:: ‘Destaque1’
Homem é preso em flagrante com armas e munições dentro de caminhão na BR-101, sul da Bahia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/J/V/oADeh5TXqO29vX17vb1Q/643e32c8-3c80-45b5-bcbf-a510d6d9a35f.jpeg)
Homem é preso em flagrante com armas e munições dentro de caminhão na BR-101, sul da Bahia — Foto: Divulgação/PRF
Um homem foi preso em flagrante com armas e uma farta quantidade de munições dentro de um caminhão na BR-101, no sul da Bahia. Ele foi detido na tarde de sábado (23), enquanto passava pelo km 368, no trecho da cidade de Gandu.
O nome do homem, que tem 54 anos, não foi divulgado por causa da Lei de Abuso de Autoridade. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) detalhou que abordou o caminhão e, durante a vistoria, o material foi encontrado.
Ao todo foram apreendidas: uma pistola, uma espingarda caseira, cerca de quatro mil munições de diversos calibres. Além disso, também foram encontrados artefatos de recarga e fabricação de munições, como pólvora e espoletas.
O homem foi levado para a Delegacia de Valença e responderá pelos crimes de posse irregular e comércio ilegal de arma de fogo.
Nove tremores de terra são registrados em dois municípios do norte da Bahia Informações são do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/A/j/vvIfeGS2Sr4yghjW7AJQ/tremor-de-terra-jacobina.jpg)
Nove tremores de terra são registrados em dois municípios no interior da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia
Nove tremores de terra foram registrados nas cidades de Jacobina e Jaguarari, no norte da Bahia, entre esta segunda-feira (25) e o sábado (23). As informações são do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Nesta segunda-feira, um tremor de terra, de magnitude preliminar calculada em 1.8 mR, foi registrado pelo LabSis no município de Jacobina. Não há informações de moradores que tenham escutado ou sentido o tremor até a última atualização desta reportagem.
De acordo com informações da Universidade de São Paulo (USP), a magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do tremor. Ela está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos.
Já a intensidade do tremor é calculada pela escala Richter (mR), conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A escala Richter é pontuada de um a nove; cada grau corresponde a ondas dez vezes mais “fortes”, a uma potência 30 vezes superior.
Um tremor de menos de 3,5 graus é apenas registrado pelos sismógrafos. No entanto, outro entre 3,5 e 5,4 pode produzir danos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/e/A/jn5ueKRtStPb3rumC6eA/whatsapp-image-2022-07-25-at-11.29.50.png)
Nove tremores de terra são registrados em dois municípios do norte da Bahia — Foto: Divulgação/LabSis
No último domingo (24), um tremor de terra foi registrado na cidade de Jaguarari. Conforme o LabSis, a magnitude preliminar calculada é de 1.7 mR. Também não há informações de moradores que tenham escutado ou sentido o tremor.
Já no sábado, foram registrados sete tremores de terra em Jacobina. Os dois tremores de maior magnitude preliminar, 2.5 mR e 1.8 mR, ocorreram por volta das 10h57 e 11h04, respectivamente.
Já os outros cinco tremores, foram tiveram magnitudes preliminares inferiores a 1.0 mR. O técnico Eduardo Menezes, do LabSis, recebeu informações de que um dos tremores teria sido escutado por um morador da região.
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e na região Nordeste do país.
Irmãos gêmeos rifeiros são assassinados no Subúrbio de Salvador

Rifeiros foram vistos pela última vez em um paredão
Dois irmãos gêmeos rifeiros foram encontrados mortos, nesta segunda-feira (25), após irem a uma festa de paredão no bairro do Lobato, em Salvador. Segundo o Balanço Geral, na RecordTV Itapoan, as informações que foram dadas à família foi que os rapazes foram mortos por traficantes do local.
O BNews procurou a Polícia Civil, que informou que a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa foi acionada na manhã desta segunda e os corpos teriam sido encontrados em via pública. Segundo a PC, moradores do local disseram que, durante a madrugada, houve uma intensa troca de tiros entre grupos criminosos rivais. Uma equipe da Serviços de Investigação em Local de Crime (SILC) expediu guias para a remoção e perícia dos corpos.
Grávida é morta e filha de 8 meses fica ao lado do corpo durante dois dias

A grávida foi morta e a suspeita é de que o crime tenha sido cometido pelo companheiro
Vizinhos de uma mulher de 34 anos, receosos com o sumiço dela e incomodados com o mau cheiro que saía da residência, decidiram, no último domingo (25), contratar um chaveiro para liberar o acesso à casa. Ao entrarem, encontraram a vítima, identificada como Sandra Maria de Sousa Silva, morta, e a sua filha, uma bebê de oito meses, com desidratação e desnutrição. O caso aconteceu na região central da cidade de São Paulo.
A Polícia Militar afirma que Sandra, que estava grávida de um mês, foi encontrada na cama de um dos cômodos da casa, com marcas de agressão e sangue espalhado pelo nariz. Além disso, a vítima tinha dois ferimentos na cabeça, provavelmente feitos com ajuda de uma arma branca.
O principal suspeito de matá-la é o companheiro, que foi visto por vizinhos, na última sexta-feira (25), deixando a residência da família com bolsas em mãos. Ele está sendo procurado pela polícia.
A bebê foi encontrada dentro do berço, com marcas de ferimentos pelo corpo. Ela foi encaminhada para uma unidade de saúde, onde recebeu os primeiros cuidados médicos. Acredita-se que os machucados são frutos da tentativa da criança de deixar o móvel em que estava quando a mãe foi morta.
Mulher é morta a facadas e tiros no sul da Bahia; ex-companheiro é suspeito Filha da vítima tmbém foi baleada. Crime aconteceu em Mascote e suspeito é procurado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/q/U/7OAeamS9SByAXL6xOasQ/image.psd-5-.jpg)
Filha da vítima também foi baleada e está internada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Uma mulher de 37 anos foi morta no sábado (23), em Mascote, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, Naildes de Oliveira Reis Barbosa foi atacada com golpes de faca e disparos de arma de fogo. O ex-companheiro da vítima, Kalielson de Jesus Alves, é o principal suspeito e é procurado pela polícia.
A Polícia Militar da cidade, que atendeu a ocorrência, informou que a filha de Naildes de Oliveira também foi atingida pelos tiros na região da mão e joelho. A idade dela não foi divulgada.
As testemunhas informaram a PM que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento com Naildes.
Ainda segundo a PM, a mulher e a filha se preparavam para ir a uma festa, quando foi surpreendida pelo suspeito. Eles teriam discutido e a vítima foi atacada com golpes de faca. Depois, o homem teria feito disparos com uma espingarda.
Um dos tiros, de acordo com a polícia, atingiu o pescoço de Naildes e ela morreu ainda no local. A filha, segundo a PM, foi atingida ao tentar defender a mãe.
A filha de Naildes foi socorrida para a maternidade hospitalar, em São João do Paraíso, onde recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada para a fundação hospitalar de Camacan, também no sul do estado. Logo depois, foi transferida para o Hospital de Base de Itabuna, a cerca de 116 km de Mascote. O estado de saúde dela não foi divulgado.
O corpo de Naildes foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. A delegacia de Mascote, com o apoio da 6ª Coorpin/Itabuna, investiga o caso.
Menina de 12 anos é raptada, estuprada e corpo aparece queimado em gruta

A menina de 12 anos foi raptada enquanto estava a caminho da casa da avó
Uma menina de 12 anos, que estava desaparecida desde a última sexta-feira (22), foi encontrada morta dentro de uma gruta após ter sido estuprada e enforcada. Antes de deixar o local do crime, o autor do homicídio colocou fogo no cadáver. O caso aconteceu na cidade de Areal, no interior do Rio de Janeiro. A vítima faria aniversário no sábado (23).
De acordo com a família de Bianca Rodrigues Siqueira, na última vez em que foi vista, a garota caminhava, por volta das 14h, em direção à casa de uma das avós, que fica a cerca de 300 metros de onde ela morava com a família.
Populares afirmaram a familiares da vítima que viram um homem em uma moto abordando a garota e a obrigando a subir no veículo. Depois do rapto, parentes e a polícia iniciaram buscas pela região para tentar levantar alguma informação sobre o paradeiro da menina.

O homem foi reconhecido e apontado como um morador da cidade vizinha, Paraíba do Sul. Agentes de Areal entraram em contato com colegas de farda do município vizinho e conseguiram informações sobre a família do suspeito.
Em seguida, os policiais conseguiram localizar o homem e prendê-lo em flagrante. Já o corpo de Bianca foi encontrado queimado dentro de uma gruta em Paraíba do Sul. Ele foi autuado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
STJ mantém prisão de empregado de pet shop que enforcou cachorro durante tosa
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a prisão do funcionário de um pet shop que foi flagrado enforcando um cachorro, que morreu sufocado, durante a tosa. O caso aconteceu em Maceió em janeiro deste ano, e o homem de 24 anos foi preso em flagrante.
O caso teve ampla repercussão nacional após a divulgação das imagens do empregado puxando com violência a coleira de um cão da raça shih tzu, por diversas vezes, durante o procedimento.
O pedido de liminar para que o homem fosse posto em liberdade foi negado pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, no exercício da presidência, na última quinta-feira (21).
Mussi justificou que o pedido de relaxamento da prisão preventiva não se enquadra nas hipóteses de urgência que justificam a interferência do tribunal durante o plantão judiciário.
Além disso, “considerando que o pedido se confunde com o próprio mérito da impetração, deve-se reservar ao órgão competente a análise mais aprofundada da matéria por ocasião do julgamento definitivo”, avaliou Mussi.
Ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, morre aos 83 anos
Foto: Reprodução/Políticos do Sul da Bahia
O ex-prefeito de Itabuna, cidade do sul da Bahia, Fernando Gomes, morreu na tarde deste domingo (24), aos 83 anos, em Salvador. A informação foi confirmada por um dos filhos do político ao G1.
O político estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde o dia 14 de julho, após ter uma crise hepática causada por medicamentos usados para amenizar dores na lombar. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, nas últimas horas o ex-prefeito teve que passar por amputação em uma perna
Segundo parentes de Fernando, ele passou por uma desintoxicação e neste domingo, em nota, a família informou que houve a necessidade de intervenção cirúrgica para conter o avanço de uma bactéria.
Fernando ficou conhecido nacionalmente após dizer, em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, que abriria o comércio “morra quem morrer” ). Ele deixa viúva e seis filhos. Ainda não há informações sobre o velório.
Ônibus escolar com time de futebol amador cai em ribanceira e deixa 3 mortos, além de mais de 10 feridos no Ceará
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/P/G/6o4J18RCisa0idPT9nTw/acidente-com-time-de-futebol-amador-de-aurora.jpeg)
Ônibus escolar que levava time de futebol amador de Aurora desceu ribanceira na CE-060, em Caririaçu, no interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoaL
Um acidente com um ônibus escolar que levava jogadores de um time de futebol amador deixou três mortos e mais de 10 feridos após o veículo cair em uma ribanceira na CE-060, em Caririaçu, no interior do Ceará, no início da tarde deste sábado (23).
Conforme o coronel Agnaldo Viana, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, que participou do salvamento das vítimas, o ônibus vinha da cidade de Aurora em direção ao município de Santana do Cariri, onde os atletas participariam de uma partida, quando o motorista perdeu o controle do veículo e desceu a ribanceira de cerca de 60 metros.
LEIA TAMBÉM:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/7/M/tB8ysqR06DXQRECAn8uA/acidente-com-onibus-de-time-amador.jpeg)
Três homens morreram e outros 15 ficaram feridos após ônibus escolar que transportava time de futebol amador perder o controle e cair em ribanceira em rodovia no interior do Ceará. — Foto: Ednardo Alves/ SVM
“O acidente foi por volta das 14h30, que nós fomos acionados. Tanto o salvamento, como o socorro estiveram no local, com cerca de 12 homens do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Ciops e do Samu. […] Cerca de 18 pessoas estavam no veículo. Três homens morreram no local e outros três foram socorridos em estado grave”, disse Agnaldo Viana.
Duas vítimas foram identificadas como Juscelio Justino de Oliveira, de 38 anos, e Cícero Cristino Batista Lins, de 22 anos. A identificação da terceira vítima não foi informada.
Ainda conforme o coronel dos bombeiros, as outras vítimas tiveram escoriações leves. Há suspeita que a direção do veículo tenha quebrado, fazendo o motorista perder o controle.
“Segundo populares, a direção sacou e ele ficou sem o controle do automóvel”, disse o coronel dos bombeiros.
Vítimas socorridas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/G/c/9a36cZQmeukaBvzXTWmg/bombeiros-socorreram-jogadores-do-time-de-aurora.jpeg)
Corpo de Bombeiros da cidade de Juazeiro do Norte socorreram os jogadores da cidade de Aurora que estavam no ônibus escolar que caiu na ribanceira na CE-060. — Foto: Ednardo Alves/ SVM
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quatro ambulâncias foram enviadas ao local, sendo três de Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi acionado para o atendimento às vítimas.
Dos 13 feridos, oito foram socorridos pelo Samu 192 Ceará, um pela aeronave da Ciopaer e quatro por ambulâncias municipais. Ainda conforme o Samu Ceará, todas as vítimas estavam conscientes, mas com “lesões de potencial gravidade”.
Dos socorridos, 12 foram levadas para o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Além disso, a aeronave do Ciopaer transportou um dos feridos para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha.
“Todos estão recebendo os atendimentos e assistência necessário segundo a gravidade do quadro clínico”, informou o Samu.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Delegacia Municipal de Caririaçu é a unidade da Polícia Civil que seguirá a cargo das investigações com o objetivo de elucidar as circunstâncias do ocorrido.
Avó e neta de 5 anos morrem após atropelamento no norte da Bahia Garota saiu do transporte escolar e, ao avistar a avó, atravessou a pista para encontrá-la.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/M/B/MPizEdSGigj206r50wyQ/vitimasdeacidente.jpeg)
Avó e neta são vítimas de atropelamento no norte da Bahia — Foto: Redes sociais
Uma avó e sua neta de cinco anos morreram após atropelamento na tarde da última sexta-feira (22), na BA-220, próximo ao município de Campo Formoso, no norte da Bahia. O acidente aconteceu por volta das 12h40, nas imediações do povoado de Tombão.
De acordo com a Polícia Militar, Ângela Natieli de Sousa Evangelista saiu do transporte escolar e, ao avistar a avó, atravessou a pista para encontrá-la. Para tentar evitar o acidente, a avó Mirtes Santos de Sousa foi para o meio da pista e ambas acabaram atingidas por um microônibus.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e levou as vítimas ao Hospital São Francisco, que fica em Campo Formoso, mas elas não resistiram.
Após o acidente, a comunidade realizou uma manifestação e bloqueou a pista com galhos secos e pneus para cobrar a instalação de redutores de velocidades na área.
Pedestres que utilizam a via dizem ser comum acidentes na região.
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), por meio de nota, informou que irá analisar a viabilidade de implantação de redutores de velocidade na pista.









