prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

PT-BA espera mais espaço no Governo Lula; Rui e Wagner podem ocupar primeiro escalão

PT-BA espera mais espaço no Governo Lula; Rui e Wagner podem ocupar primeiro escalãoFoto: Ricardo Stuckert

O PT da Bahia foi um dos grandes vencedores das eleições deste ano. Caminhando agora para o quinto mandato no comando do estado, os petistas baianos esperam um espaço maior no próximo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a indicação do governador Rui Costa (PT) e do senador Jaques Wagner (PT) para o primeiro escalão da nova gestão federal.

 

O diretório estadual do PT chegou na disputa deste ano sob a desconfiança da direção nacional do partido, que tentou até negociar para que Jerônimo Rodrigues (PT) – hoje governador eleito – retirasse sua candidatura, viabilizando assim um apoio do União Brasil, partido de ACM Neto, a Lula ainda no primeiro turno.

 

Na época, a possibilidade de articulação foi rejeitada internamente por Wagner, que garantiu que haveria, em 2022, mais uma vitória do PT baiano. Alguns quadros do diretório nacional petista viam a certeza do senador como bravata, mas, com a evolução do cenário eleitoral na Bahia, tiveram que dar o braço a torcer.

 

Passada a eleição, com a vitória de Jerônimo sobre um adversário considerado forte, a sensação no governo da Bahia é que o estado merece mais espaço dentro do PT nacional e também no governo Lula. A intenção das lideranças do petismo baiano é emplacar o governador Rui Costa como ministro ou da Integração Nacional – pasta a ser recriada – ou da Casa Civil.

 

Já Wagner está praticamente garantido no primeiro escalão e só não assumirá um cargo se não quiser. A tendência é que Lula convide o atual senador para assumir uma pasta ligada à articulação política, especialidade do parlamentar. De acordo com fontes ligadas à gestão estadual, a Secretaria de Governo, que tem status de ministério devido à proximidade com o gabinete do presidente, é o espaço mais provável para abrigar o ex-governador da Bahia.

 

Os baianos do PT ainda esperam emplacar outros nomes importantes na gestão nacional que será comandada por Lula a partir do dia 1º de janeiro de 2023, mas a partir do segundo escalão.

Eleito, Lula diz que é hora de ‘restabelecer a paz entre os divergentes’ e que vai governar para todos os brasileiros: ‘Não existem dois Brasis’

Lula faz discurso da vitória em São Paulo — Foto: Reprodução/ TV Globo

Lula faz discurso da vitória em São Paulo — Foto: Reprodução/ TV Globo

O agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o discurso da vitória em São Paulo na noite deste domingo (30). Ele afirmou que o momento é de “restabelecer a paz entre os divergentes”. Lula disse que vai governar para todos os brasileiros, e não só para os que votaram nele. Para o presidente eleito, “não existem dois Brasis”.

A vitória de Lula foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando havia 98% das urnas apuradas, às 19h57. Àquela altura, ele tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Jair Bolsonaro (PL), que contabilizava 49,17%.

“Meus amigos e minhas amigas. A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos um único país, um único povo, uma grande nação”, afirmou Lula.

Lula defendeu a paz e a convivência harmônica no país.

“Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa inclusive restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil”, completou.

 

Ele disse que não interessa a ninguém viver em um país em eterno estado de guerra. Lula disse ainda que o ódio foi propagado de forma criminosa no Brasil.

“Não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio. A ninguém interessa viver em um país dividido, em permanente estado de guerra”, argumentou.

Combate à miséria

No discurso, Lula afirmou que o combate à fome e à miséria é o “compromisso número 1” do governo eleito.

“Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer, ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário”, disse Lula.

“Se somos o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o primeiro de proteína animal, se temos tecnologia e uma imensidão de terras agricultáveis, se somos capazes de exportar para o mundo inteiro, temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias”, prosseguiu o petista.

“Este será, novamente, o compromisso número 1 do nosso governo.”

Lula também repetiu a promessa, já anunciada durante a campanha, de retomar o Minha Casa, Minha Vida. Durante o governo Jair Bolsonaro, a iniciativa foi substituída pelo programa Casa Verde Amarela, com formato diferente.

“Não podemos aceitar como normal que famílias inteiras sejam obrigadas a dormir nas ruas, expostas ao frio, à chuva e à violência. Por isso, vamos retomar o Minha Casa Minha Vida, com prioridade para as famílias de baixa renda, e trazer de volta os programas de inclusão que tiraram 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.”

Relação com o mundo político

No discurso da vitória, Lula disse que a história reservou a ele uma missão de “magnitude” e que, para cumpri-la, precisará de “todos os partidos políticos, trabalhadores, empresários, parlamentares, governadores, prefeitos e gente de todas as religiões”.

“O Brasil tem jeito, todos juntos seremos capazes de consertar este país e construir um Brasil do tamanho dos nossos sonhos, com oportunidade para transformar em realidade”, afirmou.

Lula também agradeceu ao antigo rival Geraldo Alckmin, eleito próximo vice-presidente do Brasil, que, segundo o petista, deu uma “contribuição extraordinária” à campanha.

Amazônia

Outro tema que Lula destacou em seu discurso foi a proteção da Amazônia. Ele afirmou que o novo governo terá meta de desmatamento zero.

Arthur Lira parabeniza Lula pela vitória no segundo turno

Arthur Lira parabeniza Lula pela vitória no segundo turno

Foto: Reprodução/ Youtube Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no segundo turno das eleições de 2022 (. Lira foi a primeira autoridade a parabenizar o petista pela vitória e defendeu que vontade das urnas não deve ser contestada.

 

“Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas”, afirmou Lira.

 

Durante pronunciamento, o presidente da Câmara defendeu ainda a pacificação do país e afirmou que é hora de “olhar adiante” para dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro. “É hora de desarmar os espíritos, estender a mão aos adversários, debater, construir pontos, propostas e práticas que tragam mais desenvolvimento, empregos, saúde, educação e marcos regulatórios eficientes”, disse Lira.

 

Arthur Lira também defendeu a lisura, a estabilidade e a confirmação da vontade popular do processo eleitoral. “Da mesma forma que reafirmamos a lisura, a estabilidade e a confirmação da vontade popular, não podemos aceitar revanchismos ou perseguições, seja de que lado for”, disse.

Lula é eleito para terceiro mandato e é o novo presidente do Brasil

Lula é eleito para terceiro mandato e é o novo presidente do Brasil

Foto: Divulgação

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente neste domingo (30) ao derrotar no segundo turno o atual presidente Jair Bolsonaro do (PL). A votação de 2022 foi a maior da história do país, em número de votos. É a primeira vez que um presidente não consegue a reeleição na história. 

 

A vitória foi confirmada às 19h57 com 98,86% das das seções apuradas, com Lula chegando a 59.563.912 votos, representando 50,8%. Contra 49,2% de Bolsonaro, que obteve até o momento 57.627.462.

 

O embate ocorreu após a realização do primeiro turno, onde Lula teve 48,43% dos votos, totalizando 57.259.504 votos válidos. Já Bolsonaro atingiu 43,2% dos votos, com 51.072.345 votos válidos.

 

O petista conseguiu compor a maior coligação da corrida presidencial. Além do PSB, PV e PC do B (que fecharam uma federação com o PT), o grupo inclui Solidariedade, PSOL, Rede e Avante. Com Geraldo Alckmin (PSB) na vice, Lula teve o maior tempo de TV entre os candidatos – 3 minutos e 16 segundos, além de caixa reforçado para bancar a campanha. No segundo turno, Lula conseguiu o apoio de outras legendas, incluindo o PDT e do MDB, que tiveram candidatos na disputa. 

 

A eleição de 2022 foi a sexta vez disputada por Lula, que é o primeiro candidato de uma federação partidária, modalidade de aliança que consiste na união de duas ou mais partidos. O petista, que foi presidente do Brasil de 2003 a 2011, sucederá Jair Bolsonaro, eleito em 2018.

Jerônimo Rodrigues é eleito na Bahia e será o primeiro governador indígena do Brasil

Jerônimo Rodrigues é eleito na Bahia e será o primeiro governador indígena do Brasil

Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia na noite deste domingo (30), no segundo turno das eleições de 2022, somando 52,54% dos votos válidos contra 47,46% de ACM Neto (União) com 96,39% das urnas apuradas, de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O petista será o primeiro chefe do executivo estadual autodeclarado indígena da história do Brasil 

Com isso, a Bahia irá completar o quinto mandato consecutivo do PT na governadoria. A caminhada começou em 2006, quando Jaques Wagner (2007-2014) superou Paulo Souto (PFL) no primeiro turno das eleições. Jerônimo é o terceiro petista a assumir o cargo, sucedendo Rui Costa (2015-2022).

 

No primeiro turno, Jerônimo Rodrigues recebeu 4.019.830 votos (49,45%) contra 3.316.711 votos (40,80%) de ACM Neto, números que representam uma diferença de 703.119 votos.

 

Jerônimo aparecia atrás do ex-prefeito de Salvador nas pesquisas, mas vinha tendo uma curva ascendente nos últimos levantamentos realizados ainda no primeiro turno. O crescimento das candidaturas petistas nas últimas semanas das eleições também ocorreu durante a disputa do pleito de 2006, com vitória de Wagner no primeiro turno, e em 2014, com a eleição de Rui também em primeiro turno.

 

Natural de Aiquara, na região do Médio Rio de Contas, Jerônimo Rodrigues é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e também tem passagem na secretaria de Educação do Estado, durante o mandato de Rui Costa.

Vídeo: Carla Zambelli saca arma no meio da rua e entra em comércio

carla zambelliRedes sociais/Reprodução
São Paulo – A deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) foi vista andando armada na cidade de São Paulo. Ela saca a arma, atravessa a rua e entra em um estabelecimento comercial.

Várias pessoas são vistas ao redor da parlamentar. Zambelli confirmou que sacou a arma e a polícia está reunida no local. O caso ocorreu entre as alamedas Joaquim Eugênio Lima e Lorena no bairro Jardim Paulista, Zona Oeste da capital.

Veja o vídeo:

A deputada publicou um vídeo nas redes sociais em que diz ter sido agredida e xingada. “Me empurraram no chão, usaram um negro para vir para cima de mim, mas eram várias pessoas”, conta.

“Eu disse que ia chamar a polícia, que ele tinha que esperar, ele se evadiu, eu saquei a arma e corri atrás dele pedindo pra ele parar, ele com medo parou dentro de um bar. Pedi para ele esperar a policia porque ia dar flagrante”, continuou.

Zambelli afirmou ter gravado um vídeo com o homem pedindo desculpas a ela. No vídeo, a congressista também afirma ter tido o telefone vazado na noite de sexta-feira (28/10) e recebido diversas ameaças desde então.

Veja a publicação da deputada:

TV Bahia e g1 divulgam, neste sábado, a 2ª pesquisa Ipec do 2º turno na Bahia

ACM Neto e Jerônino na Bahia — Foto: g1

ACM Neto e Jerônino na Bahia — Foto: g1

A TV Bahia e o g1 publicam, no BATV deste sábado (29), o resultado da 2ª pesquisa de intenção de voto do Ipec (ex-Ibope) sobre o segundo turno da disputa pelo governo da Bahia, entre ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo (PT).

 

A pesquisa será divulgada no telejornal da TV Bahia, às 19h15. Em seguida, haverá divulgação em outros canais da Rede Bahia, incluindo o portal g1 Bahia.

O segundo turno acontece em 30 de outubro. No primeiro, realizado em 2 de outubro, Jerônimo obteve 49,45% dos votos e ACM Neto, 40,80%.

Homens são presos e cocaína é apreendida no sudoeste da BA; droga estava em fundo falso de caminhonete

PRF apreende cerca de 50 quilos de drogas em fundo falso de caminhonete na BA

PRF apreende cerca de 50 quilos de drogas em fundo falso de caminhonete na BA

Dois homens foram presos e cerca 50 quilos de cocaína aprendidos na manhã deste sábado (29), na BR-030, em Caetité, no sudoeste da Bahia. A droga estava escondida no fundo falso de uma caminhonete.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os policiais deram ordem de parada a uma caminhonete com dois ocupantes. Durante a abordagem, o motorista informou que saiu de Anápolis, em Goiás, e tinha como destino a cidade baiana de Jequié, na região sudoeste.

Homens são presos e cocaína é apreendida no sudoeste da BA; droga estava em fundo falso de caminhonete — Foto: Divulgação/PRF

Homens são presos e cocaína é apreendida no sudoeste da BA; droga estava em fundo falso de caminhonete — Foto: Divulgação/PRF

Ainda de acordo com a PRF, devido a contradições nas respostas e ao nervosismo apresentado pelo motorista e passageiro, os policiais fizeram uma fiscalização no veículo. Eles encontraram um fundo falso na carroceria da caminhonete, sendo necessário o uso de ferramentas para remoção da droga.

Os suspeitos, a droga e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, na região sudoeste.

Maconha apreendida em Capim Grosso

 

Polícia Militar encontra 265 quilos de drogas em uma residência na BA

Polícia Militar encontra 265 quilos de drogas em uma residência na BA

Cerca de 265 quilos de maconha e sete quilos de uma substância semelhante ao crack foram apreendidos pela Polícia Militar, na tarde de sexta-feira (28), na cidade de Capim Grosso, no norte do estado.

Conforme a PM, toda a droga foi encontrada durante a investigação da morte de uma jovem de 19 anos na cidade. O suspeito de assassinar a mulher foi identicado, no entanto, conseguiu fugir do local quando percebeu a chegada dos militares.

No imóvel em que o suspeito estava, os policiais encontraram a droga dentro de caixa d’água. O material foi encaminhado para a Polícia Civil, responsável pela investigação do caso.

Bahia registra 241 casos de Covid-19 e 2 óbitos nas últimas 24 horas

Bahia registra 241 casos de Covid-19 e 2 óbitos nas últimas 24 horasFoto: Paula Fróes / GOVBA

A Bahia registrou nas últimas 24h, 241 casos de Covid-19, 289 recuperados e mais 2 óbitos. Segundo o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (28), pela Secretaria de Saúde da Bahia, foram contabilizados 2.049.252 casos descartados e 358.948 em investigação. O boletim também mostra que na Bahia, 68.734 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.Vacinação Até o momento a Bahia contabiliza 11.722.443 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.861.231 com a segunda dose ou dose única, 7.465.944 com a dose de reforço e 2.479.567 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.062.282 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 715.918 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 58.265 tomaram a primeira dose e 18.079 já tomaram a segunda dose.

TSE reforça proibição de uso de armas e celulares em seções eleitorais

TSE reforça proibição de uso de armas e celulares em seções eleitorais

Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça na véspera do 2º Turna das Eleições que é proibido utilizar aparelhos eletrônicos na cabine de votação (celulares, tablets e máquinas fotográficas, por exemplo). Eleitoras e eleitores deverão deixar o celular com os mesários antes de votar.

O aparelho ficará retido durante o período em que a pessoa estiver votando, junto com o documento oficial com foto. A medida visa proteger o eleitorado de eventuais coações e garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal. O TSE também orienta os eleitores a levarem o número de seus candidatos anotados em um papel para a seção eleitoral.

No dia das Eleições, o porte de armas é proibido nos locais de votação, no perímetro de 100 metros das seções eleitorais e em outras localidades eleitorais. Colecionadores, atiradores e caçadores também não podem transportar armas e munições, em todo o território nacional. A medida se estende às 24 horas que antecedem e sucedem o pleito.

As normas estão previstas na legislação brasileira, e o cumprimento das leis e das decisões judiciais não é algo opcional, mas obrigatório. A vedação do acesso de celulares e demais equipamentos de gravação ou transmissão na cabine eleitoral já era prevista no parágrafo único do artigo 91-A da Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições.

A proibição do uso de armas está prevista no artigo 141 do Código Eleitoral. O descumprimento pode acarretar prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, previsto nos artigos 14 e 16 da Lei n° 10.826/2003, o Estatuto do Desarmamento. As medidas têm por objetivo proteger o exercício do voto de toda e qualquer ameaça, concreta ou potencial. Além disso, busca prevenir confrontos armados derivados da violência política.