prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Três pessoas morrem em grave acidente na BR-242, no oeste da Bahia

Acidente deixa mortos e feridos em Ibotirama, no oeste da Bahia — Foto: Reprodução/Gazeta5Uma batida frontal entre dois veículos deixou três mortos nesta sexta-feira (19), na BR-242, em um trecho próximo da cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia. A identidade das vítimas não foi divulgada.

O acidente também deixou feridos, mas a quantidade não foi detalhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Eles foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Ibotirama. Também não há informações sobre o estado de saúde dos socorridos.Acidente deixa mortos e feridos em Ibotirama, no oeste da Bahia — Foto: Reprodução/Gazeta5

Covid deixa ao menos uma sequela em 65% dos infectados no Brasil, aponta estudo

Peter Ilicciev/Fiocruz

Os efeitos da pandemia da Covid devem perdurar

A Covid-19 deixou pelo menos uma sequela em 65% dos pacientes no Brasil. A perda de olfato ou paladar foi o problema de maior prevalência: cerca de 30% daqueles que foram infectados pelo Sars-CoV-2 relataram o problema. O dado é um alerta de que, mesmo com o arrefecimento da pandemia, os efeitos da pandemia de coronavírus devem perdurar nos pacientes por um longo período de tempo e impactar o sistema de saúde brasileiro.

“A saúde pública vai estar sobrecarregada com isso”, resume Lígia Kerr, epidemiologista, vice-presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e professora da UFC (Universidade Federal do Ceará).

A conclusão do número de sequelas por pacientes é do Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), um estudo realizado por ligação telefônica em todas as regiões do Brasil. No total, foram entrevistados cerca de 9.000 participantes durante o primeiro trimestre de 2022.

A pesquisa foi realizada pela organização de saúde Vital Strategies e pela Ufpel (Universidade Federal de Pelotas). O inquérito também é fruto de parceria com outras entidades, como a Abrasco.

Cada participante poderia indicar, durante a entrevista, mais de uma complicação que surgiu após a infecção por Sars-CoV-2 -vírus que causa a doença.

As sequelas ocasionadas pela Covid -também conhecidas como Covid longa- ainda são pesquisadas pela comunidade médica e científica. Um estudo recente listou os 62 sintomas mais comuns para pessoas que apresentam a complicação crônica.

No entanto, ainda restam dúvidas de como o vírus causa essas condições após a fase aguda da Covid-19 e também de qual o período em que elas persistem.

“Como é algo novo, nós não sabemos o que é para sempre e o que não é”, afirma Luciana Sardinha, uma dos pesquisadores que lideraram o Covitel e assessora técnica em epidemiologia e saúde pública da Vital Strategies. Ela diz que o dado final de 65% pacientes com sequelas foi uma surpresa.

As incertezas sobre a duração das complicações preocupam Sardinha porque elas podem impactar os sistemas de saúde. Ela explica que já existe uma sobrecarga de atendimento em razão dos procedimentos que foram paralisados durante os momentos de pico da pandemia. Com as sequelas, outros problemas de saúde advindos da Covid-19 devem perdurar no país.

“Percebemos que é muito grave [o índice de sequelas no Brasil] e isso precisa ser olhado agora que as coisas estão normalizando em relação a Covid”, diz.

Ponto semelhante é citado por Lígia Kerr, da Abrasco. Ela diz que é importante conscientizar a população de que, embora haja as vacinas, ainda é necessário tomar medidas preventivas contra o Sars-CoV-2 a fim de não colocar em risco o desenvolvimento de sequelas pela infecção.

Kerr afirma que estudos já observaram como a reinfecção pelo vírus ocasiona maiores chances para o surgimento de Covid longa. “É como se ocorresse um acúmulo [de riscos para sequelas].”

Como as vacinas atuais não têm alta capacidade de barrar a infecção pelas variantes mais recentes do patógeno, a adoção de outros cuidados, como uso de máscara e higienização das mãos, são recomendados por ela.

A epidemiologista também alerta sobre como a Covid-19 pode piorar condições clínicas que os pacientes já apresentavam antes da infecção viral, como diabetes. “Não é só o aparecimento [de novas complicações], mas o agravamento de condições pregressas”, diz.

Segundo ela, doenças crônicas como essas que podem ser pioradas pelo coronavírus representam problemas de gastos ao SUS. “As doenças crônicas têm um componente de custo alto”, afirma.

CBF divulga datas e horários das semifinais da Copa do Brasil

Lucas Figueiredo/CBF

O sorteio foi feito pela CBF nesta sexta-feira (19)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (19) as datas e horários dos jogos válidos pelas semifinais da Copa do Brasil. De um lado da chave, o Flamengo enfrenta o São Paulo, do outro, o Corinthians encara o Fluminense.

Ambos os confrontros de ida acontecem na próxima quarta-feira, dia 24 de agosto. Às 19h30 (de Brasília), o Fluminense recebe o Corinthians no Maracanã. Já às 21h30 (de Brasília), o São Paulo encara o Flamengo no Morumbi.

Coreano aceita convite de cantor e já tem data marcada para chegar a Salvador; confira
Covid deixa ao menos uma sequela em 65% dos infectados no Brasil, aponta estudo

A volta, porém, acontecerá em dias e horários diferentes. No dia 14 de setembro, às 21h45 (de Brasília), Flamengo e São Paulo se enfrentam no Maracanã.

No dia seguinte, às 20h (de Brasília), o Corinthians receberá o Fluminense na Neo Química Arena pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil.

A definição dos mandos de campos ocorreu por meio de sorteio realizado na manhã de hoje, na sede da CBF, e contou com uma estratégia especial, já que os dois duelos têm como sede as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Confira as datas e horários das semifinais da Copa do Brasil:

Jogos de ida

Fluminense x Corinthians – dia 24/8 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã
São Paulo x Flamengo – dia 24/8 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), no Morumbi

Jogos de volta

Flamengo x São Paulo – dia 14/9 (quarta-feira), às 21h45 (de Brasília), no Maracanã
Corinthians x Fluminense – dia 15/9 (quinta-feira), às 20h (de Brasília), na Neo Química Arena

Gabriel Monteiro tem o mandato de vereador cassado em sessão plenária da Câmara do Rio Gabriel Monteiro foi investigado no Conselho de Ética da Câmara por acusações de assédio sexual, forjar vídeos na internet e de estupro de vulnerável. Cassação obteve 48 votos dos 50 possíveis.

O vereador Gabriel Monteiro (PL) durante a sessão desta quinta-feira (18) — Foto: Renan Olaz/CMRJ

O vereador Gabriel Monteiro (PL) durante a sessão desta quinta-feira (18) — Foto: Renan Olaz/CMRJ

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro cassou, nesta quinta-feira (18) à noite, o mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. O ex-policial militar e youtuber é acusado por suspeita de assédio sexual, forjar vídeos na internet e de estupro de vulnerável.

Dos 50 votos possíveis na Câmara, 48 foram pela casssação de Gabriel, e dois pela não. Esses votos couberam ao próprio Gabriel e ao vereador Chagas Bola.

O resultado quase unânime já se desenhava no momento em que as bancadas dos partidos orientavam o voto de seus representantes e todos foram a favor da cassação.

Painel de votação na Câmara: 48 a 2 — Foto: Reprodução

Painel de votação na Câmara: 48 a 2 — Foto: Reprodução

A sessão que determinou a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL), por quebra de decoro, teve início às 16h desta quinta-feira (18) no plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e terminou às 22h23 com a votação e consequente cassação do mandato.

Gabriel Monteiro foi investigado no Conselho de Ética da Câmara por acusações de assédio sexual, forjar vídeos na internet e de estupro de vulnerável, por filmar relações com menor de idade, o que é crime previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Gabriel Monteiro já é réu na Justiça por isso.

EX PREFEITO de Mirante Lucio Meira, conhecido por todos “prefeito arrogante” tem suas contas do exercício 2020 rejeitadas pelo TCM

Na sessão desta quinta-feira (18/08), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios emitiram parecer prévio recomendando a rejeição – pela câmara municipal –, das contas da Prefeitura de Mirante. As contas são referentes ao exercício de 2020, e da responsabilidade do ex-prefeito Francisco Lúcio Meira Santos. Após a aprovação do voto, o conselheiro relator Mário Negromonte, apresentou Deliberação de Imputação de Débito (DID) com multa de R$3 mil ao gestor.

O ex-prefeito teve o mérito das suas contas comprometido em virtude do descumprimento do artigo 43, da Lei nº 4.320/64, que trata da abertura de créditos adicionais especiais, sem a comprovação do excesso de arrecadação na fonte utilizada. A relatoria ainda destacou, como irregularidade, o não recolhimento das multas aplicadas ao gestor.

O município do sudoeste baiano teve, em 2020, uma receita arrecadada de R$26.230.918,50, enquanto as despesas empenhadas foram de R$22.510.031,85, revelando um superávit orçamentário de R$3.720.886,65. Em relação aos restos a pagar, os recursos deixados em caixa foram suficientes para cobrir despesas de curto prazo, atendendo ao disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

No tocante às obrigações constitucionais, o gestor aplicou 70,87% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, quando o mínimo é de 60%, e investiu 17,21% nas ações e serviços públicos de saúde, respeitando o mínimo de 15%. Já na manutenção e desenvolvimento do ensino, o investimento de apenas 24,31% não prejudica o mérito dessas contas em razão da flexibilização prevista na Emenda Constitucional nº 119, de 27 de abril de 2022.

Datafolha: Lula tem 47%; Bolsonaro, 32%; Ciro, 7%; Tebet, 2% Levantamento foi feito entre 16 e 18 de agosto com 5.744 pessoas em 281 municípios. Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Simone Tebet — Foto: Reprodução/Reprodução/Estadão Conteúdo/FuturaPress/Estadão

Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Simone Tebet — Foto: Reprodução/Reprodução/Estadão Conteúdo/FuturaPress/Estadão

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%.

O petista manteve o percentual e o presidente avançou 3 pontos em relação à última pesquisa, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil).

Intenção de voto estimulada

O novo levamento mostra Ciro Gomes (PDT) com 7%; seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%; e Vera (PSTU), 1%. Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (NOVO), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

O questionário foi registrado no TSE no dia 12, antes da retirada da candidatura de Pablo Marçal e do registro da candidatura de Eymael como Constituinte Eymael. A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios, entre 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Datafolha, mesmo com um quadro diferente de candidatos, a pesquisa atual pode ser comparada com as anteriores porque o percentual atingido pelos candidatos que entraram ou saíram da disputa fica entre 0 e 2%, dentro da margem de erro dos levantamentos, “e dessa forma não compromete a evolução dos resultados registrados desde maio deste ano”.

  • Eleitores com renda de até 2 salários mínimos (55%)
  • Quem recebe ou mora com alguém que recebe Auxílio Brasil (56%)
  • Moradores da região Nordeste (57%)
  • Autodeclarados pretos (60%)
  • Homossexuais ou bissexuais (69%)

Já Bolsonaro tem melhor desempenho entre os mais ricos, os brancos, os evangélicos e os que vivem na região Norte. A intenção de voto no presidente é maior entre:

  • Quem tem renda superior a 10 salários mínimos (43%)
  • Moradores da região Norte (43%)
  • Autodeclarados brancos (38%)
  • Evangélicos (49%)

Votos válidos

Contando apenas os votos válidos, sem nulos, brancos e indecisos, Lula tem 51%, o que deixa a possibilidade de vitória no primeiro turno dentro da margem de erro. Bolsonaro tem 35% dos votos válidos e Ciro, 8%.

  • Lula (PT): 51%
  • Jair Bolsonaro (PL): 35%
  • Ciro Gomes (PDT): 8%
  • Simone Tebet (MDB): 2%
  • Vera (PSTU): 1%
  • Pablo Marçal (PROS): 1%
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%
  • Felipe d’Avila (NOVO): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
  • Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 40% das intenções de voto; e Bolsonaro, com 28%. Ciro foi citado por 2%; e Simone Tebet, por 1%.

  • Lula (PT): 40%
  • Jair Bolsonaro (PL): 28%
  • Ciro Gomes (PDT): 2%
  • Simone Tebet (MDB): 1%
  • Outras respostas: 2%
  • Em branco/nulo/nenhum: 6%
  • Não sabe: 22%

 

Segundo turno

 

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 54% das intenções de voto e o atual presidente, 37%.

Frente inter-religiosa publica nota de repúdio a Michelle Bolsonaro Em culto religioso em BH, primeira-dama disse que Palácio do Planalto era “consagrado a demônios”; organização pede que Michelle se retrate

Com intolerância religiosa, Michelle expõe ao ridículo a diplomacia do país  - 10/08/2022 - UOL Notícias
Primeira-dama Michelle Bolsonaro e presidente Jair Bolsonaro estiveram presentes em culto religioso em Belo Horizonte no dia 7 de agosto
(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

A visita da primeira-dama Michelle Bolsonaro a uma igreja batista em Belo Horizonte, no dia 7 deste mês, não agradou à Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns. A entidade, que reúne religiosos das mais diversas fés e membros da sociedade civil, publicou nota de repúdio à primeira-dama e disse estar preocupada com as declarações de Michelle.

Em um culto religioso, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Michelle declarou que, antes de o casal chegar ao Palácio do Planalto, o local era “consagrado a demônios”, e atualmente é “consagrado ao Senhor”.
Ela ainda declarou que o atual presidente seria Jesus, o que é visto pela organização como crime contra a Constituição Nacional de 1988, pois é proibida qualquer relação de dependência ou aliança de autoridades políticas com religiões específicas.

Caso Gabriel Monteiro: vereador pode ser cassado por quebra de decoro parlamentar Cassação depende da votação de 2/3 dos vereadores, ou seja, 34 votos.

 O vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ) deixa a 42ª Delegacia de Polícia, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, após prestar depoimento nesta quinta-feira, 7 de abril de 2022.Resumo

  • Ex-funcionários do parlamentar denunciaram assédio moral e sexual, agressões físicas e vídeos forjados.

  • Denúncias foram feitas em uma reportagem do Fantástico em março

  • Em abril, a TV Globo teve acesso a 3 novas denúncias de estupro contra Gabriel.

  • Vereador responde a processo por quebra de decoro parlamentar.

  • Votação começa às 16h e cada vereador poderá discursar por até 15 minutos.

Últimas atualizações

O vereador Chico Alencar (Psol), relator do processo que investigou Gabriel Monteiro no Conselho de Ética da Câmara, foi o primeiro parlamentar a se manifestar. Alencar leu parte do relatório aprovado pelo conselho. O documento pede a cassação do mandato.

As galerias da Câmara estavam cheias durante a leitura do relatório. Em vários momentos, apoiadores de Monteiro vaiaram o relator do processo. O presidente da Casa precisou intervir e pedir silêncio.

“É um dever de todos os vereadores e vereadoras dessa Casa de leis dar uma resolução para esse caso. (…) Mais do que o discurso, o que vale é o voto. Esse é um momento histórico e gritos histéricos não vão interrompê-lo. A não aprovação do projeto que determina a perda do mandado do vereador Gabriel Monteiro seria uma contribuição para a perpetuação da cultura do estupro e do patriarcado presente em nosso estado”, disse Chico Alencar.

O vereador Gabriel Monteiro (PL) durante a sessão desta quinta-feira (18)

O vereador Gabriel Monteiro (PL) durante a sessão desta quinta-feira (18) (Foto: Renan Olaz/CMRJ)

Rito da votação:

– Discussão em turno único: O relator Chico Alencar fará a leitura do relatório e outras peças.

– Depois os vereadores poderão discutir a matéria por 15 minutos cada um.

– A defesa terá duas horas para fazer a sustentação contra as alegações.

– Votação em turno único

Apoiadores de Gabriel Monteiro durante sessão de cassação

Apoiadores de Gabriel Monteiro durante sessão de cassação (Foto: Renan Olaz/CMRJ)

O vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ) deixa a 42ª Delegacia de Polícia, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, após prestar depoimento nesta quinta-feira, 7 de abril de 2022. (Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO)

Dos 51 vereadores, são necessários 34 votos para aprovar a cassação do mandato de Gabriel Monteiro, mas apenas 50 poderão votar, já que Carlos Bolsonaro, do Republicanos, está licenciado para acompanhar a campanha do pai, o presidente Jair Bolsonaro, e não deve suspender a licença para votar, o que seria possíve

Brasil é o terceiro país com mais casos de varíola do macaco no mundo

Reprodução / Nigeria Centre for Disease Control

Dados sobre varíola foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta (18)

O Ministério da Saúde divulgou, na noite desta quarta-feira (17), dados sobre a varíola dos macacos no Brasil. Conforme levantamento, já foram diagnosticados 3.359 casos positivos da doença, pouco mais que a Alemanha, que registrou 3.213. Com isso, o Brasil se tornou o terceiro país com mais registros confirmados para a monkeypox, atrás apenas da Espanha, com 5.968 casos, e dos Estados Unidos, que tem 13.517 diagnósticos.

O avanço da varíola no Brasil foi descrito novamente como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), através da líder técnica do vírus, Rosamund Lewis, em entrevista coletiva. Segundo a especialista, o governo brasileiro precisa agir para conseguir frear o surto. “Dos países que têm tendência de preocupação, o Brasil é um deles. É importante que todas as intervenções de saúde disponíveis sejam executadas e que os indivíduos recebam as informações para se proteger.”, afirma Rosamund.

Entre os estados brasileiros, São Paulo é o estado com mais casos registrados, com 2.274. Já Acre, Tocantins e Paraíba são os estados que têm apenas um caso em seus territórios. A Bahia por sua vez, possui 26 diagnósticos do vírus.

O primeiro caso registrado em território brasileiro foi anunciado no dia 8 de junho, algumas semanas após outros países divulgarem os diagnósticos. Segundo informações divulgadas pelo portal R7, o surto começou em maio, com pacientes na Espanha e no Reino Unido.

Acidente entre dois veículos deixa um morto na BR-349, no oeste da Bahia Caso ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), na cidade de Correntina.

Acidente entre dois veículos deixa um morto na BR-349, no oeste da Bahia — Foto: Divulgação/PRF

Acidente entre dois veículos deixa um morto na BR-349, no oeste da Bahia — Foto: Divulgação/PRF

Um acidente entre dois veículos deixou uma pessoa morta na manhã desta quinta-feira (18), na região do Trevo do Rosário, em Correntina, cidade do oeste da Bahia.

Não há detalhes sobre o que teria causado o acidente, no entanto, um dos veículos, o carro de passeio, ficou destruído após a batida.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 8h30 desta quinta-feira e equipes foram encaminhadas até o local.

Ainda de acordo com a PRF, o trânsito da região não foi afetado e os veículos já foram retirados da via.