:: ‘Destaque1’
“Identificada mulher de 44 que foi morta a tiros em Conquista 8 de agosto de 2022
Descrição: Em data, horário e local informados, a guarnição embarcada na viatura 9.7726 foi deslocada pela Cicom para verificar uma situação de um homicídio. No local, havia uma mulher ao solo vítima de disparos de arma de fogo. O SAMU esteve no local e constatou o óbito. Ademais, populares informaram que dois indivíduos em uma moto efetuaram os disparos.
Pessoas Envolvidas: VÍTIMA: Ana Célia Coelho dos Santos, 44 anos. Endereço: Rua 06 Bairro Nova Esperança”
Tinoco tem candidatura para deputado estadual homologada em convenção do União Brasil
O vereador de Salvador e ex-secretário municipal de Cultura e Turismo Claudio Tinoco teve a candidatura para deputado estadual homologada, nesta sexta-feira, 5, na Convenção Estadual do União Brasil, realizada em Salvador. Ele disputará pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia nas eleições de outubro.
“Esse é um projeto que está na origem da minha militância política e amadureceu com os anos de experiência na vida pública. Conheço bem os potenciais e os problemas do nosso estado e quero contribuir no legislativo estadual para a Bahia avançar e Salvador passar a ter um deputado que lute pela nossa gente”, explica Tinoco.
De acordo com o vereador da capital baiana, ele vai reunir a experiência em diversos cargos no executivo estadual e municipal e no legislativo de Salvador ao perfil de renovação que os baianos desejam para fazer um bom trabalho e debate na Assembleia Legislativa e ajudar na transformação da Bahia.
“Chegou a hora de levarmos a nossa experiência acumulada na transformação que ajudamos a realizar em Salvador para toda a Bahia, especialmente em setores como na educação, na infraestrutura, na cultura e no turismo”, completou.
Trajetória
Tinoco é graduado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), possui especialização em políticas públicas pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e em gestão de cidades pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
Como vereador de Salvador, no terceiro mandato Tinoco é reconhecido por obter aproximadamente 65% de seus projetos aprovados e registrar 100% de frequência e representatividade nas sessões da Câmara Municipal de Salvador, onde atualmente é Corregedor e Líder do União Brasil. Tinoco é autor de importantes leis que foram aprovadas na capital, como a Lei 8.648/14 de transparência nas obras públicas; a Lei 8.640/2013, que regulamenta o direito fundamental de acesso à informação pelos cidadãos; o Projeto de Lei Complementar 01/2016 que alterou o dispositivo da Lei Complementar 36/2004 aumentando o prazo de contratação de professores pelo regime especial de direito administrativo (Reda) de dois para quatro anos. Além da lei 8.999/2015 que trouxe a regulamentação da atividade de guia de turismo e a regulamentação dos mototaxistas, que foi fruto do Substitutivo ao projeto de Lei 67/2013, apresentado por Tinoco.
De janeiro 2017 a abril de 2020, Claudio Tinoco ocupou o cargo de secretário municipal de Cultura e Turismo, na gestão do prefeito ACM Neto. Na pasta, esteve à frente de grandes realizações, como a construção do novo Centro de Convenções de Salvador, a requalificação da Avenida Sete e Praça Castro Alves, o início da Requalificação de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga, além de importantes ganhos para a cultura, como a Casa do Carnaval da Bahia, o início da construção do Museu da Música e da Casa da História e Arquivo Público Municipal.
Claudio Tinoco já exerceu outros cargos importantes na administração pública. Foi secretário de Infra-estrutura da Bahia, em 2006, superintendente da secretaria estadual de Educação, entre 1999 e 2003, e presidiu a Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão oficial de turismo da capital baiana e responsável pela coordenação do Carnaval e calendário de eventos, entre 2009 e 2012.
A Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início, na segunda-feira (08/08), à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022.
A vacina contra a pólio é voltada para as crianças de 1 a menores de 5 anos. A multivacinação pretende atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos.Zé Ronaldo se aproxima fortemente do PT na Bahia após briga com ACM Neto; entenda
Zé Ronaldo já apoiou o PT no passado; ex-prefeito está indignado com ACM Neto
O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), está sendo fortemente cortejado pelo PT na Bahia após a briga dele com ACM Neto (União Brasil) na semana passada. Desde quando o BNews começou a divulgar com exclusividade as primeiras informações da confusão, uma ponte começou a ser construída entre Ronaldo e o partido.
Inclusive, circularam rumores que um prefeito amigo dele estava fazendo a ponte e tentando marcar uma reunião com o governador Rui Costa (PT). O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder de Governo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), também ligou para o ex-gestor.
“A relação de Zé Ronaldo com Rui e o senador Jaques Wagner sempre foi muito boa”, informa uma fonte ligada ao grupo, para a reportagem.
Nos bastidores, fala-se que Zé Ronaldo quer sair “por cima” dessa história toda, após perder a vaga de vice de Neto para a empresária Ana Coelho (Republicanos). E a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) é a única que até o momento aparece com chances potenciais de derrubar o projeto do herdeiro carlista.
Além do PT, a campanha de João Roma (PL) tenta uma aliança com Zé Ronaldo. Na manhã desta segunda-feira (8), o bolsonarista até atacou Neto em defesa do feirense, lembrando o apoio “rebelde” dele a Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2018.
“Zé Ronaldo defendeu Bolsonaro na eleição de 2018. É um líder conectado com o povo, sendo uma voz de grande diferencial, que agrega muito ao nosso projeto de uma mudança de verdade para a Bahia. […] A maior cidade do interior do Nordeste reconhece quem ajuda o seu desenvolvimento. Ao contrário de ACM Neto que virou as costas para Feira antes mesmo das eleições”, disse.
Pobreza chega a recorde de quase 20 milhões nas metrópoles brasileiras
Com o corte do auxílio emergencial, a disparada da inflação e a retomada insuficiente do mercado de trabalho, o número de pessoas em situação de pobreza saltou para 19,8 milhões nas metrópoles brasileiras em 2021.
É o maior nível de uma série histórica de dez anos, iniciada em 2012, aponta o 9º Boletim Desigualdade nas Metrópoles. O estudo analisa estatísticas das 22 principais áreas metropolitanas do país.
Ao chegar a 19,8 milhões, o número de pobres passou a representar 23,7% -quase um quarto- da população total dessas regiões.
O percentual também é, com folga, o maior da série histórica. Até então, a porcentagem nunca havia alcançado 20%.
O grupo em situação de pobreza teve acréscimo de 3,8 milhões de pessoas na comparação com 2020, quando estava em cerca de 16 milhões.
O avanço equivale a praticamente o dobro da população total estimada para uma cidade como Curitiba -quase 2 milhões de habitantes.
O boletim é produzido em uma parceria entre PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Observatório das Metrópoles e RedODSAL (Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina).
A nova edição utiliza dados da Pnad Contínua com recorte anual. Essa versão da Pnad, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), vai além do mercado de trabalho e também contempla outras fontes de renda, incluindo programas sociais.
Para os responsáveis pelo boletim, o Brasil já sinalizava dificuldades no combate à pobreza desde a passagem de 2014 para 2015. A partir da chegada da pandemia, em 2020, o problema se agravou.
“A crise já vinha se desenhando. Estávamos em uma maré muito ruim. Em cima disso, veio a pandemia”, afirma André Salata, professor do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUCRS e um dos coordenadores do boletim.
O salto da pobreza em 2021, dizem os pesquisadores, pode ser associado a pelo menos três fatores: recuperação incompleta do mercado de trabalho, disparada da inflação e retirada abrupta do auxílio emergencial no início do ano passado. O benefício até foi retomado na sequência, mas com público e valores reduzidos.
“Isso [mudanças no auxílio] fez os indicadores de pobreza darem um salto”, diz Salata.
“Em 2021, tivemos ainda o efeito inflacionário”, lembra Marcelo Ribeiro, pesquisador do Observatório das Metrópoles e professor do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ), que também é coordenador do estudo.
“As pessoas voltaram ao trabalho, estimuladas pelo avanço da vacinação. Mas essa retomada não foi suficiente para recuperar a renda do período anterior à pandemia. Tudo isso contribuiu para as perdas, sobretudo dos mais pobres”, completa Ribeiro.
O boletim utiliza critérios do Banco Mundial para definir os parâmetros de pobreza e pobreza extrema.
Em valores médios de 2021, convertidos em reais, a linha de pobreza foi de aproximadamente R$ 465 per capita (por pessoa) por mês, enquanto a de pobreza extrema ficou em cerca de R$ 160 per capita por mês.
Na prática, moradores de domicílios cuja renda por pessoa esteve abaixo desses patamares foram classificados pelo estudo como pobres ou extremamente pobres.
O boletim mostra que o segundo grupo também bateu recorde em 2021. O contingente de pessoas em pobreza extrema chegou a 5,3 milhões nas regiões metropolitanas no ano passado. A marca representa 6,3% da população.
Houve acréscimo de 1,6 milhão de pessoas em situação de pobreza extrema ante 2020, quando o contingente era de 3,7 milhões. O avanço anual supera a população de uma capital como Porto Alegre (1,5 milhão).
As regiões metropolitanas com as maiores taxas de pobreza em 2021 foram Manaus (41,8%) e Grande São Luís (40,1%), as duas únicas acima de 40%. Já os locais com os menores resultados foram Florianópolis (9,9%) e Porto Alegre (11,4%).
No caso da pobreza extrema, Recife (13%) e Salvador (12,2%) registraram os percentuais mais elevados. Florianópolis (1,3%) e Cuiabá (2,4%) apareceram na outra ponta, com os índices mais baixos.
Salto em São Paulo Os responsáveis pelo estudo ainda chamam atenção para o caso de São Paulo, já que se trata da maior metrópole do país.
De 2014 para 2021, período com registro de turbulências na economia, o número local de pobres quase dobrou, passando de cerca de 2 milhões para 3,9 milhões. A taxa de pobreza na região metropolitana pulou de 9,5% para 17,8% no mesmo intervalo.
Já o grupo em pobreza extrema em São Paulo saltou de 381,4 mil em 2014 para 1,03 milhão em 2021. A taxa aumentou de 1,8% para 4,7% da população total.
“O número de pessoas em pobreza extrema em São Paulo é assustador. Chegou a mais de 1 milhão. Em 2014, era de menos de 400 mil. Claro, a população está aumentando, mas é um salto muito grande. Exemplifica a crise social”, avalia Salata.
“No Rio de Janeiro, o número de pessoas em extrema pobreza também é de quase 1 milhão [subiu de 336,1 mil em 2014 para 926,8 mil em 2021]. É como se tivéssemos uma metrópole extremamente pobre dentro de São Paulo ou Rio”, compara Ribeiro.
Geysa de Oliveira Glória, 31, sentiu o impacto da crise. A moradora de Heliópolis, periferia de São Paulo, está sem emprego formal desde 2020, quando perdeu uma vaga em uma cozinha de uma escola.
“Está muito complicado devido à falta de trabalho, e tudo está caro”, lamenta Geysa, que vive com o marido, o filho e a sogra.
Segundo ela, o sustento do lar nos últimos meses veio do seguro-desemprego do companheiro, de bicos esporádicos e de doações. Geysa quer apostar na produção e venda de bolos e doces, atividade em que já tem experiência.
“Meu desejo é ter meu mercado para trabalhar. Gosto do que faço, dos meus doces e bolos”, diz. “Já consegui ajudar muitas pessoas, hoje não consigo. Isso dói”, completa.
CENÁRIO DE 2022
Para 2022, os pesquisadores veem tanto fatores que podem elevar a renda dos mais vulneráveis quanto questões que dificultam uma recuperação mais consistente.
Por um lado, dizem, a volta ao mercado de trabalho e o aumento do Auxílio Brasil às vésperas das eleições tendem a gerar uma recomposição do rendimento.
“O Auxílio Brasil de R$ 600, sem dúvida, vai ter impacto na renda dos mais pobres. Mas é bom lembrar que uma política de transferência de renda, para ser bem feita, precisa de sustentabilidade e ser bem focalizada. Há muitas críticas em relação à focalização do auxílio”, pondera Salata.
Parte do benefício é corroída pela inflação. Isso significa que o valor nominal não comprará o mesmo que em 2020, quando o auxílio emergencial também chegou a pagar R$ 600.
“A gente pode ver uma retomada ainda insuficiente para alcançar patamares pré-pandemia. A população mais pobre vai passar por uma conjuntura bastante complicada em termos de renda, de poder aquisitivo, até o final do ano”, aponta Ribeiro.
Falta de defensores prejudica atendimento de mulheres em situação de violência na Bahia
O déficit de defensores na Bahia é um dos entraves para um melhor atendimento de mulheres em situação de violência doméstica. De acordo com a defensora Ana Jamille Nascimento, apenas onde há Juizado Especializado de Violência Doméstica existem defensores/as voltados para o atendimento às mulheres, mas nem sempre eles trabalham exclusivamente no Juizado, dividindo suas atribuições com outras Varas.
O comparativo entre capital e interior traz ainda um cenário mais preocupante: o número de defensores que atuam nas comarcas faz com que a apuração desses casos acabe sendo mais efetiva nas grandes cidades. Apesar desses entraves, as denúncias aumentaram exponencialmente, seguidas por um maior índice de prisões.
A defensora explica que isso por si só não implica na conscientização dos agressores, os quais estão propícios à repetição do delito. “Por isso é tão importante a adoção de alternativas profiláticas, por intermédio de equipes multidisciplinares, que visem a conscientização dos agressores. Desta forma, será evitada a reiteração dos mesmos e será construído um ambiente preventivo no lugar de punitivo. Nesse sentido, a ideia de grupos reflexivos para homens são práticas extremamente necessárias”, afirma.
De acordo com a pesquisa “Elas vivem: dados da violência contra a mulher”, da Rede de Observatórios da Segurança, a Bahia teve um caso de violência contra a mulher a cada dois dias em 2021, sendo que ao longo do ano foram registrados 232 casos de violência contra a mulher. “Cabe destacar que nos plantões de fins de semana e feriados é expressivo o número de casos de violência doméstica, concorrendo em número com tráfico de drogas e afins”, conta Ana.
Mulheres são maioria entre aptos a votar nas eleições 2022

Nas eleições de 2022, as mulheres, mais uma vez, são a maioria. Dos mais de 156,4 milhões de eleitores que poderão participar do pleito nos dois turnos, 53%, pouco mais de 82,3 milhões, são do gênero feminino e 74 milhões do masculino, que equivale a 47%.
Na distribuição regional dos eleitores, os três maiores colégios eleitorais – São Paulo (18,3 milhões de mulheres), Minas Gerais (8,5 milhões de mulheres) e Rio de Janeiro (6,9 milhões de votantes são do gênero feminino) concentram quase a metade dos votos do país (42,64%).
Ainda segundo o TSE, a Bahia vem na quarta posição, com cerca de 11,2 milhões de eleitores. Lá, as mulheres correspondem a 52,5% dos votantes, enquanto os homens representam 47,5% do eleitorado baiano.
Deputados Waldenor e Zé Raimundo realizam plenária regional em Vitória da Conquista
O evento foi promovido pelos mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo, candidatos do PT à reeleição. Também participaram o membro da executiva nacional do PT, Jonas Paulo, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias compareceram ao encontro no espaço Rafik.
“Estamos começando uma nova caminhada pela renovação dos nossos mandatos na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados em defesa da Bahia e do Brasil. Por isso, estamos felizes reunindo os nossos apoiadores a pensar e planejar conosco a nossa campanha neste momento crucial da conjuntura política do nosso país, em que é fundamental elergermos Lula presidente e fazermos uma bancada de sustentação do futuro governo”, diz Waldenor Pereira.
Zé Raimundo também pontua: “Queremos fazer a nossa campanha reforçando a defesa da eleição de Jerônimo para suceder o governador Rui Costa, e dar seguimento ao nosso projeto político, q












