prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Recenseadora do IBGE sofre tentativa de estupro durante o trabalho; suspeito é preso

Mulher foi convidada pelo morador da casa a entrar para realizar a pesquisa do Censo e quando concluiu a entrevista, foi atacada. Ela conseguiu fugir e o homem foi preso                                                                                                                                                                                                                       A POLICIA Civil prendeu em flagrante um homem suspeito de tentativa de estupro contra uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que fazia a coleta de dados para o Censo 2022 em Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas. O crime aconteceu na terça-feira (9), mas a informação só foi divulgada nesta quinta (11).

Por meio de nota, o IBGE informou que prestou apoio à servidora, que está bem e “optou por seguir realizando as atividades em outro setor censitário”. Disse ainda que o “boletim de ocorrência será entregue ao Procurador Regional da República, dada a jurisdição federal do caso” (leia na íntegra ao final do texto).

Segundo o Delegado Regional João Marcello Almeida, o homem tem 39 anos. A vítima relatou que estava realizando seu trabalho de recenseadora e, ao bater na porta de uma residência para realizar a pesquisa, foi convidada por um homem a entrar no imóvel.

Quando terminou a entrevista, ela foi atacada pelo morador da casa, que tentou forçar o ato sexual. A vítima conseguiu se livrar, fugiu e pediu ajuda. A polícia foi chamada e prendeu o homem em flagrante.

O suspeito teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva pelo juízo da 4ª Vara de São Miguel dos Campos. Ele permanece preso na delegacia da 6ªDRP, de onde deve ser transferido para o Sistema Prisional em Maceió.

Leia abaixo a nota do IBGE na íntegra:

Nota Oficial

O IBGE vem a público repudiar e lamentar a conduta criminosa praticada contra uma de nossas recenseadoras durante exercício do trabalho de pesquisa, na última segunda-feira, no município de Jequiá da Praia. As autoridades policiais competentes foram rapidamente acionadas para a devida e necessária investigação. O boletim de ocorrência será entregue ao Procurador Regional da República, dada a jurisdição federal do caso.

O órgão informa ainda que tomou todas as providências de auxílio à vítima desde a ciência da tentativa do crime, ao prestar o indispensável apoio emocional e disponibilizar o corpo técnico especializado do Instituto para o suporte psicológico. Por fim, o IBGE informa que a servidora está bem e optou por seguir realizando as atividades em outro setor censitário.

Fonte: G1

Sete pessoas morrem e outras três ficam feridas em batida entre caminhão e van

Foto: Wesley Cunha/RPC.
Sete pessoas morreram e outras três ficaram feridas em uma batida envolvendo uma van e um caminhão, em Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

O acidente foi registrado no fim da noite de quinta-feira (11). A PRF informou que a van bateu contra a traseira do caminhão na BR-376, na pista sentido Curitiba. As causas do acidente estão sendo investigadas.

Com o impacto, seis pessoas morreram no local. Uma das vítimas acabou morrendo no hospital. Os feridos sofreram lesões graves e foram encaminhados para hospitais da região de Curitiba.

A van saiu da região norte do Paraná, segundo a informação do familiar de uma das vítimas. Já o caminhão estava carregado com leite e saiu de Ponta Grossa, com destino a Irati. Com informações do G1.

CERS NA PRAÇA MOSTRA ARTÍSTICA, CIENTIFICA E CULTURAL DIA 11 DE AGOSTO A PARTIR DAS 13HORAS PRAÇA DA JJUVENTUDE /POÇÕES /BA

Polícia prende ginecologista acusado de cometer violação sexual mediante fraude contra 14 mulheres

Polícia Civil

Investigação aponta que ginecologista cometeu crimes em Pernambuco e São Paulo

Um médico, que atua como ginecologista e não teve o nome divulgado, foi preso devido a acusação de cometer violação sexual mediante fraude contra mais de 14 mulheres. Contra ele, havia dois mandados de prisão, um deles expedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e outro pelo de São Paulo.

“Esse médico estava foragido por abuso tanto aqui, quanto em São Paulo”, afirmou o delegado Guilherme Caraciolo, durante coletiva nesta quarta (10).

Segundo a delegada da Mulher, Ana Luiza de Mendonça, os crimes aconteciam dentro de consultórios. “Ele usava da função dele como médico ginecologista para exceder e, durante a consulta, abusar sexualmente essas pacientes”, apontou.

A polícia ainda informou que o homem é alvo de sete inquéritos em Pernambuco e 14 em São Paulo. O delegado Ivaldo Pereira afirmou que o homem foi localizado em Arcoverde (PE). O homem, ainda segundo o delegado, se reservou o direito de não prestar depoimento.

Jerônimo promete governo com inclusão social: ‘Vou colocar o pobre no orçamento’

Jerônimo promete governo com inclusão social: 'Vou colocar o pobre no orçamento'

Foto: Divulgação

O candidato ao governo do estado Jerônimo Rodrigues (PT) garantiu, nesta quarta-feira (10), que o seu governo terá uma forte marca de inclusão social, combate à pobreza e a desigualdade. De acordo com o petista, a parceria com um futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria essencial para a diminuição nos índices de pobreza na Bahia e no Brasil.

 

“Meu governo terá uma forte marca de inclusão social, vou colocar o pobre no orçamento, oferecer oportunidade aos que mais precisam, trabalhando em parceria com o governo federal. Só é possível enfrentar a fome e a pobreza com emprego decente e distribuição de renda”, afirmou Jerônimo, em entrevista ao portal G1.

 

Jerônimo ressaltou que, apesar da falta de políticas federais e da falta de apoio, o governo da Bahia tem trabalhado e continuará trabalhando para reduzir o índice de pobreza no estado. O candidato a governador frisou ainda que sua trajetória é focada na causa da segurança alimentar e na agricultura familiar.

 

“Com Lula, Wagner e Rui, reduzimos a pobreza na Bahia. Colocamos o dinheiro direto na mão das famílias. Eram tempos de prosperidade, mas, com os retrocessos políticos e sociais, a pobreza voltou a subir, chegando a 18% dos baianos em 2018. O governo da Bahia tem trabalhado com firmeza para reduzir os efeitos dessa tragédia”, disse Jerônimo.

 

“Em 2020, mesmo com a pandemia, a pobreza na Bahia caiu para 11%. No período mais crítico da pandemia, liderei o maior programa de transferência de renda do país vinculada à educação. Não deixamos faltar comida na mesa dos estudantes da rede estadual. Manterei e ampliarei ações como esta”, finalizou.

Caso tesoureiro do PT: Guaranho vai cumprir prisão domiciliar

Caso tesoureiro do PT: Guaranho vai cumprir prisão domiciliar  

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O policial bolsonarista Jorge Guaranho, acusado de ter matado o tesoureiro do PT Marcelo Arruda vai ficar preso em casa, com tornozeleira eletrônica. A decisão foi dada pela Justiça na noite desta quinta-feira (10).

 

De acordo com a decisão, o pedido da defesa foi aceito pelo juiz Gustavo Germano Francisco Arguello, porque Guaranho necessitava de cuidados médicos e a unidade prisional apontada para abrigar o preso não tinha estrutura.

 

Guaranho recebeu alta nesta quarta do Hospital Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu,no oeste do Paraná, e foi levado para Penitenciária Estadual de Foz 2.

POÇÕES/BA Videoconferência municipal discute avanços no Estatuto da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Poções (CMDCA), a Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a equipe intersetorial do Selo Unicef, promoveram, na terça-feira (09), uma vídeoconferência para celebrar os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Foi convidado para participar do evento, Dr. Murillo Digiácomo, promotor de justiça do Paraná, mestre em Ciências Jurídicas e autor de diversas obras e artigos da área da infância e adolescência. Na oportunidade, o jurista dividiu sobre avanços no ECA e a importância da sociedade apoiar a causa das crianças e adolescentes, que permeiou o tema central “32 anos de Vigência do ECA – O que mudou? O que pode mudar? Qual o nosso papel nesse processo?”.

O encontro foi destinado a Conselheiros Tutelares, Conselheira de Direito e profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. A secretária municipal de Assistência Social, Orleide Pacheco e a secretária municipal de Educação, Dirani Fagundes estiveram presentes prestigiando o encontro realizado na Câmara de Vereadores.

A ação é uma continuidade das ações alusivas aos 32 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, iniciadas em julho, com previsão de se estenderem até o mês de outubro, período em que o ECA completará 32 anos de efetiva vigência.

#PrefeituraDePoções
#CMDCA #Videoconferência
#DireitosDaCriançaEDoAdolescente

Conquista: Muitos serviços de saúde de graça, confira!

Os moradores dos condomínios residenciais do Vila Elisa, Morada Imperial e Bela Vista 1 e 2 estão recebendo a 17ª edição do projeto Prefeitura Móvel, com foco na saúde. O evento acontece de hoje até sexta-feira (12), das 8h às 14h, em frente à Creche Municipal José Capitulino Teles.

O Prefeitura Móvel Saúde oferta atendimentos clínicos, ortopédicos, oftalmológicos e odontológicos e exames como eletrocardiograma, preventivo, ultrassom, raio-x, mamografia, alem de aferição de pressão arterial e glicemia, teste rápido para diagnóstico de sífilis e de hepatite.

Com apoio da Fundação José Silveira, o evento é promovido pela Prefeitura, com participações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Pública de Saúde (FSPVC). A escolha da região atendeu a uma orientação da prefeita Sheila Lemos, em razão da grande demanda, aumentada pela pandemia. A meta é atender mais de três mil pessoas.

Moradora do Vila Elisa, Nágila Souza, de 51 anos, foi logo cedo para garantir os exames de mamografia e preventivo. “Achei ótimo! Nós aqui do condomínio somos muito carentes desse serviço. As vezes vamos no posto de saúde e é mais difícil conseguir fazer esses exames. Aí isso aqui ficou bom demais, precisava muito”, contou.

Quem também aproveitou a ação foi Carlos Morais, de 62 anos, também morador do Vila Elisa.  “Fiz o cadastro aqui do Auxílio Brasil, aferi a pressão e já vou ver o que mais consigo fazer. É legal ter um evento assim e podia ter sempre, em todos os bairros para ajudar as pessoas”, afirmou o morador.

Maior oferta em serviços de saúde

A comunidade também poderá usufruir dos serviços do Cartão SUS, vacinação, ações do Programa Saúde na Escola, pesagem para atender ao Programa Auxílio Brasil e palestra sobre arboviroses (dengue, zika, chikungunya, etc.). Um equipe da Coelba também está presente na ação para prestação de serviços e negociações.

“O objetivo é sempre chegar mais perto da comunidade com os atendimentos, trazer a Prefeitura para cá e, inclusive, estamos aqui para escutar essas pessoas e observar as necessidades para prestar uma assistência ainda melhor”, ressaltou a sub-secretária de saúde, Kalilly Lemos, que acompanhou a ação.

Regiane Sampaio, assistente social da Fundação José Silveira, destacou que a parceria que vem sendo consolidada com a Prefeitura tem sido essencial para população. “Estamos ofertando diversos serviços para tentar ajudar essa comunidade que tem um acesso mais difícil e com uma demanda muito grande. Percorremos diversos municípios dessa forma, pois, assim, podemos contribuir nesse cuidado”.[fonte blog rodrigo ferraz]

Professor de matemática oferece R$ 50 para aluna e amiga dela irem ao motel

Imagem Professor de matemática oferece R$ 50 para aluna e amiga dela irem ao motelProfessor de matemática de um colégio particular em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio, Leonardo Bueno Gomes, de 44 anos, é acusado de assédio sexual contra duas alunas. Segundo o pai de uma das vítimas, o educador ofereceu R$ 50 para as adolescentes irem ao motel com ele.

De acordo com o Metrópoles, em uma troca de mensagens, Leonardo pede a uma aluna, de 16 anos, para enviar fotos de biquíni e convida a adolescente, junto com uma amiga de 14 anos, para ir ao motel com ele, na saída da escola. Em outro trecho da conversa, o professor diz: “Cuidado para vocês não engravidarem”.

“Eu soube dessa história no domingo (7), quando ela recebeu as mensagens e o convite para ir ao motel acompanhar uma amiga. Ele queria fazer um trisal com elas e ofereceu R$ 50 em uma das mensagens”, disse o pai da adolescente que tem 14 anos ao site. Ele preferiu não se identificar para proteger a identidade da filha.

A conversa entre o professor e a aluna do Colégio Novo Horizonte aconteceu com a adolescente de 16 anos. Como ela é muito próxima da de 14, o docente fez o convite ao motel às duas. No último domingo (7), a mais velha enviou os prints para a amiga, que ficou em choque e decidiu contar para o pai.

“Sempre conversei com a minha filha, orientei, foi então que ela decidiu me contar o que estava acontecendo. Fui à delegacia no mesmo dia e apareci na escola na última segunda-feira (8). Disse para a diretora que um dos dois teria que sair de lá, ele ou a minha filha”, relatou o pai da menor.

Ao Metrópoles, o colégio informou que todas as providências já foram tomadas. O professor foi demitido por justa causa, e a escola diz que está dando apoio às famílias.Os pais e as meninas foram até a delegacia prestar depoimento. O caso está sob sigilo e sendo investigado pela 52ª DP (Nova Iguaçu).

À reportagem, uma outra aluna disse que o professor era foi ‘carinhoso’ demais.“Ele piscava o olho para as meninas, dava sorrisos, passava a mão no cabelo, no ombro. Já fez isso comigo também. Nunca desconfiei de nada, achei que era apenas um professor carinhoso”, disse a estudante.

Jovem é preso com cédulas falsas na Bahia

Divulgação/PF

Com ele, foram apreendidas 10 cédulas fraudulentas, no valor de R$ 1.000

Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante por compras cédulas de reais falsificadas, na tarde desta terça-feira (9), na cidade de Ibirataia, no sul da Bahia. A Polícia Federal (PF) conseguiu realizar a prisão durante uma operação para combater crimes de falsificação e aquisição de moeda falsa.

Na ocasião, o suspeito foi preso enquanto retirava uma suposta encomenda, em uma agência dos Correios. Após a abordagem, o jovem foi levado para a sede da delegacia da PF em Ilhéus e encaminhado à Justiça Federal de Jequié.

Com ele, foram apreendidas 10 cédulas fraudulentas, no valor de R$ 1.000. Agora, a PF trabalha na identificação dos responsáveis pela falsificação da moeda, e também de outras pessoas que compraram o material ilícito.

A pena para falsificação e aquisição de moeda falsa é de três a 12 anos de reclusão, além de multa.