prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



Farra milionária no São João faz municípios baianos endividados pagarem cachês astronômicos a artistas

Para se ter uma ideia, das 169 atrações que vão se apresentar em Salvador, sendo a maioria esmagadora em junho, para alcançar as cifras desembolsadas por Safadão é necessário somar o cachê dos seis artistas mais caros — que, juntos, alcançam R$ 4,6 milhões. São eles:

  • Simone Mendes (R$ 800 mil);
  • Leonardo (R$ 750 mil);
  • Solange Almeida (R$ 700 mil);
  • Pablo (R$ 550 mil);
  • Murilo Huff (R$ 500 mil);
  • Manu Bahtidão (R$ 450 mil);
  • Tarcísio do Acordeon (R$ 450 mil);
  • além da dupla Iguinho e Lulinha (R$ 400 mil).

A BNews Premium também analisou os festejos juninos da Bahia como um todo. Com R$ 9,5 milhões gastos em 2025, o município de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, lidera a lista entres as cidades do interior. Por lá, ao todo, foram 29 contratos firmados com cada centavo sendo arcado pela prefeitura.

São João
São João no Pelourinho | Foto: Divulgação / Governo da Bahia

Na segunda posição da lista está o município de Jequié, no Sudoeste da Bahia, com 37 contratos firmados. A cidade gastou R$ 8,9 milhões em atrações, sendo R$ 7,4 milhões custeados com recursos próprios e R$ 1,5 milhão através de verba do governo federal, de acordo com dados do Ministério Público da Bahia.

Mesmo tendo firmados menos contratos em relação às duas primeiras cidades, o município de Irecê, no Centro-norte baiano, figura na terceira posição da lista das cidades do interior da Bahia que mais gastaram com as festas juninas. No total, foram desembolsados R$ 7,9 milhões em 24 contratos arcados integralmente com verbas da prefeitura.

Artistas no centro da festa

A BNews Premium também separou os dez artistas mais contratados para se apresentar em solo baiano e as cifras pagas a cada um deles (veja mais abaixo). O destaque vai para a banda Toque Dez — com 40 contratos já firmados. O grupo faturou, ao todo, R$ 11,5 milhões.

Vale lembrar que, no ano passado, a Toque Dez já havia liderado o ranking tendo firmado 44 contratos para se apresentar no São João em toda a Bahia. Em 2025, a segunda colocação no quesito ficou com o cantor Tayrone. O artista somou R$ 7,4 milhões com 26 contratos firmados.

O top-3 é fechado por outro artista de carreira solo: Devinho Novaes. O cantor foi contratado 25 vezes neste ano e, com isso, vai faturar R$ 5,7 milhões em meio a apresentações no São João de 2025.

Confira abaixo os cinco artistas mais contratados no São João da Bahia em 2025:

  • Toque Dez: 40 contratos firmados e R$ 11.550.000,00 faturados
  • Tayrone: 26 contratos firmados  e R$ 7.460.000,00 faturados
  • Devinho Novaes: 25 contratos firmados e R$ 5.770.000,00 faturados
  • Batista Lima: 24 contratos firmados  e R$ 4.320.000,00 faturados
  • Silfarley: 20 contratos firmados  e R$ 3.690.000,00 faturados

E a capital?

Em Salvador entre o ano passado e 2025 registraram um aumento exponencial na comparação com os anos 2022-2023. No geral, houve uma explosão de 5.637% com os valores desembolsados com cachês de artistas e organização das festas durante o período junino na capital baiana no cenário pós-pandemia já consolidado.

No primeiro biênio do comparativo, o valor somado foi de R$ 900,5 mil referentes a 38 atrações — 15 delas em 2022, e outras 18 em 2023. Já entre 2024 e este ano foram mais de R$ 51,6 milhões gastos. Essas cifras foram divididas entre incríveis 191 atrações no ano passado (somando R$ 31,5 milhões) e 169 atrações em 2025 (computando R$ 20,1 milhões).

Chamou a atenção da reportagem o fato da fatia majoritária dos R$ 20,1 milhões referentes ao São João deste ano na capital baiana terem sido custeadas pelo governo da Bahia. No geral, os dados do MP-BA apontam que apenas R$ 270 mil foram arcados diretamente pela prefeitura de Salvador.

Com isso, os outros R$ 19,8 milhões voltados ao pagamento do cachê das atrações contratadas para os festejos juninos em Salvador neste ano foram desembolsados pela gestão estadual. Contudo, o sistema não detalhou quem “bancou” os R$ 31,5 milhões desembolsados durante o São João do ano passado.

Compartilhe:

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeita e vice de Abaetetuba, no PA, por abuso de poder político; cabe recurso

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos da prefeita de Abaetetuba, Francineti Maria Rodrigues Carvalho (PSDB), e da vice-prefeita, Edileuza Viegas Muniz (PT). A decisão foi proferida pelo juiz Rafael Alvarenga Pantoja, da 7ª Zona Eleitoral, e divulgada na segunda-feira (23).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), houve abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2024.

Segundo a sentença, a chapa cometeu irregularidades ao promover um evento com características de showmício, utilizando recursos públicos. A prática é proibida pela legislação eleitoral.

Além da cassação dos diplomas, a decisão estabelece que as duas fiquem inelegíveis por oito anos e paguem multa no valor de 50 mil UFIR, o teto máximo previsto em casos do tipo.

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Em nota, a prefeita e a vice disseram que “receberam com surpresa o julgamento proferido em primeira instância pelo Juiz Eleitoral” e que “respeitam a decisão, embora discordem do teor”.

A nota diz ainda que “estão sendo adotadas medidas jurídicas cabíveis e recorrerão da sentença, por estarem convictas de que não há fundamentos que justifiquem a cassação”.

Ambas disseram na nota que “reafirmam plena confiança na Justiça e esclarecem que, em razão do efeito suspensivo do recurso, permanecem no exercício do mandato enquanto aguarda uma decisão da instância superior, que, acreditam, confirmará a legitimidade da eleição”.

A denúncia foi apresentada pela coligação “A Mudança Começa Agora” e pelo candidato Adamor Dias Bitencourt. Segundo a ação, o evento contou com shows da banda Fruto Sensual e da cantora Valéria Paiva, além da distribuição de materiais de campanha, como camisetas, bandeiras e itens com slogans eleitorais. O uso de recursos públicos para financiar a estrutura também foi destacado como irregularidade.

Compartilhe:

Jovem perde polegar após explosão durante “Guerra de Espadas” em Cruz das Almas

Um jovem de 21 anos identificado como Taylon Sousa teve o polegar da mão direita amputado após a explosão de um artefato durante uma “guerra de espadas”, na noite deste domingo (22) em Cruz das Almas, município do Recôncavo baiano. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (23).

O momento do acidente foi registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais. As imagens mostram Taylon com uma “espada” na mão, que explode segundos depois, fazendo com que o jovem saia correndo em desespero. A cena gerou grande comoção na internet.

Após o acidente, ele foi socorrido por moradores da região e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local. Devido à gravidade do ferimento, foi rapidamente transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde passou por atendimento especializado.

Mesmo após a lesão, Taylon gravou um vídeo para tranquilizar familiares e amigos:

“Galera, como todos sabem, teve esse acontecido comigo, mas graças a Deus eu estou bem”, declarou o jovem, com a mão enfaixada.

Jovem perde polegar após explosão durante

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Guerra de Espadas: Tradição, risco e polêmica

A “guerra de espadas” é uma tradição centenária que ocorre durante os festejos juninos em cidades do interior da Bahia, especialmente em Cruz das Almas. As ruas se transformam em verdadeiros “campos de batalha”, onde espadeiros acendem artefatos e duelam com fogo e explosões.

Contudo, o evento divide opiniões. Enquanto muitos veem como uma manifestação cultural, outros alertam para os riscos graves à saúde e à segurança pública.

As “espadas” são versões mais potentes dos buscapés, feitas artesanalmente com bambu, pólvora e limalha de ferro — uma combinação altamente explosiva. Muitas vezes, sua produção é feita de forma improvisada, em barracões clandestinos ou depósitos mal equipados, o que aumenta o risco de acidentes.

Desde 2017, a fabricação, posse e uso de espadas é considerada crime, com penas que podem chegar a seis anos de prisão, conforme a legislação vigente. Ainda assim, a prática segue ocorrendo em algumas cidades, com apoio de parte da população local que defende a manutenção da tradição.

O Corpo de Bombeiros e autoridades de saúde reforçam os alertas quanto aos perigos da prática, destacando que casos como o de Taylon Sousa não são isolados e podem, inclusive, ter desfechos fatais.

Compartilhe:

Rodovia Ilhéus-Itabuna: Casal morre após batida entre carro e moto; vítimas voltavam de festa junina em família

Um casal morreu após uma batida entre um carro e uma motocicleta na madrugada desta terça-feira (24), na BA-649, rodovia que liga Ilhéus a Itabuna.

Segundo a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Itabuna, as vítimas foram identificadas como Alan Silva Santos, de 23 anos, e Rayane Alves Costa, de 16. O casal namorava há um ano e voltava de uma festa junina em família.

De acordo com a CIPRv, Alan pilotava a moto e Rayane estava como passageira. O jovem morreu no local do acidente e a adolescente foi socorrida e levada para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não resistiu aos ferimentos.

A família de Rayane informou que ela teve um corte profundo na perna e chegou a receber três transfusões de sangue. Os corpos do casal foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, para passarem por necropsia. Não há detalhes sobre os velórios e sepultamentos das vítimas.

Ainda não se sabe a causa do acidente. Imagens de segurança mostram que tanto a moto quanto o carro ficaram destruídos com o impacto da colisão, contudo, o motorista do outro veículo não ficou ferido.
g1

Compartilhe:

Governo brasileiro lamenta morte da turista Juliana Marins na Indonésia

O governo brasileiro lamentou a morte da turista Juliana Marins, 26, cujo corpo foi encontrado nesta terça-feira (24). Ela caiu em uma trilha no entorno do vulcão Rinjani, na Indonésia, na última sexta-feira.
“O governo brasileiro transmite suas condolências aos familiares e amigos da turista brasileira pela imensa perda nesse trágico acidente”, disse o Itamaraty em nota.
“A embaixada do Brasil em Jacarta mobilizou as autoridades locais, no mais alto nível, para a tarefa de resgate e vinha acompanhando os trabalhos de busca desde a noite de sexta-feira, quando foi informada da queda no Mount Rinjani”, acrescentou.
Foram quatro dias de buscas, dificultados pelas condições meteorológicas, de solo e de visibilidade adversas na região, segundo as equipes de resgate.
A morte da publicitária foi anunciada por sua família nas redes sociais, na manhã desta terça.
“Hoje, a equipe de resgate conseguiu chegar até o local onde Juliana Marins estava. Com imensa tristeza, informamos que ela não resistiu. Seguimos muito gratos por todas as orações, mensagens de carinho e apoio que temos recebido”, diz a postagem do perfil destinado às informações das buscas.
Um total de 48 pessoas de vários órgãos estavam envolvidas na operação. O helicóptero que poderia ser usado nas buscas não conseguiu chegar ao local em razão das condições climáticas.
Nesta terça, durante a manhã na Indonésia, as atividades ficaram concentradas na descida direta até o local onde Juliana estava, utilizando técnicas de resgate vertical. No período da tarde, no horário local, sete socorristas conseguiram se aproximar da área, mas tiveram que parar e acampar devido ao anoitecer.
Juliana era natural de Niterói, no Rio de Janeiro. Pelas redes sociais, onde tem mais de 20 mil seguidores, costumava publicar fotos e vídeos curtos de registros feitos durante alguns destinos, dentre eles a própria Indonésia, Tailândia, Vietnã e Filipinas.

Compartilhe:

Empresário morre após capotamento em Santo Antônio de Jesus

Um empresário, de 52 anos, morreu após um capotamento na madrugada desta terça-feira (24) em um trecho urbano da BR-101 em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. a vítima, identificada como Mario Assis, estava sozinho no veículo e tinha saído de uma festa junina momentos antes do acidente.

 

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Ainda segundo informações, o veículo capotou na altura do bairro Santa Madalena, após o motorista perder o controle da direção. O carro caiu por uma ribanceira de quase 200 metros, o que dificultou a retirada do corpo, encontrado a cerca de oito metros do local. No impacto, o veículo ficou destruído. As causas do acidente devem ser apuradas.

 

O corpo do empresário foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município, onde vai passar por necropsia. Até o início da tarde desta terça não havia informações sobre velório e sepultamento. Conforme a TV Bahia, Mario Sérgio atuava no setor imobiliário e era conhecido na região.

 

A empresa da qual era proprietário divulgou uma nota, lamentando a perda: “Mais do que um empresário visionário, Mario foi um filho amado, pai dedicado, irmão presente e amigo leal. Neste momento de profunda dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos e solidariedade à família, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.”

Compartilhe:

Homem é preso com quase três toneladas de maconha dentro de caminhão na BR 116 municipio de POÇÕES\BA

Um homem foi preso com aproximadamente três toneladas de maconha na segunda-feira (23), em um caminhão na BR-116, em trecho da cidade de Poções, no sudoeste da Bahia.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o suspeito, que não teve o nome revelado, foi encontrado após um trabalho de investigação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco) Bahia e São Paulo.

polícia intercepta cerca de 3 toneladas de maconha

De acordo com o órgão de segurança pública, as investigações apontaram o envio da droga para o interior baiano. O material foi encontrado com a ajuda de um cão farejador da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste (Cipe Sudoeste).

polícia intercepta cerca de 3 toneladas de maconha

“O motorista do caminhão acabou preso. As investigações continuam visando a captura de outros integrantes do grupo criminoso e também identificar a origem do entorpecente”, explicou o coordenador da Ficco Bahia, delegado federal, Eduardo Badaró.

Acrescentou ainda que o trabalho de combate ao crime organizado continuará de forma incansável em todo o estado da Bahia.

Compartilhe:

Motta bebe uísque na garrafa em festa patrocinada por governo federal domingo

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), participou neste sábado (21) de uma festa de São João patrocinada pelo governo federal em São João de Patos, na Paraíba, e aderiu a um desafio de tomar um gole de uísque direto na garrafa.
A cena foi registrada em vídeo publicado no Instagram pelo influenciador digital Renan da Resenha, dois dias depois de uma “disputa de gole” de uísque com participação do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) no palco de outra festa de São João, no interior da Bahia.
No evento da Paraíba, um homem identificado como Fabiano, que está ao lado do presidente da Câmara, é desafiado a mostrar como se toma um gole de uísque. Após afirmar “beba com cautela, não com moderação”, ele toma a bebida no gargalo e passa a garrafa para Motta, que bebe também e a ergue em tom de celebração. O deputado ri ao final e afirma: “Ave Maria”.
A festa de São João de Patos reúne milhares de pessoas e é organizada pela Prefeitura de Patos com apoio do governo do estado, Cartões Caixa, Elo, Loterias Caixa e governo federal. O estatal federal Banco do Nordeste também é um dos anunciantes.
Procurado por meio da assessoria de imprensa, Motta não fez comentários.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, a Câmara dos Deputados e o Senado entraram na última quinta (19) em um período de letargia que deve se estender até a segunda semana de julho. Além do feriado de Corpus Christi, alguns congressistas participarão das festividades de São João de suas cidades e outros irão ao “Gilmarpalooza”, em Lisboa.
Nesse intervalo, as sessões deverão acontecer remotamente e para tratar de temas que os deputados e senadores têm consenso -ou seja, sem votações controversas ou discussão de assuntos espinhosos.
Na quinta, em outra festa de São João, Elmar Nascimento apareceu virando uma garrafa de uísque na boca no palco por alguns segundos. O prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior (União Brasil), bebe em seguida por mais de dez segundos.
A última semana foi marcada por derrotas do governo Lula (PT) no Congresso, como a derrubada de vetos que elevou a conta de luz.
Motta tem alimentado uma série de atritos entre o Legislativo e o governo na últimas semanas, principalmente na área econômica. Ele pautou na última semana a votação do pedido de urgência para derrubar um decreto do governo que aumenta o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Após a aprovação do pedido, Motta comemorou nas redes e rebateu comentários do ministro Fernando Haddad (Fazenda) -que defendia a medida como uma forma de cobrar o “andar de cima” da sociedade. O deputado diz que o clima na Câmara não é favorável para aumentar impostos e que o Congresso tem sido a “âncora de responsabilidade do país”.

Compartilhe:

INDETIFICADO CASAL DE JOVENS QUE FALECERAM EM ACIDENTE EM JEGUIÉ

Um casal morreu vítima de acidente em Jequié, no Médio Rio de Contas, na tarde deste domingo (22/06). Rickelme Novais Santos, de 23 anos, conduzia uma motocicleta que colidiu com um carro em uma estrada de chão na localidade de Brejo, área do bairro Mandacaru. O motociclista transportava como carona a sua companheira, Carla Eduarda Correia Peixoto, de 20 anos. Com o impacto, a moto foi projetada para as margens da estrada e o casal faleceu no local. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou a ser acionada para socorrer as vítimas, que no local já estavam sem sinais vitais.

Compartilhe:

Rússia e China em alerta com plano dos EUA para implodir BRICS As vantagens para o Ocidente da troca de regime no Irã

Em recente entrevista o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que seu país e a China estavam transformando o mundo sem causar comoção. Daí a importância de uma relação estratégica entre os dois vizinhos.

Tendo de lidar com sua própria guerra, na Ucrânia, Putin e assessores abandonaram o que parecia ser o papel de meros observadores nas últimas horas. A diplomacia chinesa usou palavras duras para condenar o ataque dos Estados Unidos a Teerã.

Está claro que a questão nuclear foi apenas um pretexto para o ataque. Israel se antecipou a uma rodada de negociações que estava marcada para Mascate, a capital de Omã, entre Irã e EUA. Trump usou falas enganosas para manter em Teerã a expectativa de que haveria negociações, falou em tomar um decisão sobre atacar em duas semanas, mas o fez de surpresa.

Compartilhe: