prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Nota de desaparecimento. Nome. Zivaldo Bispo de Souza. Desapareceu dia 02/08/2022. Estava tragando camiseta vermelha e short azul

 Nota de desaparecimento. Nome. Zivaldo Bispo de Souza. Desapareceu dia 02/08/2022. Estava tragando camiseta vermelha e short azul
Nelson Santos: Está com cabelo e barba grande
Obs: trajando camisa do Flamengo

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente em 2022

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente em 2022

Foto: Antonio Augusto / Ascom TSE

Dos mais de 156 milhões de pessoas aptas a participar do processo eleitoral em outubro de 2022, ao menos 23,34 milhões de eleitores e eleitoras atenderão ao compromisso cívico por vontade própria, já que não são obrigados a votar. As informações são da Agência Brasil.

 

A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos. Só os eleitores que declaram não saber ler, nem escrever, ultrapassam os 6,33 milhões de pessoas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um número que representa cerca de 4% de todas as pessoas em condições legais de votar.

 

De acordo com o último censo populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a taxa de analfabetismo entre a população de 15 anos ou mais tinha caído de 13,63%, em 2000, para 9,6%, totalizando 13.933.173 em 2010. Pelos dados disponibilizados pelo TSE, este ano, o maior número de eleitores que se autodeclararam analfabetos no momento do alistamento eleitoral tem entre 70 a 74 anos de idade, superando as 730 mil pessoas.

 

Além dos analfabetos, há, entre os dito eleitores espontâneos, 815.063 pessoas com 16 anos de idade e outros 1.301.718 que já completaram 17 anos. Juntos, os dois grupos somam 2.116.781 eleitores. Um número cerca de 50% superior aos 1.400.617 registrados em 2018.

 

Já o total de eleitores e eleitoras com mais de 70 anos de idade aumentou de 12,02 milhões, em 2018, para 14.893.281, em 2022. Destes, 184.438 têm mais de 100 anos – dentre os quais, 45,4 mil não sabem ler ou escrever.

Na manhã da última quinta-feira (04/08), o Tiro de Guerra 06-011 de Poções promoveu uma singela homenagem aos atiradores pelas atividades desenvolvidas neste ano

Na solenidade foi servido um delicioso café da manhã, com a presença de representantes da prefeita Nilda Magalhães: Assessora de de gabinete, Telma Chaves; coordenador do SineBahia, Djalma Messias; técnico do controle interno, Joellington Guimarães; diretor administrativo, Eduardo Chagas. A equipe da prefeita foi recepcionda pelo Subtenente Claudimar Morais e sua esposa Fernanda Nunes Morais.
Na ocasião, os representantes da gestora falaram da importância da parceria da administração municipal com o Tiro de Guerra para o mantimento das atividades dos atiradores, estimulando comportamentos e atitudes que proporcione o estreitamento e a maior integração da instituição com a sociedade civil.

Jô Soares morre em hospital de São Paulo aos 84 anos

Jô Soares (Foto: Divulgação)
Jô Soares (Foto: Divulgação

Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5) aos 84 anos. A informação foi confirmada por sua ex-mulher Flavia Pedras nas redes sociais. Em nota, o hospital informou que ele estava internado desde o dia 28 de julho e morreu às 2h20 de madrugada.

“Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos”, ela escreveu ao postar uma foto de Jô em seu perfil.

Jornal Nacional entrevistará candidatos à Presidência da República

William Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional — Foto: João Cotta/Globo

William Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional — Foto: João Cotta/Globo

Na semana de 22 de agosto, o Jornal Nacional dá início a uma série de entrevistas com candidatos à Presidência da República. William Bonner e Renata Vasconcellos vão conduzir as entrevistas, ao vivo, direto dos estúdios da TV Globo, no Rio.

A conversa com cada candidato será transmitida por TV Globo, Globoplay e g1. As íntegras de todas as entrevistas ficarão disponíveis no Globoplay e no g1.

Foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha em 28 de julho: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).

Um sorteio realizado em 1º de agosto com representantes dos partidos definiu as datas e a ordem das entrevistas. Neste encontro, as cinco candidaturas foram informadas de que o prazo final para confirmação da presença terminava em 4 de agosto.

Num primeiro momento, o candidato Jair Bolsonaro (PL) não confirmou ter aceitado as regras da entrevista. Apesar de saber desde as entrevistas do g1 e da GloboNews que as sabatinas seriam feitas nos estúdios da Globo, a assessoria de Jair Bolsonaro (PL), na quarta-feira (3) e na quinta (4), condicionou a concessão da entrevista a que ela fosse realizada no Palácio da Alvorada. Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições. A regra não foi contestada pela assessoria de Bolsonaro quando das entrevistas no g1 e na GloboNews. A Globo rejeitou o pedido da assessoria. Diante das regras anunciadas reiteradas vezes, a Globo rejeitou inicialmente o pedido.

ATUALIZAÇÃO 1: a assessoria do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, informou à Globo, na manhã desta sexta-feira (5), que ele decidiu comparecer aos estúdios da emissora no Rio de Janeiro para a realização das entrevistas com os candidatos à presidência no Jornal Nacional. Em e-mail enviado no fim da noite de quinta-feira a assessoria manifestava a disposição de Bolsonaro de conceder a entrevista, mas no Alvorada, alegando que “em função da campanha e de compromissos assumidos anteriormente, a agenda presidencial impossibilita a ida ao RJ, no dia 22 de agosto”. Como as regras, anunciadas diversas vezes, previam a realização das sabatinas do g1, GloboNews e JN nos estúdios da emissora, a Globo reiterou que a entrevista não poderia ser realizada em Brasília e considerou que o convite fora recusado. Na manhã de sexta, porém, a assessoria explicou que o e-mail tinha apenas o objetivo de manifestar uma preferência, mas que o candidato não se recusava a ir ao Rio de Janeiro para a entrevista. Sendo assim, a Globo confirma a entrevista de Jair Bolsonaro no próximo dia 22 no Rio de Janeiro. Todos os outros candidatos também aceitaram as regras.

ATUALIZAÇÃO 2: a entrevista de Ciro Gomes foi antecipada para o dia 23 de agosto, terça-feira, após a retirada da candidatura de André Janones (Avante), anunciada dia 4. A mudança garantirá que as entrevistas sejam exibidas todas na mesma faixa horária, uma vez que quarta, 24 de agosto, data inicial da entrevista do candidato Ciro Gomes, o Jornal Nacional será exibido mais cedo. A ordem das entrevistas é a mesma que foi sorteado em 1º de agosto, sem prejuízo para os demais candidatos.

A ordem das entrevistas ficou assim:

  • 22/8 (seg) – Jair Bolsonaro (PL)
  • 23/8 (ter) – Ciro Gomes (PDT)
  • 25/8 (qui) – Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • 26/8 (sex) – Simone Tebet (MDB)

Filiada a partido bolsonarista, Ana Coelho diz ainda não ter voto definido para presidente

Filiada a partido bolsonarista, Ana Coelho diz ainda não ter voto definido para presidenteFoto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

A empresária Ana Coelho (Republicanos), escolhida para vice na chapa de ACM Neto (União) ao governo da Bahia, afirmou que ainda não tem um voto definido para a eleição à presidência da República.

“A gente ainda está conversando. Eu ainda vou analisar muito para entender”, disse a presidente do Grupo Aratu.

Apesar do Republicanos, partido dela, já ter fechado apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), Ana Coelho preferiu citar como opções duas outras candidatas à presidência: Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União).

“Posso até adiantar que simpatizo muito com as duas mulheres, Simone e Soraya, mas hoje eu ainda não tenho meu voto”, finalizou Ana.

Além do Republicanos ser da base de apoio do atual presidente, o tio da empresária, o ex-governador e atual prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (União), chegou a declarar apoio a Bolsonaro em 2021. O marido dela, deputado estadual Tiago Correia (PSDB), também declarou “voto útil” para o presidente da República em 2022

Poções se destaca entre as cidades com maior desempenho no cumprimento das ações do Selo, completando todas as ações destinadas pelo selo UNICEF no primeiro semestre de 2022.

A Prefeitura Municipal de Poções, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social, reafirma o seu compromisso na promoção de políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes do nosso município. Poções se destaca entre as cidades com maior desempenho no cumprimento das ações do Selo, completando todas as ações destinadas pelo selo UNICEF no primeiro semestre de 2022.
Com os avanços alcançados a gestão municipal reforça o compromisso rumo à certificação do Selo Unicef, seguindo todas metas estabelecidas no período de 4 anos (2021 – 2024) para desenvolver projetos e políticas públicas.
➡ Clique no link e saiba mais: https://cmdcapocoesba.blogspot.com/

ACM Neto confirma Ana Coelho como candidata a vice-governadora em sua chapa

O pré-candidato ao governo do estado ACM Neto (União) confirmou, na tarde desta quinta-feira (4), a empresária Ana Coelho (Republicanos), presidente do Grupo Aratu, como vice em sua chapa para as eleições de 2022.

A escolha de Ana Coelho foi feita durante reuniões ocorridas nos últimos dois dias, após outros nomes despontarem como favoritos, como os deputados federais Marcelo Nilo (Republicanos) e Adolfo Viana (PSDB), além do ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União). Até esta quarta-feira (3), a empresária não aparecia no bolão de apostas sobre quem seria ocuparia a vaga de vice na chapa do ex-prefeito de Salvador.

Em pronunciamento feito à imprensa nesta tarde, ACM Neto exaltou a importância da escolha de uma mulher para vice e ressaltou a juventude da chapa formada por ele para o pleito de outubro. “Eu sou o mais velho”, disse ele, lembrando que Ana Coelho e Cacá Leão (PP), seu candidato ao Senado, são mais jovens que ele.

“Até hoje, não tivemos nenhuma vice-governadora no estado. Portanto, a primeira vice-governadora, quebrando paradigmas”, afirmou ACM Neto.Segundo ACM Neto, apesar da palavra final ter sido dele, a escolha de Ana Coelho como vice-governador partiu do Republicanos, através do presidente estadual do partido, o deputado federal Márcio Marinho.

“A decisão de apresentação do nome [de Ana Coelho] coube ao presidente do Republicanos, Márcio Marinho. Ele poderia ter escolhido outros caminhos, mas decidiu por esse. Ana é do Republicanos, se filiou ao partido compreendendo que poderia ter alguma oportunidade, como de fato aconteceu”, relatou ACM Neto.

 

Além de presidente do Grupo Aratu, Ana Coelho é esposa do deputado estadual Tiago Correia (PSDB) e sobrinha do ex-governador do estado Nilo Coelho, atual prefeito de Guanambi, no Sudoeste do estado. Nilo foi eleito como vice de Waldir Pires em 1986 e assumiu a gestão estadual após a renúncia do então governador.

 

A família de Ana Coelho é sócia de ACM Neto em um fundo imobiliário que possui negócios em Praia do Forte, na Região Metropolitana de Salvador; e em Trancoso, no Extremo Sul da Bahia. Recentemente, o grupo adquiriu o Palácio dos Esportes, na Praça Castro Alves

Suspeito de matar menina de dez anos em MG é encontrado morto

Reprodução

Segundo a Polícia Civil, as investigações sobre a morte da criança seguem paralelamente ao caso do suspeito

O homem suspeito de matar a menina Barbara Victoria Vitalino Rodrigues, 10, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (3) em uma casa de familiares no bairro Cachoeirinha, região nordeste da cidade.

“Por enquanto não é possível determinar a causa da morte. Há indícios de suicídio”, disse o delegado Saulo Castro, porta-voz da Polícia Civil de Minas Gerais.

Bárbara saiu de casa no domingo para comprar pão e desapareceu. O corpo dela foi encontrado na manhã de terça-feira (2) em um matagal próximo a um campo de futebol.

Segundo a polícia, imagens de câmeras de segurança da região mostram a criança deixando a padaria. Em seguida ela é vista correndo por uma calçada e, na sequência, dois homens aparecem também correndo.

Um deles foi identificado pela polícia e liberado após prestar depoimento, por falta de provas. É esse homem que agora foi encontrado morto.

Bárbara foi enterrada na tarde desta quarta. De manhã, alunos da escola municipal onde a criança estudava fizeram uma passeata para homenagear a amiga. Os estudantes fizeram um minuto de silêncio, rezaram e gritaram o nome da vítima.

À noite, aos dez minutos do primeiro tempo da partida entre Atlético-MG e Palmeiras no Mineirão, pela Libertadores, a torcida do time mineiro gritou o nome da criança. Bárbara usava a camisa do Galo quando foi morta. Antes da partida, as equipes e as torcidas também fizeram um minuto de silêncio.

Segundo a Polícia Civil, as investigações sobre a morte da criança seguem paralelamente ao caso do suspeito, “com a análise de imagens de circuito de segurança, depoimentos e exames periciais

Segunda suspeita confessa que atirou em estudante em frente ao Passeio Público

Leitor Bnews

A mulher havia sido detida no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

A segunda participante do latrocínio da estudante Cristal Rodrigues Pacheco, de 15 anos, confessou, nesta quinta-feira (4), ter atirado na jovem. Andréia Santos Carvalho, também conhecida como “Rasta”, havia sido detida no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), depois de o advogado da suspeita apresentá-la na unidade.

Segundo a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Andréa Ribeiro, Rasta estava foragida na cidade de Nova Soure, no interior da Bahia. A Polícia Civil informou que ela teve apoio de familiares para sair da cidade, mas resolveu se apresentar à unidade policial em razão da repercussão do crime.

“A segunda suspeita do crime se apresentou na sede do departamento, na presença de um advogado, já confessou o crime, confessou que teria participado do crime juntamente com a primeira autora, presa durante a semana. Ela confessou o crime e disse que é a autora do disparo que tirou a vida da vítima”, afirmou a delegada.

A primeira suspeita, Gilmara Daiam de Sousa Brito, 31 anos, foi presa horas após o crime, na terça-feira (2), em um beco, dentro de uma construção abandonada em uma invasão, em Alto de Coutos, no Subúrbio Ferroviário.

adolescente morreu após ser baleada durante um assalto, em frente ao Passeio Público, na manhã de terça-feira. A garota estava na companhia da mãe e de uma irmã, de 12 anos, quando foi abordada por duas mulheres armadas. Câmeras de segurança mostram o momento do crime. Informações iniciais são de que uma a suspeita está ferida. Ela teria sido atingida na hora em que a comparsa atirou contra a adolescente.

De acordo com informações da RecordTV Itapoan, as suspeitas estavam com uma faca e uma arma de fogo. Ao anunciar o assalto, uma delas, que estava com um revólver, atirou contra a vítima, que não resistiu ao ferimento provocado pelo projétil e morreu no local.

Segundo o delegado Reinaldo Mangabeira, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima foi atingida por um disparo feito no lado esquerdo do peito.