A vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente terá continuidade na sexta-feira (11), para os seguintes locais: Morrinhos (Unidade de Saúde) e Bandeira Nova (Escola Manoel Padre).
Também serão vacinadas crianças de 07 a 11 anos sem comorbidades.
Para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades é preciso apresentar: relatório médico, acompanhado de documento pessoal (CPF ou Certidão de Nascimento) e cartão de vacina.
Para a vacinação das crianças de 7 a 11 anos sem comorbidades é necessário apresentar: documento pessoal (CPF ou Certidão de Nascimento) e cartão de vacina.
Importante.
Se o pai ou mãe não puder acompanhar a criança no momento da vacinação, pode autorizar um responsável maior de 18 anos que deve apresentar um formulário de autorização de vacinação da criança com assinatura do pai ou da mãe.
A vacinação será das 08h às 15h (ou enquanto durar o estoque), com o imunizante da Pfizer, autorizado pela Anvisa para vacinação do público infantil.
Por fim, é importante ressaltar que crianças que tenham apresentado sintomas gripais ou Covid-19, só devem ser vacinados após 04 semanas.
O prontuário médico do jovem encontrado com um corte na barriga na Praia do Ermitão, em Guarapari-ES, mostra vestígios de dosagem alta de fentanil no sangue dele. A substância é 50 vezes mais potente que a heroína e 30 vezes mais forte que a morfina. As informações são do portal G1.
O jovem chegou ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) no dia 16 de janeiro com trauma abdominal e fraturas no nariz e no rosto. Mas um detalhe chamou a atenção, o médico responsável identificou vestígios de dosagem alta de fentanil no sangue. Uma droga de uso controlado.
Tanto o jovem quanto a namorada admitiram o uso de drogas. Segundo a parceira do rapaz, eles “apagaram” após utilizarem o entorpecente.
“Pode gerar uma sedação, passa mesmo uma euforia seguida de relaxamento muscular intenso. Numa única dose ela pode matar”, disse a psiquiatra Carolina Coser sobre o fentanil.
A médica explicou ainda que o fentanil, droga ainda pouco usada no Brasil, pode viciar em apenas um uso.
“Essa droga, ela é da classe dos opioides, semelhantes à morfina e à heroína. Porém ele é de 50 a 100 vezes mais potente, a ação dela é analgésica”, disse.
Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que pessoas que tiveram covid-19 de forma moderada ou grave passaram a registrar maior incidência de transtornos psiquiátricos após a contaminação. O artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica General Hospital Psychiatry.
Foram avaliados 425 adultos, depois de seis a nove meses da alta hospitalar por causa da covid-19. Todos foram pacientes internados no Hospital das Clínicas da USP por pelo menos 24 horas, entre março e setembro de 2020. Aqueles que precisaram de tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI) foram considerados casos graves e os demais, moderados. Os pacientes foram submetidos a entrevista psiquiátrica estruturada, testes psicométricos e bateria cognitiva.
De acordo com o estudo, a prevalência de transtorno mental comum neste grupo de pacientes pós-covid foi 32,2%, maior do que o relatado na população geral brasileira (26,8%). Quanto ao diagnóstico de depressão, houve prevalência de 8%, superior ao da população geral brasileira (em torno de 4% e 5%). Transtornos de ansiedade generalizada estavam presentes em 14,1%, resultado também superior à prevalência na população geral brasileira (9,9%).
Segundo a pesquisa, os resultados psiquiátricos não foram associados a nenhuma variável clínica relacionada à gravidade da doença em fase aguda, ou seja, não foram mais preponderantes naqueles pacientes que apresentaram grau de inflamação maior, por exemplo.
“Os comprometimentos psiquiátricos e cognitivos observados a longo prazo após covid-19 moderada ou grave podem ser vistos como uma expressão dos efeitos do SARS-CoV-2 na homeostase [equilíbrio] cerebral ou uma representação de manifestações psiquiátricas inespecíficas secundárias à diminuição do estado geral de saúde”, diz o texto da pesquisa, que tem Rodolfo Damiano, médico residente do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP como primeiro autor.
Para acessar o site é necessário utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação (por meio do aplicativo Meu gov.br, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto – SMS), preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Os participantes podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior que têm convênio com o Inep.
O Enem 2021 foi aplicado pelo Inep nos dias 21 e 28 de novembro. A reaplicação do exame ocorreu nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Ao todo, mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o país fizeram as provas. // Agência Brasil
Regularização deve ser feita até 4 de maio. Foto: Ascom/TRE
Os mais de dois milhões de eleitores baianos que estão com título cancelado foram convocados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, para regularizarem seus documentos. A regularização deve ser feita até o dia 4 de maio de maneira on-line, por meio do Título Net, com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE).
O presidente enfatizou que o Tribunal tem buscado implantar uma série de boas práticas para bem atender aos eleitores baianos. “Estamos empenhados para que nenhum eleitor fique sem a oportunidade de regularizar sua situação. Para isso, disponibilizamos o NAVE, com atendimento pela internet, por telefone, por aplicativo de mensagens e, até mesmo, por linguagem de sinais. Então, pedimos ao eleitorado que busque por essas ferramentas e regularize, o quanto antes, o seu título de eleitor, para garantir participação nas Eleições 2022”, afirmou.
Os eleitores considerados em situação irregular com a Justiça Eleitoral são aqueles que não compareceram à revisão biométrica e/ou faltaram às urnas e deixaram de apresentar justificativa por três eleições consecutivas.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (9), o presidente do TRE-BA anunciou a ampliação do serviço do NAVE para todo o estado a partir desta quinta (10). Inaugurado em agosto de 2021, o núcleo atendia aos eleitores de Salvador e Região Metropolitana.
Além do atendimento realizado por meio do site, o NAVE conta com a atendente virtual Maia, disponível também no Telegram (@maiatrebot). O NAVE dispõe ainda de central telefônica, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (71) 3373-7000.
Atendimento presencial
Sobre o retorno do atendimento presencial, o presidente do TRE-BA afirmou que “dependerá da redução do índice de transmissão do coronavírus”. “A minha expectativa é a de que possamos retomar o atendimento nos cartórios em março. Mas, não tenho como afirmar se será possível. De todo modo, quando o atendimento for retomado, o faremos por agendamento
Gabriel, de 28 anos, confessou o feminícidio de Antonieli Nunes e afirma ter dado um mata-leão de conchinha — enquanto estava deitado com a vítima — e que enfiou uma faca no pescoço dela.
O suspeito estava preso em Rolim de Moura (RO) desde sexta-feira (4), após se entregar para a polícia a 66 quilômetros de Pimenta Bueno.
Um despacho de um Juiz de Rolim autorizou a transferência de Gabriel para um presídio masculino de Pimenta Bueno, município do crime e onde reside a família do suspeito.
Segundo a Civil, o inquérito do caso deve ser concluído ainda nesta semana. O g1 e a Rede Amazônica tentam contato com a defesa do suspeito.
Gabriel Henrique Santos Souza Masioli e Antonieli Nunes Martins — Foto: Reprodução/Facebook
Celular desaparecido
As investigações do caso seguem e agora a polícia está tentando localizar o celular do suspeito de matar Antonieli.
Segundo a Civil, esse aparelho é importante para a investigação porque pode confirmar tudo o que foi dito no depoimento de Gabriel na semana passada.
Ao delegado, durante interrogatório, o suspeito disse que após assassinar Antonieli Nunes, de 32 anos, ele teria recolhido tudo o que tinha tocado na casa (como o celular da vítima e documentos) e depois jogado os itens em um rio de Pimenta Bueno.
Uma equipe de mergulhadores vasculhou alguns pontos de alguns rios na cidade, na tentativa de localizar objetos da vítima e a faca usada no crime, mas nada foi encontrado. Quando se entregou à Polícia Civil, Gabriel estava sem o seu celular pessoal.
A polícia agora tenta saber a localização do dispositivo, para que o celular do suspeito seja periciado.
VEJA ISSO
Visita na igreja
Ainda durante o depoimento dado na semana passada, o suspeito informou que logo após matar Antonieli ele esteve na igreja onde o pai é pastor, em Pimenta Bueno.
No encontro, Gabriel alega ter falado ao pai sobre supostas crises de ansiedade que estava tendo, mas não mencionou sobre ter matado uma mulher instantes antes.
A informação da visita de Gabriel na igreja também é de conhecimento da polícia, que ainda descobriu que na mesma noite o suspeito esteve em uma lanchonete da cidade.
Feminicídio de Antonieli
O corpo de Antonieli foi encontrado na última quinta-feira (3), após parentes irem até uma casa para verificar o que estava acontecendo, pois a mulher não apareceu para trabalhar e nem respondia mais as mensagens de celular.
Ao entrarem na casa, que estava com a porta destrancada, os parentes se depararam com Antonieli morta em cima da cama.
O suspeito do crime, que é técnico de informática, compareceu na delegacia da cidade e confessou que matou Antonieli após dar um mata-leão de conchinha e enfiar uma faca no pescoço dela.
No auto de qualificação e interrogatório feito na sexta-feira (4), Gabriel, contou ao delegado que é casado, mas há 10 meses mantinha um relacionamento extraconjugal com Antonieli, sua também colega de trabalho.
Gabriel disse que o assassinato de Antonieli ocorreu um dia depois dele descobrir sobre a gravidez dela e que a casa onde ocorreu o crime havia sido alugada para eles se encontrarem escondidos.
Como eles trabalhavam na mesma empresa, logo após o expediente do dia 2 de fevereiro ele chamou Antonieli para conversar na casa alugada para eles dois.
Durante esse encontro, a vítima teria perguntado se ele iria assumir a criança, mas Gabriel disse que estava em choque e pediu para a vítima esperar até sexta-feira (4), para que ele pudesse falar sobre o relacionamento deles e sobre a gravidez para sua esposa e familiares.
Gabriel disse que então ficou deitado de ‘conchinha’ e, nesse momento, teria tido uma crise de ansiedade e começou a matar Antonieli. Ele revelou que só parou o mata-leão quando não sentia mais o próprio braço, “de tanto que havia apertado o pescoço” dela.
Protestos
No último fim de semana, moradores de Pimenta Bueno fizeram protestos na frente da delegacia e pediram por Justiça.
O suspeito foi preso na sexta-feira (4), após o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) pedir que a Justiça decretasse prisão preventiva para Gabriel.
No dia em que esteve na delegacia, Gabriel acabou sendo liberado.
A Operação PC Impacto, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil, na manhã desta terça-feira (08), cumpriu 25 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV-MT) com o objetivo de desestruturar a organização envolvida com o tráfico de drogas e centenas de outros crimes, em Mato Grosso.
Os principais alvos foram os criadores da facção, sendo eles o Sandro da Silva Rabelo, conhecido como ‘Sandro Louco’, Jonas Souza Gonçalves Junior, vulgo ‘Batman’ e Renildo Silva Rios, conhecido por ‘Chapa’.
Deflagrada pela Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE), a operação cumpriu 104 mandados judiciais expedidos pela 7ª Vara Criminal da Capital. A ação foi realizada simultaneamente em 22 municípios do estado.
Além das lideranças, foram presos: Fabio Aparecido Marques do Nascimento (Lacoste); Edvaldo Ricardo de Souza Almeida (Rick); Wambastther Ollion Bispo Moreira; Maikon Jonatas Amaral Costa (Zé Pequeno); Felipe Antonio Bruschi (Boneco); Pedro Cezar de Jesus (Azulão); Jeferson Andrade Viana (Soberano); Silvana Pereira Nascimento (Estrela); Gilson Mariano Dantas (Chorão); Lauro Alves Machado; Alan Gustavo Fretas Fagundes (Bebê); Adenilson Nascimento (Red Bull); Vithor Hugo Dragoni Duarte (Dragoni); Deander da Veiga (Geandro); Eberson Fortunato Rafael (Bingo); Sérgio Borges de Oliveira (Lacostinha); Diego Rodrigues dos Santos (Tangarazinho); Miullen Ribeiro Pires (Luna); Juliano de Souza Oliveira (Gordão); Nayara Dorneles; e Debora Varela de Jesus.
De acordo com o delegado Frederico Murta, a ação não tem caráter de apreensões de grandes volumes de drogas por focar mais no sistema de distribuição.
“O foco aqui foi a contabilidade, inclusive um dos alvos era contador, por profissão. E ele foi preso no ano passado com cerca de R$ 40 mil e foi por isso que deu início à investigação e conseguimos avançar e identificar os demais”, afirmou.
A Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira (09/02) a “OPERAÇÃO SENTINELA”, com o objetivo de coibir invasões na Reserva Biológica do Jaru (RO), Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo informações levantadas pela Polícia Federal e relatórios técnicos, indivíduos acamparam nas proximidades da reserva com a intenção de invadir a Reserva, sendo assim, com real risco de comprometimento da posse pelo Poder Público da área e também degradação ao meio ambiente. Em virtude da necessidade de evitar turbação ou esbulho da Reserva Biológica do Jaru (REBIO JARU), foi expedido pela 1º Vara Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO, liminarmente, mandado de interdito proibitório, visando a manutenção da posse em favor do ICMBio.
Nesta data, a decisão judicial foi, devidamente, cumprida pela Polícia Federal, juntamente com o ICMBio e Polícia Militar, estando presentes também Oficiais de Justiça Federais para intimação de todos os envolvidos.
Vale destacar ainda que, em ato subsequente, os órgãos incumbidos de promoverem a prevenção e repressão de ilícitos ambientais na Reserva Biológica do Jaru (RO) realizaram, em conjunto, intensa fiscalização na Unidade de Conservação.
O nome da operação se refere ao fato de as entidades federais estarem sempre atentas e vigilantes, visando a prevenir invasões de terras da União.
O govenador da Bahia Rui Costa pediu, nesta segunda-feira (7), que prefeituras do estado aproveitem a retomada das aulas presenciais para promoverem repescagem da vacinação contra Covid-19 nos escolas da rede estadual.
O ano letivo da rede público da Bahia começou nesta segunda-feira. “Fazemos esse apelo para os que prefeitos montem postos de repescagem da vacinação nas escolas para os jovens e também para parentes, que podem ainda não ter se vacinado, mas sabendo que tem vacina na escola, podem ir tomar”, pediu o governador.
Já o secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, disse que o estado pretende dialogar com familiares de alunos que não estiverem com o ciclo vacinal completo. Apesar de ser um documento pedido no ato da matrícula, o comprovante de vacina não será exigido para que o aluno acesse a escola.
“O estudantes que já tiveram a confirmação (da imunização) na matrícula terão acesso normal nas escolas. Já quem não tomou a vacina em uma ou duas doses, vai poder entrar na escolar, e acompanhar as atividades, mas a família será chamada para explicar o que está acontecendo. Se for de alguma ordem de que falta alguma coisa, vamos ajudar, ou se não for, vamos tentar convencer a família para que a vacinação aconteça”, disse.
Moradores de Bom Jesus da Lapa e de Serra do Ramalho precisam completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Nessas cidades, o índice de vacinados com duas doses está em torno de 30%. Em Sítio do Mato, que fica perto, o percentual também ainda não chegou a 46%.
A maioria dos casos graves e hospitalizações ocorre entre pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, explica a importância da imunização: “Agora nós enfrentamos um novo desafio, a variante ômicron. [..] Nós já temos notícias de outros países onde essa variante se tornou prevalente em que há um número realmente grande de casos, mas o sistema de saúde não tem sido tão pressionado sobretudo naquelas populações que estão fortemente vacinadas. O Brasil tem ainda alguns estados em que a vacinação não chegou aos níveis desejados.”
A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, explica que para controlar a pandemia, é necessário ter um alto número de pessoas vacinadas: “Nós acreditávamos que uma cobertura vacinal acima de 70%, 75% ela deixaria uma nação tranquila. Hoje, nós já sabemos que a Covid não é bem assim. As coberturas vacinais, elas tem que estar acima de 90% quiçá 95%.”
O Ministério da Saúde oferece vacinas para o público com mais de 12 anos e doses pediátricas para crianças entre 5 e 11 anos. Quem ainda não tomou a segunda dose da contra a Covid-19 precisa completar o esquema vacinal. E aquelas pessoas que já podem tomar a dose de reforço também devem procurar o local de vacinação mais próximo o quanto antes.
O reforço é feito em quem tem mais de 18 anos e já completou a imunização há mais de quatro meses.