Regularização deve ser feita até 4 de maio. Foto: Ascom/TRE

Os mais de dois milhões de eleitores baianos que estão com título cancelado foram convocados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, para regularizarem seus documentos. A regularização deve ser feita até o dia 4 de maio de maneira on-line, por meio do Título Net, com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE).

O presidente enfatizou que o Tribunal tem buscado implantar uma série de boas práticas para bem atender aos eleitores baianos. “Estamos empenhados para que nenhum eleitor fique sem a oportunidade de regularizar sua situação. Para isso, disponibilizamos o NAVE, com atendimento pela internet, por telefone, por aplicativo de mensagens e, até mesmo, por linguagem de sinais. Então, pedimos ao eleitorado que busque por essas ferramentas e regularize, o quanto antes, o seu título de eleitor, para garantir participação nas Eleições 2022”, afirmou.

Os eleitores considerados em situação irregular com a Justiça Eleitoral são aqueles que não compareceram à revisão biométrica e/ou faltaram às urnas e deixaram de apresentar justificativa por três eleições consecutivas.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (9), o presidente do TRE-BA anunciou a ampliação do serviço do NAVE para todo o estado a partir desta quinta (10). Inaugurado em agosto de 2021, o núcleo atendia aos eleitores de Salvador e Região Metropolitana.

Além do atendimento realizado por meio do site, o NAVE conta com a atendente virtual Maia, disponível também no Telegram (@maiatrebot). O NAVE dispõe ainda de central telefônica, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (71) 3373-7000.

Atendimento presencial
Sobre o retorno do atendimento presencial, o presidente do TRE-BA afirmou que “dependerá da redução do índice de transmissão do coronavírus”. “A minha expectativa é a de que possamos retomar o atendimento nos cartórios em março. Mas, não tenho como afirmar se será possível. De todo modo, quando o atendimento for retomado, o faremos por agendamento