prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Jacobina: Dois homens são mortos em vias públicas neste sábado

Jacobina: Dois homens são mortos em vias públicas neste sábado

Foto: Reprodução / Augusto Urgente

Dois homens foram mortos a tiros em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, neste sábado (5). Segundo o Calila Notícias, os crimes ocorreram em um intervalo de cinco horas. O primeiro ocorreu no final da manhã e vitimou Fábio Almeida, de 31 anos. Homens armados dispararam contra a vítima que estava na frente de um bar na Avenida São Francisco de Assis, no bairro Catuaba.

 

Os acusados chegaram ao local a bordo de um veículo e fugiram em seguida. Uma ambulância do Samu chegou a ser acionda, mas a vítima não tinha mais sinais de vida. No período da tarde, Reinan Santana, de 25 anos, foi atingido por tiros quando estava em frente à sede do Ministério Público na cidade, na avenida Lomanto Júnior. Ele ainda foi levado pelo Samu para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, mas não resistiu aos ferimentos. A autoria e a motivação dos casos devem ser apurados pela Polícia Civil local.

Hospital da Mulher atinge marca de 50 mil cirurgias e recebe certificação de qualidade

Hospital da Mulher atinge marca de 50 mil cirurgias e recebe certificação de qualidade

Foto: Divulgação

O Hospital da Mulher atingiu, nesta quinta-feira (3), a marca de 50 mil cirurgias. Entre os principais procedimentos cirúrgicos realizados no hospital, estão a miomectomia, histerectomia, mastectomia e histeroscopia. A área de cirurgia plástica, por sua vez, representa papel de grande destaque, sendo responsável por 84% de todas as cirurgias de reconstrução mamária realizadas na Bahia nos últimos dez anos.

“Acabamos de encerrar o Outubro Rosa, um mês totalmente dedicado à prevenção do câncer de mama, e a marca de 50 mil cirurgias do Hospital da Mulher é um número a ser comemorado, principalmente em se considerando que passamos por dois anos de uma pandemia de Covid-19 que dificultou o acesso aos serviços de saúde em geral. É algo muito significativo e que merece ser celebrado”, ressaltou a secretária da saúde do Estado, Adélia Pinheiro.

Atualmente, o Hospital da Mulher é considerado o maior hospital dedicado às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino do Brasil, tendo recentemente recebido a certificação da qualidade pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Acreditação é um método de avaliação e certificação reconhecido internacionalmente, por meio de padrões e requisitos que asseguram a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde.

Durante o processo de avaliação, todas as áreas de atividades, desde a assistência aos aspectos estruturais, foram analisadas por equipe de avaliadores. “Agradecemos imensamente ao Governo do Estado e à Sesab, bem como a todos os colaboradores que formam essa brilhante equipe. Este reconhecimento corrobora e reafirma a qualidade dos serviços prestados para todas as baianas ao longo desses cinco anos. Vamos continuar trabalhando sempre, em busca da melhoria contínua”, destacou o diretor geral do hospital, Marco Antônio Andrade.

Para o diretor médico, Paulo Sérgio Andrade, todas as equipes têm um envolvimento tão intenso, que não há nada melhor que ser reconhecido. “Tenho certeza que esse time que está aqui hoje é engajado, que fortalece um ao outro, em um verdadeiro espírito de equipe. Percebemos na fala de todos o quanto as pessoas estão envolvidas com essa instituição. Atrelado a isso, a qualificação técnica é uma marca dos nossos profissionais. As pessoas trabalham aqui porque gostam, porque têm amor”, ressaltou.

A colaboradora e técnica de enfermagem Ana Lúcia avaliou positivamente a certificação pela ONA. “Para mim, a certificação representa crescimento profissional e institucional, e também mostra para todos a qualidade do hospital. A paciente passa a enxergar a unidade de outra maneira”.

Em cinco anos de atividades, com mais de dois milhões de atendimentos, o Hospital da Mulher é uma unidade de saúde 100% SUS certificada pelo Breast Centres Network. Em 2019, recebeu o prêmio Dr. Pinotti, concedido pela Câmara dos Deputados a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Neste ano, além da Acreditação, o Hospital da Mulher também implantou o prontuário 100% eletrônico. Com ele é possível acessar, de forma rápida e eficaz, o histórico clínico das pacientes, assim como registrar consultas, procedimentos, plano terapêutico, prescrições, resultado de exames, imagens, gráficos, relatos e laudos

URGENTE-Identificado empresário morto em Barra do Choça, Diego Santos Silva

Foi identificado como Diego Santos Silva, a vítima do homicídio deste sábado (05), em Barra do Choça. De acordo informações, homens armados invadiram a loja de motos e efetuaram os disparos, Diego morreu na hora.

O crime ocorreu na Avenida Francisco Amorim, saída para Barra Nova. “Dieguinho” como era conhecido, era morador do bairro Pedro Santino. Deixa esposa e uma filhinha.

O crime assustou os moradores de toda a cidade. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estão no local.[fonte e foto blog jorge amorim]

POÇÕES-Cultura e Comunidade fortalecendo vínculos e estruturando valores. Este foi o principal objetivo do encontro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Cultura e Comunidade fortalecendo vínculos e estruturando valores. Este foi o principal objetivo do encontro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) das comunidades de Jabute e Olho D’água, realizada na tarde da sexta-feira (04), na sede da Associação de Moradores do Cajú e Olho D’água.
A programação reuniu moradores de diversas comunidades rurais da região para vivenciarem apresentações culturais de Terno de Reis, Capoeira e atividade física na modalidade Funcional, ministradas pelo orientador social do SCFV das regiões de Jabute e Olho D’água, Jamaica. A atividade ainda contou com a participação de demais integrantes da equipe do SCFV, desenvolvido pela Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), na pessoa de Romário Lemos, coordenador de projetos, de orientadoras e facilitadoras sociais dos núcleos de Poções, Morrinhos e Bandeira Nova.
O fortalecimento e a construção de vínculos no serviço de convivência acontece diariamente. As atividades do SCFV são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, visando contribuir para a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças, adolescentes e idosos.

Família descobre troca de corpo durante velório na Bahia

Reprodução / TV Bahia

Na Bahia, família descobre troca de corpo durante velório na Bahia

A família de uma diarista por pouco não enterrou uma mulher que não conhecia, após troca de corpos no necrotério do Hospital Aristides Maltez (HAM), em Salvador. A situação aconteceu em Simões Filho, na RMS, e a Polícia Civil investiga o que pode ter acontecido.

A diarista foi identificada como Suelene Araújo Oliveira, de 49 anos, que morreu na última quinta-feira (3) por causa de um câncer. A família velou o corpo da mulher desconhecida durante a madrugada do dia 3 até a manhã da sexta-feira (4).

O corpo dela foi liberado pelo necretório, mas no velório uma amiga identificada como Cristina Mendes [Foto] estranhou a diferença entre ela e o corpo que estava no caixão. Ela então procurou por uma cicatriz da vítima que não foi encontrada, quando notou o erro do HAM.

O corpo trocado foi encaminhado para Simões Filho, cerca de 28 quilômetros da capital baiana. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia, com denúncia ao hospital de Salvador.

Enquanto isso, Suelene foi enviada para Biritinga, a 170 quilômetros de Simões Filho. O HAM disse ao portal G1 que apura o caso. A expectativa é de que ainda neste sábado as famílias estejam com os corpos corretos. Não há informações a mulher trocada com a diarista.

Chapada Diamantina: Ao menos 10 pessoas ficam feridas em colisão de carretas e ônibus

Chapada Diamantina: Ao menos 10 pessoas ficam feridas em colisão de carretas e ônibus

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Ao menos 10 pessoas ficaram feridas em um acidente entre três carretas e um ônibus, por volta das 6h deste sábado (5), no km 322 da BR-242, no entroncamento de ligação entre as cidades de Andaraí e Wagner, na Chapada Diamantina. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

A pista precisou ser interditada e ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas, de acordo com o G1.

 

De acordo com a PRF, todos feridos estavam no coletivo. Pelo menos duas pessoas foram encaminhadas em estado grave para um hospital na cidade de Wagner. São elas: o motorista do ônibus e um passageiro, que estava sentado na primeira poltrona.

 

O ônibus operava em linha de turismo e saiu de Salvador com passageiros que passariam o final de semana no município de Seabra. Pessoas no local registraram imagens do acidente. É possível identificar um ônibus com a frente danificada. Um caminhão aparece tombado na pista.

 

Ainda não há previsão de quando a pista será liberada. Equipes da PRF e do Corpo de Bombeiros se deslocam para o local.

CNMP abre investigação contra procuradora por apoiar atos antidemocráticos no país

CNMP abre investigação contra procuradora por apoiar atos antidemocráticos no país

Foto: Divulgação

Uma procuradora de Justiça do Pará será investigada a partir de uma determinação do corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque. A procuradora fez declarações nas redes sociais para que os manifestantes contrários aos resultados das eleições descumpram a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para desobstruir vias públicas.

A apuração também tem como escopo investigar o apoio da procuradora aos atos antidemocráticos no país. Cabe à Corregedoria, ligada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), receber e apreciar reclamações relativas aos membros do MP e de seus serviços auxiliares, por força do artigo 130-A, § 3º, inciso I, da Constituição da República.

Já o artigo 74 da Resolução CNMP nº 92/2013 (Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público), disciplina que a Reclamação Disciplinar é o procedimento investigativo de notícia de falta disciplinar atribuída a membro ou servidor do Ministério Público.

STF determina que PGR ouça Carla Zambelli sobre conduta da deputada ao sacar arma

STF determina que PGR ouça Carla Zambelli sobre conduta da deputada ao sacar arma

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (5) que a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) preste depoimento imediatamente sobre a perseguição armada de um homem, em São Paulo                na véspera do segundo turno da eleição, após uma discussão política.

 

De acordo com o G1, o ministro atendeu em parte um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defendeu ser necessária uma apuração preliminar dos fatos antes de decidir sobre a investigação. Gilmar determinou que a PGR ouça de forma “imediata” Zambelli, o que poderá ser feito inclusive por videoconferência. O ministro advertiu que, se o depoimento demorar a ser feito, as investigações poderão prosseguir à revelia.

 

A PGR se manifestou após a determinação de Gilmar, que fixou três dias para que o Ministério Público analisasse um pedido de investigação contra a parlamentar feito pelo Partido dos Trabalhadores e advogados.

 

No documento, o Ministério Público afirmou que a diligência será feita “sem prejuízo de outras oitivas decorrentes que se afigurem necessárias”. A PGR frisou que é preciso ter a cópia do inquérito policial aberto em São Paulo para tratar dos fatos. Por isso, também pediu à Corte para requerer o material da Justiça de São Paulo.

 

Na decisão deste sábado, Gilmar disse que os fatos em questão envolveriam, em tese, os delitos de porte ilegal e disparo de arma de fogo.

 

O ministro citou que o caso deve ser investigado pelo STF porque os fatos ocorreram “no exercício do atual mandato de parlamentar federal e em razão de discussões políticas relativas às eleições e ao posicionamento político-partidário da Deputada Federal”.

 

Segundo o ministro, o depoimento imediato da deputada é medida necessária e adequada para esclarecer eventual investigação. Mendes disse que é preciso imprimir celeridade na apuração dos fatos.

 

“Ainda que tal depoimento já tenha sido prestado em primeiro grau, a reinquirição da parlamentar pelo promotor natural do caso constitui medida útil ao regular desenvolvimento das investigações, razão pela qual deverá ser imediatamente realizada pela PGR, tendo em vista inclusive a relevância do caso e a necessidade de se imprimir um ritmo adequado a este procedimento investigativo, em observância à dimensão objetiva do princípio da razoável duração do processo”, escreveu.

 

O ministro citou que, como há notícia de que Zambelli está nos Estados Unidos, “caberá à PGR e à Deputada Federal adotar os meios processuais e as soluções tecnológicas cabíveis para a colheita do depoimento, sob pena de revelia e de prosseguimento das apurações independentemente dos esclarecimentos a serem prestados pela parlamentar”.

 

Gilmar encaminhou os pedidos de investigação para que a PGR tome as medidas cabíveis já que o STF recebeu a apuração feita pela Polícia Civil de SP.

FLICA 2022 oportuniza novas aprendizagens para os estudantes da rede estadual

As atividades dirigidas aos estudantes da rede estadual de ensino durante a 10ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontece até este domingo (6), em Cachoeira, marcaram uma série de aprendizagens. Além de protagonizar diferentes atividades artísticas, literárias e culturais, eles também tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros estudantes vindos em caravanas de diversos territórios da Bahia.

O secretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza, fez uma avaliação do evento, do ponto de vista da aprendizagem. “Os estudantes vão levar como resultado dessa experiência na FLICA, principalmente, o gosto pela leitura, além das vivências, experiências com linguagens diversas aqui relatadas e a certeza de que, a medida em que a leitura se coloca como elemento central no processo formativo dos estudantes, a gente consegue avançar em termos de qualidade. E isso, também, faz parte desse universo mágico, com o domínio do código linguístico através da boa literatura”.

A estudante Thafiny Arruda, 15, 1º ano, Colégio Estadual Eliel Martins, de Sapeaçu, falou da sua experiência na FLICA e a bagagem de conhecimento que vai levar para a sua escola e cidade. “Muitos jovens não têm o costume de ler e a FLICA é importante para incentivar a leitura. Gosto muito de ler, tanto que já comprei gibis e um livro aqui na FLICA. Aqui, estou conhecendo novos gêneros literários que eu não tenho o hábito de ler, a exemplo do cordel, e isso está me estimulando ainda mais, pois eu queria muito conhecer textos e poemas de autores regionais e o evento me trouxe essa realização”.

Para o estudante Lucas Simões, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, de Catu, que protagonizou junto com os seus colegas a dinâmica teatral “NUPEA: caminhos de resistência no CEMIMG”, se apresentar na FLICA marcou a sua vida. “Pude me sentir em um papel de destaque transmitindo conhecimento por meio de uma apresentação interativa, com a qual fomos muito bem correspondidos e sentimos que nosso público aprendeu e sentiu a importância dos vultos históricos da Bahia. Da mesma forma, absorvi conhecimentos diferentes, pois é um feira rica, na qual pude sentir de perto a grande importância histórica que a cidade carrega da melhor maneira possível através de excelentes trabalhos e do incentivo à leitura. Sinto que retornei para casa com um olhar diferente sobre o trabalho realizado e grato por conta da visibilidade e oportunidade dada a nós. Foi uma oportunidade incrível que nunca me esquecerei”, revelou.

Fotos: Feijão Almeida

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Lar de Idosos Três Corações recebe doações da Deati

A Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati) realizou, nesta sexta-feira (4), em virtude da Operação Nacional Vetus III, uma entrega de donativos ao Lar Três Corações, localizado no bairro Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ao todo 46 idosos foram beneficiados com a ação.
Alimentos, uma cadeira de rodas, itens de higiene, fraldas e outros materiais foram arrecadados entre os meses de setembro e outubro, em virtude da Operação Nacional Vetus III, que teve como objetivo combater crimes de violência contra idosos em todo o país, por meio de ações coordenadas entre os estados e o Distrito Federal.
De acordo com a titular da Deati, delegada Camila Albuquerque, na ação foram apuradas denúncias de crimes de violência contra idosos e também foi estimulada a arrecadação de itens de higiene para abrigos e casas de amparo. “Precisamos orientar todos os setores da sociedade sobre a importância da causa da pessoa idosa, do seu acolhimento e cuidado, bem como combater todos os tipos de violência contra este público” informou.
Qualquer violência contra idosos pode ser denunciada também através do telefone 181, do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública.
Ascom-PC/Shahla Andrade