prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

“Identificada mulher de 44 que foi morta a tiros em Conquista 8 de agosto de 2022

Descrição: Em data, horário e local informados, a guarnição embarcada na viatura 9.7726 foi deslocada pela Cicom para verificar uma situação de um homicídio. No local, havia uma mulher ao solo vítima de disparos de arma de fogo. O SAMU esteve no local e constatou o óbito. Ademais, populares informaram que dois indivíduos em uma moto efetuaram os disparos.

Pessoas Envolvidas: VÍTIMA: Ana Célia Coelho dos Santos, 44 anos. Endereço: Rua 06 Bairro Nova Esperança”

BOLETIM COVID-19 POÇÕES/BA 08//08/2022

Pode ser uma imagem de texto que diz "BOL BOLETIM COVID-19 POÇÕ–ES-BA 08.08.2022 32 00 CASOS ATIVOS SUSPEITOS (SERA COLHIDO EXAMES) ULTIMAS 24H 00 CURADOS 6719 6836 ULTIMAS24H 12 CONFIRMADOS ULTIMAS 24H 05 LACEN 381 85 TESTE RÁPIDO 3989 (SOROLÓGICO) ÃBITOS TOTAL DE TESTES REALIZADOS (Antigeno) 26927 MONITORADOS NOTIFICADOS 21999 57 PROFISSIONAIS DE SAÚDEE SEGURANÇA FORAM QUEFORANTESTADOS TESTADOS DESCARTADOS 2612 18442 INTERNAÇÕES NO MUNICÍPIO 00 SAUDE 24 POÇÕES POÇÕES COCONAVINUS"

Nesta terça-feira (08/08), o Jornal Dinâmico News da Rádio Povo FM, às 12h, irá entrevistar os representantes do IBGE de nosso município. Eles irão tirar todas as dúvidas sobre o Censo 2022. Sintonize!

Pode ser uma imagem de texto

Tinoco tem candidatura para deputado estadual homologada em convenção do União Brasil

O vereador de Salvador e ex-secretário municipal de Cultura e Turismo Claudio Tinoco teve a candidatura para deputado estadual homologada, nesta sexta-feira, 5, na Convenção Estadual do União Brasil, realizada em Salvador. Ele disputará pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia nas eleições de outubro.

“Esse é um projeto que está na origem da minha militância política e amadureceu com os anos de experiência na vida pública. Conheço bem os potenciais e os problemas do nosso estado e quero contribuir no legislativo estadual para a Bahia avançar e Salvador passar a ter um deputado que lute pela nossa gente”, explica Tinoco.

De acordo com o vereador da capital baiana, ele vai reunir a experiência em diversos cargos no executivo estadual e municipal e no legislativo de Salvador ao perfil de renovação que os baianos desejam para fazer um bom trabalho e debate na Assembleia Legislativa e ajudar na transformação da Bahia.

“Chegou a hora de levarmos a nossa experiência acumulada na transformação que ajudamos a realizar em Salvador para toda a Bahia, especialmente em setores como na educação, na infraestrutura, na cultura e no turismo”, completou.

Trajetória

Tinoco é graduado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), possui especialização em políticas públicas pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e em gestão de cidades pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Como vereador de Salvador, no terceiro mandato Tinoco é reconhecido por obter aproximadamente 65% de seus projetos aprovados e registrar 100% de frequência e representatividade nas sessões da Câmara Municipal de Salvador, onde atualmente é Corregedor e Líder do União Brasil. Tinoco é autor de importantes leis que foram aprovadas na capital, como a Lei 8.648/14 de transparência nas obras públicas; a Lei 8.640/2013, que regulamenta o direito fundamental de acesso à informação pelos cidadãos; o Projeto de Lei Complementar 01/2016 que alterou o dispositivo da Lei Complementar 36/2004 aumentando o prazo de contratação de professores pelo regime especial de direito administrativo (Reda) de dois para quatro anos. Além da lei 8.999/2015 que trouxe a regulamentação da atividade de guia de turismo e a regulamentação dos mototaxistas, que foi fruto do Substitutivo ao projeto de Lei 67/2013, apresentado por Tinoco.

De janeiro 2017 a abril de 2020, Claudio Tinoco ocupou o cargo de secretário municipal de Cultura e Turismo, na gestão do prefeito ACM Neto. Na pasta, esteve à frente de grandes realizações, como a construção do novo Centro de Convenções de Salvador, a requalificação da Avenida Sete e Praça Castro Alves, o início da Requalificação de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga, além de importantes ganhos para a cultura, como a Casa do Carnaval da Bahia, o início da construção do Museu da Música e da Casa da História e Arquivo Público Municipal.

Claudio Tinoco já exerceu outros cargos importantes na administração pública. Foi secretário de Infra-estrutura da Bahia, em 2006, superintendente da secretaria estadual de Educação, entre 1999 e 2003, e presidiu a Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão oficial de turismo da capital baiana e responsável pela coordenação do Carnaval e calendário de eventos, entre 2009 e 2012.

A Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início, na segunda-feira (08/08), à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022.

Pode ser uma imagem de texto que diz "VACINAÇÃO CONTRAA POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO 08 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO "Dia D" 20 de Agosto QUEM DEVE SE VACINAR? SUS Poliomielite: crianças menores de 01 ano, avaliar situação vacinal; Crianças de 01 ano menores de 05 anos, vacinar indiscriminadamente Poliomielite. Multivacinação: menores de 15 anos, avaliar cartão de vacina. ONDE? Local: TODAS UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA Horário: De Segunda Sexta, das 08h às 17h SAUDE POÇÕES VIGILÂNCIA"A vacina contra a pólio é voltada para as crianças de 1 a menores de 5 anos. A multivacinação pretende atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a vacinação será em todas Unidades de Saúde da Família. A mobilização será realizada até 9 de setembro, com o ‘Dia D’ para 20 de agosto.

Zé Ronaldo se aproxima fortemente do PT na Bahia após briga com ACM Neto; entenda

ArquivoZé Ronaldo já apoiou o PT no passado; ex-prefeito está indignado com ACM Neto

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), está sendo fortemente cortejado pelo PT na Bahia após a briga dele com ACM Neto (União Brasil) na semana passada. Desde quando o BNews começou a divulgar com exclusividade as primeiras informações da confusão, uma ponte começou a ser construída entre Ronaldo e o partido.

Inclusive, circularam rumores que um prefeito amigo dele estava fazendo a ponte e tentando marcar uma reunião com o governador Rui Costa (PT). O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder de Governo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), também ligou para o ex-gestor.

“A relação de Zé Ronaldo com Rui e o senador Jaques Wagner sempre foi muito boa”, informa uma fonte ligada ao grupo, para a reportagem.

Nos bastidores, fala-se que Zé Ronaldo quer sair “por cima” dessa história toda, após perder a vaga de vice de Neto para a empresária Ana Coelho (Republicanos). E a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) é a única que até o momento aparece com chances potenciais de derrubar o projeto do herdeiro carlista.

Além do PT, a campanha de João Roma (PL) tenta uma aliança com Zé Ronaldo. Na manhã desta segunda-feira (8), o bolsonarista até atacou Neto em defesa do feirense, lembrando o apoio “rebelde” dele a Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2018.

“Zé Ronaldo defendeu Bolsonaro na eleição de 2018. É um líder conectado com o povo, sendo uma voz de grande diferencial, que agrega muito ao nosso projeto de uma mudança de verdade para a Bahia. […] A maior cidade do interior do Nordeste reconhece quem ajuda o seu desenvolvimento. Ao contrário de ACM Neto que virou as costas para Feira antes mesmo das eleições”, disse.

Pobreza chega a recorde de quase 20 milhões nas metrópoles brasileiras

Pobreza chega a recorde de quase 20 milhões nas metrópoles brasileiras

Foto: Agência Brasil

Com o corte do auxílio emergencial, a disparada da inflação e a retomada insuficiente do mercado de trabalho, o número de pessoas em situação de pobreza saltou para 19,8 milhões nas metrópoles brasileiras em 2021.
É o maior nível de uma série histórica de dez anos, iniciada em 2012, aponta o 9º Boletim Desigualdade nas Metrópoles. O estudo analisa estatísticas das 22 principais áreas metropolitanas do país.
Ao chegar a 19,8 milhões, o número de pobres passou a representar 23,7% -quase um quarto- da população total dessas regiões.
O percentual também é, com folga, o maior da série histórica. Até então, a porcentagem nunca havia alcançado 20%.
O grupo em situação de pobreza teve acréscimo de 3,8 milhões de pessoas na comparação com 2020, quando estava em cerca de 16 milhões.
O avanço equivale a praticamente o dobro da população total estimada para uma cidade como Curitiba -quase 2 milhões de habitantes.
O boletim é produzido em uma parceria entre PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Observatório das Metrópoles e RedODSAL (Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina).
A nova edição utiliza dados da Pnad Contínua com recorte anual. Essa versão da Pnad, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), vai além do mercado de trabalho e também contempla outras fontes de renda, incluindo programas sociais.
Para os responsáveis pelo boletim, o Brasil já sinalizava dificuldades no combate à pobreza desde a passagem de 2014 para 2015. A partir da chegada da pandemia, em 2020, o problema se agravou.
“A crise já vinha se desenhando. Estávamos em uma maré muito ruim. Em cima disso, veio a pandemia”, afirma André Salata, professor do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUCRS e um dos coordenadores do boletim.
O salto da pobreza em 2021, dizem os pesquisadores, pode ser associado a pelo menos três fatores: recuperação incompleta do mercado de trabalho, disparada da inflação e retirada abrupta do auxílio emergencial no início do ano passado. O benefício até foi retomado na sequência, mas com público e valores reduzidos.
“Isso [mudanças no auxílio] fez os indicadores de pobreza darem um salto”, diz Salata.
“Em 2021, tivemos ainda o efeito inflacionário”, lembra Marcelo Ribeiro, pesquisador do Observatório das Metrópoles e professor do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ), que também é coordenador do estudo.
“As pessoas voltaram ao trabalho, estimuladas pelo avanço da vacinação. Mas essa retomada não foi suficiente para recuperar a renda do período anterior à pandemia. Tudo isso contribuiu para as perdas, sobretudo dos mais pobres”, completa Ribeiro.
O boletim utiliza critérios do Banco Mundial para definir os parâmetros de pobreza e pobreza extrema.
Em valores médios de 2021, convertidos em reais, a linha de pobreza foi de aproximadamente R$ 465 per capita (por pessoa) por mês, enquanto a de pobreza extrema ficou em cerca de R$ 160 per capita por mês.
Na prática, moradores de domicílios cuja renda por pessoa esteve abaixo desses patamares foram classificados pelo estudo como pobres ou extremamente pobres.
O boletim mostra que o segundo grupo também bateu recorde em 2021. O contingente de pessoas em pobreza extrema chegou a 5,3 milhões nas regiões metropolitanas no ano passado. A marca representa 6,3% da população.
Houve acréscimo de 1,6 milhão de pessoas em situação de pobreza extrema ante 2020, quando o contingente era de 3,7 milhões. O avanço anual supera a população de uma capital como Porto Alegre (1,5 milhão).
As regiões metropolitanas com as maiores taxas de pobreza em 2021 foram Manaus (41,8%) e Grande São Luís (40,1%), as duas únicas acima de 40%. Já os locais com os menores resultados foram Florianópolis (9,9%) e Porto Alegre (11,4%).
No caso da pobreza extrema, Recife (13%) e Salvador (12,2%) registraram os percentuais mais elevados. Florianópolis (1,3%) e Cuiabá (2,4%) apareceram na outra ponta, com os índices mais baixos.
Salto em São Paulo Os responsáveis pelo estudo ainda chamam atenção para o caso de São Paulo, já que se trata da maior metrópole do país.
De 2014 para 2021, período com registro de turbulências na economia, o número local de pobres quase dobrou, passando de cerca de 2 milhões para 3,9 milhões. A taxa de pobreza na região metropolitana pulou de 9,5% para 17,8% no mesmo intervalo.
Já o grupo em pobreza extrema em São Paulo saltou de 381,4 mil em 2014 para 1,03 milhão em 2021. A taxa aumentou de 1,8% para 4,7% da população total.
“O número de pessoas em pobreza extrema em São Paulo é assustador. Chegou a mais de 1 milhão. Em 2014, era de menos de 400 mil. Claro, a população está aumentando, mas é um salto muito grande. Exemplifica a crise social”, avalia Salata.
“No Rio de Janeiro, o número de pessoas em extrema pobreza também é de quase 1 milhão [subiu de 336,1 mil em 2014 para 926,8 mil em 2021]. É como se tivéssemos uma metrópole extremamente pobre dentro de São Paulo ou Rio”, compara Ribeiro.
Geysa de Oliveira Glória, 31, sentiu o impacto da crise. A moradora de Heliópolis, periferia de São Paulo, está sem emprego formal desde 2020, quando perdeu uma vaga em uma cozinha de uma escola.
“Está muito complicado devido à falta de trabalho, e tudo está caro”, lamenta Geysa, que vive com o marido, o filho e a sogra.
Segundo ela, o sustento do lar nos últimos meses veio do seguro-desemprego do companheiro, de bicos esporádicos e de doações. Geysa quer apostar na produção e venda de bolos e doces, atividade em que já tem experiência.
“Meu desejo é ter meu mercado para trabalhar. Gosto do que faço, dos meus doces e bolos”, diz. “Já consegui ajudar muitas pessoas, hoje não consigo. Isso dói”, completa.
CENÁRIO DE 2022
Para 2022, os pesquisadores veem tanto fatores que podem elevar a renda dos mais vulneráveis quanto questões que dificultam uma recuperação mais consistente.
Por um lado, dizem, a volta ao mercado de trabalho e o aumento do Auxílio Brasil às vésperas das eleições tendem a gerar uma recomposição do rendimento.
“O Auxílio Brasil de R$ 600, sem dúvida, vai ter impacto na renda dos mais pobres. Mas é bom lembrar que uma política de transferência de renda, para ser bem feita, precisa de sustentabilidade e ser bem focalizada. Há muitas críticas em relação à focalização do auxílio”, pondera Salata.
Parte do benefício é corroída pela inflação. Isso significa que o valor nominal não comprará o mesmo que em 2020, quando o auxílio emergencial também chegou a pagar R$ 600.
“A gente pode ver uma retomada ainda insuficiente para alcançar patamares pré-pandemia. A população mais pobre vai passar por uma conjuntura bastante complicada em termos de renda, de poder aquisitivo, até o final do ano”, aponta Ribeiro.

Falta de defensores prejudica atendimento de mulheres em situação de violência na Bahia

Falta de defensores prejudica atendimento de mulheres em situação de violência na Bahia

Foto: Divulgação

O déficit de defensores na Bahia é um dos entraves para um melhor atendimento de mulheres em situação de violência doméstica. De acordo com a defensora Ana Jamille Nascimento, apenas onde há Juizado Especializado de Violência Doméstica existem defensores/as voltados para o atendimento às mulheres, mas nem sempre eles trabalham exclusivamente no Juizado, dividindo suas atribuições com outras Varas.

 

O comparativo entre capital e interior traz ainda um cenário mais preocupante: o número de defensores que atuam nas comarcas faz com que a apuração desses casos acabe sendo mais efetiva nas grandes cidades. Apesar desses entraves, as denúncias aumentaram exponencialmente, seguidas por um maior índice de prisões.

A defensora explica que isso por si só não implica na conscientização dos agressores, os quais estão propícios à repetição do delito. “Por isso é tão importante a adoção de alternativas profiláticas, por intermédio de equipes multidisciplinares, que visem a conscientização dos agressores. Desta forma, será evitada a reiteração dos mesmos e será construído um ambiente preventivo no lugar de punitivo. Nesse sentido, a ideia de grupos reflexivos para homens são práticas extremamente necessárias”, afirma.

De acordo com a pesquisa  “Elas vivem: dados da violência contra a mulher”, da Rede de Observatórios da Segurança, a Bahia teve um caso de violência contra a mulher a cada dois dias em 2021, sendo que ao longo do ano foram registrados 232 casos de violência contra a mulher. “Cabe destacar que nos plantões de fins de semana e feriados é expressivo o número de casos de violência doméstica, concorrendo em número com tráfico de drogas e afins”, conta Ana.

Mulheres são maioria entre aptos a votar nas eleições 2022

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Nas eleições de 2022, as mulheres, mais uma vez, são a maioria. Dos mais de 156,4 milhões de eleitores que poderão participar do pleito nos dois turnos, 53%, pouco mais de 82,3 milhões, são do gênero feminino e 74 milhões do masculino, que equivale a 47%.

Na distribuição regional dos eleitores, os três maiores colégios eleitorais – São Paulo (18,3 milhões de mulheres), Minas Gerais (8,5 milhões de mulheres) e Rio de Janeiro (6,9 milhões de votantes são do gênero feminino) concentram quase a metade dos votos do país (42,64%).

Ainda segundo o TSE, a Bahia vem na quarta posição, com cerca de 11,2 milhões de eleitores. Lá, as mulheres correspondem a 52,5% dos votantes, enquanto os homens representam 47,5% do eleitorado baiano.

Deputados Waldenor e Zé Raimundo realizam plenária regional em Vitória da Conquista

O evento foi promovido pelos mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo, candidatos do PT à reeleição. Também participaram o membro da executiva nacional do PT, Jonas Paulo, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias compareceram ao encontro no espaço Rafik.

 

“Estamos começando uma nova caminhada pela renovação dos nossos mandatos na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados em defesa da Bahia e do Brasil. Por isso, estamos felizes reunindo os nossos apoiadores a pensar e planejar conosco a nossa campanha neste momento crucial da conjuntura política do nosso país, em que é fundamental elergermos Lula presidente e fazermos uma bancada de sustentação do futuro governo”, diz Waldenor Pereira.

Zé Raimundo também pontua: “Queremos fazer a nossa campanha reforçando a defesa da eleição de Jerônimo para suceder o governador Rui Costa, e dar seguimento ao nosso projeto político, q