empenhando em aprimorar os registros deste crime. Mas é evidente que ainda há subnotificação.

O feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher, motivado geralmente por ódio ou desprezo. A Lei do Feminicídio (13.104 de 2015) foi sancionada há apenas três anos no Brasil, o que serve de explicação para o reduzido registro de casos nesta categoria. Como as estatísticas de mortes são produzidas a partir dos boletins de ocorrência lavrados pela Polícia Civil, muitas vezes o registro inicial é de homicídio e a classificação como feminicídio só será possível após encerradas as investigações, exigindo dos setores responsáveis pela produção de estatísticas a retificação destes casos.

Além disso, mudanças legislativas como a que a lei 13.104 introduziu exigem a formação e sensibilização de policiais e operadores do sistema de justiça criminal para que sejam capazes de diferenciar um homicídio comum de um feminicídio. Para tanto, a ONU Mulheres desenvolveu um documento para auxiliar o processo de formação destes profissionais, intitulado “Diretrizes Nacionais para investigar, processar e julgar com perspectiva de gênero as mortes violentas de mulheres (feminicídios)”. Nele, estão contidos aspectos essenciais para inclusão da perspectiva de gênero na investigação criminal e orientações para aprimorar o trabalho dos diferentes atores envolvidos como policiais, peritos e promotores.

Maridos ou companheiros

Como o Brasil ainda não conta com um sistema nacional de estatísticas criminais que monitore periodicamente o fenômeno, pesquisadores têm se debruçado em informações produzidas pelo sistema de saúde para ampliar a compreensão sobre estes casos. E se considerarmos os últimos dados de mortes por agressão do sistema de saúde verificamos que 50% das vítimas de homicídio do sexo feminino no Brasil são mortas por parentes, dos quais 33% são os maridos ou companheiros. Sob este critério, é de se esperar que ao menos 2.200 mulheres tenham sido vítimas de feminicídios íntimos no ano passado.

O estado que apresentou a maior taxa de feminicídios foi o Mato Grosso, com 4,6 mortes para cada 100 mil mulheres, seguido do Acre, com taxa de 3,2, e do Espírito Santo, com taxa de 2,0. Mas como ressaltado, os registros de feminicídio ainda são precários e vale também observamos a taxa de mortalidade de todos os homicídios de mulheres nos estados. Sob esta análise, o cenário é ainda mais grave porque 14 dos 25 estados que enviaram dados apresentaram taxa superior à média nacional. O pior cenário registrado foi no Rio Grande do Norte, com 8,4 mortes para cada 100 mil mulheres, seguido do Acre, com taxa de 8,3, e na terceira posição Espírito Santo e Pará, com 6,7 mortes para cada 100 mil mulheres cada um.

O crescimento nos homicídios de mulheres preocupa e evidencia a incapacidade do Estado brasileiro, em suas diferentes esferas e poderes, de interromper a violência de gênero no país. Nesse contexto, o feminicídio coloca-se como tragédia anunciada, mas também como uma oportunidade de tirar o tema da invisibilidade. O feminicídio é o desfecho trágico de uma trajetória de dor, violência e sofrimento. Um crime cruel que afeta as mulheres de todas as idades e classes sociais pelo simples fato de serem mulheres. E que pode ser evitado.

Por isso, o dia 8 de março que se aproxima e todos os outros dias do ano deviam ser dias de luta e enfrentamento às pequenas violências cotidianas tão incorporadas em nossa sociedade: desde o menosprezo a capacidades das mulheres até as diferenças salariais, do assédio sexual no espaço público até o assédio moral no ambiente de trabalho, das pequenas violências simbólicas à violência física.

Deixemos para celebrar o dia em que nenhuma mulher for assassinada apenas por ser mulher.

Samira Bueno é diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Juliana Martins é pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Compartilhe:

IDENTIFICADO HOMEM ENCONTRADO MORTO NO BAIRRO ALTO MARON

Foi identificado o homem encontrado morto na manhã desta Quarta-Feira (7), seu nome é Herlin Pina de Oliveira, estava em sua própria residência na Rua Onorina Andrade no bairro Alto Maron.

A suspeita é que foi vítima de espancamento. Seu corpo já foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).[blog leo santos ]

Compartilhe:

Atenção-RAPAZ DESAPARECIDO FABIO NOVAES DESAPARECEU INDO PARA BARRA DO CHOÇA ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE O PARADEIRO DO MESMO ENTRE EM CONTATO COM A POLICIA

                                                                                                                            ELE É DA CIDADE DE MAITINGA

Compartilhe:

Cruz das Almas: Dois morrem em confronto com a polícia

Dois homens morreram em um confronto com policiais militares na noite de terça-feira (6) em Cruz da Almas. Segundo informações, os dois chegaram a ser socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) onde não resistiram aos ferimentos.  Ainda segundo informações, o confronto teria ocorrido na BR-101.
Logo pós a polícia deixar os dois na unidade, saíram rapidamente. A Polícia Civil foi avisada da existência de dois corpos no necrotério da Upa, onde será realizado o levantamento cadavérico e em seguida, serão encaminhados para o Departamento de Policia Técnica (DPT). A polícia ainda não havia informado endereço e nem identidades dos dois mortos.  Com informações do site Cruz na Tela.
Compartilhe:

Ibipitanga: Ex-prefeito é multado pela prática de nepotismo

Ibipitanga: Ex-prefeito é multado pela prática de nepotismo

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT), foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em R$3 mil pela prática de nepotismo ao ter nomeado sua esposa, Edna Mendes Pereira de Oliveira, como secretária de Ação Social, durante os anos de 2009 a 2016. Segundo o relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, o gestor não apresentou os requisitos de capacitação técnica a serem preenchidos pela esposa como credenciais para a sua nomeação para o cargo de secretária. O TCM entendeu a atitude como se a mera relação conjugal de Edna como o prefeito fosse, por si só, atributo para o exercício da função da secretária. Apesar do Supremo Tribunal Federal ter firmado entendimento de que, em regra, a nomeação de cônjuge, companheiro e parentes para cargos políticos não viola a proibição do nepotismo, “a reiterada prática na administração pública brasileira tem levado os tribunais, inclusive o STF, a defender, mesmo nos casos de nomeações de parentes para cargos públicos de natureza política, a necessidade de um exame caso a caso da situação, por meio do que possa ser aferida, inclusive, a capacitação técnica do nomeado para o encargo, em obediência aos princípios da moralidade e impessoalidade, bem como em defesa do interesse público”, destacou o conselheiro Paolo Marconi.  O relator determinou a realização de auditoria nas folhas de pagamento da prefeitura durante a gestão do denunciado, para exame das remunerações percebidas pelos servidores municipais no período, inclusive a irmã do gestor, Maria Tânia Rodrigues de Oliveira Mendes, e ao primo Vital Rodrigues da Mata Filho (professora e agente administrativo), verificando a suposta concessão de aumentos na remuneração desses servidores, em descompasso com os reajustes oferecidos aos demais das suas respectivas categorias. O Ministério Público de Contas, através do procurador Guilherme Costa Macedo, também opinou pela procedência parcial da denúncia e imputação de multa ao ex-prefeito. Cabe recurso da decisão.

Compartilhe:

PRIMEIRA INFORMAÇÕES OBITIDAS PELO POÇOES24HS O RAPAZ DO PRIMEIRO HOMICÍDIO ERA MUSICO DA BANDA RANEYCHAS E TINHA O APELIDO DE FEIJÃO

Compartilhe:

Conquista registra o 2º homicídio na noite desta terça-feira

[foto enviada redação poções24hs]

Uma terça-feira (06) violenta em Vitória da Conquista, com 2 homicídios. O segundo foi registrado por volta das 21h10, no Bairro Miro Cairo, bairro que liga ao lado de onde aconteceu o primeiro assassinato da noite, no Senhorinha Cairo,

Ainda segundo testemunhas, o homicídio aconteceu na entrada dos conjuntos habitacionais do Miro Cairo. O nome da vítima ainda não foi divulgado.

Esse é o 32º homicídio no ano na capital do Sudoeste baiano.

A violência assusta a população.

Compartilhe:

Homicídio no Miro Cairo em vitoria da Conquista segundo homicídio do dia de hoje foto da vitima do primeiro homicídio

Compartilhe: