prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Cocaína envenenada deixa ao menos 23 mortos e mais de 80 hospitalizados

A distribuição de cocaína adulterada na região metropolitana de Buenos Aires provocou a morte de pelo menos 23 pessoas e 84 tiveram que ser hospitalizadas na quarta-feira (02) e nesta quinta-feira (03) devido ao uso de drogas que foram processadas com uma substância “com alto nível de toxicidade” ainda a ser identificada.As autoridades de saúde da província de Buenos Aires lançaram um alerta epidemiológico, enquanto a polícia rastreia a origem da droga envenenada. Até agora dez pessoas foram presas.

Segundo o jornal o Globo, as prisões ocorreram em um bunker no assentamento conhecido como Puerta 8, nos arredores de Buenos Aires. Foi o local indicado como ponto de venda da cocaína envenenada pelas famílias das vítimas, de acordo com o ministro da Segurança da província de Buenos Aires, Sergio Berni.

“Encontramos a mesma embalagem que os parentes das vítimas nos deram para investigar”, disse Berni ao canal de notícias TN. “É muito importante mostrar a embalagem. É de náilon e cor de rosa. Parece que estavam fechadas a termofusão”, acrescentou.

Na madrugada desta quinta, mais 15 mil doses com características similares foram apreendidas. Dez pessoas foram presas, incluindo o que seria o dono do lote adulterado, um traficante paraguaio Joaquín Aquino, conhecido como El Paisa, de 33 anos.

Conforme a BBC, a mãe de uma das vítimas, identificada como Beatriz, disse a jornalistas que o filho de 41 anos passou mal quando estava na cozinha da casa onde moram.

“Meu filho teve uma parada cardíaca e mal conseguia respirar. A ambulância demorou meia hora. Mas eu entendo que é porque foram muitas ligações para o mesmo problema, ao mesmo tempo. Meu filho é usuário de drogas desde os 14 anos, agora está entubado, mas tenho esperança” declara.

Um assaltante do Sicoob da prefeitura de conquista morre em confronto com a PM; O outro foi preso

...

 Sem Legenda
Na terça-feira, dia 1º de fevereiro, homens armados assaltaram a agência bancária localizada na Secretária de Finanças do município. Dois dias depois, nesta tarde de quinta-feira, o Pelotão Especial da 77ª CIPM conseguiu localizar os envolvidos, um deles foi apresentado na Delegacia, o outro confrontou com a guarnição e não sobreviveu.
A ação ocorreu por volta das 12:00h, durante o patrulhamento dos policiais pelo centro da cidade, momento que avistaram um veículo com as mesmas características do carro utilizado no roubo à agência. A guarnição abordou o condutor e, quando questionado, admitiu sua participação no crime, delatando ainda outros dois comparsas e o local onde poderiam ser encontrados. Com este rapaz foi encontrada uma quantia em dinheiro e o aparelho celular roubado durante a ação criminosa. Em seguida foi conduzido para o DISEP com todo material apreendido.
Pouco depois, próximo das 13h20, os policiais deslocaram até o ponto indicado pelo assaltante apresentado no Bairro Panorama e, ainda na verificação, foram surpreendidos por disparos na direção dos policiais sendo necessária igual defesa. No confronto, o agressor não resistiu aos ferimentos mesmo sendo socorrido e levado até o Hospital Geral. Constatou-se que este agressor possuía características coincidentes ao do assaltante da agência. Com toda informação, os policiais encerraram a ocorrência registrando o fato na Unidade de Polícia apresentando a arma, as munições deflagradas e o celular encontrado na posse do criminoso.

Matrículas continuam abertas nas escolas da rede estadual de ensino

As matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo 2022 continuam abertas. Para realizar o procedimento, o estudante maior de 16 anos de idade ou o responsável legal deve se dirigir à escola na qual deseja estudar. O ano letivo 2022 será iniciado na próxima segunda-feira (7), de forma 100% presencial.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar Estadual, Manoel Calazans, reforçou a importância de os estudantes realizarem as suas matrículas. “As matrículas continuam abertas em todas as unidades escolares estaduais. O período oficial de matrícula é uma grande mobilização social pelo direito constitucional à educação. Caso o estudante não tenha feito a matrícula no período oficial, ele deve se dirigir à unidade escolar estadual que deseja estudar e efetivá-la”.

Segundo o coordenador de matrícula da Secretaria da Educação do Estado, Everson Costa, a rede estadual de ensino garantirá a matrícula de todos os estudantes concluintes do Ensino Fundamental das redes municipais que não concluíram o ano letivo 2021. “Os estudantes podem ficar tranquilos que a rede estadual disponibilizará vagas para esse público dos municípios que estão finalizando o ano letivo”, informou.

Para garantir o acesso seguro de toda a comunidade escolar nos ambientes das escolas, serão seguidos todos os protocolos de biossegurança recomendados, a exemplo de uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as pessoas, disponibilização de dispensers de álcool em gel e de sabão para a higienização das mãos, aferição de temperatura e outras medidas de segurança.

Documentos – A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida que, em caso de pendência, poderá ser apresentada obrigatoriamente na secretaria escolar posteriormente. Os documentos são os seguintes: via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.

Rui faz discurso emocionado na Alba e afirma : “A Bahia está de pé”

Em discurso feito hoje durante a abertura solene dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o governador Rui Costa lembrou emocionado dos momentos difíceis enfrentados pelos baianos nos últimos anos com a pandemia da Covid-19 e as fortes chuvas que deixaram mortos e desabrigados em várias regiões do estado. “Nos momentos mais difíceis eu vi a Bahia de pé”, disse ele, que também afirmou “que a correria vai continuar”.
O governador agradeceu a todas as pessoas e instituições que se solidarizaram com os atingidos. Profissionais de saúde, da segurança pública, do Corpo de Bombeiros e de outras áreas estão sobrecarregados até hoje no atendimento a quem precisou e precisa de apoio, disse. O Governo do Estado não viu limites para tentar minimizar o sofrimento dos necessitados, explicou Rui. “Para estender a mão aos que mais precisavam, tivemos, desde 2020, que aportar R$ 800 milhões, que, originalmente, não estavam previstos no orçamento. Falou também do pacote de ajuda do Governo “seja na educação e nos tributos, seja no microcrédito. De imediato, assumimos o aporte de mais de R$ 17 milhões para o pagamento das faturas residenciais de água de cerca de 860 mil baianos consumidores de baixa renda”.
Muito ainda precisa ser feito, reconheceu, e falou das parcerias que estão sendo feitas om os prefeitos: “Vamos recuperar pavimentações urbanas, estradas vicinais e pontes, começando pelas prioritárias. Nesse sentido, adquirimos e distribuímos aos consórcios 60 máquinas, entre escavadeiras hidráulicas, pás-carregadeiras e motoniveladoras. Vamos construir, em mutirão com os municípios, as unidades habitacionais para as pessoas que tiveram as suas casas destruídas, muitas delas em novas áreas mais seguras “.

Homem empina moto na frente da Caesg e é levado para a delegacia

Um homem foi levado para a delegacia após ser flagrado empinando a moto na frente da viatura da Caesg, na BR-430, trecho de Igaporã.

Segundo a polícia, durante rondas pela rodovia, os militares se depararam com o motociclista fazendo malabarismo com a moto e apreendeu o veículo.

O motociclista foi levado pra a delegacia por praticar direção perigosa.

Poções: Boletim Covid 19

Atenção: Motorista que estava preso entre as ferragens em acidente no Marçal, foi resgatado e encaminhado ao hospital

A equipe  recebeu a informação de que um grave acidente entre dois caminhões, aconteceu por volta das 19h na Serra do Marçal. Equipes  do Corpo de bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e duas viaturas do Samu estiveram no local, e  resgataram uma das vítimas que estava presa entre as ferragens, conduzindo-a até o hospital.

Obs: Matéria em atualização

Médica sofre acidente de carro no município de Várzea da Roça-BA.

A médica Andréia Andrade, ex-candidata a prefeita de Capim Grosso, capotou o veículo no final da manhã desta terça-feira, dia 01 de fevereiro, em uma estrada vicinal que liga o povoado de Morrinhos a cidade de Várzea da Roça-BA.

De acordo com as primeiras informações, a médica estava retornando depois de realizar atendimento médico no PSF da comunidade de Morrinhos. Ela foi encaminhada para o hospital de Mairi onde realizou alguns exames. Equipes da saúde estiveram no local.

O prefeito de Várzea da Roça, Danilo Sales, que estava participando de uma reunião virtual do Consórcio da Bacia do Jacuípe, com prefeitos e secretários de saúde, confirmou o acidente.

Apesar da gravidade do acidente a Dra Andréia Andrade teve algumas escoriações, porém  os exames de raio x não diagnosticaram fratura e ela já se encontra em recuperação em sua residência.

Polícia localiza garota desaparecida em Várzea do Poço-BA.

A Polícia Militar localizou a garota Mariane Santos Silva, de 12 anos, que estava desaparecida desde a última sexta-feira, dia 28 de janeiro, na cidade de Várzea do Poço-BA

De acordo com informações a garota estaria sendo mantida refém por um homem, ainda não identificado, num sitio localizado na zona rural de Quixabeira.

Ainda segundo relatos obtidos o elemento acusado de fazer o rapto da garota teria fugido e estaria sendo procurado pela polícia.

Bastante abatida, a garota foi levada ao Hospital de Serrolândia, onde foi atendida pelo médico de plantão.

Covid-19: com aumento de casos, Prefeitura prorroga início das aulas e realiza mutirões de testagem

Com a disseminação da variante ômicron do novo coronavírus, o mês de janeiro chegou ao fim com mais de 4,4 mil novos casos de covid-19 em Vitória da Conquista. Um levantamento mostrou que esse número é superior ao mesmo período do ano passado, quando a vacinação ainda não havia começado e a média móvel de infecções estava em crescimento. Só nessa última segunda-feira, 31, mais 356 casos da doença foram confirmados.

Diante do agravamento do quadro epidemiológico, a Prefeitura Municipal decidiu prorrogar o início das atividades letivas nas escolas da rede pública e privada e em instituições de ensino superior. Além disso, a gestão municipal começou a realizar mutirões de testagem para conter a disseminação do vírus. A primeira medida foi anunciada na noite de ontem, 31, através da publicação do decreto nº 21.669.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a abertura do ano letivo se dará de forma escalonada, em mais de um dia. As aulas nas escolas municipais, por exemplo, começariam em 14 de fevereiro e agora vão começar entre 21 e 24 do mesmo mês. O calendário para a rede municipal é diferente do que foi definido para os estabelecimentos de ensino particular e universidades.

O adiamento das aulas presenciais não agradou uma parcela significativa da população, gerando revolta e indignação em redes sociais, como o Instagram. Na publicação oficial da Prefeitura com o anúncio, há mais 1,3 mil comentários acerca do assunto, sendo a maioria contrários à decisão. “Não consigo entender a lógica dos bares abertos e festas com lotação máxima e as aulas suspensas assim. E a educação? Sem prioridade como sempre”, disse uma internauta.

O que dizem especialistas

Ainda que haja um consenso entre pediatras e profissionais da Educação de que as crianças já foram muito prejudicadas com quase dois anos sem atividades presenciais, especialistas ouvidos pelo Jornal Correio defendem o adiamento da volta às aulas. O principal motivo para isso, segundo eles, é que a imunização infantil contra a covid-19 ainda não avançou, pois, mesmo as crianças que já receberam alguma dose da vacina, não tiveram tempo hábil para completar o esquema vacinal.

Na Bahia, a campanha voltada para esse público só começou no último dia 15 de dezembro. Em todo o estado, pouco mais 3% da população de 5 a 11 anos está com a primeira dose. “As aulas poderiam começar de forma online e, acompanhando o crescimento da curva, se tornarem presenciais quando tiver declínio. Seria a coisa mais correta”, disse o médico Eduardo Jorge, doutor em Saúde Materno-Infantil e membro do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Para a epidemiologista Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a melhor alternativa seria retomar as aulas presenciais apenas com o público que está totalmente vacinado – a partir dos 12 anos -, sendo exigido o comprovante de imunização. “Acredito que um retorno em março seria mais seguro para as crianças que não estão vacinadas e suas famílias”, afirmou em entrevista ao Correio.

Testagem em massa

Caso o comportamento da variante ômicron no Brasil seja o mesmo que nos países onde ela chegou primeiro, Eduardo e Ethel acreditam que, nas próximas duas semanas, ainda haverá um aumento considerável no contágio na Bahia e em todo o país. A testagem em massa é uma das estratégias que os especialistas destacam para conter a disseminação da covid-19.

Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará dois mutirões noturnos de testagem nesta semana, das 18h às 20h: um nesta terça-feira, 1º, e outro na próxima quinta, 3. Para participar da ação, que será realizada na Farmácia da Família II, no Centro, é preciso fazer agendamento prévio pelo Call Center ou pelas unidades de saúde.

Teste de covid-19 realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Vitória da Conquista. Foto: Secom/PMVC.

“Esses mutirões representam um esforço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ampliar a testagem e reduzir a fila de espera, dado a falta de testes que o município e o país sofreram. Mas, uma vez regularizado o estoque, temos buscado garantir essa ampliação, garantir que as pessoas que necessitam do teste possam ser testadas”, explicou o farmacêutico e coordenador das testagens no município, Pablo Maciel.