prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Sesab abre processos seletivos com 1.314 vagas de nível médio-técnico e superior Os Editais de Abertura das Inscrições serão publicados na quinta-feira (17) no Diário Oficial do Estado da Bahia

Sesab abre processos seletivos com 1.314 vagas de nível médio-técnico e superiorA Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) abrirá inscrições para Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) com 1.314 vagas de nível médio/técnico e superior. Os Editais de Abertura das Inscrições serão publicados na quinta-feira (17) no Diário Oficial do Estado da Bahia e poderão ser conferidos também no link.

As vagas serão abertas para atuação na Maternidade Maria da Conceição de Jesus (392 vagas), em Salvador; no Hospital Geral Santa Tereza (681 vagas), em Ribeira do Pombal; e para o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, preferencialmente, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Vitória da Conquista (241 vagas).

Os Processos visam compor temporariamente o quadro de colaboradores das unidades a fim de prestar assistência de qualidade para a população. Entre os cargos de nível médio/técnico estão: administrativo, enfermagem, patologia clínica, radiologia etc. Já entre os cargos de nível superior estão enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, contabilidade e ciências jurídicas, entre outros.

As seleções acontecerão em duas etapas: a primeira, com provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; e a segunda, com prova de títulos, de caráter classificatório. As inscrições acontecerão no mês de dezembro e as primeiras etapas estão previstas para acontecerem em janeiro, de acordo com cada edital.

A convocação para as vagas será feita a depender da necessidade e a conveniência da Sesab e a contratação tem o prazo determinado de até 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez, também a critério da Secretaria.

Motorista morre afogado após perder o controle e cair de ponte no sul da Bahia

Motorista morre afogado após perder o controle e cair de ponte no sul da BahiaUm motorista morreu afogado após cair de uma ponte na BA-262, no trecho que liga Ilhéus a Uruçuca, no sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (16).

De acordo com a Polícia Militar, durante uma curva, o condutor perdeu o controle do veículo, que bateu contra a mureta de proteção e caiu no Rio Almada.

Por volta das 9h30, policiais da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Itabuna foram acionados para atender à ocorrência.

Uma equipe do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, de Ilhéus. também foi ao local para fazer a remoção do corpo. Após o resgate, o corpo da vítima foi deixado sob os cuidados do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para identificação e demais procedimentos legais.

Nota Pública de Esclarecimento prefeitura municipal de Poções

Pode ser uma imagem de 4 pessoasVeja a íntegra da Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do link: https://drive.google.com/…/15nzOq-oWSR9Ru6F6PZ…/view…Nenhuma descrição de foto disponível.

Acidentes em rodovias federais durante o feriado causaram 72 mortes

Brasilia – Movimento de saída para o feriado de carnaval tranquilo no Aeroporto JK e rodovias do Distrito Federal(José Cruz/Agência Brasil)

Setenta e duas pessoas perderam a vida em acidentes automobilísticos ocorridos em rodovias federais de todo o país, entre a 0h da última sexta-feira (11) e às 23h59 de ontem (15). Além dos óbitos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a 288 acidentes graves durante os cinco dias de duração da chamada Operação Proclamação da República 2022.

Em 2021, quando o feriado caiu na segunda-feira (15) e, portanto, a operação rodoviária durou um dia a menos, foram contabilizadas 78 mortes e 210 acidentes graves. Por outro lado, o número de pessoas feridas aumentou, passando de 888, no ano passado, para os atuais 1.185.

Este ano, os policiais rodoviários federais autuaram 4.919 motoristas por ultrapassagem indevida e 3.870 veículos cujos condutores ou passageiros não usavam o cinto de segurança. Além disso, 1.567 pessoas foram flagradas dirigindo sob o efeito de alguma substância psicoativa.

A quantidade de motoristas que se submeteram ao teste do bafômetro (etilômetro) para que fosse averiguada a concentração de álcool em seus organismos foi quase três vezes superior a registrada no ano passado, saltando de 15.245, em 2021, para 55.628, este ano.

Durante a operação deste ano, os agentes federais recuperaram a 89 veículos roubados ou furtados – no ano passado, foram 99. Além disso, foram apreendidas mais de 5,8 toneladas de cocaína e maconha. Ao todo, 648 pessoas foram detidas este ano nas rodovias federais (contra 482 em 2021).

Partido de Bolsonaro nega que vá questionar resultado das eleições

Suposto relatório divulgado pelo Antagonista de que o PL pediria anulação das eleições foi negado pelo partido: “versão é obsoleta e não está assinada por ninguém”

Valdemar Costa Neto.Créditos: José Cruz/ABr

PL, partido do presidente derrotado Jair Bolsonaro, negou nesta terça-feira (15), que vá questionar as eleições. Por meio de nota, o partido presidido por Valdemar Costa Neto afirmou que o resultado da fiscalização do partido sobre o pleito termina apenas no mês de dezembro.

Um suposto relatório de que a sigla iria pedir anulação do pleito foi divulgado pelo site O Antagonista neste domingo. A nota do PL afirma que o processo “está em andamento. Ainda não foi divulgada qualquer versão final do relatório, temos estudos em andamento. A versão publicada pelo Antagonista é obsoleta e não está assinada por ninguém”.

Urgente: DPT de Conquista! Mulher foi assassinada e marido baleado

Pós feriado já começa violento na região de Conquista.

Um casal foi baleado dentro de casa na vizinha cidade de Barra do Choça.

A mulher, identificada como Livia da Silva, morreu no local. O companheiro foi levado ao Hospital de Base da Suíça baiana, mas o nome não foi divulgado.

O fato aconteceu no Bairro Bela Vista. Esse é o segundo homicidio na terra do café em menos de 12 horas. Livia era bastante querida e conhecida na cidade.

Situação que deixa os moradores com medo. O corpo de Livia foi levado ao Departamento de Polícia Técnica de Conquista.[fonte blog rodrigo ferraz]

Fiocruz identifica nova variante da ômicron no Amazonas

Estudo para determinar causas da explosão de novos casos no Amazonas revela variante da ômicron denominada BE.9. Por enquanto não há aumento relevante de hospitalizações ou mortes.

Número de novos casos e média móvel explodiram, mas os casos graves não acompanharam as curvas de contágio

Número de novos casos e média móvel explodiram, mas os casos graves não acompanharam as curvas de contágio© Bruno Kelly/REUTERS

Um grupo de cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou o surgimento de uma nova variante do coronavírus no estado do Amazonas. Trata-se de uma mutação da subvariante BA.5 da ômicron denominada BE.9. A descoberta foi divulgada pelo grupo de trabalho da Rede Genômica Fiocruz nesta segunda-feira (14/11).

De acordo com Tiago Gräf, pesquisador da Rede Genômica, a nova variante “fez ressurgir a covid-19 no Amazonas”, sendo responsável pelo recente aumento de casos no Estado. Gräf não soube determinar se a variante BE.9 poderá se disseminar pelo Brasil e causar uma explosão semelhante à registrada no Amazonas.

Uma comparação entre as primeiras semanas de outubro e de novembro aponta um aumento de quase 493% no número de casos, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).

“O que acontece no Amazonas tende a se repetir no país”

O pesquisador salientou que o Amazonas é um estado importante para o monitoramento do desenvolvimento do coronavírus no Brasil: “No cenário brasileiro da covid-19, o estado do Amazonas tem agido como um local sentinela de monitoramento. O que acontece lá tende a se repetir nos outros estados e pode estar acontecendo novamente.”

Foi justamente no intervalo entre início de outubro e de novembro que a Fiocruz iniciou os estudos no Amazonas. Os dados da fundação apontaram que a média móvel semanal passou de 230 casos de covid-19 para cerca de mil. Para investigar o que poderia estar causando esse aumento significativo, uma equipe da Fiocruz executou o sequenciamento de mais de 200 genomas do Sars-Cov-2 entre setembro e outubro.

“Foi então que identificamos a nova variante”, explicou Gräf. De acordo com o relatório da Fiocruz, a BE.9 é uma evolução da subvariante BA.5.3.1, uma ômicron da linhagem BA.5. As duas subvariantes recentes da ômicron BE.9 e BQ.1 (a última variante notável) compartilham algumas mutações.

Aumento considerável de casos no Brasil

“A BE.9 e a BQ.1.1 têm suas diferenças em outras regiões do genoma, mas na [proteína] spike são muito similares. É por isso que é muito importante que monitoremos de perto a BE.9”, prosseguiu Gräf. Por outro lado, o pesquisador reforçou que ambas as subvariantes não parecem provocar um aumento de casos graves da doença no Amazonas.

O Brasil tem registrado um aumento na média móvel de contágios. Na segunda-feira foram registrados 9.128 novos casos – uma variação de 71% em relação à média das duas semanas anteriores. A pior média móvel foi registrada em janeiro deste ano, com mais de 188 mil casos.

Ao longo da pandemia, o Brasil registrou oficialmente quase 35 milhões de infecções e quase 689 mil mortes. Em âmbito global, foram computados mais de 635 milhões de infecções e 6,61 milhões de fatalidades relacionadas à covid-19.

Como se proteger de nova onda da covid com avanço da variante BQ.1

A covid retomou crescimento em quatro Estados. Segundo a Fiocruz, houve aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com resultado positivo para covid-19 na população adulta do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Ao menos quatro Estados registram aumento no número de casos de covid-19: Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo

Ao menos quatro Estados registram aumento no número de casos de covid-19: Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo© Fornecido por BBC News

Nas últimos dias, o aumento nos testes positivos para covid em laboratórios particulares e farmácias levou epidemiologistas a alertarem para uma nova onda da doença no país.

Ao mesmo tempo, houve a identificação de uma nova variante do coronavírus, chamada de BQ.1, no Rio de Janeiro.

A variante já havia sido encontrada no Amazonas em 20 de outubro, de acordo com a unidade da Fiocruz no Estado, o que fortalece a hipótese de que ela circula em diferentes locais do país.

Segundo especialista, a cepa tem escape maior da proteção das vacinas. Mesmo assim, a vacinação tem mostrado proteção contra casos graves.

Duas pessoas morrem após batida entre carros e ônibus na BR-367, no extremo sul da Bahia

Um dos carros envolvidos em acidente na noite desta terça-feira (15), na BR-367, em Porto Seguro — Foto: Porto Seguro Notícias

Um dos carros envolvidos em acidente na noite desta terça-feira (15), na BR-367, em Porto Seguro — Foto: Porto Seguro Notícias

Um batida envolvendo dois carros e um ônibus deixou duas pessoas mortas na noite desta terça-feira (15), na BR-367, no trecho do distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Eunápolis.

Ainda não há informações sobre as causas da batida, nem o número de pessoas feridas. Através de imagens feitas por testemunhas é possível notar que quatro pessoas seguiam em um dos carros envolvidos no acidente: três mulheres e um homem (motorista).

Os dois carros ficaram destruídos. Ainda através dos vídeos, as testemunhas informaram que a rodovia precisou ser interditada para atendimento das vítimas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros e uma equipe da PRF foram encaminhados ao local.

Outro carro envolvido na batida que deixou mortos e feridos em rodovia, no trecho de distrito de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia — Foto: Porto Seguro Notícias

Outro carro envolvido na batida que deixou mortos e feridos em rodovia, no trecho de distrito de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia — Foto: Porto Seguro Notícias

Bolsonaristas radicais fazem manifestação com intenções golpistas no feriado de 15 de novembro

Os manifestantes declaravam não aceitar o resultado das urnas — que registraram o desejo da maioria dos brasileiros com a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva. Presidente do TSE disse que resultado do pleito é incontestável.

Bolsonaristas radicais realizaram atos antidemocráticos pelo país nesta terça-feira (15), feriado nacional pelo dia da Proclamação da República. O maior ato aconteceu em Brasília.

Os manifestantes declaravam não aceitar o resultado das urnas — que registraram o desejo da maioria dos brasileiros. E defenderam um golpe por meio de intervenção militar no governo — uma afronta à constituição do Brasil e à democracia.

O petista Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente pela terceira vez em 30 de outubro. Ele venceu Jair Bolsonaro (PL), atual presidente e que disputava a reeleição. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que o resultado das urnas é incontestável. O Ministério da Defesa entregou ao TSE o relatório que a pasta fez sobre o sistema eleitoral sem apontar fraude.

Brasília
Um protesto em Brasília reuniu grupos radicais de bolsonaristas que declaram não aceitar o resultado do segundo turno das eleições. A manifestação golpista defendia intervenção militar, anulação do pleito e a dissolução da atual composição do Supremo Tribunal Federal (STF).

Vestidos de verde e amarelo e com faixas e cartazes – muitos escritos em inglês – o grupo montou um acampamento no Setor Militar Urbano (SMU). O local concentra a maior parte dos quartéis do Exército na capital federal, além do Comando Geral.

São Paulo
Na capital paulista, o ato antidemocrático de bolsonaristas foi realizado na região do Parque Ibirapuera, Zona Sul. Os bolsonaristas exibiam bandeiras e camisetas amarelas e gritavam palavras de ordem. Por volta das 14h, o grupo se concentrava em frente ao Comando Militar do Sudeste, onde parte deles já se reúne desde 2 de novembro.

Por causa do ato, algumas ruas do entorno sofreram interdições, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), como na altura das Rua Abílio Soares com a Rua Sargento Mário Kozel Filho.

Rio de Janeiro
Na capital fluminense, bolsonaristas interditaram totalmente a Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro. Com um carro de som, faixas e placas, manifestantes pediam intervenção federal contra o resultado democrático das eleições para presidente.

O Centro de Operações da Prefeitura precisou fazer desvios para motoristas que passavam pela região.

Recife
No Recife, o ato aconteceu em frente ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), no bairro do Curado, na Zona Oeste, e deixou o trânsito parcialmente lento. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes se concentraram no quilômetro 7 da rodovia BR-232.

Embora sem interdições, o trânsito ficou mais lento na BR-232 por causa do protesto. Os manifestantes ficaram no acostamento da rodovia e no canteiro central.

Belém
Uma equipe de reportagem do Jornal O Liberal foi hostilizada, ameaçada e agredida enquanto cobria um ato antidemocrático na avenida Almirante Barroso, em Belém. Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia do Marco, duas mulheres tentaram impedir as filmagens da equipe e, em seguida, um grupo cercou dois profissionais.

Aracaju
Na capital de Sergipe, um grupo de bolsonaristas contra o resultado das urnas na eleição presidencial se reúne em frente ao quartel do 28º Batalhão de Caçadores, sede do Exército Brasileiro no estado.

Porto Alegre
Apoiadores de Bolsonaro (PL) que não aceitam o resultado das eleições percorreram ruas da Zona Norte e do Centro Histórico da capital gaúcha em motos, além de se concentrarem no entorno do Comando Militar do Sul, onde grupo que defende pautas antidemocráticas se reúne há duas semanas. Também foram registrados atos no interior do estado.

Belo Horizonte
Na capital mineira, apoiadores do presidente interditaram totalmente a Avenida Raja Gabaglia, no bairro Gutierrez, na Região Oeste de Belo Horizonte. Os manifestantes, que ocupam a via em frente à sede do Comando da 4ª Região Militar do Exército desde o dia 31 de outubro, declaram não aceitar o resultado das urnas.

Juiz de Fora
Na Zona da Mata de Minas Gerais, bolsonaristas se agruparam nos arredores da Companhia de Comando da 4ª Brigada Infantaria Leve de Juiz de Fora, interditando a via. O grupo defendia intervenção militar, entre outras pautas antidemocráticas.

Fonte: G1 | Foto: TV Globo/Reprodução