:: ‘Destaque1’
Agricultores familiares da zona rural de Poções comercializam produtos derivados da mandioca
Pães, bolos e biscoitos, derivados da mandioca, produzidos por agricultores e agricultoras familiares do Povoado de Bandeira Nova, localizado no município de Poções, começaram a ser comercializados, nesta quinta-feira (03), no Empório Caprichos da Mandioca e Cia., instalado na principal avenida do povoado. 
O estabelecimento é dedicado às vendas dos produtos feitos na Cozinha Comunitária da Agroindústria de Beneficiamento da Mandioca, implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva. 
Lá, foram investidos R$ 539,1 mil, por meio de convênio com a Associação Comunitária Tremendal, possibilitando a reestruturação de uma obsoleta casa de farinha, da década de 90, em uma moderna agroindústria com cozinha comunitária, totalmente equipada. A ação conta também com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Elisvânia dos Santos Lopes é uma das agricultoras beneficiadas. Ela conta que a comunidade sempre produziu mandioca, mas estava desanimada. “Com os investimentos do Bahia Produtiva, começamos a produzir mais e melhor a mandioca, pois tivemos orientação, e, com isso, hoje podemos produzir nossos produtos com qualidade e ter uma renda”. 
Os agricultores de Bandeira Nova são, na sua grande maioria, agricultores familiares que sobrevivem da agropecuária, com predominância da agricultura de sequeiro, feijão, milho, palmas e forrageiras, cultivadas em pequenas áreas, com baixo grau de tecnologia, com destaque para a mandiocultura, que tem boa produtividade. 
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Assessoria de Comunicação SDR/CAR
Prefeitos de Belo Campo e Serrinha dão largada na sucessão à Presidência da UPB
Dois prefeitos dão a largada na corrida eleitoral à Presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Quinho (PSD), prefeito de Belo Campo, está lançando sua pré-candidatura para presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) em parceria com o prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP). A eleição, que tem em seu corpo eleitoral os prefeitos da Bahia, ocorre em janeiro do próximo ano.
Quinho é aliado do senador Otto Alencar (PSD) e o chefe do Executivo de Serrinha tomou um posicionamento logo após a realização do primeiro turno em direção a Rui Costa (PT) e ao governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT). Após o anúncio do apoio de Adriano Lima, diversos prefeitos de cidades da Bahia declararam apoio às candidaturas de Jerônimo Rodrigues para governador e Geraldo Júnior (MDB) para vice-governador.
Jerônimo Rodrigues, no segundo turno, ampliou vitórias em diversos municípios e teve a maior votação da região sisaleira em Serrinha. Foram 28.869 votos ou 59,72% do total da cidade. E Lula teve mais votos do que no primeiro turno, quando recebeu 35.341 votos na cidade ou 73,14%.
Os aliados avaliam também que suas pré-candidaturas são bastante competitivas por representarem a diversidade da Bahia. Belo Campo está no Sudoeste da Bahia, a 65 km de Vitória da Conquista, e Serrinha na região do Sisal, que compreende 20 municípios baianos.
Bahia reduz número de mortes violentas pelo 13º mês seguido

Número de mortes violentas caiu em 3% no mês de outubro
A Bahia contabilizou pelo 13º mês seguido a queda no número de mortes violentas no estado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública. Os crimes considerados como violentos são os de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. No último mês, em outubro, foi registrada uma redução de 3% em comparação ao mesmo período no ano de 2021.
O decréscimo no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais teve início em outubro de 2021 com queda de -10% nas mortes violentas, seguido por -15% em novembro, -13% em dezembro, – 21% em janeiro, – 4% em fevereiro, – 3% março, -18% em abril, – 8% em maio, – 11% em junho, – 7% em julho, -16% em agosto e – 13% em setembro, comparados com os respectivos meses do período anterior.
“Estes profissionais se empenham para oferecer o melhor e ampliar a sensação de segurança da população, garantindo que vidas não sejam perdidas”, disse o secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino.
Bolsonaro vai ao Planalto para cumprimentar Alckmin, coordenador da transição de Lula

Bolsonaro chegou à sede do governo enquanto o vice presidente eleito falava com a imprensa e retornou em seguida para o Palácio da Alvorada
O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou rapidamente o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin durante sua visita ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (3) para alinhar a transição de governo. A informação do encontro foi confirmada por integrantes do governo.
Segundo informações de O Globo, o chefe do Executivo passou a manhã no Palácio da Alvorada, sua residência oficial. Enquanto Alckmin conversava com a imprensa, Bolsonaro chegou no Palácio do Planalto.
Alckmin foi esperado pelo chefe de gabinete pessoal de Bolsonaro, Pedro César de Sousa, após falar com a imprensa. Os dois subiram pelo elevador. Depois de dez minutos, desceram juntos. Neste momento, ocorreu o encontro com o presidente Bolsonaro, que retornou em seguida para a sua residência oficial.
A reunião no Palácio do Planalto durou cerca de meia hora e contou com a participação, da parte de Lula, da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do ex-ministro Aloizio Mercadante. Ciro Nogueira e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luis Eduardo Ramos, representaram o governo atual, além de técnicos. Segundo Alckmin, Ramos parabenizou-os pela eleição e se colocou à disposição para ajudar.
Segundo Alckmin, Jair bolsonaro “nos cumprimentou, deu os parabéns, desejou um ótimo trabalho e se colocou à disposição nesse período de transição, porque quem faz a transição é o ministro Ciro Nogueira, mas tem uma parte que ele participa.”
O governo de transição deve ser instalado a partir de segunda-feira no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Na data, o presidente eleito fará uma série de reuniões com sua equipe. Na sequência, está prevista a divulgação oficial dos nomes que farão parte oficialmente da equipe de transição. Lula poderá designar até 50 pessoas para a função.
Provas do concurso público para a rede estadual de ensino serão realizadas neste domingo (6)
Cerca de 81.248 mil educadores deverão fazer as provas do concurso público promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), neste domingo (6). São 2.113 vagas ofertadas, sendo 1.806 para professor de diferentes disciplinas e 307 para coordenador pedagógico, distribuídas em diferentes Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
O secretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza, disse que esta é mais uma iniciativa do Estado para fortalecer a aprendizagem dos estudantes. “Este é o segundo concurso público realizado na gestão do governador Rui Costa para professor e coordenador pedagógico. No primeiro, realizado em 2017, foram nomeados 3.404 professores e 708 coordenadores pedagógicos. E isto faz parte de um conjunto de ações adotadas com foco na qualidade da educação, o que passa pela carreira e valorização do magistério público estadual”, afirmou.
As provas serão realizadas nos seguintes municípios: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Os locais de aplicação das provas podem ser consultados através do endereço www.concursosfcc.com.br.
As provas objetivas terão 50 questões para o cargo de professor e 40 para o cargo de coordenador pedagógico, além da prova discursiva que abordará conhecimentos gerais, específicos e interdisciplinares, a depender do cargo. Já a prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada aos habilitados na segunda etapa do certame, de acordo com o previsto em edital.
O resultado final do concurso e de todas as suas etapas e as informações complementares serão divulgados no site da FCC e, também, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.
–
O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.
O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.Moraes: Quem contesta eleição em atos antidemocráticos será tratado como criminoso
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse nesta quinta-feira (3), durante uma sessão da Corte, considerar criminosos os grupos bolsonaristas que contestam a vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o ministro, os envolvidos serão punidos.
Atos golpistas em frente a prédios das Forças Armadas tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Os eleitores, em maioria massacrante, são democratas. Aceitaram democraticamente o resultado das eleições. Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando atos antidemocráticos serão tratados como criminosos”, afirmou Moraes.
O presidente do TSE foi categórico e revelou que os “movimentos criminosos” serão “combatidos e os responsáveis apurados e responsabilizados sob a pena da lei”.
Desde o início da semana apoiadores de Bolsonaro fazem atos com pedido de golpe militar em diferentes pontos do país. Eles cobram a ação das Forças Armadas para uma intervenção militar após a vitória de Lula nas eleições presidenciais. As informações são da Folha de S. Paulo.
Transição: Ciro Nogueira e Alckminn fazem primeira reunião

Alckmin diz que vai conversar com partidos que apoiaram candidatura de Lula
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), se encontrou com o atual chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP) para traçarem o processo de transição. Alckmin chegou ao encontro acompanhado da presidente do PT, Gleise Hoffmann, e do ex-senador Aloizio Mercadante (PT).
De acordo com o próximo vice-presidente, os trabalhos de transição começam na próxima segunda-feira (7). Em conversa com os jornalistas, ele criticou os bloqueios em estradas e não deu mais detalhes sobre nomes da equipe de transição. Alckmin diz que vai conversar com partidos que apoiaram candidatura de Lula, inclusive aqueles que aderiram apenas no 2º turno, como Simone Tebet e o PDT.
Mais cedo, Alckmin esteve no Congresso Nacional, onde se reuniu com o relator do Orçamento, Marcelo Castro (MDB-PI), e o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) para discutir a adequação do Orçamento de 2023 a promessas de campanha de Lula. Após o encontro, eles anunciaram que vão propor uma PEC para retirar do teto de gastos despesas “inadiáveis”, como o pagamento do auxílio de R$ 600.
Mourão diz que é “quase certeza” que Bolsonaro fará a entrega da faixa presidencial a Lula
Cerimônia de posse, onde acontece a passagem da faixa presidencial, acontecerá no dia 1º de janeiro
O vice-presidente do Brasil e senador eleito pelo estado do Rio Grande do Sul, general Hamilton Mourão, afirmou, após ser questionado, que é “quase certeza” que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fará a entrega da faixa presidencial para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o portal G1, os assessores de Bolsonaro já estão discutindo como será realizada a passagem da faixa presidencial. Duas opções foram colocadas, sendo a primeira fazer a entrega dentro do Planalto, sem a presença do público que assiste da Praça dos Três Poderes e sem ser filmado. Uma outra opção abordada foi a da entrega ser feita por Mourão.
A cerimônia da posse de Lula acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023, no Palácio do Planalto, em Brasília.











