:: 16/jun/2025 . 19:42
Ex-pastor mirim chama Conselho Tutelar de “raça de bandidos” após voltar a pregar
O jovem Miguel Oliveira, 15, conhecido como “pastor mirim”, voltou a provocar polêmica nas redes sociais ao chamar integrantes do Conselho Tutelar de “raça de bandidos”. A declaração foi feita em vídeo publicado nos stories do Instagram na última terça-feira (10), após o fim de uma suspensão que o impedia de pregar em igrejas. Miguel teve sua atuação limitada pelo Conselho Tutelar, que determinou o retorno às aulas presenciais e vetou temporariamente suas aparições religiosas. A medida foi motivada por denúncias de exposição indevida de menor, exploração religiosa e promessas de cura mediante ofertas durante cultos. No vídeo, Miguel critica o órgão e ironiza a atuação dos conselheiros, sugerindo perseguição religiosa. “Vão no morro caçar menino traficante”, disparou. Ele também se posicionava em defesa de outro menor impedido de atuar em templos religiosos. O adolescente ganhou notoriedade nacional ao viralizar com vídeos de pregação, que somam milhões de visualizações. A performance intensa nos cultos o tornou alvo de críticas, inclusive de religiosos, que apontam exagero e teatralização da fé. Apesar disso, Miguel tem recebido apoio de figuras conhecidas, como Pablo Marçal, e já foi homenageado com os títulos de Embaixador da Paz, no Rio de Janeiro, e Líder Cristão Influente. Em eventos recentes, passou a ser apresentado como “Levita Miguel”.

Quero mostrar ao povo de Itagi o homem humilde que conheci”, diz prefeito do UB sobre Jerônimo Rodrigues
Após preparar uma mega recepção para o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito de Itagi, Saulo Islan (UB), fez uma nova demonstração de que deve abandonar a base do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) para marchar ao lado do petista. Na manhã deste domingo (15), o governador cumpriu agenda na cidade e fez entregas para a saúde, educação e infraestrutura.
Durante discurso, o prefeito destacou a humildade do governador e atenção dada aos pleitos da cidade. “O senhor está aqui hoje para simbolizar o que a Bahia deve simbolizar: união, paz e progresso. Sou de um partido adverso ao seu, mas nem por isso temos que parar de ter diálogo. Quero agradecer e dizer ao povo de Itagi o homem humilde que eu conheci”, disse. “Governador, ajude essa população, que eles vão reconhecer, como têm reconhecido. O senhor é o seu partido têm sido os mais votados em Itagi”, completou.
Em 2022, Saulo fez campanha para o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, na disputa pelo Executivo estadual. No entanto, a agenda deste domingo foi lida como mais uma sinalização de que o prefeito deve aderir formalmente à base do governo estadual e apoiar a reeleição de Jerônimo Rodrigues em 2026.
Pagamento da bolsa-auxílio do Programa Mais Estudo será por conta poupança social, a partir desta terça (17)
Um novo formato de pagamento das bolsas-auxílio do Programa Mais Estudos foi instituído pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). A partir desta terça-feira (17), o valor mensal destinado aos estudantes monitores, referentes a abril, será depositado em conta poupança social do Banco do Brasil. As contas serão abertas automaticamente através do CPF do estudante beneficiado. A iniciativa visa o aprimoramento dos processos financeiros junto à unidade pagadora, além de mais segurança e celeridade no recebimento do benefício.
Para a ativação e regularização da conta, ficando apta para movimentações financeiras, o estudante com menos de 18 anos deverá comparecer à agência bancária de referência do município em que reside, acompanhado do responsável legal munido de documentação que comprove a tutela e de documentos de identificação de ambos. No caso de estudantes maiores de idade, a ativação e regularização da conta pode ser realizada no aplicativo do Banco do Brasil, sem a necessidade de comparecimento na agência.
A conta poupança social do Banco do Brasil é destinada a beneficiários de programas sociais do governo, permitindo movimentações como envio e recebimento de dinheiro via pix, saque, depósito, pagamento de contas e recarga de celular, por meio do aplicativo do banco. Após o fechamento da validação do Relatório de Monitoria, no Sistema Saga, 21.216 monitores estão aptos ao recebimento da bolsa-auxílio mensal. Os estudantes que já possuem conta no Banco do Brasil terão a variação 74 ativada para o pagamento da bolsa monitoria.
CPF precisa estar regularizado na Receita Federal
A coordenadora de Educação Integral da SEC, Nájila da Silva Lopes, reforça a necessidade de os monitores manterem seu CPF regularizado na Receita Federal, “uma vez que a situação irregular do documento é o único possível motivo do banco não processar o pagamento da bolsa”. Em relação ao pagamento do benefício referente a maio, novas orientações serão repassadas pela SEC brevemente, lembrando que as pendências existentes são por conta de CPF inválido ou a não validação do Relatório de Monitoria. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, a equipe da Secretaria da Educação está à disposição através dos telefones (71) 3115-1312/1358/9190.
Orientações específicas sobre a atualização da conta social para a creditação de pagamento das bolsas podem ser obtidas através do link https://www.bb.com.br/site/
Sobre o Mais Estudos
Programa da Secretaria da Educação do Estado, o Mais Estudos oferece monitoria estudantil com o objetivo de melhorar os resultados escolares através da colaboração entre alunos, com o apoio de professores. A iniciativa visa, portanto, estimular a aprendizagem entre pares, com estudantes monitores recebendo bolsas mensais. Os estudantes monitores recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 150, conforme o Edital nº 02/2025.
Este ano, o Mais Estudos disponibiliza 52 mil vagas de monitoria aos estudantes da Educação Básica, desde o 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais) até o final do Ensino Médio, contemplando os componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Iniciação Científica e Sóciocientífica.
Jerônimo Rodrigues destaca meio ambiente, sustentabilidade e São João na Bahia em podcast
O governador Jerônimo Rodrigues aborda temas centrais para o desenvolvimento sustentável e as tradições culturais da Bahia, no podcast Fala Jero! Entre os destaques, estão a participação na Bahia Farm Show, com foco na inovação e na defesa sanitária do agro, e a apresentação do programa Bahia + Verde, lançado em 2023, que já conta com 25 projetos em andamento, integrando comunidades tradicionais, escolas e municípios.
O episódio desta segunda-feira (16) vai contar com a presença de dois convidados especiais: Zé Pescador, liderança comunitária de Vera Cruz e responsável pelo projeto Corais de Maré, de restauração de corais com base no saber tradicional, e Anna Luísa Beserra, cientista e fundadora da SDW For All, reconhecida internacionalmente por soluções de acesso à água segura.
Também serão apresentados os investimentos do Governo da Bahia para o São João 2025, que terá 70 horas de transmissão ao vivo e mais de 100 shows. O evento terá cobertura nacional e internacional, sendo a maior já realizada pela emissora pública.
O episódio reforça o compromisso da Bahia com a Agenda 2030 da ONU e a promoção de políticas públicas sustentáveis, culturais e inclusivas.
O público pode interagir com o chefe do executivo baiano por meio do chat do episódio, toda segunda-feira, a partir das 19h30, no canal oficial do governador no YouTube.
- 1









