prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

79ª CIPM prende um homem suspeito de homicídio em Anagé. Uma arma de fogo foi apreendida

Na tarde deste domingo (20), policiais militares da 79ª CIPM prenderam um indivíduo suspeito de homicídio na cidade de Anagé no dia de ontem (19).

Os militares realizavam rondas quando receberam uma denúncia de onde o possível autor do homicídio ocorrido na tarde do último sábado (19) estaria homiziado. Imediatamente, os policiais se deslocaram até o endereço, onde localizaram o indivíduo. Decorrente desta ação, uma arma de fogo foi apreendida.

Logo em seguida, o homem, juntamente com a arma de fogo apreendida, foi conduzido ao DISEP, em Vitória da Conquista, para que a autoridade competente adotasse as medidas judiciais cabíveis.

“Júlio Pinheiro prefeito de Amargosa deverá ser o nome indicado pelo PT para disputa da UPB”, crava deputado Rosemberg

Prefeito Júlio Pinheiro (PT) deverá ser a opção dos gestores aliados ao futuro governo

O prefeito Júlio Pinheiro, do município de Amargosa, deverá ser o nome lançado pelo Partido dos Trabalhadores, para a sucessão do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), na presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (21), durante uma solenidade em Salvador, pelo  deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa (ALBA).

O “martelo ainda não foi batido”, admitiu o deputado, ao afirmar que Júlio (Pinheiro), é o nome mais forte para a disputa. Em entrevista ao Portal A Tarde, Rosemberg disse,  “É natural que haja essas discussões. Nada está fechado ainda, pelo que eu entendi. Então conversei muito com o presidente Éden e ele me relatou da reunião dos prefeitos e da vontade dos prefeitos em disponibilizar o nome de Júlio para a UPB”, ressaltou. Para o parlamentar petista é natural que neste momento esteja sendo discutida a transição do governo, “tudo isso faz parte de um processo de ajustes a partir dos diversos interesses, seja assembleia, seja da UPB”, disse.

Bahia registra 2.988 casos de Covid-19 e mais 5 óbitos

 

Na Semana Epidemiológica 46 (de 13/11/2022 até 19/11/2022) foram registrados 2.988 novos casos de Covid-19 (+195,3% em relação a SE anterior), uma média de 1.260 casos ativos (+51,2% em relação a SE anterior) e 5 óbitos foram notificados.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde. Para acessar o boletim completo, acesse o Business Intelligence.

As informações de imunização contra a Covid-19 continuarão sendo disponibilizadas no Painel de Vacinação, no site https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. Os dados serão atualizados toda segunda-feira. Esta mudança em nada compromete a ação da vigilância à saúde no monitoramento da doença

JEQUIÉ -Mais um ACIDENTE COM VITIMA FATAL

Colisão entre duas motos deixa um vítima fatal e dois feridos. A ocorrência foi registrada na noite desta segunda-feira (21/11), nas últimas imediações do Brinco de Ouro, Jequiezinho, na cidade de Jequié. A identidade das vítimas não foram reveladas.

A semana começa com gravíssimos acidentes e tragédias no trânsito no Sudoeste baiano.[fonte blog rodrigo ferraz]

jovem morre em grave acidente na br 116 cidade de planalto/ba

Na noite desta segunda-feira (21), um gravíssimo acidente foi registrado na BR-116, próximo ao entroncamento de Lucaia, trecho que liga Conquista a Planalto. De acordo com informações passadas ao Blog Plantão Planalto, um carro de passeio e uma carreta colidiram-se frontalmente, defronte ao posto Frei Damião. Uma pessoa  de Vitória da Conquista identificada como Álvaro veio a óbito no local.Ele trabalhava como motorista de aplicativo.
Não sabemos o estado de saúde dos demais envolvidos.fotoblog do edyy]

Anvisa aprova venda do medicamento Paxlovid em farmácias Compra do remédio para tratamento da Covid-19 só poderá ser feita com receita; prazo de validade também foi ampliado

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (21) a venda do Paxlovid, um medicamento para tratamento da Covid-19 para adultos, em farmácias e hospitais particulares. A compra só poderá ser feita com receita.

Assim, o fornecimento do medicamento para o mercado privado está autorizado, com a rotulagem e bula em português de Portugal e em espanhol. A Agência destacou, porém, que o fabricante deverá manter e priorizar o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A aprovação aconteceu por unanimidade da diretoria colegiada do órgão, que também confirmou a ampliação da validade do medicamento de 12 meses para 18 meses.

“A aprovação levou em consideração a venda ao mercado privado do medicamento em outros países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá. A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país”, explica a nota da Anvisa.

O medicamento deve ser tomado dentro de cinco dias após os sintomas. A diretora e relatora da peça, Meiruze Freitas, ressaltou, no entanto, que o remédio não substitui a vacinação, que “continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos”.

A Agência brasileira havia aprovado o uso emergencial do Paxlovid em março de 2022, e a Organização Mundial da Saúde (OMSrecomendou sua utilização para pacientes com quadros leves e moderados em abril.

A Anvisa explica que o medicamento é “composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir embalados e administrados juntos”, indicado apenas para adultos “que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave”.

Escolas estaduais iniciam processo de renovação de matrícula para o ano letivo de 2023

As escolas da rede estadual de ensino iniciaram, nesta segunda-feira (21), o processo de renovação de matrícula para o ano letivo de 2023, que prossegue até o dia 2 de dezembro, conforme Portaria nº 2072/2022, publicada do Diário Oficial do Estado. O procedimento pode ser realizado na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o ano letivo de 2022.

O estudante com 16 anos de idade ou mais pode fazer a sua própria renovação na unidade escolar. Já para o estudante menor de 16 anos, os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola para sinalizar que desejam a renovação e assinar uma lista de solicitação. No momento da renovação é feita uma triagem de documentos e, caso não exista pendência de algum documento, o estudante assina o Termo de Renovação e a renovação é validada no sistema pelo atendente.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manoel Calazans, ressaltou a importância da atualização dos dados dos estudantes. “Durante a renovação da matrícula, é importante que os estudantes apresentem o comprovante de residência atualizado ou, até mesmo, sinalizem se houve mudança de telefone de contato da família. A atualização cadastral, durante a renovação da matrícula, é fundamental por conta dos diversos programas de assistência estudantil que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) oferece, como, por exemplo, o Bolsa Presença, que é um benefício que exige constantes atualizações cadastrais”.

Em Salvador, a estudante Cauana Lima, 16, 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no Imbuí, já renovou a sua matrícula para cursar o 2º ano. “Achei muito legal esta estratégia da SEC, pois nós mesmos podemos fazer a renovação na escola, de forma prática e rápida”, comentou.

No Colégio Estadual do Campo de Pedra Vermelha, localizado no povoado de Pedra Vermelha, no município de Campo Santo, a renovação de matrícula também está sendo realizada de forma tranquila, como afirmou a estudante Heloísa de Souza, 16, 1º ano do Ensino Medio. “Acabei de fazer a renovação da minha matrícula e o procedimento foi bem rápido e simples. Quero continuar estudando nesta escola, pois temos vários benefícios, como o Bolsa Presença, que nos ajuda bastante”.

O aluno que desejar mudar de turno ficará condicionado à existência de vaga no turno pretendido.  E, caso não renove a matrícula até o dia 2 de dezembro, a solicitação de uma nova vaga só poderá ser feita em janeiro de 2023, de acordo com calendário a ser divulgado pela SEC.

POÇÕES/BA/ CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO COVID-19 ADULTO/INFANTIL TERÇA FEIRA 22/11/2022

Passamos para te lembrar que terça-feira (22/11), é dia de vacinação contra a Covid-19 adulto e infantil em todas as unidades de saúde da família! Confira o cronograma.

Feira de Santana é a primeira cidade do interior a receber Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular

Presidente da SBCCV acredita que isso fará da região uma referência na área.

Feira de Santana sedia nos dias 25 e 26 de novembro o XXXII Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular. Esta é a primeira vez que uma cidade do interior recebe o evento, o que fará da região uma referência na área. Quem afirma é o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, o cirurgião João Carlos Leal.

“O desejo e a perseverança do Dr. André Guimarães (presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular) fizeram com que o sonho se tornasse realidade. Será um privilégio participar deste evento inédito e importante para região que se torna referência médica. Acima de qualquer expectativa, a comissão científica reunirá profissionais renomados que tornará o congresso de altíssimo nível”, valoriza.

Estão confirmados para os dois dias do evento grandes nomes de cirurgiões cardiovasculares de todo o país, a exemplo de Fernando Kubrusly (PR) Diego Gaia (SP); Jocerlano Sousa (PI); Ricardo Lima (PE); Heraldo Lobo (CE); Henrique Furtado (TO); Alexandre Cedro (BA); Vinícios Nina (MA); e Wanderley (AL).

Com a temática Inovação e Tradição, serão abordados temas como “Reparo de aorta ascendente; resultados nos aneurismas e nas dissecções”; “Qual a melhor conduta na lesão crítica de tronco de coronária esquerda após o Noble e Excel”; e “Valva mitral, estado da arte: o quão longe estamos do tratamento mitral transcateter”.

Dr. André Guimarães, que também é coordenador de cirurgia cardíaca da Santa Casa de Feira de Santana, ressalta que a realização de um evento desse porte na cidade mostra a força da interiorização da medicina e, consequentemente, da cirurgia cardiovascular. “É importante que as cidades estejam preparadas para prestar a melhor assistência possível aos pacientes que precisam do suporte de cirurgia cardiovascular. E hoje Feira seguramente ocupa esse lugar. Trazer um evento de qualificação profissional como este para a nossa região é extremamente gratificante e todos ganham: profissionais de saúde, estudantes e comunidade”, frisa.

O congresso será realizado no Hotel Ibis e também é voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, em geral. As inscrições são feitas através do Sympla e os ingressos custam a partir de R$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas no Instagram @snneccv_congresso.

Simpósio Complementar

Profissionais e estudantes das áreas de Fisioterapia e Enfermagem também terão uma programação científica exclusiva. Atividades com especialistas nessas áreas, que também possuem relação com as doenças cardiovasculares, serão debatidas no evento. A programação completa você confere no sympla ou no Instagram.

POÇÕES-Novembro Negro 2022: Celebração das religiões de matriz africana e o combate ao racismo marcam a 10a edição da tradicional Marcha do Dendê

Novembro Negro 2022: Celebração das religiões de matriz africana e o combate ao racismo marcam a 10a edição da tradicional Marcha do Dendê
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e dando início à abertura da programação do Novembro Negro 2022, a Sociedade do Culto Afro Brasileiro do Município de Poções (SOCAB), juntamente com Movimento Consciência Todo o Dia e a Prefeitura de Poções, através da Coordenadoria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, o Conselho Municipal de Cultura e Secretaria de Assistência Social, realizou a 10a edição da Marcha do Dendê.
A tradicional festa que celebra resistência e afirmação de identidade teve concentração às 16h, no Ginásio de Esporte Ângelo Magalhães, seguindo para a lavagem Praça do Divino. As bandas Mugunzenza e Yayá Massemba – Mulheres no Samba agitaram a programação que contou com a participação de centenas de pessoas, em uma demonstração de fé, cultura, religião e luta contra o preconceito e a intolerância religiosa.
A Marcha do Dendê foi idealizado ator e agente cultural Leonel Nunes em 2013, com o objetivo dar visibilidade à população negra de Poções, tendo em vista a celebração das religiões de matriz africana e o combate ao racismo. A programação do Novembro Negro 2022 continua nos dias 25, 26 e 27 deste mês.