
:: ‘Destaque1’
Tropa de Choque da PM é enviada para desobstruir rodovias em SP bloqueadas por bolsonaristas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/7/Z/IazaAgRSuofhKQQ0fuWA/whatsapp-image-2022-11-01-at-12.02.50.jpeg)
Tropa de Choque na Castello Branco — Foto: Reprodução/TV Globo
O governo de São Paulo enviou a Tropa de Choque da Polícia Militar para retirar os manifestantes bolsonaristas que bloqueiam vias no estado.
No início da tarde, o efetivo estava na Rodovia Castello Branco, em um trecho perto de Osasco que está interditado desde o início da manhã desta terça (1°), e também na Rodovia Régis Bittencourt.
Às 13h, um grupo interditava a alça de acesso da Rodovia Hélio Smidt para o viaduto Professor Jossei Toda, que segue para a Avenida Monteiro Lobato, em Guarulhos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/E/W/KIdDQOTRyQGcrkVSTiDw/whatsapp-image-2022-11-01-at-13.00.18.jpeg)
Tropa de Choque e manifestantes na Rodovia Régis Bittencourt — Foto: Reprodução/TV Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/Q/S/HXrJrtSZSUsKK0VV1uzg/whatsapp-image-2022-11-01-at-13.05.40.jpeg)
Motoristas esvaziam pneu de caminhão para não retirar veículo da pista — Foto: Reprodução/TV Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/L/J/xYKi1GRKSUzFjkUvnyDQ/whatsapp-image-2022-11-01-at-12.45.32-1-.jpeg)
Policiais militares na Rodovia Régis Bittencourt — Foto: William Santos
Em entrevista coletiva no final da manhã, o governador Rodrigo Garcia (PSDB), disse que a Polícia Militar atua nos protestos e não descartou o uso da força caso os manifestantes bolsonaristas insistam em permanecer nas vias.
“A partir de agora, nós vamos aplicar aquilo que determina a decisão judicial, iniciando com multas de R$ 100 mil por hora para cada veículo que esteja contribuindo com essa obstrução. A partir também daí fichando e, eventualmente, prendendo àqueles manifestantes que resistirem à desobstrução das vias e, se necessário, o emprego de força.”
LEIA TAMBÉM
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/C/T/b60MEkTSKrArMRYwrBAQ/whatsapp-image-2022-11-01-at-12.02.27.jpeg)
Tropa de Choque ocupa Castello Branco para retirar manifestantes bolsonaristas — Foto: Reprodução/TV Globo
Durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Garcia disse que a gestão tenta dialogar com os manifestantes desde segunda-feira (31). Sem acordo, a partir desta terça, passou a valer a decisão do STF.
“Nós procuramos dialogar e negociar com esses manifestantes para que as vias públicas fossem desobstruídas desde ontem e, hoje, pela manhã, em virtude da decisão do Supremo Tribunal Federal, as negociações se encerram.”

Garcia: Multa de R$100 mil por hora a bloqueios
Garcia também defendeu a democracia e o respeito ao resultado das urnas. Os manifestantes são contrários ao resultado da eleição de domingo (30) para a Presidência da República.
“As eleições acabaram, nós vivemos num país democrático, São Paulo respeita o resultado das urnas, e nenhuma manifestação vai fazer com que a democracia do Brasil retroceda.”
Lula escolhe Geraldo Alckmin para coordenar a equipe de transição
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/i/F/bg7UGVT3yKsUXTDcEEgA/lula-09.jpg)
Lula e Alckmin, eleitos presidente e vice-presidente — Foto: Eraldo Peres/AP
O presidente eleito Lula (PT) escolheu o seu vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para coordenar a equipe de transição. O martelo foi batido na manhã desta terça-feira (1º) em uma reunião com Gleisi Hoffmann, presidente do PT, Alozio Mercadante, responsável por elaborar o seu plano de governo, e outros integrantes cúpula petista em um hotel na capital paulista.
Alckmin comandará uma equipe com 50 nomes, que mesclará quadros técnicos e políticos para dialogar com integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL), derrotado na busca pela reeleição. O blog da Ana Flor havia antecipado o nome de Alckmin para liderar a transição.
Os principais líderes do PT e dos partidos da coligação que elegeu Lula devem compor o grupo. A equipe de transição despachará do prédio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.
Mercadante, que coordenou o programa de governo na campanha, e Gleisi, que foi a coordenadora-geral, estavam cotados para comandar o grupo. Houve especulações de que poderia ser uma coordenação dividida entre Alckmin. No entanto, eles integram o grupo, mas não dividem o comando com o vice-presidente eleito.
Segundo um dirigente petista, Lula disse a interlocutores, em tom informal, que quem for escolhido para ser coordenador não vai chefiar um ministério.
Em governos anteriores do PT, o coordenador acabou se tornando ministro de peso. É o caso de Antonio Palocci, que coordenou a transição no primeiro mandato, em 2002, e virou ministro da Fazenda.
Há dúvidas se Alckmin será escolhido para ocupar alguma pasta. Segundo dirigentes petistas, se Alckmin ocupar um ministério de grande porte, como a Fazenda, Lula teria dificuldades em eventualmente demiti-lo. Por outro lado, dar uma pasta de menor peso para Alckmin poderia passar uma mensagem de desprestígio.
Caminhoneiros bolsonaristas descumprem decisão judicial e cinco bloqueios são registrados em rodovias do sudoeste e extremo sul da BA

Caminhoneiros fecham trecho da BR-101 em Teixeira de Freitas
sCaminhoneiros bolsonaristas protestam na tarde desta terça-feira (1°), na BRs 030 e 101, em trechos da cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, e no município de Itamaraju, no extremo sul do estado. Os manifestantes são contra o resultado das eleições de domingo (30).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Bahia registrou 17 trechos de rodovias com bloqueios por causa de manifestações entre segunda-feira (31) e a manhã desta terça (1°).
No último boletim divulgado nesta terça-feira, por volta das 12h30, a PRF informou que os protestos acontecem no km 816 da BR-101 em Itamaraju e no km 216 da BR-030 em Guanambi.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/e/D/1kywk6TWGANDmrJ9F6xw/protesto03.jpeg)
Caminhoneiros fecharam trecho da BR-101 em Teixeira de Freitas — Foto: Kátia Petersen / TV Santa Cruz
Outro bloqueio acontece na cidade de Itabela, também no sul da Bahia. A interdição total da pista foi causada por queima de resíduos durante um protesto no km 744 da BR-101.
Segundo a PRF, a manifestação começou por volta das 22h e terminou às 2h5. No entanto, a pista ainda não foi liberada por causa da areia e barro deixados no local.
Segundo a PRF, outros protestos nas regiões de Luís Eduardo Magalhães, Correntina, Feira de Santana, Mucuri, Vitória da Conquista, Barreiras, Jacobina, Ubaitaba, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Camacan foram finalizados e as pistas liberadas nesses trechos.
Moraes atendeu a um pedido da Confederação Nacional dos Transportes e do vice-procurador geral eleitoral.
Veja os pontos de interdição nas rodovias baianas:
- No km 744 da BR-101, em Itabela, no extremo sul da Bahia, ocorre a interdição total da pista causada por queima de resíduos na rodovia. A manifestação terminou por volta das 2h5 desta terça e a pista está parcialmente obstruída por causa da areia e barro deixados no local.
- No km 816 da BR-101, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, ocorre a interdição total da pista por causa de um protesto em andamento. Agentes da PRF negociam a liberação da pista.
- No km 216 da BR-030, em Guanambi, no sudoeste da Bahia, ocorre a interdição total da pista por causa de um protesto em andamento. Agentes da PRF negociam a liberação da pista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/w/x/mBUj4BTdKVJqsOjrIcZQ/whatsapp-image-2022-10-31-at-15.45.04.jpeg)
Caminhoneiros bolsonaristas protestaram e fecharam rodovia no oeste da Bahia na segunda-feira (31) — Foto: Marlon Ferraz/Blog do Braga
Veja os pontos liberados nas rodovias baianas:
- Em Luís Eduardo Magalhães, na BR-020, km 205, ocorreu uma interdição parcial, em ambos os sentidos da via. Congestionamento chegou a aproximadamente 3 km para cada sentido da via. A passagem foi permitida para ônibus, vans, automóveis e cargas perecíveis. A pista foi totalmente liberada às 20h05.
- Em Mucuri, na BR -101, km 935, ocorreu interdição total da pista. A pista foi totalmente liberada às 19h15.
- Em Vitória da Conquista, na BR-116, km 817, ocorreu uma interdição total. A pista foi totalmente liberada às 21h09.
- Em Barreiras, no Trevo de Angical, na BR-242, km 788, ocorreu a interdição total de pista. A pista foi totalmente liberada às 20h15.
- Em Correntina, na divisa entre a Bahia e Goiás, na BR-020, km 0, ocorreu a interdição total da pista. A pista foi liberada às 1h45.
- Em Feira de Santana, na BR-116, km 422, ocorreu a interdição total da pista. A pista foi totalmente liberada, às 3h.
- Em Barreiras, na BR-242, km 787, ocorreu a interdição total da pista. A pista foi totalmente liberada às 23h15.
- Em Vitória da Conquista, na BR-116, km 28, ocorreu uma interdição total. A pista totalmente liberada às 21h38.
- Em Jacobina, na BR-324, km 300, ocorreu a interdição total da via. A pista totalmente liberada às 4h39.
- Em Ubaitaba, na BR-101, km 583, ocorreu a interdição total da via. A pista totalmente liberada às 11h25.
- Em Teixeira de Freitas, na BR-101, km 875, ocorreu a interdição total da via. A pista totalmente liberada às 12h23.
- Em Eunápolis, na BR-101, km 712, ocorreu a interdição total da via. A pista totalmente liberada às 12h22.
- Em Camacan, na BR-101, km 583, ocorreu a interdição total da via. A pista totalmente liberada às 12h55.

Moraes determina que polícias tomem ações imediatas para desobstrução de vias ocupadas ilegalmente
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou na noite desta segunda-feira (31) que a Polícia Rodoviária Federal e as polícias militares dos estados tomem ações imediatas para desobstrução de vias ocupadas ilegalmente.
Moraes atendeu a um pedido da Confederação Nacional dos Transportes e do vice-procurador geral eleitoral.
Manifestantes ocuparam trechos de rodovias em estados do país nesta segunda em protesto contra a derrota do presidente Jair Bolsonaro na eleição.
“Que sejam imediatamente tomadas, pela Polícia Rodoviária Federal e pelas respectivas polícias militares estaduais – no âmbito de suas atribuições – , todas as medidas necessárias e suficientes, a critério das autoridades responsáveis do poder executivo federal e dos poderes executivos estaduais, para a imediata desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido”, escreveu Moraes.
O ministro também determinou para o diretor da PRF, Silvinei Vasques, em caso de descumprimento da ordem, multa de R$ 100 mil por hora e eventual afastamento do cargo.
Biden telefona e parabeniza Lula

Durante a ligação, o presidente norte-americano elogiou a força das “instituições democráticas do Brasil após eleições livres, justas e confiáveis”.
Segundo a Embaixada dos Estados Unidos informou à coluna, os dois líderes discutiram a relação entre o Brasil e os Estados Unidos e se comprometeram a continuar trabalhando para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional.
Dólar fecha em queda no primeiro pregão após vitória de Lula Nesta segunda-feira (31), a moeda norte-americana caiu 2,55%, cotada a R$ 5,1654.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/y/J/stzW4JRpqrPa7tTuL5mA/pexels-alexander-mils-2068975.jpg)
Dólar opera em baixa nesta quarta-feira — Foto: Alexander Mils/Pexels
O dólar fechou em forte queda nesta segunda-feira (31), após abrir a R$ 5,40 em reação inicial dos mercados à vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se dissipou ao longo do dia. Houve ainda a formação da Ptax de fim de mês — taxa de câmbio calculada pelo Banco Central usada como referência para operações financeiras —, o que torna o pregão volátil.
A moeda norte-americana caiu 2,55%, cotada a R$ 5,1654. Na máxima do dia, chegou a R$ 5,4095. Veja mais cotações.
Na sexta-feira, a moeda norte-americana encerrou o dia em queda de 0,15%, vendida a R$ 5,3005. Com o resultado de hoje, a moeda acumulou queda de 4,24% no mês. No ano, o recuo é de 7,34% frente ao real.
Mutirão de Cirurgias em Salvador totaliza 2,7 mil procedimentos agendados, aponta Sesab
Os nove dias de atendimentos do Mutirão de Cirurgias em Salvador, ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), resultaram em 2.706 procedimentos agendados. As cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia total (remoção do útero) e colecistectomia (vesícula) estão sendo realizadas no Hospital Metropolitano e a previsão é que até o final de fevereiro todas elas já tenham sido feitas.
Voltado para moradores de Salvador, as triagens para as cirurgias foram realizadas nos bairros de Castelo Branco, Cajazeiras e Fazenda Grande do Retiro, no período de 21 a 29 de outubro. Nas estruturas montadas para o atendimento, os pacientes, caso não tivessem exames recentes, passaram por ultrassom, ECG (Eletrocardiograma) e exames de laboratórios, preventivo além de consulta com cirurgião e anestesista.
Atendido no primeiro dia da ação em Castelo Branco, o morador do bairro Sidnei Nascimento conta que já tentava há dois anos fazer a cirurgia de hérnia inguinal pelo plano de saúde, mas não conseguia marcar. “Passei pela triagem no dia 21 de outubro e no dia 24 fiz a cirurgia. Tive um excelente atendimento tanto no momento dos exames e agendamentos quanto no dia da cirurgia, no Hospital Metropolitano. Sinto um alívio”, afirma ele, aprovando o serviço.
A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, destaca que a Sesab tem feito diversas ações para reduzir a fila de cirurgias eletivas. “Além desta iniciativa em Salvador, estamos realizando mutirão de cirurgias eletivas em toda a Bahia. Já foram cerca de 80 mil procedimentos realizados desde abril. Mais que números, são pessoas que recuperaram a sua saúde plena”, afirma.
Teixeira de Freitas: Homem é morto a tiros após grupo armado entrar em bar
Um homem foi a tiros dentro de um bar em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano, na noite deste domingo (30). Até o começo da tarde desta segunda-feira (31), nenhum acusado foi localizado. Segundo o Teixeira News, Rafael Trindade, conhecido como “Rafinha”, estava em um bar no bairro Vila Vargas, região central da cidade, quando homens armados entraram no local e dispararam contra a vítima que conversava com um amigo no momento.
O homem ainda tentou correr por alguns metros, mas caiu e foi a óbito. Um amigo da vítima também teria sido alvo dos disparos, mas conseguiu fugir. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.











