prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



Fim de semana será de tempo nublado em Salvador e chuvas no oeste, sul e extremo sul da Bahia Inmet indica que moradores evitem enfrentar mau tempo, observem alterações nas encostas e não usem aparelhos eletrônicos ligados à tomada

A Bahia tem previsão de chuvas intensas para algumas cidades do sul, extremo sul e oeste do estado para este fim de semana, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (25). Salvador deve ter muitas nuvens.

Em cidades como RemansoCampo Alegre de LourdesSanta Rita de CássiaFormosa do Rio Preto e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, os moradores precisam ficar atentos, pois há previsão muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas nesta sexta. No sábado, a previsão é que o tempo seja de sol.

Na manhã de sábado (26), a previsão é de que a chuva passe no oeste da Bahia e atinja cidades como Salvador, InhambupeMata de São JoãoCachoeiraJequiéMaraúCamamuItacaréIlhéusCanavieiras e Belmonte.

Durante a tarde e noite, a chuva será registrada no extremo sul do estado, em cidades como EunápolisPorto SeguroTeixeira de Freitas e Nova Viçosa.

No domingo (27), existe a chance de chuva mais intensas em CorrentinaSão DesidérioVitória da ConquistaSanta Cruz Cabrália, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa e Mucuri.

O Inmet indica que os moradores evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações nas encostas e não usem aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de problemas, é possível acionar a Defesa Civil através do número 199 e o o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193

Compartilhe:

Bom Jesus da Serra: Prefeitura inicia reforma na Praça da Lagoa

Foto: Bom Jesus Notícias

A Prefeitura de Bom Jesus da Serra através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, iniciou a reforma geral da Praça da Lagoa. Correção do piso, nova pintura, nova iluminação, construção de uma quadra de areia e uma fonte luminosa no centro do lago, são alguns dos serviços executados no local. Durante as obras, a praça segue fechada para a realização de caminhadas e outras atividades físicas. A previsão de conclusão da reforme é de 15 a 20 dias.

Compartilhe:

Ficco/SP, com apoio do GAECO-MPSP. realizam ações de combate à corrupção policial em São Paulo Mandados de prisão e busca são cumpridos em SP, Santo André e Mauá para reprimir crimes de corrupção e organização criminosa no 6º Distrito Policial de Santo André.

FICCO.jpeg

São Paulo/SP. A Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado – FICCO/SP realiza na manhã desta sexta-feira, 25/04/2025, a “Operação Latus Actio 3”, com o objetivo de reprimir crimes de corrupção ativa e passiva e de participação em organização criminosa.

As ações contam com o apoio do GAECO/SP e da Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Na operação policial estão sendo cumpridos 5 (cinco) mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo André/SP, Mauá/SP e São Paulo/SP, e 4 (quatro) mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara Criminal de Santo André/SP contra policiais lotados no 6º Distrito da cidade. O Poder Judiciário decretou também a quebra do sigilo bancário dos investigados.

A ação vem na esteira da “Operação Latus Actio” e da “Operação Latus Actio 2”, deflagradas, respectivamente, nos dias 12 de março e 12 de dezembro de 2024, quando uma organização criminosa constituída para arrecadar propinas dentro da repartição policial foi identificada – naquela ocasião, um policial foi preso preventivamente e outro afastado do serviço.

Em síntese, havia instauração de procedimentos de Verificação de Procedência de Informações (VPI) por parte dos policiais supostamente para apurar a prática de sorteios (rifas) ilegais realizados por “influenciadores” através de suas redes sociais, condutas que poderiam configurar a contravenção penal por exploração de jogos de azar e crimes de estelionato e lavagem de dinheiro. Entretanto, o verdadeiro objetivo dos policiais era a solicitação de vantagem econômica indevida (“propina”) aos investigados e seus respectivos advogados, a pretexto de não dar prosseguimento às apurações.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo – FICCO/SP é composta atualmente pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo SSP/SP, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo – SAP/SP e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

Compartilhe:

PF desarticula grupo criminoso integrado por agentes públicos após série de arrombamentos a bancos Desde o início investigações, houve prisões em flagrante e novos crimes foram evitados. Agora, a Operação Subversivos foca na prisão de agentes públicos.

WhatsApp Image 2025-04-25 at 07.16.32.jpeg
Teresina/PI. A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (25/4), a Operação Subversivos, com o objetivo de desarticular grupo criminoso oriundo de Santa Catarina, responsável por prejuízos milionários à Caixa Econômica Federal mediante arrombamentos de caixas eletrônicos em cidades do interior do Piauí e em outros estados do Brasil.

 

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em Teresina e Altos/PI, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Piauí.

Entre os alvos da operação estão agentes públicos suspeitos de integrar o grupo criminoso especializado em arrombamentos e furtos a instituições bancárias. De acordo com as apurações, os envolvidos faziam uso de ferramentas elétricas de corte e outros instrumentos para violar terminais de autoatendimento e subtrair valores expressivos. Os agentes públicos, valendo-se dos cargos que ocupavam, teriam fornecido informações privilegiadas para facilitar a ação do grupo e garantir o sucesso dos crimes em, pelo menos, cinco ações criminosas no estado.

A ação de hoje conta com o apoio do Batalhão de Operações Especiais – BOPE e da Corregedoria da Polícia Militar do Piauí e é um desdobramento da Operação Muros Baixos, deflagrada há aproximadamente 45 dias. Na ocasião, foram presos dois suspeitos que planejavam ataques a caixas eletrônicos no município de Altos e outras cidades da região metropolitana de Teresina, durante o período carnavalesco.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de furto qualificado mediante arrombamento, associação criminosa, corrupção passiva e outros delitos que vierem a ser identificados ao longo das investigações.

Compartilhe:

Polícia Federal investiga crimes eleitorais e desvio de recursos públicos em Alagoas Vereador de Maceió/AL é suspeito de liderar grupo criminoso

WhatsApp Image 2025-02-12 at 08.40.34.jpeg

Maceió/AL. A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (25/4) a Operação Falácia, para investigar um grupo suspeito de praticar os crimes de corrupção, desvio de dinheiro público, lavagem de dinheiro e crimes eleitorais em Maceió/AL.

Policiais federais cumprem 21 mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Eleitoral de Maceió, nas cidades alagoanas de Maceió e Rio Largo.

Além disso, estão sendo executadas 17 medidas cautelares diversas da prisão, como o afastamento do cargo de um vereador, suspeito de liderar o grupo, e o bloqueio de bens em valores superiores a R$ 200 mil reais.

Compartilhe:

SÃO JOSÉ DA VITÓRIA: SUPOSTA FRAUDE DE COTA DE GÊNERO PODE LEVAR À CASSAÇÃO DE VEREADORES

Uma ação que tramita na Justiça Eleitoral pode provocar um verdadeiro terremoto político em São José da Vitória, no sul da Bahia. Os vereadores Zé Preto e Santinho, ambos eleitos pelo União Brasil, correm sério risco de perder seus mandatos caso seja confirmada uma denúncia de fraude à cota de gênero na chapa proporcional do partido.

A cota de gênero é uma exigência legal que determina que ao menos 30% das candidaturas lançadas por partidos sejam de mulheres. No entanto, no caso do União Brasil no município, o que chama atenção é o desempenho irrisório – e suspeito – de algumas candidatas.

Segundo dados apurados pelo site, Lúcia do Quebra Mola teve apenas três votos, enquanto outra candidata, Aline, não recebeu nenhum voto sequer. Os números levantaram suspeitas de que as candidaturas femininas tenham sido registradas apenas para cumprir formalmente a cota, sem real intenção de disputa – o que configura fraude eleitoral.

A Justiça Eleitoral analisa o caso, e se for confirmada a irregularidade, toda a chapa proporcional do União Brasil poderá ser invalidada, o que levaria à cassação dos mandatos de Zé Preto e Santinho. A legislação é clara: a fraude de cota de gênero contamina toda a coligação ou chapa envolvida.

Em caso de cassação, os beneficiados seriam Emerson da Caçamba (DC) e Cosme do Leite (PP), que atualmente figuram como suplentes no cenário político da cidade. Ambos já estariam acompanhando de perto o desdobramento do processo.

O julgamento do caso ainda não tem data para ser concluído, mas deve ganhar prioridade, dada a repercussão e o impacto direto na composição da Câmara Municipal de São José da Vitória.

 

A denúncia joga luz sobre um problema recorrente em pequenas cidades: o uso fictício de candidaturas femininas apenas para cumprir cotas legais, o que fere os princípios da representatividade e da igualdade de gênero na política. Se confirmada a fraude, o caso poderá servir de exemplo para endurecimento da fiscalização em outros municípios baianos.

Compartilhe:

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA É EXEMPLO DE TRABALHO SOCIAL Atendimentos em saúde, autismo e jurídico serão disponibilizados gratuitamente aos moradores através da Associação Comunitária

A Associação Comunitária da Caixa D’água, após a eleição e posse da nova diretoria, surpreende os associados e moradores ao disponibilizar atendimento gratuito para os moradores na área da saúde e advocacia.

SAÚDE

Os atendimentos aos moradores começaram hoje graças a parceria com a Fundação José Silveira, por meio da Santa Casa de Jequié que enviou para o bairro, unidade avançada de saúde básica com atendimento em clínica geral. Esse atendimento será mensal.

DIREITO

Outro serviço importante e carente na comunidade será realizado todas as quintas-feiras, como a presença do Dr. Alexandro Santos, advogado renomado que atenderá aos moradores com orientações necessárias em diversas áreas do direito.

AUTISMO

Além desses serviços, no dia 22 de abril, a Associação Comunitária da Caixa D’água reunirá os moradores para participarem da Campanha Abril Azul, com abordagens sobre o Autismo.

A partir do dia 29 desse mês, a comunidade poderá contar com o atendimento para mães de crianças e adolescentes com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Esses atendimentos gratuitos à comunidade serão realizados pela profissionais Renata Ribeiro, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga e Ana Paula Monteiro, Neuropsicopedagoga.

PARCERIAS

Segundo o presidente da Associação, Marcos Garapa, a comunidade terá outros benefícios que virão graças ao apoio dos deputados Antonio Brito e Sandro Regis, respectivamente, Deputado Federal e Estadual. “Nossa comunidade é carente. A saúde básica municipal é insuficiente diante da demanda que ela não consegue atender. Por isso que essa nova diretoria está se esforçando ao máximo para trazer esses serviços à comunidade, sem custo algum para qualquer morador.

Isso está sendo possível graças ao Deputado Antonio Brito, a Santa Casa de Jequié e seu diretor Alexandre, ao Deputado Sandro Régis com apoio logístico, ao Dr. Alexandro Santos, além de Renata Ribeiro e Ana Paula Monteiro. Todos estão compreendendo a necessidade de ser unir para ajudar essa comunidade. Todos os moradores estão felizes com isso tudo que tá acontecendo em nosso bairro”, destacou Garapa.

Compartilhe:

Edvaldo Brito recebe homenagem da UFBa pelos 50 anos de ensino ininterruptos

Hoje pela manhã, dentro das comemorações dos 134 anos de aniversário de fundação da Faculdade de Direito da UFBa, o professor Edvaldo Brito foi o primeiro agraciado com a Medalha do Mérito Orlando Gomes, por ter completado 50 anos de magistério ininterruptos. Brito começou a dar aulas na escola em 1975 e por ele já passaram mais de 50 mil alunos da graduação e das especializações, um feito conseguido por poucos. Atualmente ele continua ensinando aos alunos do mestrado e doutorado. A comenda foi criada em memória do professor Orlando Gomes, ex-professor e diretor da faculdade, responsável pela construção da sede atual, concluída em 1961. Na solenidade realizada na faculdade, no Auditório Raul Chaves, alunos, ex-alunos e convidados aplaudiram o homenageado que foi saudado por diversas autoridades. O diretor Júlio Rocha destacou que Brito é digno de todas as homenagens, um patrimônio da Bahia e do Brasil. Já o reitor da UFBa, Paulo Miguez, declarou: “Edvaldo Brito ultrapassa a posição de homem público, que sempre honrou o ensino, sendo um grande estudioso e repartiu o conhecimento com muito amor aos seus alunos. Hoje, esse é o reconhecimento de um professor que faz com que essa casa seja sempre grande”. No seu discurso, Brito agradeceu ao seu pai intelectual Orlando Gomes, e a tantos outros nomes que enaltecem a Bahia e que passaram pela Faculdade de Direito como seus professores ou colegas de magistério, como Josephat Marinho, Aliomar Baleeiro e Machado Neto: “É com imensa felicidade e humildade que recebo a maior comenda da Faculdade de Direito da UFBa, e neste momento especial deixo aqui a minha gratidão a vocês e aos meus mestres, sem esquecer que os estudantes de hoje continuarão com essa história de sucesso, um templo do saber do Direito que muito honra o nosso país. Agradeço também à minha esposa Reginalda, aos filhos, netos e bisneta, sem eles nada disso teria sido possível.”.

Compartilhe:

Pais simulam sequestro do filho de 6 anos para pagar dívida com agiota

Menino foi encontrado em porta-malas do carro da família, após policiais desconfiarem da mãe, que se negou à abrir o compartimento; casal foi preso

Um casal foi preso na manhã da sexta-feira (11) em Jardinópolis, interior de São Paulo, por suspeita de simular o sequestro de um dos filhos, de 6 anos. A criança foi encontrada pela polícia no porta-malas do carro dos pais, segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública). Os policiais militares suspeitaram da mãe quando ela se negou a abrir o compartimento do veículo.

Agentes sugeriram que ela abrisse o porta-malas para facilitar a troca de fraldas do filho mais novo. “Ela se negou, o que levou os policiais a suspeitarem ainda mais da situação. Em um momento, eles abriram o porta-malas, e a criança foi localizada”, disse o capitão da PM-SP Danilo Daltoso, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.

Falso sequestro teria sido organizado para pagar dívidas com um agiota, disse o delegado Rafael Pelizzaro. “Estamos averiguando o tempo que a criança passou no porta-malas”, afirmou em coletiva de imprensa.

O garoto chegou à delegacia debilitado. Os pais alegam que ele não passou a noite no porta-malas. A Polícia Civil ainda investiga se o casal simulou no passado que o filho havia sido diagnosticado com câncer para conseguir dinheiro.

A criança foi encaminhada a um hospital pelo Conselho Tutelar, informou a SSP-SP. Os pais foram indiciados por maus-tratos, submeter criança ou adolescente a vexame e por sequestro e cárcere privado.

A Justiça converteu a prisão do casal em preventiva após audiência de custódia deste sábado (12).

Compartilhe:

44ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié será de 24 de maio a 1° de junho

A 44ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié, Expo Jequié 2025, está programada para ocorrer de 24 de maio a 1º de junho, no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga.

O evento, que se estende por nove dias, reunirá produtores rurais, empresas, instituições financeiras, representantes do governo e da sociedade civil. O lançamento oficial aconteceu na última sexta-feira, 11 de abril, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

De acordo com o Governo do Estado, o prefeito Zé Cocá destacou a importância do evento:

“É uma honra estar aqui, hoje. Primeira vez na história de Jequié, que um governador participa da abertura de uma exposição, para interagir, para se aproximar e dar mais para o produtor e a nossa cidade”.

O parque, com uma área total de 23 hectares, será palco de uma ampla oferta de produtos e serviços. Entre os destaques estão a exibição de equipamentos agrícolas e pecuários, insumos como sementes e fertilizantes, além de tecnologias voltadas para irrigação e manejo de solo. Os visitantes também poderão apreciar produtos alimentícios, como carnes, laticínios e frutas, bem como artesanato local e serviços financeiros e de consultoria.

Parcerias e participações

A exposição conta com a parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e a participação de entidades como a Agência de Defesa Agropecuária (Adab), Superintendência Baiana Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a Bahia Pesca. Essas instituições terão estandes no evento, onde apresentarão tecnologias e produtos voltados para o homem do campo.

O secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, ressaltou a importância da exposição:

“A Secretaria de Agricultura está à disposição de vocês nessa parceria do Estado com a sociedade, com a cidade de Jequié. Não é só um momento de negócio. É importante para o agricultor ou para o comerciante que vem vender o seu produto, é o momento das famílias se encontrarem”.

Compartilhe: