prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



HOMICÍDIO-Advogado é executado dentro de veículo no centro da cidade

Um advogado foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (11) no Centro de Conceição do Coité, na região sisaleira. A vítima foi identificada como Ernesto Reyes Júnior. O crime ocorreu na Rua Bailon Lopes Carneiro, principal acesso à sede da prefeitura, Câmara de Vereadores e fórum.

Até por volta das 10h, o corpo do advogado ainda estavam dentro do veículo. Policiais já interditaram a via para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Compartilhe:

STF AFASTA ADOLFO MENEZES DA PRESIDÊNCIA DA ALBA; “NÃO VAI APAGAR MINHA VITÓRIA”, REAGE DEPUTADO

Decisão do Supremo afasta Adolfo Menezes do comando da Assembleia || Foto Alba/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutosDecisão provisória do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, afastou o deputado Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. Cabe recurso.

Publicada nesta segunda-feira (10), a ordem acatou pedido do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). Na ação, o socialista alegou que a jurisprudência do STF proíbe que um político seja eleito três vezes seguidas para o comando do Legislativo nas três esferas do Poder.

Adolfo presidiu a Alba nos dois biênios anteriores (2021-2022 e 2023-2024) e, no último dia 3, foi reconduzido ao cargo em nova eleição, em que obteve 61 dos 62 votos em disputa. O único voto dissidente foi do próprio Hilton Coelho, que também se candidatou à presidência da Alba e votou em si mesmo, em tese, já que a votação é secreta.

O deputado do PSOL chegou a pedir que o Tribunal de Justiça da Bahia impedisse a votação de 3 de fevereiro, mas o mandado de segurança foi negado.

A vice-presidente do Legislativo baiano é a deputada Ivana Bastos, também do PSD, que assume o comando da Casa provisoriamente.

ADOLFO REAGE E IRONIZA COLEGA

Adolfo Menezes reagiu à decisão monocrática do STF. “Recebo essa notícia com toda tranquilidade, até porque todos vocês são testemunhas, todas as vezes que eu me manifestei, no próprio dia de eleição, em todas as minhas entrevistas, nós já sabíamos, a Casa toda sabia, de uma possível decisão do Supremo a respeito da minha recondução pela terceira vez à presidência da Assembleia”, disse Adolfo Menezes ao site Polícia Livre.

“Claro que nós estamos na democracia, o deputado Hilton Coelho, que só teve o voto dele, é o tipo de política que eles fazem, com radicalismo, cada um pode entrar [na Justiça], eles entraram, e o ministro Gilmar Mendes, pelo sorteio, caiu para ele, concedeu uma decisão liminar. O ministro Gilmar Mendes não vai apagar essa vitória que eu tive”, disse Adolfo, ao revelar que, além do seu afastamento, o ministro do STF também pediu explicação ao juiz substituto que negou liminar um dia após a eleição na Assembleia.

Compartilhe:

PF deflagra nova etapa de operação para combater ataques aos Correios Durante ação policial, um homem foi preso preventivamente na capital gaúcha

Porto Alegre/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (10/2), mais uma etapa da Operação Correio Seguro, para combater criminosos responsáveis por ataques a carteiros e veículos dos Correios.

Na ação, um indivíduo foi preso preventivamente no Morro da Cruz, em Porto Alegre. Ele já cumpria monitoramento eletrônico, com uso de tornozeleira, pelo crime de tráfico de drogas. O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo juízo da 22ª Vara Federal.

A investigação teve início em dezembro de 2024, após o roubo de um veículo dos Correios que fazia entrega de encomendas em Viamão/RS.

A Operação Correio Seguro iniciou em 2016 e reúne uma série de ações repressivas a crimes contra o patrimônio. A ação é uma estratégia permanente da Polícia Federal para enfrentamento dos crimes praticados contra agências, veículos e funcionários dos Correios.

Compartilhe:

PF realiza operação contra distribuição ilícita de anabolizante e faz prisão A investigação teve início a partir de um flagrante realizado pela Polícia Rodoviária Federal, que culminou na localização de produtos contrabandeados da Bolívia

Cáceres/MT. A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 11/2, em Cáceres, a operação A.D.E., com o objetivo de reprimir a distribuição ilícita de anabolizantes no território nacional.

Os policiais cumprem um mandado de busca e apreensão, visando angariar elementos sobre uma possível organização criminosa, que se utilizava da rota Cáceres/Cuiabá para distribuição dos produtos ilícitos.

Na operação de hoje, os policiais prenderam em flagrante um homem com cerca de 40 caixas de anabolizantes. As investigações seguem para localizar outros envolvidos.

Compartilhe:

PF e CGU combatem fraudes em licitações de terceirização Operação Dissímulo cumpre 26 mandados de busca no DF para desarticular grupo criminoso.

Brasília/DF. A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (11/2) a Operação Dissímulo, com o apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal do Brasil, para desarticular um grupo criminoso voltado à prática de fraudes em licitações na área de terceirização.

Estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Distrito Federal.

As investigações, que tiveram início em abril de 2024, indicam que empresas com vínculos societários, familiares e trabalhistas teriam se associado para a prática de fraudes em licitações. Os investigados teriam utilizado falsa declaração de dados perante a administração pública para obter benefícios fiscais, garantindo assim vantagem indevida frente a outros concorrentes.

Também foi identificado que o grupo utilizava “laranjas” como sócios das empresas para ocultar os verdadeiros proprietários.

O grupo investigado possui dezenas de contratos vigentes com a Administração Pública, incluindo um contrato com a própria Polícia Federal, alvo desta investigação.

Com a deflagração da operação, a PF está adotando as medidas necessárias para evitar prejuízos à continuidade dos serviços prestados.

Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, uso de documentos falso, falsidade ideológica e estelionato contra a administração pública.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br

Compartilhe:

PF deflagra Operação Errata para combater corrupção na educação pública A investigação apura o direcionamento de contratos por parte da Secretaria de Educação de Belford Roxo/RJ, que ultrapassam os R$ 100 milhões

WhatsApp Image 2025-02-11 at 06.44.10.jpeg
Rio de Janeiro/RJ. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (11/2), a Operação Errata para reprimir a corrupção na rede municipal de ensino da cidade de Belford Roxo, situada na Baixada Fluminense.

A investigação, realizada de forma conjunta com o GAECO/MPF/RJ, apura o desvio de recursos oriundos do Fundo Nacional de Educação (FUNDEB) para contratações firmadas pela Secretaria de Educação do Município de Belford Roxo, mediante inexigibilidade de licitação, para o fornecimento de livros didáticos aos alunos da respectiva rede pública de ensino. A ação contou ainda com o apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal.

Cerca de 150 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva (todos cumpridos) nos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu/RJ, além de 42 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro (14), Nova Iguaçu (11), Belford Roxo (7), Fortaleza/CE (4), Maricá/RJ (2), Armação dos Búzios/RJ (1), Mesquita/RJ (1), Recife/PE (1) e Paulista/PE (1).

A investigação apontou que o fornecimento de livros didáticos aos alunos da rede municipal de Belford Roxo tem sido realizado por apenas duas empresas desde 2017, sempre com inexigibilidade de licitação, embora o município disponha de formas para obter gratuitamente livros didáticos aos alunos de sua rede pública de ensino, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC).

As fraudes eram cometidas mediante sucessivos pagamentos superfaturados, baseados em documentação falsa e destinados às empresas investigadas. O desvio de recursos públicos teria sido acompanhado pelo pagamento de vantagens indevidas, por parte das empresas fornecedoras de material didático a agentes públicos do município de Belford Roxo, os quais se valeram de mecanismos de lavagem de dinheiro para ocultar a origem ilícita do montante recebido.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e contratação direta ilegal.

Operação Errata – apreensão em Nova Iguaçu:

– veículos (3 carros e 1 van)
– ⁠armas (1 fuzil, 1 pistola e revólver); e
– ⁠R$ 18.500,00, em espécie;

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

Compartilhe:

Jaguaquara: Dois homicídios são registrados em menos de 24 horas; um suspeito foi preso

O município de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, registrou dois homicídios em menos de 24 horas, entre a noite de sexta-feira (07) e a madrugada deste sábado (08). O primeiro caso ocorreu na localidade de Bom Sossego, na zona rural, com a morte de David Moraes Farias, de 20 anos, este morto a golpes de facão e segundo informações chegou a ter o corpo incendiado em uma área de mata fechada

O cadáver foi encaminhado na madrugada ao Instituto Médico Legal de Jequié, por uma equipe da Polícia Técnica, que removeu também o corpo de Renildo de Jesus Argôlo, 41, que foi morto por outro homem após ambos entrarem em luta corporal nas proximidades de um posto de combustíveis. Imagens de câmeras de segurança mostram os envolvidos se agredindo. Informações são de que o autor ainda atirou pedras contra a vítima, que faleceu no loca

O primeiro caso, segundo à Polícia Militar, foi elucidado com a prisão do principal suspeito de ter cometido o crime. O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial de Jaguaquara. O autor do segundo caso segue foragido.

Compartilhe:

JEQUIÉ: SEM TRANSPORTE COLETIVO E SEM CAFÉ DA MANHÃ NAS ESCOLAS Semana começa com desafios para quem precisa de transporte coletivo para estudar, trabalhar, ir ao médico, fazer compras. Paralização do transporte coletivo está gerando prejuizos para a população.

As aulas nas redes de ensino municipal e estadual de Jequié começaram hoje, e a cidade está lidando com os desafios impostos pela ausência de transporte público municipal. Para uns, a falta de ônibus coletivo. Para aproximandamente 9 mil alunos da rede municipal de ensino, as aulas começam sem o café da manhã nas escolas, importante reforço alimentar que foi cortado pela gestão municial, desde 2021.

O transporte de estudantes para as escolas municipais localizadas na sede e nos distritos ocorre de maneira regular, sem interrupções. Porém, para os trabalhadores, jovens, adultos e idosos, haverá uma semana de desafios para se locomover, especialmente para aqueles que dependem do transporte coletivo urbano.

Em virtude de dificuldades para manter suas operações, a COOBMA, empresa vencedora da Licitação e que possui a licença para oferecer o serviço de transporte público decidiu suspender suas atividades na sexta-feira, 07/02, recolhendo todos os seus veículos para a garagem e deixando a comunidade sem opções de transporte coletivo.

Com o objetivo de resolver o impasse, a administração municipal de Jequié instaurou a Intervenção Pública na empresa COOBMA e assumirá a administração do sistema de transporte urbano por meio da Sumtran – Superintendência Municipal de Trânsito.

Em uma coletiva de imprensa, o prefeito de Jequié anunciou que a Sumtran recebeu autorização para adquirir 10 ônibus novos, com o objetivo de modernizar o sistema de transporte público da cidade. Ele também garantiu que em breve, os moradores de Jequié poderão contar com um transporte público de qualidade, utilizando veículos novos equipados com ar-condicionado e todas as características necessárias para um transporte seguro e eficiente.

Com a intervenção, ainda não está claro se a prefeitura de Jequié ficará responsável por toda a operação da empresa interditada, o que inclui custos e encargos administrativos, além dos salários dos cooperados que trabalham para a cooperativa.

Compartilhe:

BOA NOVA-Morre Karine Mota, aos 25 anos fica nosso profundo pesar a família e amigos

É com pesar que o POCOES24HORAS informa o falecimento de Karine Mota Santos das Virgens, de 25 anos. Ela faleceu na madrugada do último domingo (9), após ser transferida para o Hospital Roberto Santos, em Salvador.

Karine estava internada há 17 dias na UTI do Hospital Prado Valadares, em Jequié, aguardando transferência para a capital. A remoção foi realizada na noite de sábado (8), por volta das 22h. Apesar dos esforços médicos, Karine, carinhosamente conhecida como “Kari”, não resistiu.

Residente no Bairro Paraíso, no Distrito de Valentim, município de Boa Nova, sua morte gerou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da comunidade, que lamentam sua partida precoce. Homenagens e mensagens de solidariedade estão sendo compartilhadas nas redes sociais.

Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas pela família. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos

Compartilhe:

Silêncio nos bastidores: FIB 2025 corre risco de não ser realizado, apontam rumores

.

Nos últimos dias, rumores têm circulado em Vitória da Conquista e na mídia local sobre a possível não realização do Festival de Inverno Bahia (FIB) em 2025. Essas especulações ganharam força após discussões em programas de rádio, onde foi mencionado que a Bahia Eventos, atual produtora do evento, e a Rede Bahia,  estariam direcionando o foco para eventos corporativos, deixando de lado grandes festivais como o FIB.

Os rumos aumentam porque, até o momento, não há sinais de movimentações nos bastidores do festival, como contratações de bandas ou preparativos logísticos, o que reforça as suspeitas sobre o possível cancelamento neste ano.

O Festival de Inverno Bahia é um dos eventos musicais mais importantes do interior do Nordeste, realizado anualmente em Vitória da Conquista desde 2005. Ao longo de suas 17 edições, o FIB trouxe ao palco grandes nomes da música brasileira, como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Djavan, Ivete Sangalo, Fagner, Elba Ramalho, Os Paralamas do Sucesso, entre outros.

Caso os rumores sejam confirmados, a não realização do evento trará grandes prejuízos para a cidade. Isso porque  além de proporcionar entretenimento de qualidade, o FIB desempenha um papel crucial na economia local. Em edições anteriores, o festival gerou cerca de 2.500 empregos diretos e 3.500 indiretos, movimentando setores como comércio, hotelaria, gastronomia e serviços.

Em 2023, o festival recebeu mais de 60 mil visitantes durante os três dias de evento, reforçando seu papel como um dos principais motores econômicos e culturais da região.

Diante dos rumores sobre o possível cancelamento em 2025, a comunidade local e os frequentadores do festival aguardam um posicionamento oficial da Bahia Eventos ou da Rede Bahia para esclarecer a situação. Enquanto isso, a incerteza paira sobre a continuidade de um evento que se consolidou como parte essencial do calendário cultural e econômico de Vitória da Conquista.

Compartilhe: