prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Deam de Brotas prende homem que ateou fogo na companheira

Equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), de Brotas, prenderam o acusado de torturar, atear fogo e espancar a companheira, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em setembro deste ano.

O homem teve a medida cautelar cumprida pela equipe da Deam/Brotas, em um restaurante no bairro de Jardim Cajazeiras, nesta quinta-feira (3). Durante as investigações, na época do crime, ele teve o mandado de prisão preventiva por tentativa de feminicídio solicitado ao Poder Judiciário e decretado em seguida.

De acordo com a titular em exercício da unidade especializada em exercício, delegada Lara Candice, o autor apresentou comportamento controlador e agressivo de forma gradativa. “Antes da tentativa de feminicídio, houve uma evolução da violência praticada contra a vítima. Esta situação que antecedeu o crime em questão não foi comunicada à família e nem a polícia. Por esse motivo, a denúncia é fundamental”, comentou.

O autor, que tem passagem por roubo, passará por exames de lesões corporais e será encaminhado para uma unidade do sistema prisional.

Ascom-PC / Tony Silva

Suspeito de envolvimento na morte de investigador é preso

Um homem de 43 anos apresentou-se espontaneamente nesta quarta-feira (2), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e teve cumprido um mandado de prisão temporária. Ele é suspeito de envolvimento na morte do investigador de polícia Fábio Malvar, em outubro.
A determinação judicial cumprida é referente a uma tentativa de homicídio ocorrida em junho. Durante interrogatório, ele confirmou que estava no local no momento do crime e negou participação na morte do investigador, mas dados de inteligência analisados pelo DHPP contradizem sua versão.
Desde o momento do fato, equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e do DHPP realizam ações investigativas para o esclarecimento do homicídio. O suspeito já havia sido preso pelo crime de roubo, em 2015, chegou a ser condenado, mas responde em liberdade. Ele está custodiado em uma unidade policial de Salvador.
Ascom-PC/Felipe Paranhos

Agressor é preso após descumprir medida protetiva em Maracás

Um homem foi preso por policiais civis da Delegacia Territorial (DT) de Maracás por descumprir medida protetiva de urgência, na terça-feira (2). As medidas foram concedidas após o autor do crime agredir e ameaçar a ex-companheira durante um evento festivo, em praça pública.
    De acordo com o titular da unidade, delegado Moabe Macedo, as investigações apontaram que o homem não estava respeitando a decisão judicial. “Assim que informados, realizamos as diligências necessárias e comunicamos o fato a vara criminal, que decretou a prisão preventiva do autor”, detalhou.
     Além das agressões e ameaças, o homem irá responder pelo crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência. Ele foi conduzido para a DT de Maracás, onde teve o mandado de prisão cumprido e depois foi transferido para o Conjunto Penal de Jequié.
Ascom/PC

Homem tem mandado cumprido por estuprar e engravidar enteada

Equipes da Delegacia Territorial (DT) de Monte Santo cumpriram, na quinta-feira (3), um mandado de prisão preventiva de um homem, de 55 anos, suspeito de estuprar e engravidar a enteada, que sofre de transtornos mentais.

A ordem judicial foi cumprida após confirmação da paternidade da criança. “Iniciamos a investigação em 2021. Oitivas foram realizadas e o material genético coletado”, informou o titular da unidade policial, delegado Elysio Araújo Ramos, destacando a importância do trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha na elucidação do caso.

O homem está à disposição da Justiça e será encaminhado para o sistema prisional. A vítima será assistida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), daquele município.

Eleitores de cidade na BA vão participar de nova eleição para prefeito e vice após gestores terem mandados cassados

Eleitores de Maiquinique vão participar de nova eleição para prefeito em 27 de novembro — Foto: Bruna Bonfim/g1

Eleitores de Maiquinique vão participar de nova eleição para prefeito em 27 de novembro — Foto: Bruna Bonfim/g1

Os eleitores da cidade de Maiquinique, no sudoeste da Bahia, participarão de uma nova votação , no dia 27 de novembro, para escolher o prefeito e o vice-prefeito da cidade. A eleição para os cargos será realizada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar os mandados dos chefes do executivo.

Prefeito e vice de cidade no sudoeste da BA tiveram mandatos cassados por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Prefeito e vice de cidade no sudoeste da BA tiveram mandatos cassados por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Na decisão, divulgada em novembro de 2021, constava que Jesulino de Souza e Marizene Santos distribuíram combustível durante o período eleitoral para obtenção de voto. Os políticos teriam feiro uma carreata na cidade e cerca de 320 veículos, entre motos e carros, foram abastecidos com valores entre R$ 15 e R$ 30.

O combustível gratuito foi oferecido nos dois postos do município, independentemente dos motoristas serem simpatizantes ou não do candidato. Jesulino de Souza seria, inclusive, dono de um desses estabelecimentos.

Ainda em 2021, o prefeito e a vice recorreram da decisão, mas em julho deste ano, o TSE confirmou a cassação dos dois mandatos. Com isso, os votos atribuídos à chapa foram anulados e foi determinada a organização de nova eleição.

PF recebe denúncia de carga de cocaína em ‘navio fantasma’ próximo ao litoral de PE

PF recebe denúncia de carga de cocaína em 'navio fantasma' próximo ao litoral de PE

Foto: Reprodução / O Globo

A Polícia Federal e autoridades portuárias do estado de Pernambuco receberam denúncias de que o antigo porta-aviões São Paulo carregue, além de substâncias radioativas, uma carga de cocaína. Há suspeita de que a embarcação, vendida pela Marinha do Brasil para uma empresa turca, pode estar sendo usado para traficar cocaína da América do Sul para a Europa.

 

Segundo uma apuração do portal Marco Zero, o acionamento, tanto da PF quanto do governo pernambucano foi feito de maneira anônima, através de canais oficiais. Os órgãos chegaram a responder dando ciência do encaminhamento dado.

 

A denúncia, como apontou a publicação, foi formalizada junto aos gestores do porto de Suape e da ouvidoria do Governo de Pernambuco no dia 5 de outubro, data em que o navio chegou à costa do estado e foi impedido de atracar em Suape, após a Agência Pernambucana de Meio Ambiente recomendar à empresa gestora que o o casco do navio não atracasse no porto pernambucano.

 

Antes disso, o “navio fantasma” havia saído do Rio de Janeiro, sido impedido de passar pelo estreito de Gibraltar, porta de entrada do Mar Mediterrâneo, e de ser recebido pelos portos turcos, obrigando os tripulantes em trânsito retornarem ao Brasil. O motivo foi o mesmo: não possuir um inventário de contaminantes por laboratório reconhecido internacionalmente.

 

Depois de enviada para as autoridades brasileiras, no dia 19 de outubro, a ouvidoria respondeu a pessoa denunciante informando que encaminhou o caso para a Capitania dos Portos e a Polícia Federal. 

 

O São Paulo, um “navio de amianto”, está há mais de um mês sendo puxado pelo rebocador Alp Centre, perto do litoral sul de Pernambuco. Sem poder atracar, ele percorre uma trajetória de vai-e-vem no sentido sul-norte-sul, de 12 a 20 quilômetros da costa.

 

Os “navios de amianto” são embarcações de guerra construídas numa época em que não se sabia que a substância poderia provocar câncer e outras doenças mortais. O material era utilizado no isolamento térmico do casco e de vários componentes. Há nos porões da estrutura ao menos 10 toneladas do material, quantidade que pode ser maior, considerando a presença no casco e nas peças.

 

RISCO DE ABANDONO E VERSÃO DA MARINHA
Conforme publicou O Globo, em outubro, fontes que acompanham o caso dizem que a vistoria pode acabar sendo feita em alto-mar. Outra possibilidade seria pedir autorização para atracar no estaleiro de Mauá, em Niterói (RJ).

 

Outras pessoas afirmam que há a expectativa de que um novo leilão seja realizado, pois a concorrência do ano passado, que terminou com a oferta vencedora da empresa turca, está sendo questionada na justiça.

 

Ao jornal, a fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), Fernanda Giannasi, há um risco de abandono do casco do São Paulo. “Se o impasse não se resolver, o rebocador pode até abandonar em alto-mar. Se afundar, vira um monstro ambiental dentro do mar”, relatou.

 

A Marinha nega a presença de amianto no navio. De acordo com ela, o porta-aviões já teria sido ficado sem a substância na época de sua compra, em 2000, na França, onde a embarcação foi construída, na década de 1960. Um inventário do ano passado, entretanto, diz o contrário.

 

Ela também disse que todos os compartimentos teriam sido inspecionados, o que não corresponde às informações do relatório, e que uma equipe turca fez uma inspeção de radioatividade. 

 

Ainda de acordo com a reportagem, a suspeita sobre radioatividade do São Paulo surgiu porque foram encontradas fontes radioativas no seu navio-irmão, o Clemenceau II. Nos anos 1960, ambos teriam passado por testes nucleares.

 

Após a veiculação, no mês passado, o setor de comunicação da Marinha voltou a afirmar que “na década de 1990, uma ampla desamiantação dos compartimentos da propulsão, catapulta, máquinas-auxiliares e diesel geradores, culminando com a retirada de aproximadamente 55 toneladas de amianto. Adicionalmente, é relevante mencionar que o amianto atualmente existente no ex-NAe São Paulo não oferece riscos à saúde, no estado em que se encontra”.

Bloqueio em via impede que coração de paciente goiano possa ser transplantado em S

Bloqueio em via impede que coração de paciente goiano possa ser transplantado em SP

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O coração de um doador de Goiânia não pôde ser enviado para um paciente de São Paulo por conta de bloqueios em rodovias, promovidos por pessoas que não aceitaram o resultado do 2º turno da eleição. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do estdo paulista.

 

O impedimento aconteceu na captação. Mesmo apto, o órgão não pode ser recolhido. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás, “não houve aceite do órgão por parte do estado paulista”.

 

Ao G1, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) explicou que o transporte de coração exige rapidez e que o órgão deve chegar até o doador em um período de até quatro horas.

 

“Equipes técnicas responsáveis consideraram que, devido a bloqueios, não seria possível realizar a operação de forma que o órgão chegasse com segurança ao paciente”, explicou a pasta de São Paulo.

 

A pasta de Goiás complementou que após São Paulo não conseguir realizar o aceite ao órgão, seguiu com a seleção de receptor para o Distrito Federal, onde não houve receptor compatível.

 

O coração deveria ter sido captado na terça-feira (1), dia em que o doador teve morte encefálica. No mesmo dia, foram captados os rins e córneas, que foram destinados a pacientes de Goiás, e o fígado, que foi encaminhado ao Distrito Federal. Ao todo, cinco pessoas foram beneficiadas com as doações.

Ao determinar desbloqueio de rodovias, juiz chama líderes de manifestantes de ‘neonazistas’

Ao determinar desbloqueio de rodovias, juiz chama líderes de manifestantes de 'neonazistas'

Foto: Divulgação CRBM

“Não há vida plena na ditadura. Jamais houve e continua não havendo, independente do país, da religião, da etnia ou do viés político, se de direita ou de esquerda”, afirmou o juiz Federal Carlos Felipe Komorowski em uma decisão para desbloquear rodovias federais fechadas por manifestantes indignados com o resultado da eleição presidencial.

 

O juiz afirma que a situação, “que já era grave, regrediu para desesperadora”, ao analisar os casos de pessoas que estão em frente a quartéis das forças armadas pedindo intervenção militar.  O magistrado observou que “a vida é o bem maior reconhecido no ordenamento jurídico internacional – vida das pessoas, dos animais, das plantas, qualificada pela coexistência harmônica e sustentável”, e que esse conjunto de ideias ganhou relevância como defesa ao extermínio nazifascista dos anos 1930 e 1940, tornando-se predominante, sendo, no Brasil, consagrado na Constituição.

Mas, após 34 anos de promulgação da Constituição Federal, o juiz destaca que  “líderes nazifascistas modernos têm ganhado apoio popular”, e cita Bolsonaro, Trump e Putin. “Nazistas, porque espalham a morte com base na discriminação e fascistas, porque buscam a dominação de tudo e de todos.”

“Não entendo a adesão das pessoas a líderes desse nível. (…) O que explica o desejo pelo nazifascismo? O desejo de estar sob o jugo de ditadores, indefeso, sem os mecanismos existentes nas democracias para os fracos fazerem valer os seus interesses contra os fortes? O gosto de ser tocado feito gado é uma manifestação de masoquismo?”, questionou.

O juiz Federal destaca que, principalmente nos últimos oito anos, a democracia no Brasil foi negligenciada pelo Judiciário e pelo Ministério Público, levando a “esse estado de coisas”. Para ele, é urgente a tomada de ações concretas e efetivas pela sociedade civil e os Poderes ainda constituídos para resgatar valores elementares, como a vida, a liberdade e a dignidade, “de modo a preservar e fortalecer a democracia”. “São tempos estranhos, de perplexidade, violência e medo. Mas os nazistas e fascistas foram derrotados antes e serão de novo, porque “all of you fascists bound to lose: You’re bound to lose!”

Na quarta-feira (02/11), a Prefeitura de Poções, através da Coordenação de Esportes, Turismo e Lazer em parceria com a Secretaria de Saúde Pedal Consciente

Na quarta-feira (02/11), a Prefeitura de Poções, através da Coordenação de Esportes, Turismo e Lazer em parceria com a Secretaria de Saúde e o Pedal da Rapadura realizou a 1ª edição do Pedal Consciente. A concentração aconteceu na Praça da Juventude.
A iniciativa teve o objetivo de concientizar a população sobre a importância do outubro rosa e o novembro azul, vistas a saúde da mulher e do homem, bem como, incentivar a integração e a prática de esportes.
A programação contou com atividade de alongamento com a profissional de Educação Física, ligada à área da Saúde, Verônica Souza, seguida de um passeio ciclístico com um percurso de 31km.
Ao final do percurso, a atividade ainda contou com um aulão de Zumba, sorteio de brindes e realização de testes de diabetes, HIV, Sífilis entre outros.

Estado assina acordo de cooperação com a UNESCO, na FLICA

A abertura oficial da 10ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), na manhã desta quinta-feira (3), no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, marcou a assinatura do “Memorando de entendimento: meninas nas Ciências”, entre o Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Políticas para as Mulheres (SPM), com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Trata-se de um acordo de cooperação com base no Educa Streaming 2030, projeto voltado para impulsionar a educação de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, que representou o governador Rui Costa, falou sobre o impacto da FLICA para os baianos. “A FLICA tem o jeito, a cor, o som, o cheiro, o ritmo, a diversidade e a forma de fazer do Recôncavo Baiano e oferece à Bahia a oportunidade de que cada lugar, território ou cidade enxergue a possibilidade de realizar uma feira, festa ou festival literário com a cara de seu povo, porque a Bahia e o povo baiano é diverso e plural”.

Sobre o acordo – O acordo com a UNESCO vai contribuir com o já consolidado projeto “Meninas Baianas na Ciência”, realizado nas escolas estaduais pela SEC, através do Programa Ciência na Escola, em parceria com a Fiocruz Bahia.

O secretário da Educação do Estado, Danilo de Souza, destacou a importância do acordo. “Este memorando coloca em situação de relevância o papel das estudantes e professoras na difusão da Ciência como instrumento de emancipação de transformação da realidade dessas meninas”, afirmou, ao destacar a importância do evento literário neste contexto de aprendizagem e protagonismo estudantil.  “A FLICA é uma ação vinculada ao Plano Estadual do Livro e da Leitura, que é uma lei que determina que os nossos estudantes possam complementar a sua formação do ponto de vista acadêmico e o seu letramento, a partir da experiência com feiras literárias nos diversos cantos da Bahia”, afirmou.

A secretária da SPM, Julieta Palmeira, ressalta que este projeto de cooperação visa combater a educação sexista, que discrimina as mulheres nos ambientes formativos. “Esse tipo educacional já direciona as mulheres, desde o Ensino Fundamental, para determinadas áreas do conhecimento e sabemos que lugar de mulher é onde ela quiser. Isso é parte das preocupações da UNESCO e ONU (Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras agências, que têm levantado com firmeza a questão da superação da educação sexista”.

A oficial de programa do setor de Educação da UNESCO no Brasil, Mariana Braga, destacou a importância dessa parceria.
“Temos trabalhado no mundo inteiro no incentivo da participação das meninas nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A Bahia é um Estado precursor no tema e a gente já vem trabalhando este incentivo de meninas das olimpíadas de Física, Astrofísica, Ciência e Matemática, o que é muito importante. A UNESCO está associada a um Estado que já faz um brilhante trabalho para que a gente possa incentivar mais estudantes e professores nesta temática”, afirmou.

Protagonismo estudantil – Cerca de 850 estudantes da rede estadual de ensino estão participando da FLICA, por meio de diferentes atividades literária, artísticas e culturais, que têm como principal palco o Espaço Educar para Transformar, localizado no prédio da Fundação Hansen Bahia. Os participantes visam promover o fomento à leitura e o protagonismo estudantil e a programação envolve rodas de conversa; recital de poesias; exposição e leitura de Literatura de Cordel; apresentações de samba de roda, teatro e dança; e exibição de filmes, entre outras.

A estudante Érica Silva, 16, 1º ano, do Colégio Estadual Antônio dos Santos Paim, localizado em Santo Amaro, fez questão de conferir a abertura e disse que está animada para participar das atividades do evento. “Esta é a minha primeira vez na FLICA e quero sair daqui com muito conhecimento absorvido. Sei que este evento é muito importante para estimular os jovens ao hábito da leitura e, por isso, é essencial que os estudantes participem de toda a programação”.

Confira a programação do Espaço Educar para Transformar no portal da educação (www.educacao.ba.gov.br)

Fotos: Emerson Santos

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Educação do Estado da Bahia