O vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ) deixa a 42ª Delegacia de Polícia, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, após prestar depoimento nesta quinta-feira, 7 de abril de 2022.Resumo

  • Ex-funcionários do parlamentar denunciaram assédio moral e sexual, agressões físicas e vídeos forjados.

  • Denúncias foram feitas em uma reportagem do Fantástico em março

  • Em abril, a TV Globo teve acesso a 3 novas denúncias de estupro contra Gabriel.

  • Vereador responde a processo por quebra de decoro parlamentar.

  • Votação começa às 16h e cada vereador poderá discursar por até 15 minutos.

Últimas atualizações

O vereador Chico Alencar (Psol), relator do processo que investigou Gabriel Monteiro no Conselho de Ética da Câmara, foi o primeiro parlamentar a se manifestar. Alencar leu parte do relatório aprovado pelo conselho. O documento pede a cassação do mandato.

As galerias da Câmara estavam cheias durante a leitura do relatório. Em vários momentos, apoiadores de Monteiro vaiaram o relator do processo. O presidente da Casa precisou intervir e pedir silêncio.

“É um dever de todos os vereadores e vereadoras dessa Casa de leis dar uma resolução para esse caso. (…) Mais do que o discurso, o que vale é o voto. Esse é um momento histórico e gritos histéricos não vão interrompê-lo. A não aprovação do projeto que determina a perda do mandado do vereador Gabriel Monteiro seria uma contribuição para a perpetuação da cultura do estupro e do patriarcado presente em nosso estado”, disse Chico Alencar.

O vereador Gabriel Monteiro (PL) durante a sessão desta quinta-feira (18)

O vereador Gabriel Monteiro (PL) durante a sessão desta quinta-feira (18) (Foto: Renan Olaz/CMRJ)

Rito da votação:

– Discussão em turno único: O relator Chico Alencar fará a leitura do relatório e outras peças.

– Depois os vereadores poderão discutir a matéria por 15 minutos cada um.

– A defesa terá duas horas para fazer a sustentação contra as alegações.

– Votação em turno único

Apoiadores de Gabriel Monteiro durante sessão de cassação

Apoiadores de Gabriel Monteiro durante sessão de cassação (Foto: Renan Olaz/CMRJ)

O vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ) deixa a 42ª Delegacia de Polícia, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, após prestar depoimento nesta quinta-feira, 7 de abril de 2022. (Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO)

Dos 51 vereadores, são necessários 34 votos para aprovar a cassação do mandato de Gabriel Monteiro, mas apenas 50 poderão votar, já que Carlos Bolsonaro, do Republicanos, está licenciado para acompanhar a campanha do pai, o presidente Jair Bolsonaro, e não deve suspender a licença para votar, o que seria possíve

Compartilhe: