:: ‘Destaque1’
Moradoras do Assentamento Galiléia participam de curso de agroindústria realizado pela Prefeitura de Poções, em parceira com o Senar
Prefeitura de Poções, por meio do Serviço de Geração e Renda -ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social-, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Poções, realizou, entre os dias 10, 11 e 12 de agosto, o curso de Derivados da Mandioca para moradoras do Assentamento Galiléia.



Campanha de Jerônimo reúne prefeitos dos 27 territórios da Bahia para gravar apoio
O candidato a governador pelo PT, Jerônimo Rodrigues, se reúne neste sábado (13) com 34 prefeitos e prefeitas em Salvador. Os gestores vieram para a capital baiana para um encontro com o candidato e para participar de gravações da campanha. Também participaram do encontro o governador Rui Costa (PT), o senador Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição para o Senado, e o candidato a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB).
“É a partir dessa união com os prefeitos e as prefeitas que temos conseguido superar momentos difíceis como o da pandemia da Covid-19 e gerar oportunidades de emprego e renda na área da saúde e educação. A parceria entre o Estado e os municípios é muito importante para assegurarmos a melhoria da qualidade de vida dos baianos e baianos”, declarou Jerônimo Rodrigues.
Além dos prefeitos e prefeitas, presidentes de Consórcios Municipais de Saúde e Infraestrutura dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, participaram da reunião partidos que compõem a base e legendas de oposição ao governo Rui Costa, como Progressistas, Republicanos, PL e PSDB.
Segundo a campanha de Jerônimo Rodrigues estiveram no evento os prefeitos de Acajutiba, Amélia Rodrigues, Andorinha, Anguera, Araci, Banzaê, Cachoeira, Cardeal da Silva, Castro Alves, Chorrochó, Conceição da Feira, Coração de Maria, Dom Basílio, Dom Macedo Costa e Euclides da Cunha.
Vieram também os gestores de Ipecaetá, Irecê, Itapicuru, Ituaçu, Lamarão, Miguel Calmon, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Rafael Jambeiro, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Estevão, São Domingos, São Felipe, Sátiro Dias, Teolândia e Várzea da Roça.
Sobre o recente discurso do Vereador Diogo Chulu da Costa Leto, proferido na Tribuna da Câmera de Vereadores de Poções, em 08 /08/ 2022, o Hospital São Lucas de Poções, vem a fazer os seguintes esclarecimentos:
Sobre o recente discurso do Vereador Diogo Chulu da Costa Leto, proferido na Tribuna da Câmera de Vereadores de Poções, em 08 /08/ 2022, o Hospital São Lucas de Poções, vem a fazer os seguintes esclarecimentos:
1 – O Hospital São Lucas, dispõe na sua Farmácia de todo o elenco de medicamentos necessários, obedecendo a padronização planejada conforme dispõe o SUS, mantendo um nível de estoque satisfatório que possibilita uma autonomia para dois meses de atendimento, mesmo assim, o Hospital realiza compra mensais de medicamentos, pagando seus fornecedores em dia, dispondo atualmente de crédito no mercado, situação diferente da vivenciada em anos da administração passada, que o Hospital São Lucas, além de não ter medicamentos em estoque, ainda não pagava seus fornecedores, sendo que a atual Administração muito lutou para restabelecer o crédito junto aos fornecedores e restabelecer um nível de estoque de medicamentos e materiais seguros para o atendimento;
2 – O Hospital São Lucas dispõe de um Centro de Parto Normal Humanizado, implantado desde 2015, sendo referência na Região Sudoeste da Bahia, onde é realizado Parto Normal de baixo risco, contando com uma Equipe de Enfermeiras Obstetras capacitadas e especializadas de plantão 24 horas, sendo que, o CPN do Hospital dispõe de 4 berços aquecidos que integram as enfermarias de parto normal, estando em pleno uso quando necessários, além de outros importantes equipamentos neonatais;
3 – O Hospital dispõe de Médicos de Plantão 24 horas, para atendimento aos Pacientes que demandam a Unidade Hospitalar, sendo uma inverdade o discurso do Ilustre Vereador Diogo, que o Hospital São Lucas no momento não dispunha de Médico Plantonista, ou que o profissional estava dormindo;
4 – Sobre os respiradores adquiridos pelo hospital no ano de 2021, durante o auge da pandemia por Coronavírus, informamos que os mesmos equipam a Sala Vermelha do Hospital, usada para estabilização de pacientes em estado grave, sendo que, o segundo respirador, normalmente fica com reserva, para caso o equipamento em uso apresente defeito, essa situação, de se manter equipamentos extras, é praxe em unidades de terapia intensiva, vez que o paciente grave, em hipótese alguma não pode ficar sem assistência mecânica, sendo que, nossos equipamentos sempre estão passando por manutenção
programada, através de uma empresa especializada em Engenharia Clínica contratada pelo Hospital;
Temos a acrescentar que o Hospital São Lucas, nos últimos anos, passou por um grande processo de requalificação, modernização, que resultou em um melhor atendimento aos seus pacientes, com mais segurança, através da reforma em quase toda suas instalações, implantação de gerador de emergência, tanque de oxigênio, maquina lavadora nova, autoclave novo, monitores, bombas de infusão, cardioversores, etc;
5 – Adicionalmente informamos que o Hospital São Lucas de Poções, vem aumentando sua complexidade cirúrgica, após uma grande reforma e ampliação realizada em seu Centro Cirúrgico em 2019, e a partir de maio de 2022, através da assinatura de um Termo de Adesão com a SESAB, vem realizando cirurgias de maior complexidade, como: Vesícula por vídeo, hérnias, vasectomia, laqueaduras, dentre outras, já tendo atendido a mais de 100 pacientes de Poções e outros Municípios, ajudando assim, a reduzir a fila de espera por cirurgias no Município de Poções e no Estado da Bahia.
6 – Por fim, sobre a questão apontada pelo Ilustre Vereador sobre a aproximação entre a equipe da Secretaria de Saúde do Município e a Gestão do Hospital São Lucas, informamos que a Administração de nosso Hospital, sempre buscou manter um alinhamento com a Gestão da Saúde do Município de Poções, por entendermos que a união de esforços e a cooperação é o único caminho possível, para se ter pleno êxito nas ações e programas em prol da melhoria no atendimento a saúde da população de Poções, inclusive com a Gestão Municipal anterior, o Hospital sempre buscou manter esse alinhamento, seja na realização de cirurgias, lavagem das roupas da UPA e até mesmo em mutirões de cirurgia, a exemplo dos Voluntários dos Sertões;
Desse modo, a administração do Hospital São Lucas, em nome de toda sua Equipe, vem a esclarecer os pontos do discurso do Ilustre Vereador, e dizer que apesar das críticas recebidas, a Administração do Hospital, eleita de forma democrática através de Assembleia Geral dos Associados, sempre vai analisar e considerar as opiniões divergentes, como uma forma contributiva, para a melhoria de nosso trabalho e para o êxito na busca de nossa missão, que é de cuidar da saúde da população do Município de Poções e seu entorno.
A DIREÇÃO
Saúde: Fundação José Silveira realiza mais de três mil atendimentos em Vitória da Conquista
Municípes dos Residenciais Vila Elisa, Morada Imperial e Bela Vista 1 e Bela Vista 2, no bairro Espírito Santo, recebem até a sexta-feira (12)a 17ª edição do projeto Prefeitura Móvel em Vitória da Conquista, com foco na saúde. O evento acontece em frente ao Centro de Educação Infantil José Capitulino Teles.
O Prefeitura Móvel Saúde oferta atendimentos clínicos, ortopédicos, oftalmológicos e odontológicos e exames como eletrocardiograma, preventivo, ultrassom, raio-x, mamografia, alem de aferição de pressão arterial e glicemia, teste rápido para diagnóstico de sífilis e de hepatite com apoio da Fundação José Silveira. A meta é atender mais de três mil pessoas.
A comunidade também poderá usufruir dos serviços do Cartão SUS, vacinação, ações do Programa Saúde na Escola, pesagem para atender ao Programa Auxílio Brasil e palestra sobre arboviroses (dengue, zika, chikungunya, etc.). Um equipe da Coelba também está presente na ação para prestação de serviços e negociações.
Regiane Sampaio, assistente social da Fundação José Silveira, destacou que a parceria que vem sendo consolidada com a Prefeitura tem sido essencial para população. “Estamos ofertando diversos serviços para tentar ajudar essa comunidade que tem um acesso mais difícil e com uma demanda muito grande. Percorremos diversos municípios dessa forma, pois, assim, podemos contribuir nesse cuidado”.
Quer ser conselheiro municipal de cultura?
A Coordenadoria de Cultura de Poções e o Conselho Municipal de Cultura informam que estão abertas as inscrições de canditados para preencher as 3 vagas reservadas para a sociedade civil.Vem aí o “Dia D” da vacina antirrábica na sede do município de POÇÕES /BA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Poções deu início, no dia 08 de agosto, à Campanha de Vacinação Antirrábica 2022. A vacinação começou pela zona rural, em períodos pré-determinados em cada região, conforme cronograma abaixo:Forrozeiros lamentam morte de Zelito Miranda: ‘Sem entender, é muito difícil’
Foto: Reprodução/Instagram
O nordeste foi pego de surpresa com a triste notícia da morte de Zelito Miranda, o Rei do Forró Temperado, na madrugada desta sexta-feira (12) ( Personalidades do forró usaram as redes sociais para lamentar a perda do cantor baiano, vítima de complicações no pulmão.
Targino Gondim agradeceu a colaboração de Zelito na música nordestina e mandou pêsames para a família do artista.
“Hoje, uma notícia triste que abalou a todos(as). Perdemos o nosso Rei do Forró Temperado, Zelito Miranda! Nosso “Cabeludo”! Com seu trabalho de extrema importância pra o nosso forró baiano! Muito obrigado por tudo, amigo querido! Que Deus o tenha e o abençoe Bem Muito! E conforte a toda sua família e amigos!”, escreveu o cantor.
Nova Viçosa: Vice-prefeito morre após colisão de carro com animal na BA-001
O vice-prefeito de Nova Viçosa, no Extremo Sul, morreu vítima de um acidente na noite desta quinta-feira (11) em um trecho da BA-001 de Mucuri, na mesma região. Milton Rodrigues Santana, o Rangel, de 57 anos, chegou a ser levado para Mucuri. Depois, foi encaminhado em estado grave ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos na manhã desta sexta-feira (12).
Conforme o Teixeira News, Rangel viajava no banco do carona do carro quando houve uma colisão com um animal que atravessava a pista. A esposa e os dois amigos de Rangel, que também estavam no veículo, tiveram ferimentos leves e não precisaram ser hospitalizados.
Devido ao ocorrido, a prefeitura de Nova Viçosa emitiu uma nota de pesar. O vice-prefeito deixa a esposa e dois filhos. Não há ainda informações sobre sepultamento.
João Dourado: Adolescente é achada morta em terreno baldio; namorado é procurado
Uma adolescente, de 16 anos, foi encontrada morta nesta quinta-feira (11) em João Dourado, na região de Irecê, Centro Norte baiano. Até o começo da tarde desta sexta-feira (12), o suspeito pelo crime não foi localizado. A vítima, identificada como Samille Gabriele Gonçalves, foi achada sem vida em uma valeta usada para escoamento de água, em um terreno baldio.
Conforme a TV São Francisco, a polícia suspeita de feminicídio. Familiares da vítima disseram que ela queria terminar um relacionamento com um homem, identificado como Tiago Oliveira Dias, de 22 anos, mas ele não aceitava o rompimento. O relacionamento já durava cerca de um ano. Ainda segundo a família, o homem ameaçava a jovem para não terminar o relacionamento.
O corpo da adolescente foi achado com mais de 30 perfurações, localizadas no pescoço, nas mãos e nos braços. Ainda segundo a polícia, na casa do acusado foram notadas marcas de sangue, além de uma faca.












