prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Adolescente de 15 anos desaparecida há quatro dias é encontrada morta em brejo no MS; suspeitos são presos

Uma adolescente, de 15 anos, foi encontrada morta neste sábado (29) após o corpo ter sido ocultado em um brejo na cidade de Ivinhema, a 272 km de Campo Grande. Conforme a Polícia Civil, três suspeitos foram presos após terem confessado o crime.

Desaparecida desde a última terça-feira (25), o corpo da adolescente Vitória Caroline de Oliveira Honorato foi encontrada com ajuda de cães farejadores. Conforme a polícia, a menina apresentava sinais de estrangulamento.

Testemunhas disseram que viram Vitória Caroline na última terça-feira (25), por volta das 22h, na companhia de um dos suspeitos. O homem foi localizado, preso e confessou o crime.

Outros dois suspeitos também foram presos e o caso segue em investigação como feminicídio e ocultação de cadáver.

Semarh alerta para pancadas de chuvas, raios e rajadas de vento em Alagoas

Chuva, raios e ventos fortes podem atingir todo o território alagoano (Foto: Free-Photos / Pixabay)

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hidricos (Semarh) emitiu um Aviso Meteorológico neste sábado (29) para as condições atmosféricas estarem favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva, que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em pontos isolados de todo Estado de Alagoas.

Pode haver maior intensidade nas regiões do Sertão, Sertão do São Francisco, Litoral e Baixo São Francisco, especialmente entre a tarde e noite deste sábado, podendo se estender até domingo.

Nestas regiões, existe risco de pequenos alagamentos, principalmente em áreas com deficiência na drenagem urbana. Também é necessário ter atenção à queda de árvores, placas, coberturas metálicas, estruturas fragilizadas e objetos que poderão atingir as redes elétricas nestas regiões.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Bahia registra recorde de casos ativos de Covid-19 desde o início da pandemia; veja dados das últimas 24h

Além disso, 1.727.312 casos foram descartados e 307.295 estão em investigação. Na Bahia, 57.126 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste sábado.

O boletim completo está disponível no site da Sesab e no Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia tem 11.098.647 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.334 com a dose única, 9.421.060 com a segunda dose e 2.323.758 com a dose de reforço.

Do público de 5 a 11 anos, 56.315 crianças já foram imunizadas.

Leitos

Bahia tem 29.670 casos ativos de Covid-19 e 28 óbitos registrados; veja dados das últimas 24h — Foto: Reprodução/ TV Bahia

A Bahia tem 1.411 leitos ativos para tratamento da Covid-19. Desse total, 912 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 65%.

Desses leitos, 594 são de UTI adulto e estão com taxa de ocupação de 70% (414 leitos ocupados).

Nas UTIs pediátricas, 22 das 29 vagas estão com pessoas internadas, o que representa taxa de ocupação de 76%. Os leitos clínicos para adultos estão com 59% de ocupação e os infantis, com 71%.

Em Salvador, dos 442 leitos ativos, 343 estão ocupados (78% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 68% e o pediátrico está em 85%.

Ainda na capital baiana, os leitos clínicos para adultos estão com 87% de ocupação e, os pediátricos, estão com 71%.

Adolescente de 13 anos é apreendido após ser flagrado com drogas escondidas em mochila no sul da BA

Adolescente foi flagrado com meio quilo de pasta base de cocaína e maconha

Um adolescente de 13 anos foi apreendido no município de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, na tarde de sexta-feira (28), após ser flagrado com meio quilo de pasta base de cocaína.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), policiais da 87ª Companhia Independente da PM (CIPM) faziam rondas no bairro de Vila Verde quando o suspeito avistou os militares e tentou se esconder em um imóvel na Rua Santa América.

Ao abordá-lo, os PMs encontraram na mochila que ele usava, além da pasta base, 42 porções de maconha e cocaína prontas para serem comercializadas.

Governo de SP determina que alunos mostrem comprovante de vacina contra Covid

Se o comprovante de vacina não for apresentada em até 60 dias, deverá ser feita notificação ao Conselho Tutelar e MP

Nova resolução da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo determinará que estudantes da rede estadual apresentem comprovante de vacinação contra a Covid.

As regras da retomada das aulas, que serão publicadas neste sábado (29) no Diário Oficial, preveem que alunos sem imunização não podem ser impedidos de frequentar a escola.

Mas, se a documentação não for apresentada em até 60 dias, deverá ser feita notificação ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias.

O comprovante de vacinação será exigido de alunos a partir de cinco anos, faixa já contemplada pela vacinação contra o coronavírus. No segundo bimestre, os responsáveis legais pelos estudantes terão de apresentar o comprovante de vacina com as duas doses ou um atestado médico que contraindique a vacinação.

De acordo com a autorização da Anvisa, crianças de cinco anos podem tomar apenas a vacina da Pfizer. A partir dos 6, há, além da Pfizer, liberação para a Coronavac.

À Folha de S.Paulo, o secretário de educação, Rossieli Soares, ressaltou que os estudantes sem imunização devem ser liberados para assistir às aulas presenciais.

Leia também:

“Jamais proibiremos a criança de frequentar a escola. Se os pais ou responsáveis forem negacionistas, a criança não tem culpa”, disse.

“Por isso estamos determinando que a carteira de vacinação da Covid-19 seja apresentada ao fim do primeiro bimestre pelos pais e responsáveis, pois, caso eles não a apresentem, devem ser responsabilizados.”

A cobertura vacinal de adolescentes de 12 a 17 anos já atingiu 89,3% no estado de São Paulo, com as duas doses. No caso das crianças entre 5 e 11 anos, que começaram a ser vacinadas em janeiro, 12% estão imunizadas com a primeira dose.

A nova resolução da secretaria de Educação determina também que as aulas devem ser presenciais em todas as escolas, públicas e privadas.

De acordo com o documento, somente estudantes com comorbidade para a Covid-19 que ainda não estiverem imunizados podem seguir em ensino remoto, desde que apresentem atestado médico.

A resolução mantém protocolos de segurança, como uso de álcool gel, máscaras, aferição de temperatura e higienização de ambientes e das mãos. Estudantes contaminados devem ser afastados e aqueles com quem tiveram contato, monitorados.

Durante o dia a Secretaria de Saúde – setor de Vigilância Epidemiológica distribuiu máscaras, álcool gel e orientações a população.

Foi montado mais um ponto de testagem no Ginásio de Esportes, visto que o Centro Covid está lotado.

Secretaria de Saúde em ação. Vamos juntos Combater o COVID . Evitar aglomerações.

 

ATENÇÃO: Hospital de Base está superlotado e pede que pacientes sejam encaminhados para outras unidades hospitalares.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista emitiu nesta sexta-feira (28) um comunicado de superlotação. A unidade de saúde, que é um das maiores do interior da Bahia, está sem vagas no pronto socorro, na sala de reanimação, sem pontos de oxigênio disponíveis, sem leitos para testamento de pacientes com Coronavírus e sem vaga na sala de medicação.

Com a superlotação, o hospital solicita que outros pacientes sejam encaminhadas pada outros hospitais que pertencem ao Sistema Único de Saúde, pois a equipe técnica já não tem mais condições de tratar dos pacientes de forma adequada.

Os corredores e a recepção da emergência já estão sendo utilizados para alocar os pacientes, o que mostra a gravidade da situação. Conforme apurou o Blog do Sena, o painel epidemiológico mantido pelo Governo do Estado, mostra que 100% dos leitos de UTI adulto destinado a pacientes com Coronavírus estão ocupados. Já a ocupação dos leitos clínicos já atingiu 89%, isto é, dos 18 leitos disponíveis, 16 já estão ocupados.

Apesar de o aviso ter sido emitido pelo Hospital de Base, outras unidades já estou próximas da ocupação máxima. No Hospital das Clínicas de Conquista, 65% dos leitos de UTI destinados a paciente com Coronavírus estão ocupados.

O aumento da demanda por serviços de saúde se dão em face do aumentos dos casos de Coronavirus e de outras infecções virais.

Deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo emitem nota de pesar pelo falecimento de Jurandi Viana

NOTA DE PESAR – Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do companheiro Jurandi Costa Viana, secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Piripá, aos 41 anos, ocorrido na noite da última quinta-feira (27).

Filho do Senhor Juraci Lima Costa e de Dona Ananci Alves Viana, Jurandi vinha se destacando como jovem liderança política do Sudoeste baiano e deixa importante legado político. Com uma trajetória apaixonada e dedicada à agricultura familiar, foi um dos responsáveis pela criação da Central de Associações de Piripá e membro fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) no muncípio, ocupando também a presidência da legenda. Entre 2017 e 2020, exerceu a função de vereador. Fará muita falta nas lutas pelos movimentos sociais e pela melhoria de vida dos homens e mulheres do campo.

Neste momento de despedida e saudade, queremos externar os nossos mais sinceros sentimentos a toda sua família, para sua mãe Dona Ananci, para sua esposa Fabiana, para seus filhos Bruno e Miguel e seus irmãos.

Waldenor Pereira – Deputado Federal
Zé Raimundo – Deputado Estadual

Conselheiros Tutelares de Poções Participam de Treinamento do SIPIA.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, Bahia, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), está realizando uma oficina de capacitação sobre o “Sistema de Informação para Infância e Adolescência, módulo Conselho Tutelar- SIPIA Conselho Tutelar”.

O evento conta com a presença do coordenador do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA- Conselho Tutelar) vinculado à SNDCA, Antônio Cláudio Lima e da assessora técnica da Coordenação de Proteção da Criança e do Adolescente da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHD-BA), Liliane Tavares.

Michael Farias, secretário de Desenvolvimento Social do município de Vitória da Conquista, está participando ativamente do evento e na oportunidade abordou sobre a necessidade e importância da implantação do SIPIA no município e para o bom desenvolvimento do trabalho dos conselheiros tutelares, o qual requer que a rede – Sistema da Garantia de Direitos – atue de forma conjunta e articulada.

O município de Poções está sendo representado na capacitação pelos conselheiros tutelares Antonio Marcos e Gabriela Godeiro, os quais serão multiplicadores junto a rede municipal.