A distribuição de cocaína adulterada na região metropolitana de Buenos Aires provocou a morte de pelo menos 23 pessoas e 84 tiveram que ser hospitalizadas na quarta-feira (02) e nesta quinta-feira (03) devido ao uso de drogas que foram processadas com uma substância “com alto nível de toxicidade” ainda a ser identificada.As autoridades de saúde da província de Buenos Aires lançaram um alerta epidemiológico, enquanto a polícia rastreia a origem da droga envenenada. Até agora dez pessoas foram presas.
Segundo o jornal o Globo, as prisões ocorreram em um bunker no assentamento conhecido como Puerta 8, nos arredores de Buenos Aires. Foi o local indicado como ponto de venda da cocaína envenenada pelas famílias das vítimas, de acordo com o ministro da Segurança da província de Buenos Aires, Sergio Berni.
“Encontramos a mesma embalagem que os parentes das vítimas nos deram para investigar”, disse Berni ao canal de notícias TN. “É muito importante mostrar a embalagem. É de náilon e cor de rosa. Parece que estavam fechadas a termofusão”, acrescentou.
Na madrugada desta quinta, mais 15 mil doses com características similares foram apreendidas. Dez pessoas foram presas, incluindo o que seria o dono do lote adulterado, um traficante paraguaio Joaquín Aquino, conhecido como El Paisa, de 33 anos.
Conforme a BBC, a mãe de uma das vítimas, identificada como Beatriz, disse a jornalistas que o filho de 41 anos passou mal quando estava na cozinha da casa onde moram.
“Meu filho teve uma parada cardíaca e mal conseguia respirar. A ambulância demorou meia hora. Mas eu entendo que é porque foram muitas ligações para o mesmo problema, ao mesmo tempo. Meu filho é usuário de drogas desde os 14 anos, agora está entubado, mas tenho esperança” declara.
Na terça-feira, dia 1º de fevereiro, homens armados assaltaram a agência bancária localizada na Secretária de Finanças do município. Dois dias depois, nesta tarde de quinta-feira, o Pelotão Especial da 77ª CIPM conseguiu localizar os envolvidos, um deles foi apresentado na Delegacia, o outro confrontou com a guarnição e não sobreviveu.
A ação ocorreu por volta das 12:00h, durante o patrulhamento dos policiais pelo centro da cidade, momento que avistaram um veículo com as mesmas características do carro utilizado no roubo à agência. A guarnição abordou o condutor e, quando questionado, admitiu sua participação no crime, delatando ainda outros dois comparsas e o local onde poderiam ser encontrados. Com este rapaz foi encontrada uma quantia em dinheiro e o aparelho celular roubado durante a ação criminosa. Em seguida foi conduzido para o DISEP com todo material apreendido.
Pouco depois, próximo das 13h20, os policiais deslocaram até o ponto indicado pelo assaltante apresentado no Bairro Panorama e, ainda na verificação, foram surpreendidos por disparos na direção dos policiais sendo necessária igual defesa. No confronto, o agressor não resistiu aos ferimentos mesmo sendo socorrido e levado até o Hospital Geral. Constatou-se que este agressor possuía características coincidentes ao do assaltante da agência. Com toda informação, os policiais encerraram a ocorrência registrando o fato na Unidade de Polícia apresentando a arma, as munições deflagradas e o celular encontrado na posse do criminoso.
As matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo 2022 continuam abertas. Para realizar o procedimento, o estudante maior de 16 anos de idade ou o responsável legal deve se dirigir à escola na qual deseja estudar. O ano letivo 2022 será iniciado na próxima segunda-feira (7), de forma 100% presencial.
O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar Estadual, Manoel Calazans, reforçou a importância de os estudantes realizarem as suas matrículas. “As matrículas continuam abertas em todas as unidades escolares estaduais. O período oficial de matrícula é uma grande mobilização social pelo direito constitucional à educação. Caso o estudante não tenha feito a matrícula no período oficial, ele deve se dirigir à unidade escolar estadual que deseja estudar e efetivá-la”.
Segundo o coordenador de matrícula da Secretaria da Educação do Estado, Everson Costa, a rede estadual de ensino garantirá a matrícula de todos os estudantes concluintes do Ensino Fundamental das redes municipais que não concluíram o ano letivo 2021. “Os estudantes podem ficar tranquilos que a rede estadual disponibilizará vagas para esse público dos municípios que estão finalizando o ano letivo”, informou.
Para garantir o acesso seguro de toda a comunidade escolar nos ambientes das escolas, serão seguidos todos os protocolos de biossegurança recomendados, a exemplo de uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as pessoas, disponibilização de dispensers de álcool em gel e de sabão para a higienização das mãos, aferição de temperatura e outras medidas de segurança.
Documentos – A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida que, em caso de pendência, poderá ser apresentada obrigatoriamente na secretaria escolar posteriormente. Os documentos são os seguintes: via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.
Em discurso feito hoje durante a abertura solene dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o governador Rui Costa lembrou emocionado dos momentos difíceis enfrentados pelos baianos nos últimos anos com a pandemia da Covid-19 e as fortes chuvas que deixaram mortos e desabrigados em várias regiões do estado. “Nos momentos mais difíceis eu vi a Bahia de pé”, disse ele, que também afirmou “que a correria vai continuar”.
O governador agradeceu a todas as pessoas e instituições que se solidarizaram com os atingidos. Profissionais de saúde, da segurança pública, do Corpo de Bombeiros e de outras áreas estão sobrecarregados até hoje no atendimento a quem precisou e precisa de apoio, disse. O Governo do Estado não viu limites para tentar minimizar o sofrimento dos necessitados, explicou Rui. “Para estender a mão aos que mais precisavam, tivemos, desde 2020, que aportar R$ 800 milhões, que, originalmente, não estavam previstos no orçamento. Falou também do pacote de ajuda do Governo “seja na educação e nos tributos, seja no microcrédito. De imediato, assumimos o aporte de mais de R$ 17 milhões para o pagamento das faturas residenciais de água de cerca de 860 mil baianos consumidores de baixa renda”.
Muito ainda precisa ser feito, reconheceu, e falou das parcerias que estão sendo feitas om os prefeitos: “Vamos recuperar pavimentações urbanas, estradas vicinais e pontes, começando pelas prioritárias. Nesse sentido, adquirimos e distribuímos aos consórcios 60 máquinas, entre escavadeiras hidráulicas, pás-carregadeiras e motoniveladoras. Vamos construir, em mutirão com os municípios, as unidades habitacionais para as pessoas que tiveram as suas casas destruídas, muitas delas em novas áreas mais seguras “.
A equipe recebeu a informação de que um grave acidente entre dois caminhões, aconteceu por volta das 19h na Serra do Marçal. Equipes do Corpo de bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e duas viaturas do Samu estiveram no local, e resgataram uma das vítimas que estava presa entre as ferragens, conduzindo-a até o hospital.
A médica Andréia Andrade, ex-candidata a prefeita de Capim Grosso, capotou o veículo no final da manhã desta terça-feira, dia 01 de fevereiro, em uma estrada vicinal que liga o povoado de Morrinhos a cidade de Várzea da Roça-BA.
De acordo com as primeiras informações, a médica estava retornando depois de realizar atendimento médico no PSF da comunidade de Morrinhos. Ela foi encaminhada para o hospital de Mairi onde realizou alguns exames. Equipes da saúde estiveram no local.
O prefeito de Várzea da Roça, Danilo Sales, que estava participando de uma reunião virtual do Consórcio da Bacia do Jacuípe, com prefeitos e secretários de saúde, confirmou o acidente.
Apesar da gravidade do acidente a Dra Andréia Andrade teve algumas escoriações, porém os exames de raio x não diagnosticaram fratura e ela já se encontra em recuperação em sua residência.
A Polícia Militar localizou a garota Mariane Santos Silva, de 12 anos, que estava desaparecida desde a última sexta-feira, dia 28 de janeiro, na cidade de Várzea do Poço-BA
De acordo com informações a garota estaria sendo mantida refém por um homem, ainda não identificado, num sitio localizado na zona rural de Quixabeira.
Ainda segundo relatos obtidos o elemento acusado de fazer o rapto da garota teria fugido e estaria sendo procurado pela polícia.
Bastante abatida, a garota foi levada ao Hospital de Serrolândia, onde foi atendida pelo médico de plantão.
Com a disseminação da variante ômicron do novo coronavírus, o mês de janeiro chegou ao fim com mais de 4,4 mil novos casos de covid-19 em Vitória da Conquista. Um levantamento mostrou que esse número é superior ao mesmo período do ano passado, quando a vacinação ainda não havia começado e a média móvel de infecções estava em crescimento. Só nessa última segunda-feira, 31, mais 356 casos da doença foram confirmados.
Diante do agravamento do quadro epidemiológico, a Prefeitura Municipal decidiu prorrogar o início das atividades letivas nas escolas da rede pública e privada e em instituições de ensino superior. Além disso, a gestão municipal começou a realizar mutirões de testagem para conter a disseminação do vírus. A primeira medida foi anunciada na noite de ontem, 31, através da publicação do decreto nº 21.669.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a abertura do ano letivo se dará de forma escalonada, em mais de um dia. As aulas nas escolas municipais, por exemplo, começariam em 14 de fevereiro e agora vão começar entre 21 e 24 do mesmo mês. O calendário para a rede municipal é diferente do que foi definido para os estabelecimentos de ensino particular e universidades.
O adiamento das aulas presenciais não agradou uma parcela significativa da população, gerando revolta e indignação em redes sociais, como o Instagram. Na publicação oficial da Prefeitura com o anúncio, há mais 1,3 mil comentários acerca do assunto, sendo a maioria contrários à decisão. “Não consigo entender a lógica dos bares abertos e festas com lotação máxima e as aulas suspensas assim. E a educação? Sem prioridade como sempre”, disse uma internauta.
O que dizem especialistas
Ainda que haja um consenso entre pediatras e profissionais da Educação de que as crianças já foram muito prejudicadas com quase dois anos sem atividades presenciais, especialistas ouvidos pelo Jornal Correio defendem o adiamento da volta às aulas. O principal motivo para isso, segundo eles, é que a imunização infantil contra a covid-19 ainda não avançou, pois, mesmo as crianças que já receberam alguma dose da vacina, não tiveram tempo hábil para completar o esquema vacinal.
Na Bahia, a campanha voltada para esse público só começou no último dia 15 de dezembro. Em todo o estado, pouco mais 3% da população de 5 a 11 anos está com a primeira dose. “As aulas poderiam começar de forma online e, acompanhando o crescimento da curva, se tornarem presenciais quando tiver declínio. Seria a coisa mais correta”, disse o médico Eduardo Jorge, doutor em Saúde Materno-Infantil e membro do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Para a epidemiologista Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a melhor alternativa seria retomar as aulas presenciais apenas com o público que está totalmente vacinado – a partir dos 12 anos -, sendo exigido o comprovante de imunização. “Acredito que um retorno em março seria mais seguro para as crianças que não estão vacinadas e suas famílias”, afirmou em entrevista ao Correio.
Testagem em massa
Caso o comportamento da variante ômicron no Brasil seja o mesmo que nos países onde ela chegou primeiro, Eduardo e Ethel acreditam que, nas próximas duas semanas, ainda haverá um aumento considerável no contágio na Bahia e em todo o país. A testagem em massa é uma das estratégias que os especialistas destacam para conter a disseminação da covid-19.
Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará dois mutirões noturnos de testagem nesta semana, das 18h às 20h: um nesta terça-feira, 1º, e outro na próxima quinta, 3. Para participar da ação, que será realizada na Farmácia da Família II, no Centro, é preciso fazer agendamento prévio pelo Call Center ou pelas unidades de saúde.
Teste de covid-19 realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Vitória da Conquista. Foto: Secom/PMVC.
“Esses mutirões representam um esforço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ampliar a testagem e reduzir a fila de espera, dado a falta de testes que o município e o país sofreram. Mas, uma vez regularizado o estoque, temos buscado garantir essa ampliação, garantir que as pessoas que necessitam do teste possam ser testadas”, explicou o farmacêutico e coordenador das testagens no município, Pablo Maciel.