prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



Estudantes da Rede Pública podem se inscrever no Programa CNH da Gente a partir de segunda-feira (16

Estudantes da rede estadual maiores de 18 anos ligados ao Programa Bolsa Presença de 51 municípios baianos já podem se inscrever no Programa de Incentivo à Habilitação – o CNH da Gente. O anúncio foi publicado neste sábado (14), no Diário Oficial do Estado. As inscrições serão realizadas de 16 a 30 de junho, exclusivamente por meio do site oficial do Governo do Estado (www.ba.gov.br).

Serão ofertadas cinco mil vagas para a obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B para alunos da rede pública. Além de promover a inclusão social, o programa pretende gerar novas oportunidades de emprego e renda através da mobilidade. O edital completo, com todas as informações, etapas, cronograma e critérios de seleção, está disponível no site do governo estadual.

“Estamos falando de uma agenda de inclusão dos estudantes. Por muito tempo, os nossos estudantes da rede não tinham condições de acessar uma carteira de habilitação e isso que o governo faz, junto à Secretaria de Educação e ao Detran, é uma entrega para a juventude. São 12 mil vagas do Programa CNH da Gente, sendo que cinco mil, para estudantes da rede estadual maiores de 18 anos que estejam no Bolsa Presença”, destacou a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito.

Programas de inclusão

O CNH da Gente é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), e realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA), voltada à concessão de isenção de taxas e gratuidade no processo de primeira habilitação para estudantes da rede estadual, bem como população em geral, desde que seja maior de idade e inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).

O Governo da Bahia implantou, ainda, o CNH na Escola, que é direcionado a alunos menores 17 anos matriculados nos colégios da rede estadual, para que possam assistir às aulas teóricas até poderem ter acesso ao CNH da Gente.

Thuane Maria/GOVBA
Compartilhe:

Criança de 2 anos mata mãe com tiro acidental ao manusear arma do pai sábado,

Uma criança de 2 anos matou acidentalmente a mãe ao manusear uma arma e atingir a mulher, de 27 anos, com um tiro acidental.

O trágico acidente aconteceu na cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS), na sexta-feira (13).

Nas imagens que circulam na internet e foram registradas por câmeras de segurança, a criança pega a arma do pai, que estava em uma mesa e manuseia o objeto na frente do casal por alguns segundos. Logo em seguida, os disparos são feitos em direção à mãe.

A mãe do garoto foi atingida no braço e no tórax. Ela chega a se levantar assustada após os disparos, enquanto o filho corre e a abraça. O marido pega a arma do chão e tenta socorrer a esposa. A mulher chegou com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Polícia Civil, o homem é produtor rural e possuía o porte e registro da arma, uma 9 milímetros, que foi apreendida.

 

O responsável pelo garoto vai responder por homicídio culposo em liberdade, enquanto a situação da criança será avaliada.

Compartilhe:

São Paulo registra primeiro caso de gripe aviária no ano

O governo de São Paulo confirmou nesta sexta (13) o primeiro caso de gripe aviária no estado em 2025. O registro foi feito em uma ave silvestre migratória, que não estava em uma granja e não era comercializada ou utilizada para produção de alimentos.
Segundo a Secretaria de Agricultura, a ave pertence à família Marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor) e foi localizada no centro de Diadema, Grande São Paulo.
“A coordenadoria de defesa agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento atuou rapidamente no isolamento da ave, sendo esta examinada com colheita de amostras. A ave foi encontrada sem reação à presença humana e apresentava sinais clínicos como dificuldade de voar, letargia e com alterações respiratórias e neurológicas”, disse a secretária em nota divulgada neste sábado (14).
Por se tratar de uma ave silvestre, não é necessário declarar embargos nas exportações de carnes e ovos na região. Dessa forma, os status sanitários de São Paulo e do Brasil não sofrem alteração perante a OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) e o governo afirma não existir risco à população nem impacto na produção agrícola.
De acordo com a Defesa Agropecuária, não existem estabelecimentos avícolas comerciais no raio de dez quilômetros do local onde a ave foi encontrada e serão realizadas ações de vigilância epidemiológica na área com o objetivo de encontrar possíveis casos de mortalidade em aves ou a existência de sintomas semelhantes à gripe aviária nos animais da região.
A orientação dos agentes de segurança é nunca tocar em aves que possam apresentar sinais clínicos de influenza aviária. O consumo de aves e ovos não transmite a doença, diferentemente do contato direto com o animal infectado.
“A infecção humana ocorre principalmente por contato direto com aves infectadas, portanto aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.”
Nesta sexta (13), o governo de Goiás confirmou a infecção de gripe aviária em criação com cem galinhas domésticas em Santo Antônio da Barra. O governo do Pará também aguarda o resultado de testes feitos em um ave que morreu no Parque Zoobotânico, após complicações respiratórias.
Para notificações de suspeitas, o governo paulista criou acesse os seguintes canais:
Site da Defesa Agropecuária com endereços Site do Ministério da Agropecuária Email direto da Coordenadoria de Defesa Animal em São Paulo: pesa@cda.sp.gov.br

Compartilhe:

Mulher recebe carta com ameaças e munição de fuzil em Ilhéus; Polícia investiga o caso

Uma mulher recebeu uma carta com ameaças e contendo munição de fuzil em um envelope, em Ilhéus, no sul da Bahia. A vítima relatou para a Polícia Civil que, na carta, foi acusada de estar se relacionando com o namorado da suspeita de ter enviado a “encomenda”, mas negou o envolvimento.

Entre ofensas e xingamentos, a carta tinha palavras de intimidação, como a seguinte frase: “A outra dessa é na sua cabeça”. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um motoboy fez a entrega em uma loja no centro da cidade. Ele falou com o segurança e encontrou a vítima, funcionária do estabelecimento e destinatária da correspondência.

Durante as investigações, os policiais identificaram o motoboy por meio das imagens de câmeras de segurança. Ele contou que recebeu o pagamento apenas para fazer a entrega e não sabia o conteúdo do envelope. Após depoimento do homem, a polícia identificou a principal suspeita.

SUSPEITA SE APRESENTOU À POLÍCIA

A mulher foi intimada e se apresentou na delegacia com dois advogados. Em depoimento, ela negou ter enviado a carta com a munição, mas confessou ter feito ameaças contra a vítima por um aplicativo de mensagens. Ela foi ouvida e liberada. O caso foi registrado na delegacia de Ilhéus no dia 30 de maio.

Segundo o delegado Marcos Laroca, responsável pelo caso, a Polícia Civil concluiu que a mulher foi a responsável pelo envio das ameaças e ela pode responder pelo crime de ameaça. A munição do fuzil foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e vai passar por perícia.

Compartilhe:

Polícia Federal cumpre mandados judiciais expedidos pelo STF Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva

Brasília/DF. A Polícia Federal informa que cumpriu, nesta sexta-feira (13/6), dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.  As ordens judicias foram cumpridas em Recife/PE e Brasília/DF.

Compartilhe:

Itororó: decreto proíbe som do paredão às vésperas do São João; equipamento foi o mais utilizado na política do ano passado

Os paredões de som, bastante utilizados na eleição do ano passado por ambos os grupos políticos de Itororó — tanto pelo atual prefeito Adauto Almeida quanto pela então candidata Dra. Luciana —, agora estão proibidos no município. A medida foi determinada por decreto da Prefeitura, nesta sexta-feira (13).

De acordo com a prefeitura, o decreto atende a uma recomendação do Ministério Público da Bahia e tem como justificativa a proteção de pessoas com sensibilidade auditiva, como autistas, idosos e crianças, além da preservação da ordem pública e do bem-estar coletivo.

Apesar disso, a decisão tem gerado uma grande polêmica e vem dividindo opiniões. Para muitos moradores, os paredões fazem parte da tradição junina e são elementos comuns nas celebrações populares. A proibição, justamente em uma das épocas mais festivas do ano, tem sido vista por parte da população como incoerente, principalmente pelo fato de esses mesmos equipamentos terem sido utilizados livremente durante o último período eleitoral.

Compartilhe:

Segurança é morto a tiros na madrugada deste sábado em Vitória da Conquista

Na madrugada deste sábado, 14 de junho, um homem de 43 anos foi encontrado morto na Avenida Brumado, em Vitória da Conquista. A vítima, que trabalhava como segurança de um estacionamento, foi atingida por disparos de arma de fogo e morreu no local, ao lado de um veículo Chevrolet Onix prata.

Policiais da 78ª CIPM foram acionados pelo CICOM por volta das 5h56 e, ao chegarem, confirmaram o óbito. O proprietário do estacionamento foi localizado e confirmou que o homem prestava serviço como vigilante do espaço.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Polícia Civil foram acionados para a realização da perícia e os procedimentos de investigação. A área foi isolada até a chegada das equipes especializadas.

Compartilhe:

Suspeito de matar homem a pauladas em Dom Macedo Costa é preso após confessar o crime

Durante o cumprimento da medida judicial, foram encontrados e apreendidos munição calibre .38, uma motocicleta adulterada e um aparelho de celular que será utilizado para dar seguimento nas investigações.

As investigações apontam que o indivíduo, no caso específico, estava em posse de uma arma de fogo correndo e atirando atrás de um homem em via pública.

A Polícia Civil reforça seu compromisso com a segurança pública e a repressão à criminalidade na região.

Compartilhe:

ONTEM UM ACIDENTE DEIXOU A CIDADE DE POCOES POR HORAS SEM LUZ

Um acidente foi registrado na BR-116,na noite desta sexta-feira (13),na cidade de Poções.

Segundo informações uma carreta saiu da pista e acabou se chocando em um poste às margens da rodovia.Com o impacto no poste a cidade ficou sem energia por algumas horas

Compartilhe:

SEU BEL FOI ENCONTRADO Nessa Manha Estava desaparecido desde segunda feira infelizmente Morto tudo indica Homicidio

pocoes24horas E com profundo pesar que informamos acabou a procura de seu bel segundo informacoes premilinares obtidas por nossa equipe Ele foi assassinado e enterrado , em uma cova rasa sentiram um mal cheiro e chamaram a policia a pericia e o IMl esteve no local a polivia Civil.de pocoes investiga o crime fica nosso pesar familia e amigos

Compartilhe: