prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Atenção Urgente: Homem morre em troca de tiros com o Esquadrão Falcão, na Urbis IV


Um confronto entre uma guarnição do Esquadrão Falcão e um suspeito terminou em morte no início da tarde desta quinta-feira (27), no bairro Urbis IV, em Vitória da Conquista.

O homem teria recebido a guarnição a tiros, os policiais revidaram e atingiram o suspeito.

Rui Costa afirma que não haverá folga no Carnaval


Em coletiva nesta quinta-feira (27), durante a entrega de 15 ambulâncias no Centro Administrativo da Bahia, o governador Rui Costa (PT) afirmou que não há mudanças para fazer sobre os “feriados” da folia momesca, por eles não serem considerados feriados de forma legal.

“Sei que historicamente, conceitualmente, a gente trata como feriado, mas legalmente não está lá o dia do Carnaval como feriado, então não tem como mudar algo que não está oficialmente legalizado”.

Sendo assim, o gestor estadual afirma que será mantido o expediente normal entre os dias 24 de fevereiro e 1 de março.

Emenda parlamentar do deputado Fabrício garante recursos emergenciais para Jânio Quadros

O município de Presidente Jânio Quadros foi contemplado com R$ 100 mil reais para compra de óleo diesel e reparo de máquinas para limpeza e melhoria de estradas vicinais danificadas pelas chuvas. O município havia decretado estado de emergência em função das fortes chuvas que caíram no mês de dezembro de 2021. O recurso é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e foi destinado via governo estadual.

“Recebi essa demanda do prefeito Lélio Júnior e não descansamos enquanto não ocorreu a autorização do recurso, como consta no Diário Oficial. Com fé e muito trabalho vamos reparar os estragos causados pelas fortes chuvas. Temos que agradecer também ao governador Rui Costa, que tem sido rápido e eficiente na liberação de recursos e ações diante dessa tragédia que vivenciamos”, detalhou o deputado Fabrício.

O convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão do Governo da Bahia, e a Prefeitura de Jânio Quadros já foi celebrado e tem recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FUNCEP).

Vacinas e infecção pelo coronavírus podem criar “superimunidade” contra Covid, diz estudo

Conclusão é da Universidade Oregon Health & Science, dos EUA, e foi publicada na revista Science Immunology

www.brasil247.com -
(Foto: NIH/Divulgação via Reuters)

A vacinação aliada à infecção natural pelo coronavírus – não importando a ordem dos eventos – pode fazer com que o indivíduo desenvolva uma “superimunidade” contra a Covid-19, concluiu um estudo da Universidade Oregon Health & Science, nos EUA, publicado na revista Science Immunology. As informações são do jornal O Globo.

A pesquisa mostra que a quantidade de anticorpos no sangue de pessoas que foram infectadas e vacinadas chega a ser dez vezes maior do que aquela gerada apenas pela imunização.

Quando o estudo foi realizado, ainda não havia sido registrado nenhum caso da variante ômicron, mas os cientistas esperam que as respostas do estudo não sejam alteradas pela cepa.

“Esse estudo mostra que a pessoa que se infectou deve se vacinar. Ele reforça o que sabíamos até agora. Mas o mais interessante é que ele mostra que a pessoa que se vacinou, se for infectada, está superprotegida também. Ainda não havia evidências sobre isso”, afirma o médico Salmo Raskin, geneticista e diretor-médico do Laboratório Genetika, de Curitiba.

Vários países europeus suspendem restrições contra a Covid

Outros países europeus, como Áustria e Holanda, também anunciaram medidas semelhantes.

As medidas ocorrem quando os dados mostram que as internações hospitalares e de terapia intensiva não estão aumentando de acordo com os casos, e depois que a Organização Mundial da Saúde sugeriu que a variante ômicron – que estudos mostram ser mais contagiosa, mas geralmente menos grave para pessoas vacinadas – pode sinalizar um novo, mais fase gerenciável da pandemia.

Bares, restaurantes e museus holandeses foram autorizados a reabrir nesta quarta-feira depois que o primeiro-ministro, Mark Rutte, disse que o governo estava “procurando conscientemente os limites do que é possível”, à medida que os números de casos continuavam atingindo novos máximos diários.

As internações e mortes em terapia intensiva, no entanto, vêm caindo na Holanda , e o ministro da Saúde, Ernst Kuipers, disse que uma decisão de prolongar as medidas restritivas teria o risco de “prejudicar nossa saúde e nossa sociedade”.

Cafés, bares e restaurantes encerrados desde meados de dezembro podem agora reabrir com lotação reduzida e até às 22h desde que os clientes tenham passe Covid, com cinemas, teatros, museus e eventos desportivos também autorizados a voltar a receber o público.

Assim como a Holanda, a Dinamarca estabeleceu sucessivos recordes diários de infecções recentes. Mas, embora as hospitalizações relacionadas ao coronavírus tenham aumentado, as autoridades de saúde dizem que 30% a 40% dos pacientes com teste positivo estão no hospital por outros motivos que não o Covid.

“Houve uma dissociação na tendência no início da epidemia, entre o aumento da infecção e o aumento das hospitalizações por Covid”, disse o painel consultivo de especialistas do governo. O número de pacientes com Covid em terapia intensiva caiu quase pela metade desde o início de janeiro.

A Bélgica anunciou na semana passada uma ligeira flexibilização de suas restrições a partir de sexta-feira, apesar de infecções recordes, com bares e restaurantes autorizados a permanecer abertos até a meia-noite e atividades internas, como áreas de lazer e pistas de boliche, reabrindo.

A atual onda Omicron do país não deve atingir o pico em quinze dias, mas as internações hospitalares estão aumentando a uma taxa muito mais lenta do que as infecções e o número de pacientes em terapia intensiva está caindo. “A situação é administrável”, disse o virologista Steven Van Gucht.

A França registrou na terça-feira um novo recorde diário de 501.635 novos casos, mas, novamente, enquanto as internações hospitalares aumentaram, apenas cerca de metade dos pacientes estão em terapia intensiva em relação às ondas anteriores, e o número vem caindo desde 12 de janeiro.

O ministro da Saúde, Olivier Véran, disse que o pico da atual onda de coronavírus deve ser atingido nos próximos dias, enquanto o primeiro-ministro, Jean Castex, anunciou na semana passada um cronograma para suspender as restrições à Covid a partir de 2 de fevereiro.

Castex disse que o passe de vacina da França, exigido desde segunda-feira para entrar em restaurantes, cinemas e outros locais públicos, permitiria que os limites de capacidade de público para salas de concertos e esportes e outros eventos fossem levantados, com o trabalho em casa também não sendo obrigatório para muitos funcionários e máscaras faciais. não é necessário fora.

Alguns países, no entanto, ainda não estão prontos para relaxar as restrições. A ministra da Saúde da Suécia , Lena Hallengren, estendeu na quarta-feira as restrições à pandemia por mais duas semanas por causa de “um nível extremamente alto de disseminação”, o que significa que bares e restaurantes devem continuar fechando às 23h.

Na Alemanha , que na quarta-feira registrou um novo recorde de 24 horas de 164.000 infecções, os parlamentares estão se preparando para debater propostas para exigir ou incentivar fortemente a vacinação. Cerca de 74% da população recebeu pelo menos uma dose, menos do que na França, Itália ou Espanha, mas o governo está dividido sobre um possível mandato de vacina. As opções incluem exigir que todos os residentes adultos sejam vacinados contra o Covid, apenas aqueles acima de 50 anos, ou apenas exigir aconselhamento para pessoas não vacinadas.

O diretor da OMS na Europa, Hans Kluge, disse no domingo que é “plausível” que a região esteja “se movendo para uma espécie de final de pandemia” e que a Omicron possa ter infectado 60% dos habitantes do continente até março.

Morre aos 56 anos a cantora gospel e pastora Ludmila Ferber; informação foi confirmada

A cantora gospel e pastora Ludmila Ferber, de 56 anos de idade, que foi diagnosticada em 2018 com câncer, morreu na noite desta terça-feira (26). A informação foi confirmada por uma fonte à Quem.

Em 2018, ela mesma revelou o diagnóstico. “‘Em tempos de guerra, nunca pare de lutar’. Hoje estou entrando num momento único e surpreendente da minha vida: o tratamento de quimioterapia. Mas, ainda que o ritmo de viagens para ministrações diminua durante um tempo, meu ministério não parou. E nem vai parar”, começou Ludmila.

“Sou grata por todo o amor e apoio que tenho recebido desde o diagnóstico e creio que já estou no caminho do meu milagre. Essa é a hora de profetizar profundamente as canções que tem abençoado a tantos por todos esses anos. Por favor, intercedam por mim, e, acima de tudo, alegrem-se, porque a glória da segunda casa será maior do que a primeira”, completou ela.

O último post de Ludmila em seu Instagram foi na última segunda (24), quando ela citou um trecho de sua canção Buscar Tua Face é Preciso.

“‘Quando tudo parece estranho ao redor / Buscar tua face é preciso, Deus / Quando a gente não sabe o que está ocorrendo / Buscar tua face é preciso, Deus / Quando a fúria dos ventos vem contra nós / E a vontade é sumir e calar a voz / É nessa hora que a gente precisa lutar / E jamais desistir / Justamente agora é o momento de se humilhar / E buscar a face de Deus’. Esse é um trecho da minha canção Buscar Tua Face é Preciso. Tenho certeza que essa música vai renovar as suas forças para continuar a jornada… mas lembre-se, busque a Face de Deus!! Dele vem o nosso fôlego de vida!!”, escreveu ela.

Ex-integrante do grupo Koinonya – com o qual gravou 8 discos – Ludmila partiu para a carreira solo em 1996, quando lançou seu primeiro álbum, Marcas. De lá pra cá, lançou mais 12 discos de estúdio, sendo o último Um Novo Começo, de 2020. Ela ainda tem nove álbuns ao vivo lançados e um disco dedicado a canções infantis, Meu Amigão do Peito.

Ludmila, que foi casada de 1987 a 2014 com José Antônio Lino, deixa as três filhas do ex-casal: Daniela Ferber Lino, Ana Lídia Ferber Lino e Vanessa Ferber Lino.

POÇÕES: Vacinação Infantil (CMAEEP)

Nesta última segunda-feira (24), as crianças atendidas pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Poções (CMAEEP) foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, ação essa realizada pela Prefeitura de Poções em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.
Os cuidadores e profissionais que trabalham no CMAEEP também já estão imunizados com a primeira e segunda dose, garantindo a segurança dos alunos e responsáveis que frequentam o Centro.
A secretária de educação do município, Dirani Cunha Porto Fagundes, reafirma a importância de vacinar nossas crianças: “Sei que estamos lidando com uma infinidade de desinformação circulando nas redes sociais, que geram muito medo na sociedade, que já está fragilizada devido aos diversos problemas causados pela pandemia, mas gostaria de enfatizar que levar nossos pequeninos para a vacinação é protegê-los ainda mais”.
Nos últimos meses, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso da vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Com o retorno próximo das aulas, imunizar o público infantil não só ajudará a reduzir a circulação do vírus, como será fundamental para preservar a saúde das crianças do município.

Identificado vítima fatal de acidente no trecho Vitória da Conquista – Planalto, jovem era do município de Boa Nova.

Um acidente com vítima fatal foi registrado na noite dessa última terça-feira (26),na BR-116, trecho que liga Vitória da Conquista e Planalto.

A colisão envolveu moto e carreta. A vítima, um homem foi identificado como Erivelton Carvalho, 29 anos, morador do município de Boa Nova.

Colisão frontal entre carreta e carro deixa dois mortos na BR-222, na cidade de Itapajé.

Motorista e passageiro de carro morrem após colisão com carreta na BR-221, em Itapajé, no interior do Ceará. — Foto: PRF/ Divulgação

Motorista e passageiro de carro morrem após colisão com carreta na BR-221, em Itapajé, no interior do Ceará. — Foto: PRF/ Divulgação

Uma colisão frontal entre uma carreta e um carro deixou o motorista e o passageiro do veículo menor mortos no quilômetro 128 da rodovia BR-222, na cidade de Itapajé, no interior do Ceará, na manhã desta quarta-feira (26).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que o acidente aconteceu por volta das 8h50 e chovia no local no momento do ocorrido. O condutor do caminhão, que estava sozinho, não ficou ferido.

Conforme testemunhas, a carreta seguia sentido Sobral-Fortaleza e o carro estava na mão contrária, quando houve a batida na localidade de Jorge. A região é conhecida por vários registros de acidentes.

Acidente aconteceu no quilômetro 128 da BR-222, em um trecho conhecido como "curva do Jorge", que já registrou vários acidentes. — Foto: Arquivo pessoal

Acidente aconteceu no quilômetro 128 da BR-222, em um trecho conhecido como “curva do Jorge”, que já registrou vários acidentes. — Foto: Arquivo pessoal

Conquista: Rua “vira rio” após a chuva no Bairro Panorama


Após o curto período de chuva na tarde desta quarta-feira (26), vários pontos de Vitória da Conquista voltaram a sofrer com alagamentos.

Um vídeo mostra a Rua Bela Vista, no bairro Panorama, completamente tomada pela água.O nível da água é tão alto que até mesmo veículos têm dificuldade de trafegar pelo local.

Em outro ponto do bairro, um cano de água, que faz parte da tubulação que está exposta, estourou. A água portável se mistura ao esgoto e à sujeira que se acumula na via. A sujeira, a lama e a falta de pavimentação deixam a rua ainda mais intransitável.