Pagamento da bolsa-auxílio do Programa Mais Estudo será por conta poupança social, a partir desta terça (17)
Um novo formato de pagamento das bolsas-auxílio do Programa Mais Estudos foi instituído pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). A partir desta terça-feira (17), o valor mensal destinado aos estudantes monitores, referentes a abril, será depositado em conta poupança social do Banco do Brasil. As contas serão abertas automaticamente através do CPF do estudante beneficiado. A iniciativa visa o aprimoramento dos processos financeiros junto à unidade pagadora, além de mais segurança e celeridade no recebimento do benefício.
Para a ativação e regularização da conta, ficando apta para movimentações financeiras, o estudante com menos de 18 anos deverá comparecer à agência bancária de referência do município em que reside, acompanhado do responsável legal munido de documentação que comprove a tutela e de documentos de identificação de ambos. No caso de estudantes maiores de idade, a ativação e regularização da conta pode ser realizada no aplicativo do Banco do Brasil, sem a necessidade de comparecimento na agência.
A conta poupança social do Banco do Brasil é destinada a beneficiários de programas sociais do governo, permitindo movimentações como envio e recebimento de dinheiro via pix, saque, depósito, pagamento de contas e recarga de celular, por meio do aplicativo do banco. Após o fechamento da validação do Relatório de Monitoria, no Sistema Saga, 21.216 monitores estão aptos ao recebimento da bolsa-auxílio mensal. Os estudantes que já possuem conta no Banco do Brasil terão a variação 74 ativada para o pagamento da bolsa monitoria.
CPF precisa estar regularizado na Receita Federal
A coordenadora de Educação Integral da SEC, Nájila da Silva Lopes, reforça a necessidade de os monitores manterem seu CPF regularizado na Receita Federal, “uma vez que a situação irregular do documento é o único possível motivo do banco não processar o pagamento da bolsa”. Em relação ao pagamento do benefício referente a maio, novas orientações serão repassadas pela SEC brevemente, lembrando que as pendências existentes são por conta de CPF inválido ou a não validação do Relatório de Monitoria. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, a equipe da Secretaria da Educação está à disposição através dos telefones (71) 3115-1312/1358/9190.
Orientações específicas sobre a atualização da conta social para a creditação de pagamento das bolsas podem ser obtidas através do link https://www.bb.com.br/site/
Sobre o Mais Estudos
Programa da Secretaria da Educação do Estado, o Mais Estudos oferece monitoria estudantil com o objetivo de melhorar os resultados escolares através da colaboração entre alunos, com o apoio de professores. A iniciativa visa, portanto, estimular a aprendizagem entre pares, com estudantes monitores recebendo bolsas mensais. Os estudantes monitores recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 150, conforme o Edital nº 02/2025.
Este ano, o Mais Estudos disponibiliza 52 mil vagas de monitoria aos estudantes da Educação Básica, desde o 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais) até o final do Ensino Médio, contemplando os componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Iniciação Científica e Sóciocientífica.
Jerônimo Rodrigues destaca meio ambiente, sustentabilidade e São João na Bahia em podcast
O governador Jerônimo Rodrigues aborda temas centrais para o desenvolvimento sustentável e as tradições culturais da Bahia, no podcast Fala Jero! Entre os destaques, estão a participação na Bahia Farm Show, com foco na inovação e na defesa sanitária do agro, e a apresentação do programa Bahia + Verde, lançado em 2023, que já conta com 25 projetos em andamento, integrando comunidades tradicionais, escolas e municípios.
O episódio desta segunda-feira (16) vai contar com a presença de dois convidados especiais: Zé Pescador, liderança comunitária de Vera Cruz e responsável pelo projeto Corais de Maré, de restauração de corais com base no saber tradicional, e Anna Luísa Beserra, cientista e fundadora da SDW For All, reconhecida internacionalmente por soluções de acesso à água segura.
Também serão apresentados os investimentos do Governo da Bahia para o São João 2025, que terá 70 horas de transmissão ao vivo e mais de 100 shows. O evento terá cobertura nacional e internacional, sendo a maior já realizada pela emissora pública.
O episódio reforça o compromisso da Bahia com a Agenda 2030 da ONU e a promoção de políticas públicas sustentáveis, culturais e inclusivas.
O público pode interagir com o chefe do executivo baiano por meio do chat do episódio, toda segunda-feira, a partir das 19h30, no canal oficial do governador no YouTube.
Câmara tenta pauta própria e líderes querem PEC para agentes da Saúde
Em uma tentativa de apresentar uma pauta própria, a Câmara criou a comissão especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece aposentadoria especial e concede outros benefícios aos agentes comunitários de saúde (ACS) e aos agentes de combate às endemias (ACE). O tema terá tramitação delicada por causa do impacto financeiro, mas o envolvimento de três líderes de três grandes partidos do Centrão deve facilitar o trâmite.
A relatoria da PEC é de Antônio Brito (PSD-BA), parlamentar com histórico ligado à saúde e às Santas Casas de Misericórdia. A comissão tem como presidente e vice-presidente Doutor Luizinho (PP-AL) e Pedro Lucas Fernandes (União-MA), ambos líderes. Ou seja, a proposta é encabeçada por coordenadores de bancadas que somam 154 deputados.
Como mostrou o Metrópoles, o Congresso teve diversos recessos informais sob a presidência de Davi Alcolumbre (União-AP) no Senado e de Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara. Segundo congressistas, a proposta é uma maneira de o Legislativo apresentar uma pauta própria com apelo popular, sem tratar-se de iniciativa do Executivo ou uma reação ao Judiciário.
A expectativa é que o parecer seja apresentado em 10 sessões, número mínimo exigido pelo regimento para discussão de uma PEC em comissão especial. Após aprovação do relatório, o texto vai ao plenário, onde precisa dos votos de 3/5 dos deputados (308), em dois turnos de votação. Depois, vai ao Senado para análise.
O que diz a PEC
O projeto cria o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Dessa forma, essas categorias passariam a ter direitos, regulamentação do vínculo empregatício, segurança jurídica, direitos trabalhistas e aposentadoria especial exclusiva para o setor.
Um dos pontos de destaque no texto é formalizar o processo seletivo via concurso público para contratação dos agentes pelos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). A aposentadoria especial seria concedida após 25 anos de serviço, como uma espécie de reconhecimento pelas condições de trabalho adversas desses profissionais. O padrão da aposentadoria, no Brasil, são 35 anos de serviço para homens e 30 para mulheres, além da idade mínima.
A proposta determina também que o governo federal suplemente a verba necessária a estados e municípios, visando o cumprimento do piso salarial dessas categorias. É um fator que pode dificultar a tramitação, uma vez que o mesmo Congresso vem cobrando que o governo federal corte gastos, diante da negativa do Legislativo em aprovar o pacote arrecadatório enviado pelo governo.
Secretaria de Educação de Poçoes informa devido ao falecimento de Dr Almino amanhã dia 16 não avera aula na rede Municipal da Cidade
COMUNICADO À COMUNIDADE DE POÇÕES
A Secretaria Municipal de Educação informa que, em razão do falecimento do ex-prefeito Almino Alves Viana, as aulas estarão suspensas nesta segunda-feira, 16 de junho de 2025, em todas as escolas da rede municipal.
Almino Viana foi uma figura marcante na história de Poções, sendo lembrado com respeito por sua contribuição ao município.
Agradecemos a compreensão e pedimos que este comunicado seja amplamente divulgado.
Agradecemos pela compreensão.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Educação Prefeitura Municipal de Poções
É COM IMENSO PESAR QUE NOTICIAMOS O FALECIMENTO DO EX PREFEITO DE POÇÕES BA ALMINO ALVES VIANA FICA NOSSOS PROFUNDOS PESAR
FICA NOSSO PESAR FAMILIA E PARENTES FOI UM GRANDE LIDER POLITICO E FEZ MUITOS AMIGOS AO LONGO DE SUA VIDA POÇOES ESTA DE LUTO
PF sabe onde Zambelli está na Itália e prisão pode ocorrer a qualquer momento

A Polícia Federal (PF) descobriu e as autoridades italianas já identificaram o endereço de deputada federal licenciada, Carla Zambelli, na Itália. Condenada pelo crimes de falsidade ideológica e invasão do sistema de informática do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli deixou o Brasil para evitar a execução de sua prisão.
Zambelli também teve o nome incluído na difusão vermelha da Interpol, lista de procurados e foragidos internacionais. As buscas por ela já começaram. Além da solicitação da prisão, também está em tramitação o pedido de extradição da deputada licenciada.
Renato Mosca, embaixador do Brasil na Itália, entregou na quinta-feira (12) o pedido ao “Farnesina”, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, equivalente ao Itamaraty brasileiro.
Ex-prefeita de Nazaré é condenada pelo TCM a ressarcir R$ 686 mil por contrato irregular
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acatou, nesta quinta-feira (12), uma representação contra a ex-prefeita de Nazaré, Eunice Soares Barreto Peixoto, por irregularidades na contratação da empresa Atlântico Transportes e Turismo. A decisão determina que a ex-gestora ressarça aos cofres públicos R$ 686.176,79.
A empresa investigada prestou serviços ao município entre 2017 e 2020. Assinada pelo conselheiro Plínio Carneiro Filho com recursos próprios, o se refere à ausência de boletins de medição que comprovassem a execução dos serviços de locação de veículos e máquinas. A empresa Atlântico Transportes e Turismo recebeu um total de R$ 5.894.000,08 ao final do contrato.
Além do ressarcimento, Eunice Peixoto também foi multada em R$ 8 mil. O TCM ainda decidiu encaminhar o caso ao Ministério Público Estadual para apuração de possível ato ilícito. A equipe técnica do TCM apontou falhas como falta de planejamento, ausência de cronograma de execução dos serviços e de comprovação da fiscalização contratual.
A documentação apresentada pela ex-prefeita foi considerada insuficiente para comprovar a legalidade das despesas O Ministério Público de Contas, por meio do procurador Guilherme Costa Macedo, manifestou-se pela procedência da representação e recomendou as penalidades aplicadas.
A decisão ainda cabe recurso.
Deputada e marido são assassinados dentro de casa; saiba detalhes
A deputada estadual de Minnesota (EUA), Melissa Hortman, e o marido, Mark Hortamn, foram mortos dentro de casa, na madrugada deste sábado (14), na cidade de Brooklyn Park. O caso ocorreu após um homem efetuar disparos contra o senador estadual John Hoffman e sua esposa na cidade vizinha de Champlin.
De acordo com o Departamento de Apreensão Criminal de Minnesota, a polícia de Brooklyn Park trocou tiros com um homem. O suspeito, que fugiu a pé, abandonou um veículo, onde foram encontrados materiais com nomes de outras autoridades. O rapaz teria se passado por policial para se aproximar das vítimas.
O governador do Minnesota, Tim Walz, classificou o caso como “violência política direcionada”.“Fui informado sobre o terrível tiroteio ocorrido em Minnesota, que parece ter sido um ataque direcionado contra legisladores estaduais. Uma violência tão horrível não será tolerada nos Estados Unidos da América. Deus abençoe o grande povo de Minnesota, um lugar verdadeiramente grandioso!”, disse Donald Trump após o episódio.







Meus sentimentos Léo, Marcinho, Guida, Viriato e todos os familiares
O VELORIO TA ACONTECENDO NA CAPELINHA DA CIDADE DE POÇÕES


