prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Homem é preso após dopar e torturar esposa na Bahia; mulher pediu ajuda à irmã ao acordar de desmaio

Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) em Vitória da Conquista — Foto: Reprodução / TV SudoesteUm homem foi preso após dopar e torturar a esposa na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. A vítima foi hospitalizada depois de acordar de um desmaio, e pedir ajuda à irmã. Nesta sexta-feira (15), não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

O crime aconteceu entre a noite do dia 30 de junho e a madrugada do dia 1º de julho, mas só foi divulgado pela delegacia da cidade na quinta-feira (14). A polícia foi acionada pela equipe do Hospital São Vicente, por causa da violência doméstica.

Quando os policiais chegaram ao local e tentaram falar com a vítima, não conseguiram pegar o depoimento, porque ela estava em estado grave e sob efeito da droga que foi usada para dopá-la, impossibilitada de responder as perguntas. A substância utilizada pelo homem não foi divulgada.

Inicialmente, a delegacia registrou ocorrência e começou a investigação, mesmo sem o encaminhamento da vítima ou do agressor. Já no dia 2 de junho, os policiais voltaram ao hospital e conseguiram conversar com a mulher.

Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) em Vitória da Conquista — Foto: Reprodução / TV Sudoeste

Ela relatou que foi dopada pelo marido e foi levada ao quarto do casal. Sem reação, a mulher foi agredida com socos, golpes de martelo e teve a sobrancelha raspada pelo então companheiro.

Por causa do espancamento, ela desmaiou e quando acordou, o agressor já não estava mais em casa. Ela então ligou para a irmã, que a socorreu para o hospital.

Com o relato da vítima, a polícia começou a procurar o agressor e o encontrou. A data da prisão, assim como o nome do homem, não foram divulgados. Ele foi levado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista e está à disposição da justiça. A motivação para o crime também não foi detalhada.

Policial militar mata sete pessoas no oeste do Paraná; seis eram familiares

Policial militar mata sete pessoas no oeste do Paraná; seis eram familiares

Foto: Kelvin Polasso / Toledo News

Um policial militar matou sete pessoas, sendo seis da própria família, em Toledo e Céu Azul, cidades da região oeste do Paraná, durante a madrugada desta sexta-feira (15). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar (PM) para o G1.

 

De acordo com a PM, entre os mortos estão três filhos do agente, esposa, a mãe dele, um irmão e uma outra pessoa que estava na rua. As idades das vítimas não foram informadas.

 

O policial trabalhava no 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo. A PM disse que o agente de segurança trabalhou normalmente na quinta-feira (14) e deixou o plantão por volta das 19h.

 

A PM acredita que, ainda em Toledo, o homem tenha matado a esposa e um filho. Em seguida, a suspeita é que ele tenha se dirigido para Céu Azul, onde matou dois filhos que moravam com a avó materna.

 

Depois, conforme a polícia, o homem retornou para Toledo, onde tirou a vida da mãe dele e de um irmão. Além disso, uma pessoa aleatória que estava passando pela região também foi assassinada. Por fim, o policial tirou a própria vida.

 

O carro que era usado pelo agente foi apreendido. A Polícia Civil investiga a motivação das mortes. Por meio de nota, a PM lamentou o caso e disse que o policial envolvido no caso não tinha registros de problemas psicológicos.

 

A PM disse que também disponibiliza atendimento psicológico aos policiais da região.

Quaest/Genial: Com apoio de Lula, Jerônimo Rodrigues cola em ACM Neto

Foto: Ricardo Stuckert/DivulgaçãoColado no apoio de Lula, Jerõnimo fica perto de empate contra ACM Neto

Enquanto o cenário espontâneo coloca ACM Neto (União Brasil) com uma vantagem quase 6x maior na pesqiusa de intenções de voto contra Jerônimo Rodrigues (PT), quando o nome do ex-presidente Lula entrou na cena, as coisas mudaram na pesquisa publicada pelo instituto Quaest nesta sexta-feira (15).

A sondagem ouviu 1.140 pessoas presencialmente entre os dias 9 e 12 de julho. O índice de confiança é de 95% e o custo foi de R$ 116.400,00. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BA-05185/2022.

No cenário espontâneo, Jerônimo Rodrigues apresentou crescimento e quase dobrou as intenções de votos quando comparados com a última pesquisa publicada pelo mesmo Instituto. Segundo o levantamento, o ex-prefeito de Salvador venceria a eleição para o governo da Bahia, com 61% das intenções de voto no cenário principal, que é estimulado —quando os entrevistados recebem previamente o nome dos candidatos.

No entanto, quando o nome de Lula é apresentado junto a Jerônimo, ele salta para 38%. ACM Neto, candidato independente, cai de 61% para 43% quando se compara com o cenário espontâneo. Ele, ainda assim, lidera a pesquisa.

João Roma (PL) é quem aparece em terceiro como o candidato de Jair Bolsonaro (PL), presidente do Brasil, mas o seu desempenho na pesquisa não tem modificação em relação ao cenário principal e ele segue pontuando 8%

Investigado por tráfico de drogas é preso cerca de um mês após ser incluso no ‘Baralho do Crime’ Pablo Ribeiro de Moura, conhecido como Amarelo, foi preso na cidade de São Paulo, na quarta-feira (13).

Investigado por tráfico de drogas é preso cerca de um mês após ser incluso no 'Baralho do Crime' — Foto: Divulgação/SSP

Investigado por tráfico de drogas é preso cerca de um mês após ser incluso no ‘Baralho do Crime’ — Foto: Divulgação/SSP

O “10 de espadas” do Baralho do Crime –ferramenta criada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) – foi preso na cidade de São Paulo, na quarta-feira (13). Pablo Ribeiro de Moura, conhecido como Amarelo, era investigado por tráfico de drogas.

Ele foi detido por mandado judicial, expedido pela Operação Tarja Preta, da Polícia Federal da Bahia, 36 dias após ser incluído no baralho. No momento da prisão, Pablo usava documentos falsos. Outras três pessoas, incluindo uma mulher, também foram presas junto com ele.

Pablo Ribeiro de Moura era investigado por tráfico de drogas é preso cerca de um mês após ser incluso no 'Baralho do Crime' — Foto: g1 Bahia

Pablo Ribeiro de Moura era investigado por tráfico de drogas é preso cerca de um mês após ser incluso no ‘Baralho do Crime’ — Foto: g1 Bahia

Pablo e os comparsas foram encontrados armados, em um estacionamento comercial, por dois policiais militares. Durante a aproximação dos PMs, ele chegou a tentar fugir, mas foi alcançado. Após ser abordado, o investigado confessou ser membro de uma facção.

A área de ocupação do grupo criminoso ao qual ele faz parte são os bairros da Palestina e Valéria, além da cidade de Simões Filho, que fica na Região Metropolitana de Salvador. Esses bairros da capital baiana ficam em um ponto considerado estratégico para o tráfico de drogas, por causa da proximidade com duas rodovias, a BR-324 e a BA-528, conhecida como Estrada do Derba.

Operação Tarja Preta

Mandados de prisão e busca são cumpridos em operação contra homicídios, tráfico e lavagem de dinheiro na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Mandados de prisão e busca são cumpridos em operação contra homicídios, tráfico e lavagem de dinheiro na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Operação Tarja Preta foi criada para combater crimes considerados graves, como homicídios, tráfico de drogas e armas de fogo, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Em março deste ano, 35 pessoas foram presas na ação.

As investigações começaram em maio de 2020, quando a polícia identificou os membros do grupo criminoso e as funções desempenhadas por eles. A Tarja Preta é comandada pela PF, com o apoio das polícias Civil e Militar, do Exército, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Homem é preso após trocar tiros com policiais em Guarajuba, no litoral norte baiano; drogas, arma e carro foram apreendidos

Drogas, arma e carro foram alguns dos itens apreendidos com suspeito. — Foto: Polícia Militar

Drogas, arma e carro foram alguns dos itens apreendidos com suspeito. — Foto: Polícia Militar

Um homem foi preso após trocar tiros com policiais militares na noite de quarta-feira (13), na praia de Guarajuba, que fica município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Ele estava em um carro, acompanhado de outros suspeitos, que conseguiram fugir.

Os policiais foram até a localidade, que é uma das mais famosas do litoral norte baiano, após recebem informações de que homens armados estavam escondidos na região, para fugir de uma operação em Barra do Pojuca, também em Camaçari.

A Polícia Militar fez rondas e montou uma barreira próxima ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, na BA-099. Ao darem ordem de parada ao veículo, os suspeitos tentaram fugir e trocaram tiros com os agentes.

Na ação, foram apreendidos oito cartões de crédito, dinheiro, pacotes de crack, cocaína, maconha, arma e munições, além do veículo utilizado. O suspeito e o material apreendido foram levados para a 23ª Delegacia Territorial, em Lauro de Freitas. A polícia não informou se o carro era roubado, nem se ele permanece detido nesta quinta (14).

Homem é preso por matar músico no extremo sul da BA; suspeito diz ter cometido crime após discussão por causa de cachaça

André foi morto após uma discussão em Eunápolis, em 2019. — Foto: Redes sociais

André foi morto após uma discussão em Eunápolis, em 2019. — Foto: Redes sociais

O homem suspeito de matar a facadas o músico André Luis Conceição Figueira, conhecido como ‘André do Cavaco’ em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foi preso na terça-feira (12). Em depoimento à polícia, o homem disse que cometeu o crime após a vítima negar a ele um copo de cachaça.

O homicídio aconteceu em Eunápolis, em um jardim próximo da residência da vítima. O homem responderá pelo crime de latrocínio, já que roubou o celular de André depois de matá-lo.

De acordo com o delegado Alberto Melo, no dia do crime a vítima tinha chegado de viagem de Santa Cruz Cabrália, onde havia passado o carnaval. Ele encontrou amigos em um jardim na Rua Boa Vista, às 20 horas, no bairro do Pequi.

Por volta de 1h, os amigos de André resolveram ir para casa. O músico chegou a ir também, mas retornou para o local minutos depois, quando um homem se aproximou e o esfaqueou quatro vezes.

As imagens de câmeras de segurança do local ajudaram o Serviço de Investigação a identificar o suspeito e cumprir o mandado de prisão. O homem foi levado para a sede da DT de Eunápolis, passou por exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e segue preso

Pré-candidatos já podem fazer propaganda intrapartidária, diz TSE

Pré-candidatos já podem fazer propaganda intrapartidária, diz TSE

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Desde o dia 5 de julho, os postulantes a candidatas e candidatos podem realizar propaganda interna para serem escolhidos na convenção partidária para disputar cargo eletivo. Contudo, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda intrapartidária somente pode ocorrer no período de 15 dias que antecede a convenção da agremiação política.

 

Segundo o calendário das Eleições 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, no formato presencial, virtual ou híbrido. De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), é permitido ao postulante à candidatura realizar propaganda intrapartidária com o objetivo de promover seu nome para a escolha no encontro da legenda.

 

No entanto, é proibido realizar propaganda intrapartidária com o uso de rádio, televisão e outdoor. Segundo a legislação, a propaganda interna deverá ser removida imediatamente após a realização da convenção da sigla.

 

CONVENÇÃO
Após a escolha das candidatas e dos candidatos nas convenções, os partidos poderão solicitar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral. A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições, sendo que, neste caso, as convenções deverão ocorrer de forma unificada, como a de uma única agremiação.

 

As regras para a escolha e o registro de candidatos estão fixadas na Resolução TSE nº 23.609/2019, com as alterações promovidas pela Resolução TSE nº 23.675/2021, aprovada pelo Plenário da Corte Eleitoral em dezembro do ano passado.

 

Qualquer cidadã ou cidadão pode disputar um cargo público eletivo, desde que atenda às exigências constitucionais. Ou seja, deve cumprir as condições de elegibilidade, como nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento e domicílio eleitoral na respectiva circunscrição há pelo menos seis meses antes do pleito, bem como ter filiação partidária pelo mesmo período.

 

Além disso, a pessoa deve ter no mínimo 35 anos de idade para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República e senador; 30 anos para governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal; e 21 anos para disputar vaga de deputado federal, estadual ou distrital. Para se candidatar em uma eleição, a pessoa também não pode incorrer em nenhuma das causas de inelegibilidade previstas na Lei Complementar nº 64/1990.

 

A Constituição Federal estabelece como inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos; os que se enquadrarem nas situações previstas na LC nº 64/1990; e o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, no território de jurisdição do titular, do presidente da República, de governador de estado ou do Distrito Federal, de prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

 

A legislação eleitoral veda a candidatura avulsa – ou seja, desvinculada da aprovação de um partido político –, mesmo que a pessoa esteja de fato filiada a uma legenda.

Fundação José Silveira firma nova parceria com o MPBA para conservação dos Biomas da Bahia

[foto Rodrigo Tagliaro Rodtag  ]]                                                                                                                                                                                                                                                           A Fundação José Silveira, por meio da Unidade de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (USSMA), mantém com o Ministério Público da Bahia uma parceria de mais de 30 anos, voltada à implementação de ações de preservação ambiental. Fruto dessa parceria, nesta terça-feira (12), foi lançado o Projeto “Biomas da Bahia”, visando a conservação dos Biomas Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado no estado. Serão criadas 15 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que são unidades de conservação (UCs), de domínio privado, com potencial para proteção da biodiversidade, além do desenvolvimento de pesquisas científicas, ecoturismo, entre outras finalidades.

Na ocasião, Carlos Dumet, superintendente institucional e financeiro da Fundação José Silveira, compôs a mesa de abertura e declarou que “a Instituição está com a atenção voltada ao fomento das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), por isso acredita que essa cooperação tem muito a contribuir com a adoção de práticas de preservação ambiental”.

Para Pablo Almeida, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Dias D’Ávila e gerente do Projeto, “essa é mais uma parceria exitosa, visto que a preservação ambiental é, também, uma forma de preservação da saúde pública”. Pensamento corroborado por Yuri Lopes de Mello, promotor de Justiça Regional de Meio Ambiente de Itabuna e coordenador do CEAMA – MPBA, “temos um histórico de atuação conjunta que espero que se mantenha por muito tempo”.

BOLETIM-COVID-19 13/07/2022 POÇÕES/BA

Pode ser uma imagem de texto que diz "BOLETIM COVID-19 POÇÕES BA 13.07.2022 SUSPEITOS (SERÁ EXAHES) ULTIMAS 24H 01 136 CASOS ATIVOS 03 6354 6575 LACEN 381 85 CURADOS ÚLTIMAS 24H 27 CONFIRMADOS ULTIMAS24H 26 TESTE RÁPIDO 3989 (SOROLÃGICO) ÃBITOS TOTAL TESTES REALIZADOS (Antigeno) 26119 MONITORADOS NOTIFICADOS 21191 231 PROFISSIONAIS DE SAÚDEE QUE FORAM TESTADOS DESCARTADOS 2612 17860 INTERNAÇÕES NO MUNICÍPIO 00 SAUDE POÇÕES POÇÕES COFONTAVERUE"

Na manhã desta quarta-feira (13/07), a prefeita Nilda Magalhães recebeu os representantes do Corpo de Bombeiros da Bahia,

Pode ser uma imagem de 12 pessoas, pessoas em pé e ao ar livreNa manhã desta quarta-feira (13/07), a prefeita Nilda Magalhães recebeu os representantes do Corpo de Bombeiros da Bahia, a MAJ BM Edirute e o CAP BM Caitité, para estudo do terreno (ao lado da Policlínica) para a proposta de implantação de uma base avançada do Corpo de Bombeiros no município.
Também participaram do encontro o ex-prefeito Dr. Otto Magalhães, os secretários municipais Luciana Vasconcelos (Saúde), Jaimilson Moreira (Agricultura), Genny Calado (Infraestrutura) e Bruno Sangiovanni (Finanças), além de demais representantes da atual gestão.Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
Para a prefeita Dona Nilda, se fixada em Poções, a unidade facilitará as ações de contenção e atendimento às ocorrências, ainda, nos municípios da região, oferecendo agilidade nos serviços prestados pela corporação, como salvamentos e socorros públicos.
Essa é mais uma conquista da gestão da prefeita Dona Nilda e o vice João Bonfim, através do empenho dos deputados Fabrício Falcão e Alice Portugal.Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre