prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Teto da Central de Equipamentos de Vitoria da Conquista desabou e vistorias de veículos foram suspensas

A Central Municipal de Equipamentos (Deserg) de Vitória da Conquista teve o telhado do galpão arrancado por conta da forte chuva que caiu na cidade na tarde da terça-feira (25). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) suspendeu as vistorias de veículos, nesta quarta-feira (26).

Segundo a Semob, além do telhado do galpão, os muros do local desabou. As vistorias só serão retomadas após o local ser reorganizado.

Diversos transtornos foram registrados na cidade

Um hipermercado do bairro Candeias, parte da estrutura da cobertura caiu durante a tempestade. Não houve feridos. Na Avenida Bartolomeu de Gusmão, uma viatura da Polícia Militar foi atingida por placa publicitária de uma loja de automóveis que caiu durante a tempestade. Também não houve feridos.

A chuva que causou diversos transtornos a cidade veio acompanhada de raios e trovões, além de muito vento e granizo em algumas localidades. Na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado na Uesb, foram registradas rajadas de vento de mais de 40 quilômetros por hora (km/h). A estação também registrou chuva de 33 mm.

Mais próximo do Centro, no pluviômetro instalado no Lomantão, pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 48 mm de chuva entre 13h50 e 14h20.

Poções 

O teto de um posto de combustíveis desabou durante um temporal na nesta terça-feira (25), na cidade de Poções, distante 70 quilômetros de Vitória da Conquista. Alguns bairros tiveram o fornecimento de energia interrompido, prejudicando inclusive os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Polícia de Vitória da Conquista recuperou Iphones roubados em Minas

Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista recuperou cinco aparelhos celulares do modelo Iphone, roubados no dia 30 de dezembro, no município de Cachoeira de Pajeú, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Na ocasião do roubo, os ladrões chegaram a manter os ocupantes do veículo sob sequestro.

De acordo com a polícia, a apreensão aconteceu nesta terça-feira (25), em um  estabelecimento comercial de produtos importados da cidade. O proprietário foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia.

A equipe de investigação do DRFR tomou conhecimento do roubo do  caminhão no município mineiro e de que os Iphones estariam sido vendidos em Vitória da Conquista. No veículo estavam uma carga de polietileno e outros produtos, dentre eles, 31 aparelhos celulares.

Os policiais então iniciaram um trabalho de inteligência e conseguiram localizar parte do material roubado, que será devolvido ao dono.

Conquista: Pai faz apelo para encontrar filho que está desaparecido desde domingo

G1 – Uma família de Vitória da Conquista procura por um jovem de 23 anos que desapareceu no último domingo (23). Eduardo Souza Oliveira saiu de casa para entregar uma roupa à uma amiga, conforme explica o pai dele Maick Santos.

“Minha esposa viu ele saindo de casa e perguntou onde estava indo, ele disse que ia levar uma blusa na casa da amiga. Eu consegui descobrir quem era essa amiga e ela me disse que ele não levou”, afirmou o pai do jovem.

De acordo com a família, Eduardo usava calça jeans, tênis preto e uma blusa preta com estampa de um desenho japonês quando saiu de casa. Ele pegou uma bicicleta emprestada com um vizinho e levou o celular e o carregador.

O pai de Eduardo disse que o jovem tem depressão e que tomava remédio. “Ele começou tomando remédio, mas não chegou a tomar nem um mês, porque estava dando enxaqueca”, explicou.

Em entrevista à TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, o pai do jovem fez um apelo para encontrá-lo.

“[Queria] pedir para meus amigos e [para] quem não me conhece que me ajude a encontrar meu filho. Já mandei várias mensagens para ele [e nada]”, disse.

“Volte para casa, meu filho. Não importa se você cometeu algum erro, não importa a situação que você está passando, mas o abraço do pai é o verdadeiro. Vou estar te esperando”.

Quem tiver notícias de Eduardo pode entrar em contato com a família pelo número (77) 9 8105-4541.

Conquistenses se queixam de atrasos e falta de organização em fila da vacinação infantil contra a covid-19

Desde o dia 17 de janeiro, acontece a imunização infantil contra a covid-19 em Vitória da Conquista. Mas apesar da Prefeitura informar que a vacina começa a ser aplicada a partir das 8h em unidades de saúde do município, no posto do bairro Vila América, as doses só chegaram por volta das 9h40 desta quarta-feira, 26. Às 10h, o atendimento aos pais e crianças nem sequer tinha sido iniciado, de acordo com relato da professora Adriana Amorim, que levou seu filho, Raul, de 7 anos, para receber a primeira aplicação.

Ainda segundo ela, nesse intervalo de duas horas em que permaneceu na fila de espera da vacinação, não distribuíram senhas, não verificaram a documentação exigida para a imunização e nem deram qualquer tipo de assistência aos pais e crianças presentes. “Pedi pra o funcionário ir verificando a documentação, caso alguém precisasse ir em casa buscar, ou, se não estivesse na data (idade) certa, pra não perder tempo na fila. Ele me olhou com cara de poucos amigos, disse que depois fazia isso, mas não fez até agora [9h47]”, contou Adriana à nossa reportagem.

A demora para iniciar a aplicação da vacina causou a formação de uma longa fila na unidade de saúde. Como o estoque de doses era limitado, nem todos conseguiram ser atendidos no período da manhã. Cerca de 30 crianças, de acordo com a professora, precisaram retornar à tarde para se imunizar. Algumas reclamações a respeito da vacinação no posto do Vila América também foram feitas por munícipes no perfil oficial do Executivo no Instagram.

“Que desorganização da Prefeitura. Fila no sol… Espera de 3 horas e saímos sem vacina. Encerrou às 12h. Um absurdo! Deveriam ter distribuído fichas”, comentou uma internauta em uma publicação. Em outro post, um morador disse que tem faltado doses em várias unidades de saúde. “Uma dose de honestidade vai bem”, ironizou. As principais queixas são em torno da logística de imunização. Mas há também municípes que relatam não ter enfrentado problemas ou transtornos ao levar seus filhos para vacinar. “No posto [da] Régis Pacheco tá tranquilo, cheguei lá 7h30, só tinha 6 crianças aguardando. Equipe muito atenciosa e educada”, disse uma usuária da rede social.

BAHIA: Jovem de 20 anos é encontrada morta por enforcamento em Remanso

.com/img/a/

Uma jovem de 20 anos foi encontrada morta por enforcamento no município de Remanso, no norte da Bahia, na manhã desta quarta-feira (26). A vítima identificada como Brena Almeida foi encontrado sem vida enforcado com uma corda, em uma edícula na sua casa.

A Policia Militar e Civil foram acionadas para a ocorrência, no local os policiais constataram que se tratava de um suicídio.
A motivação para que ela tirasse a própria vida ainda é desconhecida. O corpo da vitima será encaminhado para o IML de Juazeiro. //RemansoNotícias

 

Vacinômetro atualizado – 20/01/22

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Poções vacinou até o último dia 20 de janeiro, 39.536 pessoas com a primeira dose da vacina anticovid, 35.184 com a segunda dose e dose única e 10.426 com a terceira dose de reforço, resultando em 83.677 pessoas imunizadas.
Até o momento, Poções recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo da Bahia, 85.201 doses de vacinas.

Prefeitura de Poções inaugura mais uma escola da rede municipal.

A prefeitura Municipal de Poções, por meio da Secretaria de Educação inaugurou mais uma unidade escolar, desta vez foi a Escola Municipal Benvindo José da Silva, no bairro Indaiá, que recebeu uma grande reforma, ganhou pisos e revestimentos novos, pintura em geral na área interna e externa, troca de todo o madeiramento e telhado, ampliação do pátio, reformas e adaptações dos banheiros da diretoria e da secretaria. Também finalizou a obra da Quadra Poliesportiva que estava parada desde 2012.
A inauguração foi feita pela prefeita Nilda Magalhães, juntamente com o vice perfeito João Bonfim Cardoso Cerqueira e a Secretaria de Educação Dirani Cunha Porto Fagundes, na manhã da última quinta-feira (20/01).
Estiveram presentes durante o ato de inauguração o ex- prefeito Otto Wagner de Magalhães; o secretário de administração, Joavan Emidio; o secretário de saúde, Celso Schettini; o secretário de infraestrutura, Genny Calado; a secretária de assistência social, Orleide Pacheco; secretário de agricultura, Jaimilson Moreira; o secretário de finanças, Bruno Sangiovanni; o presidente do PT, Hélio Claúdio Elias Sampaio; o presidente do PCdoB, Marcus Sola; o presidente da câmara, o vereadores, José Mauro Dias Macêdo; entre outros vereadores; a equipe pedagógica e administrativa da SMEP e outros servidores municipais.
Desde o início da gestão vem sendo realizadas várias ampliações e reformas, visando garantir aos alunos, funcionários e professores uma infraestrutura de qualidade para promoção do processo de ensino aprendizagem. Novas inaugurações já estão previstas para o final do mês de janeiro e mais outras grandes reformas estão em andamento.

Boletim epidemiológico – 25/01/22.

Poções registrou, até esta terça-feira (25/01), o total de 4760 casos confirmados da Covid-19. Destes, 4298 estão recuperados e 382 continuam em recuperação.
No momento, são investigados outros 41 casos notificados como suspeitos.
Desde o início da pandemia, foram registradas 80 mortes por complicações causadas pela doença no município.
A Prefeitura de Poções reitera à população que continue com os cuidados de prevenção, fazendo o uso da máscara, a higiene das mãos e evitando aglomeração.

Prefeitura recupera ruas do município.

A Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando um trabalho intenso com o objetivo de melhorar a segurança e as condições de tráfego das ruas do município. Hoje os bairros São Paulo e Alto da Vitória receberam maquinários e servidores que atuaram executando patrolamento e aplicando cascalho em locais mais danificados
Os serviços de recuperação pertencem a um cronograma de trabalho realizado pela equipe da secretaria, a qual avalia a necessidade da manutenção e reformas. A Administração Municipal está atenta aos pontos mais críticos e realizando os serviços necessários para garantir à população o bom estado das ruas e avenidas.
Os setores não têm medido esforços para recuperação das vias urbanas afetadas pelas fortes chuvas, trabalho esse que vem sendo executado sem cessar desde o período de estiagem.

Pessoas infectadas e vacinadas adquirem “super imunidade”, diz estudo

Pessoas com infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e que estão vacinadas adquirem “super imunidade”, muito superior à proteção imunológica de quem apenas recebeu a vacina, mostra estudo divulgado hoje (25).

“Resposta imunológica medida no soro sanguíneo revelou anticorpos mais abundantes e eficazes do que imunidade gerada apenas pela vacinação”, indicam conclusões de pesquisa da Oregon Health & Science University (OHSU), dos Estados Unidos, publicadas na revista Science Immunology.

Segundo a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), o estudo foi feito antes do surgimento da variante Ômicron do SARS-CoV-2, mas pesquisadores esperam que respostas imunes híbridas sejam semelhantes à nova variante considerada altamente transmissível.

“Não faz diferença se uma pessoa é infectada e depois vacinada ou se é vacinada e depois infectada. Nos dois casos, obterá resposta imunológica muito robusta, incrivelmente alta”, assegurou Fikadu Tafesse, coautor do estudo e professor de microbiologia molecular e imunologia da OHSU, citado em comunicado da instituição.

A pesquisa envolveu 104 pessoas vacinadas contra a covid-19 e divididas em três grupos: 42 vacinados sem infecção, 31 vacinados após infecção e 31 infectados depois da vacinação.

Com os participantes do estudo controlados por idade, sexo e tempo de vacinação e infecção, os pesquisadores recolheram amostras de sangue de cada um, que foram expostas a três variantes do vírus SARS-CoV-2 vivo em ambiente de laboratório.

Os especialistas da OHSU concluíram que os dois grupos com “imunidade híbrida” – infectados e vacinados – geraram maiores níveis de imunidade em comparação com o grupo vacinado sem infecção.

“A expectativa, neste momento, é que muitas pessoas vacinadas acabem infectadas e, portanto, com uma forma de imunidade híbrida”, afirmou Bill Messer professor de imunologia e doenças infecciosas da OHSU, também citado no comunicado.

Para Marcel Curlin, professor de infecciologia na instituição norte-americana, a imunidade conferida pela infecção natural é variável” de pessoa para pessoa, mas, quando combinada com a vacinação, “quase sempre fornece respostas muito fortes”.

“Os resultados indicam o momento em que o SARS-CoV-2 poderá se tornar infecção endêmica leve, como doença sazonal do trato respiratório, em vez de pandemia”, disse Curlin.

A covid-19 provocou 5,59 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia. A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no fim de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A nova variante Ômicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi registrada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países.