prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



TRE confirma cassação de prefeito e vice-prefeito de Santa Quitéria, acusados de envolvimento com facção

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou nesta terça-feira (1º) a decisão da primeira instância e cassou o mandato do prefeito do município de Santa Quitéria , José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, e do seu vice-prefeito, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro. Os dois são acusados de abuso de poder político e econômico e de terem recebido apoio de uma facção criminosa nas eleições.          A decisão foi tomada por unanimidade pelo colegiado do TRE-CE. Além da cassação dos diplomas do prefeito e do vice, o tribunal também condenou os dois à inelegibilidade por um período de oito anos. O município também deve passar por novas eleições.

Braguinha era prefeito de Santa Quitéria desde 2021 e foi reeleito em 2024. No entanto, ele acabou preso antes de tomar posse para o segundo mandato. Como presidente da Câmara Municipal, o filho de Braguinha, o vereador Joel Barroso (PSB), assumiu a prefeitura.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) havia pedido a cassação dos suspeitos no fim do ano passado após investigação sobre a interferência do crime organizado nas eleições municipais de Santa Quitéria.

De acordo com a acusação, Braguinha e seu vice praticaram ou se beneficiaram do abuso de poder político e econômico, comprometendo a legitimidade do pleito. Relatórios da Polícia Civil do Ceará indicam que eleitores foram coagidos por uma facção criminosa a não votar no candidato opositor, Tomás Figueiredo (MDB).

Eleitores e apoiadores de Tomás teriam recebido mensagens pelo Whatsapp e ligações com ameaças de morte ou ordens de expulsão da cidade, assim como ameaças de incêndio em casas e de danos a veículos.

Compartilhe:

Receita Federal combatem falsificação de produtos em Minas Gerais

Nesta quarta-feira (2/7), a Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil deflagraram a Operação Fiducia em combate a comercialização de produtos de vestuário, acessórios, perfumes e relógios com indícios de falsificação, além da lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

A operação teve como foco duas lojas, onde as investigações identificaram irregularidades como a ausência de notas fiscais de entrada e movimentação financeira incompatível com as compras registradas. Na ocasião, foram apreendidos produtos suspeitos de falsificação, documentos e aparelhos celulares.

As investigações prosseguirão na Justiça para identificar demais envolvidos e tomar as providências cabíveis.

Compartilhe:

FICCO/RJ deflagra operação para apurar fraudes em postos de combustíveis

Nesta quarta-feira (2/7), a Polícia Federal deflagrou a Operação Nafta, com o objetivo de apurar fraudes em postos de combustíveis gerenciados por uma organização criminosa, em ação conjunta com a Polícia Civil através da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio de Janeiro (FICCO/RJ).

Na ação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva na Barra da Tijuca/RJ e 31 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro, Niterói/RJ, São Gonçalo/RJ, Itaboraí/RJ, Itaguaí/RJ, Mangaratiba/RJ, Resende/RJ, Armação dos Búzios/RJ, Belo Horizonte/MG e Juiz de Fora/MG. Além disso, a Justiça também determinou o sequestro de bens e valores.

A investigação teve início após desdobramentos da Operação Dinastia, deflagrada pela PF em agosto de 2022, que desarticulou uma organização criminosa atuante no Rio de Janeiro.

Diante dos fatos, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e estelionato.

A FICCO/RJ, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal e Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (SEPOL), e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

PF e Força Nacional apreendem arsenal em área de tensão agrária no extremo sul da Bahia

Porto Seguro/BA. Na tarde desta quarta-feira (02/07), a Polícia Federal e a Força Nacional apreenderam um arsenal durante patrulhamento conjunto realizado no Território Indígena de Barra Velha, município de Porto Seguro/BA. A região é considerada área sensível em razão de recorrentes conflitos relacionados a disputas territoriais.

Quatro pessoas foram abordadas, sendo dois adultos e dois adolescentes. Com os envolvidos, foram localizadas armas de fogo com numeração suprimida, grande quantidade de munições e acessórios táticos.

O material apreendido inclui:

  • 01 pistola calibre 9 mm com numeração raspada;

  • 01 pistola calibre .380 com numeração raspada;

  • 198 munições calibre 9 mm;

  • 135 munições calibre .380;

  • 23 munições calibre .44;

  • 27 munições calibre 5.56 deflagradas;

  • 01 munição calibre 12;

  • 01 munição calibre .22;

  • 01 munição calibre .32;

  • 02 carregadores alongados calibre 9 mm, capacidade para 31 disparos cada;

  • 04 carregadores calibre .380;

  • 01 coldre de pistola na cor bege;

  • 01 balaclava camuflada.

Os indivíduos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde foram autuados e permanecem à disposição da Justiça.

As investigações prosseguirão com o objetivo de apurar a origem do armamento, eventuais conexões criminosas e outras circunstâncias relacionadas à ocorrência.

A ação integrada entre a Força Nacional e a Força-Tarefa da Polícia Federal (composta pela SSP/BA, PM/BA e PC/BA) faz parte das operações coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), com foco na preservação da ordem pública e na mediação de conflitos em áreas sensíveis de territórios indígenas no extremo sul da Bahia.

Compartilhe:

POLÍCIA CIVIL DE POÇÕES APREENDE CARRO ADULTERADO.

Natureza do Crime: Art. 311, § 2º do Código Penal Brasileiro.

DADOS DO FATO
Data : 30/06/2025
Hora : 13:00h
Local : Praça da Matriz, Centro, Poções/BA.

DADOS DO AUTOR: V.R.S, natural de Nova Canaã, 53 anos.

HISTÓRICO: A Polícia Civil da Bahia, por meio da DT de Poções, informa que no dia de hoje, investigadores da Polícia Civil de Poções tiveram informação sobre um possível carro adulterado na cidade. Após diligências, os citados policiais tiveram a informação que o veículo VW FOX cor preta ostentando a placa policial FHB5I13, apresentando sinais de adulteração no chassi, além de incompatibilidades nos sistemas de segurança policial tais como documentação, propriedade e condições para circulação. Registre-se que a equipe estava em deslocamento no centro desta cidade quando foi visualizado o veículo em questão, que já estava sendo monitorado há algumas semanas e nesta oportunidade foi identificado o condutor/possuidor; O possuidor, de iniciais V.R.S, natural de Nova Canaã, 53 anos, foi ouvido e liberado e um inquérito policial será instaurado. O veículo será submetido à perícia para saber o verdadeiro carro original que foi adulterado.

Providências: confecção de BO e Guia Pericial;

Fonte: Policia Civil da Bahia

Compartilhe:

Salvador fecha 1° semestre de 2025 com redução de 16% das mortes violentas

Apoio: Ações integradas das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública foram ampliadas nos seis primeiros meses do ano.A capital baiana fechou o primeiro semestre de 2025 com a redução de 16% das ocorrências de mortes violentas, na comparação com o mesmo período de 2024.

Ações integradas das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública foram ampliadas nos seis primeiros meses do ano. O apoio da tecnologia, através do Sistema de Reconhecimento Facial, permitiu também a retirada de homicidas foragidos da Justiça.

Em números absolutos, no 1° semestre de 2025 foram registrados 397 casos, contra 475 ocorrências nos seis primeiros meses do ano passado.

“Sabemos dos desafios e ampliamos os investimentos no setor de Inteligência, com o objetivo de atuar com mais intensidade contra as facções. Os integrantes destes bandos são os responsáveis por aproximadamente 75% das mortes violentas. Seguiremos trabalhando de forma incansável, visando sempre a manutenção da paz social”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Compartilhe:

Irregularidades na prestação de contas do transporte escolar desencadeiam ações administrativas no interior da Bahia BOM JESUS DA SERRA aparece na lista

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) tem intensificado as ações de fiscalização sobre a gestão de recursos destinados ao Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE/BA) no interior do estado. No último sábado (28), uma série de portarias foi publicada pela secretária Rowenna dos Santos Brito, revelando a instauração de Processos Administrativos de Reparação de Danos ao Erário e Tomadas de Contas Especiais em diversos municípios.

As medidas buscam apurar, determinar e cobrar eventuais danos decorrentes de irregularidades na prestação de contas dos recursos repassados, o que pode evidenciar desafio persistente na gestão do transporte de estudantes na zona rural.

 

Os principais motivos para a instauração desses processos incluem a não prestação de contas ou a apresentação de documentos em desacordo com as normas do programa. Entre os municípios com a gestão do transporte escolar sob análise estão:

  • Canavieiras: Processo de reparação de danos instaurado por não cumprimento das obrigações de prestação de contas referentes aos exercícios de 2019 e 2022;
  • Barro Preto: Processo administrativo para apurar a não prestação de contas dos recursos do PETE/BA relativos a 2022;
  • Santa Bárbara: Designado processo para apurar a não prestação de contas dos exercícios de 2019 e 2020 do programa PETE/BA;
  • Bom Jesus da Serra: Comissão designada para Tomada de Contas Especial devido a prestações de contas com composição em desacordo com as normas do programa para os exercícios de 2019, 2020 e 2021;
Compartilhe:

Você acredita? Prefeita de Jaguaquara vira meme nas redes ao comemorar São João da cidade à frente de Jequié em público; ‘Pior são João da história recente de Jaguaquara’

Se tem uma coisa que as vezes prejudica os novos gestores é achar que eles são prefeitos e blogueirinhos ao mesmo tempo e dedicam tempo para induzir seus seguidores a apenas o que querem transmitir, mas existe vida real e opiniões além da rede social, principalmente quando a dor dos munícipes são sentidas em prejuízos e, neste caso, não há textinho bonito nem imagens tomando cafezinho mostrando uma simplicidade virtual que der jeito.

E o assunto mais comentado nas redes sociais nos últimos dias no Vale Jiquiriçá é o São João de Jaguaquara. Tudo isso devido a comparação hilária e ilusória de que a festa junina teria alcance de público acima dos festejos de Jequié, considerado um dos destinos mais procurados do Brasil.
Pasmem, senhores e senhoras, o São João de Jaguaquara foi, sem dúvidas o que mais gerou prejuízos ao seu comércio e revolta aos comerciantes exatamente pelas escassezes do público turístico que não escolheu Jaguaquara como destino favorito. E a prefeita fez questão de compartilhar em suas redes uma imagem comemorando o resultado, passando a sofre uma enxurrada de críticas.

Para ser justo, a prefeita também não criou os dados, ela reproduziu um acompanhamento publicado pelo G1, que coloca Vitória da Conquista, Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus e Irecê à frente de Jequié e Jaguaquara com 364.35 pessoas teriam passado o São João na cidade. Em Jequié, só no primeiro dia de evento mais de 100 mil pessoas estiveram na cidade sol, só para racionalizar que algo de errado não está certo.

Se comparado a municípios de seu território – o Vale Jiquiriçá- a cidade ficou atrás de municípios como Amargosa e Maracás, no quesito quantidade de público. Por sinal, a bronca dos Jaguaquarenses é que em 2025, pela opinião local, Jaguaquara realizou o pior São João da história recente da cidade, tanto economicamente quanto com praças esvaziadas no Entroncamento e público reduzido no principal palco na sede do município.

E os gestores aprenderam a serem, ainda, críticos das críticas, o que mostra que estão mais preocupados em lacrar na internet comentando e tentando criticar os que não concordam com suas decisões e tentam jogar seus funcionários contra os sites de notícias, na tentativa de oprimir a opinião pública, fechando alguns meios de comunicações com patrocínios, aonde o público não consegue expressar sua opinião.

Neste conteúdo você pode deixar seu comentário concordando ou não com o viés orientado pelas opiniões que tornam sim, o São João de Jaguaquara o pior da história recente.[fonteAQUI BAHIA]

Compartilhe:

POLÍCIA CIVIL DE POÇÕES CUMPRE MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA DE AUTOR DE TENTATIVA DE LATROCÍNIO.

Natureza do Crime: Artigo 157, §3º, inciso II do CPB c/c Art. 14, II, CPB.

DADOS DA PRISÃO
Data : 30/06/2025
Hora : 11:00h
Local : Rua Bernardo Fagundes, 312 – Santa Rita, Poções – BA.

 

 DADOS DO AUTOR: D.C.G, natural de Poções, 27 anos.

HISTÓRICO: A Polícia Civil da Bahia, por meio da DT de Poções, no dia de hoje, procedeu ao cumprimento de mandado de prisão preventiva em face do nacional de iniciais D.C.G, após representação da autoridade policial da DT de Poções, por este ser autor de uma tentativa de latrocínio ocorrida no dia 19/05/2025, na cidade de Poções/BA.

Consta dos autos que o autor teria tentado roubar a motocicleta da vítima na rua em frente ao Bar de Ana de Regi, na baixada do Bairro Bela Vista, fato ocorrido por volta de 19:40h, mas como houve resistência, o autor teria desferido 06 (seis) disparos de arma de fogo na vítima, que somente não morreu por que alguns tiros pegaram num capacete e foram desviados, mas mesmo assim a vítima levou tiros na região maxilar e precisou fazer cirurgia. Depois do fato, o autor teria levado a motocicleta, que foi achada tempos depois pela Polícia em um terreno. Após o fato, o autor se evadiu e a autoridade policial representou pela prisão. A vítima reconheceu o autor e prestou declarações após alta médica.

Providências: Comunicação da prisão à Justiça de Poções;

Compartilhe:

Atleta de Poções Conquista o Título de Campeão Brasileiro Sem Kimono pela CBJJ

O atleta poçoense Jeferson Félix Benedictis alcançou um feito histórico no cenário do Jiu-Jitsu nacional ao se consagrar Campeão Brasileiro Sem Kimono da CBJJ, na categoria faixa marrom, peso médio. O campeonato, considerado o mais difícil do Brasil e um dos mais disputados do mundo na modalidade No-Gi, reuniu a elite do esporte em combates de altíssimo nível técnico.

A conquista representa a realização de uma promessa feita ainda na faixa branca e é fruto de anos de dedicação, disciplina e superação. O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), faz parte do seleto grupo de torneios do Grand Slam nacional.

Representando a Escola Jeferson Félix, o atleta leva o nome da cidade de Poções (BA) aos mais altos patamares do Jiu-Jitsu competitivo.

“Prometi a mim mesmo que seria campeão de um dos eventos do Grand Slam da CBJJ. Não importava quanto tempo levasse, eu sabia que ia acontecer e aconteceu. Essa conquista é só o começo”, declarou Jeferson.

Compartilhe: