prefeitura de pocoes


junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  



:: 25/jun/2025 . 22:41

Prefeitura com mais gastos no São João da Bahia pede empréstimo de R$ 60 milhões

A Prefeitura de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, foi a que mais gastou com os festejos juninos de 2025. Segundo o Painel da Transparência do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o município desembolsou R$ 9,3 milhões na contratação de artistas para o São João.

O São João de Cruz das Almas em 2025 foi realizado entre os dias 19 a 24 de junho. Mas antes disso, no dia 17, o prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos) enviou para a Câmara de Vereadores, um pedido de empréstimo de R$ 60 milhões junto a Caixa Econômica Federal.

Segundo a Executivo local, a quantia obtida pela operação de crédito será destinada à execução de obras e serviços de infraestrutura e saneamento básico para o município. O projeto será colocado em votação na sessão marcada para a manhã desta quinta-feira, 26. Este é o segundo empréstimo milionário que a gestão local busca obter neste ano. Em abril, o prefeito pediu autorização de empréstimo no valor de R$ 180 milhões. Á época, a Prefeitura afirmou que os recursos também seriam utilizados em obras de infraestrutura urbana e saneamento.

URGENTE: Senado aprova aumento de vagas na Câmara dos Deputados

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (25), uma proposta de lei que amplia de 513 para 531 o número de cadeiras na Câmara dos Deputados. A medida, que teve o apoio mínimo necessário de 41 senadores, pode gerar um impacto anual de pelo menos R$ 95 milhões aos cofres públicos.

A proposta altera a composição da Câmara com base em dados populacionais mais recentes e na previsão constitucional de que o número de parlamentares por estado deve refletir a evolução demográfica.

Apesar disso, o texto foi alvo de críticas devido ao aumento de despesas, especialmente em um momento de restrições orçamentárias no país

Jovem de 14 anos confessa ter matado pais e irmão após ser proibido de ir a encontro; saiba mais

 

 

Um adolescente de 14 anos foi apreendido após confessar um crime bárbaro. O jovem matou seus próprios pais e seu irmão de apenas três anos, na região de Itaperuna, no interior do Rio de Janeiro.

Os corpos das vítimas foram encontrados dentro de uma cisterna nesta quarta-feira (25), por uma equipe do 143ª DP (Itaperuna) que informaram que o menino irá responder por fato análogo ao crime de triplo homicídio e ocultação de cadáver.

A polícia só teve conhecimento do caso após a avó do jovem ir até a delegacia par registrar o desaparecimento da família, contando que procurava por eles desde sábado.

Já nesta quarta-feira, a polícia encontrou algumas manchas de sangue no colchão do casal, além de roupas ensanguentadas e focos de queimado.

Dentro do imóvel, um forte cheiro de putrefação fez com que os agentes verificassem a cisterna, onde foram encontrar os corpos das vítimas já em decomposição.

após a descoberta, o jovem de 14 anos confessou o crime e justificou que havia sido proibiido se ir a um encontro em outro estado. Ele esperou seus pais dormirem e, com a arma do pai, atirou contra eles e o irmão.

Após ter o namorado executado, mulher é encontrada esquartejada; caso intriga autoridade policial

Após um homem identificado como Matheus Rodrigues de Souza, de 24 anos, ter sido executado na última segunda-feira (23) dentro de um mercado enquanto fazia compras com a namorada em Eunápolis, Extremo Sul da Bahia, a namorada de prenome Ana Beatriz foi encontrada morta nesta terça-feira (24). A vítima teve seu corpo encontrado hoje (25).Ana era a testemunha do crime e foi dada como desaparecida. A Polícia Civil se manifestou sobre o caso por meio de nota, onde afirma que “o corpo de uma mulher foi encontrado esquartejado em uma estrada vicinal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Próximo ao local, havia um bilhete que pode indicar motivação relacionada a outros crimes recentes na cidade”, discorre.

A PC também aponta que “informações preliminares apontam que a vítima pode ter ligação com um homem assassinado na noite anterior, mas a conexão ainda não foi confirmada oficialmente”, completa.

A Polícia também trabalha com uma linha de investigação na qual Ana Beatriz pode ter fornecido a localização de Matheus na loja de conveniência para que fosse pego de surpresa por seus executores.

Nas buscas, foram encontrados o tronco, pernas, partes da mão de Ana com apenas dois dedos em referência à facção Comando Vermelho (CV) e um bilhete em sua boca. O caso está sendo acompanhado de perto pelas autoridades competentes.

POÇÕES-POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA EM FACE DE AUTOR DE HOMICÍDIO CONTRA IDOSO.

Natureza do Crime: Artigo 121, § 2º, inciso III do CPB.

DADOS DO FATO
Data : 25/06/2025
Hora : 11:00h
Local : Rua Orlando Ventura de Matos, Bela Vista, Poções/BA.

DADOS DO AUTOR: A.T.F, natural de Poções, 28 anos.

HISTÓRICO: A Polícia Civil da Bahia, por meio da DT de Poções, no dia de hoje, procedeu ao cumprimento de mandado de prisão preventiva n° 8002101-67.2025.8.05.0199 em face do nacional de iniciais A.T.F, após representação da autoridade policial da DT de Poções, por este ser autor de um homicídio ocorrido no dia 12/06/2025, na zona rural de Poções/BA.

Após diligências, uma equipe da Polícia Civil de Poções se deslocou até a localidade onde ele estava homiziado e deu cumprimento ao referido mandado. Consta dos autos que o autor matou um idoso de 76 anos a machadadas e depois enterrou o corpo no fundo da casa onde residia, isso tudo com a ajuda da namorada adolescente de 15 anos.

Consta da investigação, que o idoso teria sido levado à casa dos autores pela adolescente, e, depois morto a golpes de machado e enterrado aos fundos da casa, sendo ainda queimado. Segundo os parentes da vítima, após a morte sumiram alguns bens do idoso, mormente uma quantidade de dinheiro; Registre-se que o corpo somente foi descoberto após a família do idoso procurá-lo com ajuda de um cachorro, que achou o corpo no local enterrado.

Após os fatos, o autor e a adolescente fugiram da localidade, sendo que a autoridade prontamente representou pela prisão preventiva dele e internação da adolescente. Nesta data de hoje, após informações, descobriu-se que o autor estava na casa de parentes na zona urbana de Poções e foi preso pelos investigadores da DT de Poções escondido embaixo de uma cama na casa de parentes. A adolescente ainda não foi localizada, mas segue procurada. A ação contou com apoio da Polícia Militar de Poções.

Providências: Comunicação da prisão à Justiça de Poções;

Fonte: DT Poções/Shangai Alexandre Ramos

Jerônimo e Zé Coca brindam com deputados o sucesso do São João em Jequié

Na noite desta terça-feira (24) o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), recebeu o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), os deputados estaduais Hassan e Diego Coronel, filho do Senador Ângelo Coronel, além do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola. Lado a lado, numa recepção na casa do prefeito, eles brindaram o sucesso do São João da Bahia, em Jequié.

“O governo do estado nos ajudou e assim conseguimos fazer uma festa ainda melhor este ano. E o governador, graças a Deus, encerra a sua caminhada pelo interior da Bahia aqui em Jequié e nos deixa radiantes e alegres”, disse o prefeito Zé Cocá celebrando o apoio do estado e a visita do governador em sua residência e no encerramento dos festejos juninos da Bahia em Jequié.

A visita em Jequié encerra a caravana do governador, iniciada no último dia 18, com passagens por regiões como a Chapada Diamantina, Recôncavo e sudoeste. O governo do Estado apoiou a festa em cerca de 300 municípios em todas as regiões. Além do auxílio financeiro para as festas, também houve reforço na segurança pública, saúde e infraestrutura.

Além dos investimentos do Estado o governador ressaltou a relação com o prefeito de Jequié. “A consequência da minha política é a confiança. Se você marcou a palavra e cumpriu, estabeleceu racionamento de confiança e isso eu tenho em Zé Cocá”, completou Jerônimo Rodrigues em entrevista ao lado do prefeito de Jequié.

ACIDENTE COM MORTE HOJE NA na estrada Conquista-Anagé

Uma tragédia marcou a manhã desta quarta-feira (25) na estrada que liga Vitória da Conquista ao município de Anagé, no Sudoeste baiano. Um motociclista perdeu a vida após se envolver em um grave acidente de trânsito.

De acordo com as primeiras informações apuradas, a colisão ocorreu em um trecho da rodovia conhecido pelo alto fluxo de veículos e frequentes registros de acidentes. Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias exatas do ocorrido nem sobre a identidade da vítima, que faleceu ainda no local.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foram acionadas, mas nada puderam fazer além de constatar o óbito. A Polícia Rodoviária Estadual também esteve presente para registrar a ocorrência e organizar o tráfego na região.

O corpo do motociclista será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista para os procedimentos legais.

O clima é de tristeza e alerta na região, que já contabiliza diversos acidentes ao longo do ano nesse trecho rodoviário.fonte rodrigo ferraz

Fraudes no Bolsa Família podem envolver mais de 1 milhão de famílias no Brasil

 Um cruzamento de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e do IBGE revela que ao menos 1,4 milhão de famílias podem estar omitindo o cônjuge para receber o Bolsa Família. A estimativa foi feita pela empresa DataBrasil a pedido do Poder360 e indica que muitas famílias se apresentam como monoparentais para burlar as regras do programa e garantir o benefício, mesmo tendo renda que as tornaria inelegíveis.

A análise, feita município por município, mostra discrepâncias significativas entre os dados do Censo e os registros no CadÚnico. Para estimar as possíveis fraudes, os dados foram analisados por município. Em Guaribas (PI), por exemplo, o Censo aponta 151 domicílios monoparentais, mas 617 famílias se declararam assim no Bolsa Família, indicando que 466 podem ter omitido informações ao governo.

A lei que regulamenta o Bolsa Família (nº 14.601/2023) estabelece que o benefício é destinado a famílias com renda de até R$ 218 por pessoa. Fraudes como omitir informações no CadÚnico configuram crime de falsidade ideológica, mas muitas vezes passam despercebidas e o pagamento continua por tempo indeterminado. Outra manobra comum é quando ambos os cônjuges, vivendo no mesmo endereço, se declaram solteiros e em situação de vulnerabilidade para receber duas parcelas do programa.

Prefeito e vice de Itapema têm mandatos cassados pela Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Itapema, uma das principais cidades no Litoral Norte de Santa Catarina. Carlos Alexandre de Souza Ribeiro, o “Xepa” (PL), e o vice Eurico Marcos Osmari (Republicanos) podem seguir no cargo enquanto recorrem da sentença, dada em primeira instância.

A condenação publicada na segunda-feira (23) ocorreu por suposto abuso de poder econômico, em razão de distribuições de alimentos e atividades feitas em conjunto com uma entidade assistencial nas eleições de 2024. A ação também determina a inelegibilidade do prefeito por oito anos

Em nota, o prefeito disse que o projeto social “não tem, e nunca teve, qualquer vínculo com o poder público ou uso de recursos da prefeitura” e que apresentará recurso (leia a íntegra no fim do texto). O g1 não conseguiu contato com o vice Eurico Marcos Osmari.

Sobre a sentença:

  • Foi publicada em 23 de junho pelo juiz eleitoral Luciano Fernandes da Silva, da 91ª Zona Eleitoral, de Itapema;
  • Ação foi movida por Clóvis José da Rocha Júnior (PSD), candidato a prefeito nas eleições de 2024 e que ficou em segundo lugar.

O que diz a decisão

A Justiça aceitou os argumentos da acusação e considerou que a Associação Beneficente Amigos do Morretes foi usada como ferramenta para alavancar as candidaturas dos políticos. O motivo seria a participação de Xepa em eventos da entidade, com distribuição de alimentos, marmitas e doces em encontros.

Na sentença foram usados fotos e vídeos publicados nas redes sociais da associação no aniversário do prefeito, em janeiro de 2024. Na época, o político era vereador e apareceu em cima de um caminhão distribuindo alimentos à população. Outros eventos também foram citados.

Após o início da campanha eleitoral em si, as publicações dos eventos teriam dado lugar a postagens de materiais de campanha da chapa de Alexandre Xepa, mas segundo o juiz os posts foram apagados depois que o caso foi parar na Justiça. Segundo o magistrado, os elementos mostrariam que a entidade seria um braço de campanha.

“Fica evidente que a distribuição de bens e serviços durante todo o período pré-eleitoral e eleitoral foi percebida não como caridade desinteressada, mas como uma plataforma que gerou um sentimento de dívida e gratidão, revertido em capital político e, finalmente, em votos”, escreveu o juiz.

Por não participar dos atos na associação, o vice-prefeito Eurico Marcos Osmari não foi condenado à inelegibilidade.

Prefeita de Conceição do Jacuípe beija cantor Belo durante show no Arraiá do Berimbau

A prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD), protagonizou um momento de descontração durante o encerramento do Arraiá do Berimbau, na noite desta terça-feira (24). Durante a apresentação do cantor Belo, a gestora municipal foi chamada ao palco para fazer os agradecimentos e surpreendeu o público com uma declaração ao artista, seguida de um beijo.

“Belo, é um sonho. Você já contou aqui, mas eu sou apaixonada pela sua vida. Eu amo de coração. Agora deixa eu te dizer uma coisa: eu não posso sair daqui sem te dar um beijo, viu?”, disse a prefeita, que recebeu permissão do cantor e lhe deu um selinho.

Após o gesto, Belo dedicou à gestora a música “Noites Traiçoeiras”, encerrando o evento.