prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Mulher tenta fazer selfie com arma de CAC e morre com tiro na cabeça

Foto: Reprodução / TV Globo

Uma mulher de 36 anos morreu, nesta segunda-feira (21), após atirar contra a própria cabeça, em Araras, no interior de São Paulo. No momento do disparo, ela tentava fazer uma selfie com a arma de seu amigo, Felipe Teodoro Gomes, de 30 anos, que tem registro de Caçador, Atirador e Caçador (CAC).

 

Segundo a Folha de S.Paulo, a mulher foi identificada como Eva Cristina Dias e tinha recebido uma carona de Felipe, que mora em Rio Claro. O tiro ocorreu quando Eva estava em frente à sua casa, na madrugada de domingo (20).

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-BA), a vítima do disparo chegou a ser socorrida em estado grave em um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

 

A PM foi acionada para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo acidental e no local, apuraram que Eva tinha disparado uma pistola taurus, calibre 9 mm, contra a própria cabeça.

 

Felipe Gomes foi preso às 4h28 do domingo (20), em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Ele apresentou a documentação e comprovou ser CAC. Contudo, foi levado para a delegacia por não ter porte para 9 mm. A arma foi apreendida e Felipe foi liberado após pagamento de fiança.

Família denuncia bullying e racismo sofrido por aluna em escola particular de Salvador

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma adolescente negra de 12 anos, sobrinha do cantor e compositor Filipe Escandurras foi alvo de bullying, em uma escola particular de Salvador. O artista compartilhou nas redes sociais os diversos comentários ofensivos que a menina recebeu em um grupo de WhatsApp com colegas de classe.

 

A mãe da jovem, Soleide de Carvalho, 49 anos, revelou ao Correio que essa não foi a primeira vez que a menina sofreu bullying no colégio Ponto Alto, que fica localizado no bairro de São Rafael, em Salvador. De acordo com a tecnóloga em logística, a adolescente recebeu comentários ofensivos de uma outra colega da instituição. “A escola não se posiciona e não toma providência”, disse.

 

Nas imagens publicadas por Escandurras no Instagram, os comentários, implicâncias e o bullying são realizados por um colega de sala, que teria a mesma idade. Segundo Soleide, a situação com a sua filha vem ocorrendo há cerca de seis meses.

 

“Começou há seis meses, quando minha outra filha [de 19 anos], que estuda no mesmo colégio, a pegou no banheiro da escola chorando. Disse que estava se sentindo humilhada com os comentários dos colegas. Minha outra filha, de 27 anos, foi ao colégio para pedir uma conversa com os pais da criança [que praticou o bullying], mas a instituição não tomou nenhuma posição e não me chamou para conversar’, disse.

 

A mãe da menina contou que flagrou a filha chorando no quarto e, quando questionou o que estava ocorrendo, a adolescente mostrou as mensagens que recebeu do colega via aplicativo. “Eu pedi para ela sair do grupo e que iria acionar a escola”, completou.

 

Apesar de não ser a única adolescente negra da sala, apenas ela sofreria o racismo e as implicâncias do estudante, inclusive por manter o cabelo no estilo black.

 

Nas mensagens também é possível observar que o colega pede para a adolescente procurar um otorrino. Segundo a jovem, seria para que ela percebesse que vários estudantes da instituição falavam mal dela no colégio e que ela escutasse melhor as ofensas.

 

 

FALA DO COLÉGIO

O Colégio Ponto Alto, após a situação vir à tona na mídia, desativou os comentários de uma publicação e, nesta segunda-feira (22), também desativou a página da instituição no Instagram.

 

Em nota, a assessoria do colégio informou que não aceita e não compactua com o discurso de ódio e bullying que um colega proferiu à aluna e que “mantém um discurso de conscientização dos estudantes com práticas educativas para evitar situações como essa, a qual a instituição tomou conhecimento pelas redes sociais”.

 

Sobre as ofensas realizadas no WhatsApp, a escola explica que “só consegue dar suporte educativo às famílias se tiver conhecimento dos fatos”.

 

Mesmo com a situação ocorrendo dentro do colégio, a escola informou que teve conhecimento das práticas de bullying no início do ano letivo, onde ocorreu um desentendimento isolado da aluna com o estudante, mas que também houve uma briga entre os responsáveis dos adolescentes. O caso acabou, de acordo com o Ponto Alto, sendo resolvido sem que houvesse desdobramento do caso. Por fim, a instituição vai apurar a situação mais a fundo.

 

“Uma comissão acadêmica foi instaurada e já estão acontecendo reuniões com os responsáveis para que as sanções acadêmicas cabíveis sejam aplicadas”.

Jorge Solla estaria cotado para reassumir a Secretaria de Saúde no governo Jerônimo

Imagem sobre Jorge Solla estaria cotado para reassumir a Secretaria de Saúde no governo JerônimoFoto: Bahia Notícias

O deputado federal reeleito Jorge Solla (PT) pode não chegar a assumir o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Segundo fontes ouvidas pelo Bahia Notícias, o petista estaria de malas prontas para comandar a Secretaria de Saúde (Sesab) no governo de Jerônimo Rodrigues. 

 

Um fator que pesa a favor de Solla, é seu conhecimento sobre os “atalhos” para conseguir recursos para a saúde, uma área que deve continuar a ser priorizada na futura gestão. Ele foi indicado, nesta terça-feira (22), para integrar o grupo de trabalho da área na transição do governo de Jair Bolsonaro para a administração do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva

 

Solla é um velho conhecido da pasta. Médico de formação, foi o titular da Sesab entre os anos de 2007 a 2014, nas gestões de Jaques Wagner. Antes disso, em 2022, foi convidado pelo então presidente eleito Lula para assumir a Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, cargo que ocupou entre os anos de 2003 a 2006. 

 

Nas eleições de 2022, o veterano foi o candidato do PT da Bahia mais bem votado para a Câmara dos Deputados, com 128.968 votos. Caso Solla seja nomeado para a Sesab, quem assume sua cadeira na Câmara é seu correligionário Josias Gomes, o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV.

REFORMA

O governador eleito Jerônimo Rodrigues já adiantou que vai trocar quase todo o secretariado que hoje compõe o governo de Rui Costa. Segundo apuração do BN, as exceções seriam os titulares da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), Edelvino Góes Filho; e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), Manoel Vitório. 

 

Porém, o secretário da Sefaz é um nome forte para ocupar um cargo na diretoria no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, ou no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza. 

 

As secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública são consideradas chaves e por isso serão ocupadas por pessoas próximas a Jerônimo. 

Lewandowski perde pênalti e Polônia e México empatam pelo Grupo C da Copa

Imagem sobre Lewandowski perde pênalti e Polônia e México empatam pelo Grupo C da Copa Foto: Divulgação / Fifa

O pênalti marcado para a Polônia marcado aos 10 minutos do segundo tempo, contra o México, era a chance perfeita para Robert Lewandowski marcar seu primeiro gol em uma Copa do Mundo. O atacante não aproveitou e o placar se manteve zerado. As equipes se enfrentaram nesta terça-feira (22), pela primeira rodada do Grupo C do Mundial, no Estádio 974. 

 

Com o resultado, a Arábia Saudita, que venceu a Argentina mais cedo  termina a rodada na liderança da chave, com três pontos. Mexicanos e poloneses estão logo atrás, com um ponto cada, enquanto os Hermanos amargam a lanterna. 

 

A segunda rodada será disputada no próximo sábado (26). Polônia e Arábia Saudita se enfrentam na Cidade da Educação, às 10h. Argentina e México jogam em Lusail, às 16h. 

 

As equipes foram a campo da seguinte forma nesta terça: 

 

México: Ochoa; Jorge Sánchez, Montes, Héctor Moreno e Gallardo; Edson Álvarez, Héctor Herrera (Carlos Rodríguez) e Luiz Chávez; Lozano, Henry Martín (Raúl Jiménez) e Vega. Técnico: Tata Martino. 

 

Polônia: Szczesny; Cash, Glik, Kiwior e Bereszynski; Krychowiak, Kaminski, Sebastian Szymanski (Frakowski) e Zalewski (Bielik); Lewandowski e Zielinski. Técnico: Czeslaw Michniewicz. 

Dez nomes baianos são anunciados para comporem equipe de transição governo LULA

Imagem sobre Dez nomes baianos são anunciados para comporem equipe de transiçãoFoto: Nicole Angel/ Bahia Notícias

Dez nomes da Bahia foram anunciados para integrarem a equipe de transição do governo eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, no gabinete de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

 

No anúncio dessa terça-feira (22), todos os nomes divulgados foram de parlamentares eleitos ou reeleitos. Confira:

 

GT Agricultura e Pecuária – Deputado federal Tito Carlos Cordeiro (Avante)

GT Centro de Governo – Senador Jaques Wagner (PT)

GT Cidades – Deputados federais Afonso Florence (PT) e Waldenor Pereira (PT)

GT Educação – Deputada federal Alice Portugal (PCdoB)

GT Indústria, Comércio e Serviços – Deputado federal Zé Neto (PT)

GT Meio Ambiente – João Carlos Bacelar (PV)

GT Mulheres – Lídice da Mata (PSB)

GT Saúde – Jorge Solla (PT)

GT Trabalho – Daniel Almeida (PCdoB)

 

Alguns nomes já estavam sendo cotados para participar da transição, como o do ex-governador Jaques Wagner, que iria para o GT da Defesa , mas no anúncio desta terça ele irá compor o grupo Centro de Governo.

 

Em relação a composiçao do GT de Defesa, o vice Geraldo Alckmin afirmou que já tem um esboço da equipe e deve anunciar até quinta-feira (24). “O presidente Lula teve uma pequena intervenção e estará vindo para Brasília, aí vamos aguardar para anunciar amanhã ou no máximo até quinta”, destacou Alckmin.

 

De acordo com o vice, o grupo técnico da Defesa será composto por civis e pelas 3 Forças Armadas.

 

OUTROS NOMES

Na última quarta (16), quatro nomes baianos foram anunciados pelo vice Alckmin. Entre eles está o do senador Otto Alencar, que irá integrar que irá integrar o grupo técnico de Desenvolvimento Regional .

 

Além do senador Otto, está Flávio Silva Gonçalves, mestre em Políticas de Comunicação, diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, que irá integrar o GT de Comunicação Social.

 

Também está o de Jonas Paulo Neres, sociólogo, foi coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do estado da Bahia, que irá integrar o GT de Desenvolvimento Regional, juntamente com Otto Alencar.

 

E por último Ailton Cardozo, advogado e Procurador do Estado na Procuradoria Geral do Estado da Bahia, que irá integrar o GT de Transparência, Integridade e Controle.

Manifestante preso suspeito de atear fogo em caminhão

Reprodução

Reprodução

Atualizada às 18h19 – Dois apoiadores do presidente do Jair Bolsonaro (PL) e participantes de manifestações foram presos na tarde desta segunda-feira (21), em Sinop (a 500 km de Cuiabá). Eles são suspeitos de abordar e atear fogo em caminhões na BR-163, além de aterrorizar motoristas e praticar atos de vandalismo em vias urbanas da cidade.

 

Um dos homens foi identificado como Olair Correia, de 41 anos. Segundo informações, ele é produtor rural. Em suas redes sociais, Olair costuma compartilhar vídeos em apoio às manifestações e também ao presidente Jair Bolsonaro. O segundo suspeito foi identificado como Danilo, 27, que tem passagem por homicídio.

 

Eles foram levados à Polícia Federal, mas durante o depoimento ficaram em silêncio. Em seguida foram encaminhados à Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira – “Ferrugem” e passarão por audiência de custódia, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a PRF, “pelo contexto, há suspeita de que tenham relação com os manifestantes, então supostamente estariam em prol das manifestações queimando veículos para criar bloqueios”.

 

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Olair aparece às margens de uma rodovia com dinheiro dentro de um chapéu e pedindo “doações” via pix (pagamento instantâneo). “Tamo fazendo vaquinha para alimentar as pessoas que estão aqui neste manifesto, lutando pela nossa família”, diz.

 

Os dois homens foram presos numa caminhonete Ford Ranger. Além do veículo, a Polícia apreendeu dinheiro em espécie, além de uma arma, munições, uma faca e embalagens de óleo.

 

O carro apreendido pelos agentes é o mesmo que aparece em um vídeo abordando um caminhão. Na ocasião, outros suspeitos descem da caçamba do veículo e tentam abrir as bicas do caminhão – dispositivo por onde a carga a granel é escoada.

 

Outra gravação, também de Sinop, mostra criminosos abordando um caminho em uma rodovia. Os homens desengatam a carroceria do caminhão e ateiam fogo no cavalo.

Morre o cantor e compositor Erasmo Carlos

Reprodução
Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22/11). O cantor e compositor havia sido internado ontem de manhã no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, às pressas.

Erasmo havia recebido alta no início do mês após ficar internado por nove dias no hospital, com um quadro de edema.

A esposa de Erasmo Carlos, Fernanda, estava ao lado do cantor na hora da morte. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Erasmo Carlos tinha 81 anos e vinha há alguns meses tratando uma síndrome edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.

Deu zebra: Argentina perde de virada para a Arábia Saudita na estreia da Copa do Mund

Arábia Saudita surpreende e vence a Argentina na Copa
Arábia Saudita surpreende e vence a Argentina na Copa Foto: Glyn KIRK / AFP
Breno Angrisani

A estreia da Copa do Mundo não foi do jeito que a Argentina imaginava. Uma das favoritas para vencer o Mundial do Catar, a seleção comandada por Lionel Scaloni saiu do Estádio Lusail derrotada por 2 a 1 para a Arábia Saudita, apontada como o time mais fraco do grupo C da competição. Lionel Messi, de pênati, abriu o placar para os hermanos no primeiro tempo, mas, na segunda etapa, Al Shehri e Al Dawsari viraram para os sauditas.

Esta é a primeira vez que a Argentina perde um jogo de estreia em Copas do Mundo desde 1990, foram sete jogos com seis vitórias e um empate. Por outro lado, a Arábia Saudita venceu pela primeira vez na história uma abertura de Mundial.

No primeiro tempo, a Argentina controlou o jogo, abriu o placar aos 10 minutos, após cobrança de pênalti de Lionel Messi, e ainda teve três gols anulados por impedimento. O jogo se desenhava para ser uma vitória tranquila do time de Lionel Messi, que entrou no seleto grupo de jogadores que disputaram cinco Copas na história.

No entanto, o segundo tempo foi bem diferente e aos oito minutos, o placar já estava 2 a 1 para a Arábia Saudita. O atacante Al Shehri ganhou na corrida do zagueiro Romero e bateu cruzado para empatar, aos três, e aos oito, o meia Al Dawsari acertou um chutaço, sem chances para Martínez, e virou o jogo.

A Argentina retorna aos gramados do Catar no próximo sábado, às 16h (de Brasília), contra o México, no Estádio Lusail. A Arábia joga no mesmo dia, às 10h (de Brasíllia) diante da Polônia, no Estádio da Cidade da Educação.

A Secretaria de Educação do Município de Poções, realizou um ato muito aconchegante para homenagear as diretoras e diretores das escolas da rede municipal de ensino.

A Secretaria de Educação do Município de Poções, realizou um ato muito aconchegante para homenagear as diretoras e diretores das escolas da rede municipal de ensino.
Em meio as palavras de agradecimento esteve também o reconhecimento do importante trabalho desenvolvido pelas professoras e professores que atuam na gestão escolar. Trata-se de uma tarefa delicada que requer muita sabedoria, empatia e muito compromisso com a Educação.
A direção de uma escola lida com professores, alunos, servidores, coordenadores, pais e familiares de todos que frequentam a unidade de ensino. Além de cuidar da parte administrativa é também responsabilidade do diretor e da diretora atentar para os aspectos pedagógico, disciplinar, afetivo, tendo a sua frente um universo diverso e desafiador que envolve o dia a dia de uma escola.
Presente no evento deu para sentir de perto como é importante rever as pessoas, compartilhar da alegria e da energia, ouvir uma boa música com Rian e Zeu, uma palinha de James e degustar um delicioso jantar. Muito obrigado pelo convite, pela recepção e pelo ambiente acolhedor que nos proporcionou.
Parabéns

as diretoras e diretores das escolas da rede municipal pelo empenho, pela dedicação, envolvimento, cuidado e zelo para com as pessoas e os espaços onde o ensino-aprendizagem e a amorosidade acontecem.

Meus cumprimentos a Secretária Dirani Porto e toda equipe da SMEP pelo trabalho realizado e pela atenção, carinho e urbanidade no tratamento aos envolvidos e dedicados a causa da Educação no Município de Poções.
Um forte abraço e muito sucesso nessa longa jornada do saber que nos faz crescer e perceber que a Educação é a melhor via para se chegar a inclusão.
Poções, 19 de novembro de 2022.
João Bonfim Cardoso Cerqueira
Vice-Prefeito de Poções

Missão do Banco Mundial avalia impactos do projeto Bahia Produtiva em cooperativa de Barra do Choça

Um grupo formado por representantes do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), iniciou, nesta segunda-feira (21), a última Missão de Supervisão do projeto Bahia Produtiva.

 

A programação teve início no município de Barra do Choça, com uma visita à Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), que recebeu investimentos de mais de R$ 5,4 milhões do Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva.

 

Segundo a presidente da Cooperbac, Joara Oliveira, o Bahia Produtiva, além de todo investimento, trouxe para os 323 cooperados o orgulho de ser agricultor familiar e, hoje, beneficia mais de nove mil agricultores da região. “O Bahia Produtiva trouxe confiança na capacidade de produção e desenvolvimento sustentável e econômico. Estamos aumentando a nossa área plantada e a nossa produtividade. Produtores que antes tinham uma renda mensal de R$ 622,00 agora têm uma renda média de R$ 4.800,00”.

 

Entre os resultados dos investimentos do Bahia Produtiva na cooperativa estão o lançamento de novas marcas, aumento da comercialização, aumento na produção de cafés especiais, implantação do Centro de Captação de recursos para produtores rurais, qualificação ambiental, certificação orgânica, inauguração do laboratório de qualificação, comercialização e adequação dos produtos.

 

O Diretor do Banco Mundial no Brasil, Johannes Zutt, contou que trabalhou em uma fazenda quando pequeno entre 10 e 21 anos de idade. “Conheço as dificuldades de produzir produtos agrícolas. É importante ter sol, chuva, mas é preciso talento. É difícil produzir em quantidade com qualidade. Estou muito impressionado com a Cooperbac e com a qualidade desses produtos”.

 

Para o secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, que participa da Missão, falar da Cooperbac é dar um exemplo do trabalho realizado pelo Governo do Estado. “A cooperativa tem um papel essencial no desenvolvimento econômico do município. Estamos investindo em um modelo de gestão compartilhada, que promove o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar baiana e o desenvolvimento econômico do município passa pelo rural. Um modelo que estamos ampliando, estabelecendo novas parcerias. A gente trabalha e vai continuar trabalhando para gerar renda e melhorar a produção de alimentos no meio rural”.

 

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, enfatizou que a Cooperbac é um exemplo de sucesso. “Cada vez que a gente retorna à cooperativa temos uma surpresa de mais um etapa de crescimento. Em cada local da Bahia identificamos a potencialidade na produção, aqui é um exemplo disso. O café vem promovendo a mudança e melhora na qualidade de vida das famílias”.

 

A programação contou também com a visita à propriedade de um produtor de café e segue até sexta-feira (25) com a visita a Central de Associações para Manutenção do Sistema de Abastecimento de Água de Caetité, onde também terá a visita a uma comunidade beneficiada com o sistema de água, e reuniões para análise dos resultados do Bahia Produtiva.