prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Casal morre após carros baterem de frente em ultrapassagem no sul da Bahia

Duas pessoas morreram após o veículo em que viajavam bater de frente com outro carro de passeio em um trecho da BA-698, nas imediações da cidade de Mucuri, no sul da Bahia. O acidente ocorreu no sábado (29), após uma manobra de ultrapassagem de outro veículo que seguia viagem no sentido oposto.

As vítimas foram identificadas como o médico Edwalter Dias da Silva e sua esposa Telma Regina Coelho Santos. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um veículo que seguia no sentido oposto ao do casal, foi surpreendido por um terceiro veículo, que fez uma ultrapassagem irregular.

Quando voltou para a faixa, o automóvel colidiu frontalmente com o carro do casal. O médico morreu na hora. A mulher, Telma Regina, foi socorrida em estado grave ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O veículo que ultrapassou o carro envolvido no acidente não foi encontrado.

Com informações do G1

Em Bom Jesus da Lapa, nível do rio São Francisco chegou ao maior nível desde 1992

Felizmente, as águas não avançaram sobre a cidade, como ocorreu nas maiores enchentes já registradas nos anos de 1979 e 1992.

Nas próximas cidades, como Ibotirama, Paratinga, Morporá e Barra, o nível ainda vai subir mais alguns centímetros nos próximos dias, até chegar no reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho.

O grande volume de água no rio é resultado das chuvas que caíram na primeira semana de janeiro em Minas Gerais. Devido à imensidão do rio, as águas de mais de 240 municípios mineiros vão sendo drenadas lentamente até chegar à calha do rio e correr em direção à Bahia. Das cabeceiras mais distantes dos afluentes, o tempo de viagem da água até a Bahia passa de 20 dias.

Maiores cotas do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa

  • 1979 – 10,20 m
  • 1992 – 9,98 m
  • 1949 – 9,26 m
  • 2022 – 9,11 m
  • 1946 – 8,89 m
  • 1983 – 8,52 m
  • 1980 – 8,46 m
  • 1990 – 8,40 m
  • 2020 – 8,14 m
  • 1982 – 8,08 m
  • 1945 – 7,96 m

Norte de Minas

O rio São Francisco já diminuiu bastante o seu volume nas cidades do Norte de Minas, porém continua em um patamar bastante elevado. Em São Francisco, por exemplo, o pico foi atingindo no dia 21 e nove dias depois o nível recuou 1,90 metros, permanecendo ainda cima da cota de inundação.

Em Manga, última cidade mineira bainhada pelo rio, a água chegou a alcançar algumas ruas da cidade, mas já recuou 14 centímetros nas últimas 48 horas.

Bem mais acima, em Três Marias, o reservatório da hidroelétrica continua liberando 3.000 m³/s de água no rio. A Cemig, empresa responsável pela usina, informou que vai começar a fechar as comportas nesta segunda-feira (31). Inicialmente, a programação era de interromper o vertimento até sexta-feira (4), no entanto, devido às previsões de muita chuva nas cabeceiras, a vazão vai ser apenas reduzida para 2.200 m³/s até terça-feira (1º), quando será feita uma nova avaliação.

No dia 13 de janeiro, a hidroelétrica registrou a maior afluência da história, chegando ao pico de 9.200 m³/s, superando a marca de 7.500 m³/s registrada em 1983.

Sobradinho

As águas estão escorrendo lentamente pelo leito do rio a afluência máxima no reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho deve ser atingido até o fim da semana. O reservatório está próximo de 68%, com afluência de 5.570 m³/s e defluência de 4.000 m³/s, patamar que deve ser mantido pelo menos até terça-feira (1º), quando a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) fará uma nova avaliação.

O aumento da defluência em Sobradinho mudou a paisagem das cidades até foz, como Juazeiro e Petrolina, e também afetou comunidades ribeirinhas e a rotina turística da região.

Atenção: Gasolina ultrapassa barreira dos R$ 8 pela primeira vez

O preço médio da gasolina ficou praticamente estável nos postos brasileiros nesta semana, mas pela primeira vez a pesquisa de preços da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis)detectou o produto sendo vendido a mais de R$ 8 por litro.

Na média nacional, a gasolina custou R$ 6,658 por litro nesta semana, um pouco abaixo dos R$ 6,664 verificados na semana passada. A estabilização ocorre após dois aumentos em resposta a reajuste de 4,85% promovido pela Petrobras no dia 11 de janeiro.

Em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, a agência encontrou a gasolina mais cara do país: R$ 8,029 por litro. O valor foi detectado em um dos sete postos pesquisados no município. Na média, a gasolina na cidade custa R$ 7,759 por litro.

Na média nacional, o preço do diesel também apresentou estabilidade, fechando a semana em R$ 5,586 por litro, contra R$ 5,582 verificados na semana anterior. O produto também sofreu reajuste no dia 11 de janeiro, de 8%.

O diesel mais caro do país foi encontrado em Pindamonhangaba, a R$ 6,905 por litro. Esse valor foi verificado em apenas um dos quatro postos pesquisados na cidade e está bem acima da média local, de R$ 5,646 por litro.

A agência também não detectou alterações significativas nos preços do etanol hidratado, do botijão de gás e do GNV (gás natural veicular).

A disparada dos combustíveis tem sido motivo de preocupação para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2021, ajudou a levar a inflação oficial a alta de 10,06%, a maior desde 2015. Na semana passada, o presidente anunciou um projeto para isentar os combustíveis de impostos federais.

A proposta, porém, vem sendo desidratada em meio a resistências tanto externas quanto dentro do governo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, por exemplo, defende que apenas o óleo diesel seja beneficiado com corte de impostos.

O governo avaliava também a criação de um fundo estabilizador para interferir nos preços finais dos combustíveis, mas a proposta foi descartada. Para Guedes, a ideia é inviável pois teria elevado custo e pouca eficácia.

Nesta quinta-feira (27), os estados confirmaram em reunião no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) a prorrogação do congelamento dos preços de referência para a cobrança do ICMS sobre os combustíveis, que foi iniciada em novembro.

A medida reduz os repasses da alta de preços nas refinarias, já que o imposto deixa de acompanhar o preço das bombas. Mas o mercado espera novos reajustes da Petrobras, já que a defasagem entre as cotações internacionais e os valores praticados pela estatal é grande.

A Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) calcula que o preço da gasolina vendido no Brasil está R$ 0,27 por litro abaixo do preço de paridade de importação, que simula quanto custaria no país o produto trazido do exterior. No diesel, a diferença chega a R$ 0,39 por litro.

Conquista: Casal de idosos morre com Covid e 879 pacientes estão em recuperação

Foram confirmados em Vitória da Conquista neste domingo (30), 58 novos casos de Covid-19 e dois óbitos em decorrência de complicações do novo coronavírus. De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são 40.103 casos desde o início da pandemia, sendo que 38.573 pacientes já estão recuperados e 879 seguem em recuperação.

As mortes dos dois moradores da Patagônia estavam em investigação laboratorial no Lacen Bahia, sendo confirmado, hoje, óbito por complicações da Covid-19. Agora são 651 óbitos

O 650° trata-se de uma mulher de 98 anos, portadora de doença cardiovascular e respiratória, admitida na UPA no dia 20 de janeiro, que evoluiu para óbito no mesmo dia.

Já o 651° foi de um homem de 92 anos, sem comorbidades relatadas. Ele foi admitido na UPA no dia 17 deste mês e faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista no dia 21.

Além disso, 1.430 casos suspeitos de síndrome gripal aguardam classificação final (investigação clínico-epidemiológico e/ou laboratorial).

Ocupação de leitos – Neste momento, 53 pacientes encontram-se internados nos leitos SUS de Vitória da Conquista para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Desses, 22 residem no município, e 31 são de outras localidades.

Notificação– A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um canal on-line para notificação de casos suspeitos, o Notifica Covid-19, para que o cidadão possa fazer o seu autocadastro para monitoramento. O Call Center da SMS passou por uma mudança e agora atende pelo número central 3429-3450. O Call Center funciona das 8h às 18h e também está disponível para tirar dúvidas da população sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas suspeitos.

Secom PMVC

Itambé: Mulher é presa com drogas ao desembarcar de ônibus

Meio tablete de maconha, porções menores da droga, uma pedra de crack, um celular e uma quantia em dinheiro foram apreendidos com uma mulher, na última sexta-feira (28), na cidade de Itambé, por investigadores da Delegacia Territorial (DT) da cidade, com o apoio da Guarda Municipal.

Segundo informações da Polícia Civil, a suspeita foi flagrada quando desembarcava de um ônibus que vinha do município de Itapetinga. “As equipes perceberam uma atitude suspeita e abordaram a mulher, que já tinha envolvimento com o tráfico de drogas”, informou o titular da DT/Itambé, delegado Márcio Allan de Oliveira Assunção.

Um comprovante de depósito no valor de R$ 250 também foi encontrado com ela. O material apreendido seguiu para a perícia e a mulher foi autuada em flagrante por tráfico. A suspeita passou por exame de lesões corporais e está à disposição da Justiça.

Brasil registra, pela primeira vez, semana com mais de 1 milhão de casos de Covid

O Brasil atingiu na noite de ontem (29), 179.816 casos de Covid-19 e 640 óbitos decorrentes da doença, nas últimas 24 horas. Os números são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Sendo assim, registrando pela primeira vez uma semana com mais de 1 milhão de casos. De acordo com o Conass, a quarta semana epidemiológica do ano (entre 23 e 29 de janeiro), teve 1.305.447 casos de Covid-19 registrados no país. A semana anterior (entre 16 e 22 de janeiro) teve 933.452 casos registrados.

A média móvel de casos, que considera os últimos sete dias, segue em alta e atingiu um recorde com 186.492 infecções. A média móvel de óbitos também segue em alta e chegou a 532 mortes.

Urgente Poções: Dois óbitos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde na data de hoje (31/01), totalizando 82 mortes por complicações causadas pela doença.

Poções registrou, até esta segunda-feira (31/01), o total de 5354 casos confirmados da Covid-19. Destes, 4484 estão recuperados e 788 continuam em recuperação.

No momento, são investigados outros 23 casos notificados como suspeitos.

Dois óbitos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde na data de hoje (31/01), totalizando 82 mortes por complicações causadas pela doença.

O 81º óbito trata-se de uma idosa, de 89 anos, residente em Poções, que faleceu no Hospital São Lucas.

O 82º óbito trata-se de outra idosa, também de 89 anos, residente em Poções, que faleceu na Unidade de Pronto Atendimento do município.

As duas vítimas possuíam comorbidades e estavam vacinadas, sendo uma delas com apenas 01 (uma) dose.

A Prefeitura de Poções reitera à população que continue com os cuidados de prevenção, fazendo o uso da máscara, a higiene das mãos e evitando aglomeração. Para tanto, ressalta a importância da vacinação com as 03 (três) doses.

Atenção Poções: cachorra desaparecida na madrugada desse sábado por meados do bairro Santa Rita ela atende pelo nome de Mel qualquer informação entrem em contato com os números na imagem

Saxofonista de Devinho Novaes tem morte confirmada após acidente com ônibus da banda

O músico Cláudio Douglas dos Santos, de 34 anos, saxofonista da banda de Devinho Novaes, não resistiu aos ferimentos do acidente envolvendo o ônibus do cantor na madrugada desta segunda-feira (31) e veio a óbito no hospital

O acidente deixou nove feridos entre músicos de Devinho e a avó do cantor, dona Lourdes, que viajava com ele. Todos foram encaminhados para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Conhecido como Jheck Saxophone, o músico, que era casado, chegou a tocar com diversos outros artistas do gênero como Shayane Novaes e PH Paulo Henrique.

“Infelizmente nosso saxofonista, Jack, morreu. Ele fez uma cirurgia, mas estava ferido demais e não resistiu. Uma tristeza muito grande. Ele era uma pessoa muito boa”, lamentou o empresário Téo Santana.

Boletim Covid 19