Jequié: Ação da tropa de choque e Cipe Central é recebida a tiros e 03 criminosos acabam mortos
Três homens tombaram após confronto com as tropas da CIPE CENTRAL e CHOQUE da polícia militar na madrugada desta quarta-feira (05) no Bairro Mandacaru em Jequié.
Segundo informações repassadas ao Jornalista Mateus Oliver, as guarnições faziam rondas no referido bairro, após receberem alerta via CICOM sobre a presença de elementos armados na região, quando se deparararam com o grupo criminoso que resistiram a abordagem policial passando a atirar contra os agentes, que revidaram a injusta agressão e 03 dos delinquentes acabaram feridos.
Todos os resistentes foram encaminhados ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) porém não resistiram aos ferimentos após dar entrada na unidade.
Na ação, a polícia apreendeu armas usadas pelo bando criminoso e o caso foi registrado na Delegacia Territorial de Jequié, ficando as investigações a disposição da Polícia Civil.
Nesta terça feira, 04, três pessoas deram entrada no mesmo hospital com ferimentos oriundos de disparos de arma de fogo configurando tentativa de homicídio em todos os casos e as ações das forças de seguranças tem como objetivo alcançar envolvidos direto e indiretamente com tais ações delituosas.
Governo da Bahia publica edital para a contratação de 3.778 profissionais na saúde

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (05) o edital do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de 3.778 profissionais em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) busca reforçar o atendimento nas unidades de saúde da capital e do interior. As inscrições estarão abertas entre os dias 12 e 25 de fevereiro e serão realizadas pelo site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP).
Do total de vagas, 2.630 são destinadas a profissionais da área da saúde, como técnicos de enfermagem, radiologia e patologia, além de assistentes sociais, enfermeiros, biólogos, farmacêuticos, psicólogos, sanitaristas, terapeutas ocupacionais e médicos veterinários. Outras 1.148 oportunidades são para funções administrativas de níveis médio e superior.
A seleção será feita por meio de prova objetiva e análise de títulos, com aplicação prevista para o dia 23 de março. O resultado final deve ser homologado no dia 6 de maio, e os contratos terão duração inicial de até 36 meses, podendo ser prorrogados por igual período.
O certame permitirá a substituição de cerca de 2.700 contratos emergenciais firmados durante a pandemia, além da recomposição de vagas administrativas e atendimento a demandas estratégicas da Secretaria.
As provas serão realizadas em diversas cidades, incluindo Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras. A taxa de inscrição é de R$ 41,50 para cargos de nível médio e R$ 58,50 para nível superior.
Mais informações estão disponíveis no site da Sesab (www.saude.ba.gov.br) e no portal do IDCAP (www.idcap.org.br).
Barreiras/BA: Durante abordagem na BR-242, PRF localiza motorista desaparecido
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou, no dia 4 de fevereiro, um motorista desaparecido desde o dia 2. Durante uma abordagem no km 827 da BR-242, em Barreiras (BA), os agentes notaram que o condutor apresentava comportamento apreensivo e informações contraditórias.GOVERNADOR ANUNCIA SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE 3,7 MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA BAHIA

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a abertura de uma seleção para contratação de 3.778 profissionais da saúde, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O edital, que será publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (5), tem como objetivo fortalecer o atendimento nas unidades de saúde da capital e do interior da Bahia. O anúncio foi feito durante estreia do podcast do governador, na noite desta terça-feira (4).
As vagas são destinadas a técnicos de enfermagem, radiologia e patologia, além de assistentes sociais, enfermeiros, biólogos, farmacêuticos, psicólogos, sanitaristas, terapeutas ocupacionais e médicos veterinários. Também incluem funções administrativas de nível médio e superior.
“Os profissionais de saúde podem ficar ligados na publicação do edital no Diário Oficial desta quarta-feira (5). Esse processo seletivo representa um avanço significativo na estruturação das nossas unidades de saúde, garantindo mais qualificação para atender a população baiana”, destacou o governador.
As inscrições estarão abertas entre os dias 12 e 25 de fevereiro de 2025 e serão realizadas pelo site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) – www.saude.ba.gov.br – e no portal do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) – www.idcap.org.br.
As provas serão realizadas em diversas cidades, incluindo Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras. A taxa de inscrição é de R$ 41,50 para cargos de nível médio e R$ 58,50 para nível superior.
Governador recebe prefeito do União Brasil e reabre diálogo após 20 anos
O governador Jerônimo Rodrigues avançou na estratégia de aproximação com prefeitos de oposição e nesta sexta-feira reabriu um diálogo fechado há 20 anos com o ex-deputado e prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, uma das principais lideranças carlistas do Baixo Sul. O prefeito do União Brasil, mesmo partido de ACM Neto, foi recebido pelo governador e secretários de governo, em Salvador, num encontro que durou mais de 3 horas.
A reunião não tratou de política, girou em torno de obras e políticas públicas para o município, mas a reabertura do diálogo depois de tanto tempo indica o sucesso do movimento político arrojado iniciado este ano pelo governador Jerônimo e seu novo articulador político, Adolpho Loyola. Cairu foi o 52⁰ município recebido no gabinete do governador, em 2025. Do Baixo Sul, Jerônimo também recebeu Valença, Maraú, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Presidente Tancredo Neves, os dois últimos, inclusive, votaram em Neto em 2022 e passaram para o lado do governo após a reunião.
As articulações recentes, somadas ao resultado eleitoral do ano passado, podem mudar o panorama político eleitoral no Baixo Sul onde o governo saiu derrotado nas últimas eleições para governador. Nomes importantes para o grupo carlista, como o ex-prefeito de Wenceslau Guimarães, Kaká, que coordenou a campanha de Neto em 22, perdeu a prefeitura ano passado e Hildécio, a maior liderança de oposição com mandato, reabriu diálogo com o governo. Das 15 cidades da região, só Cairu continua como oposição, mas agora, com tratativas para parcerias na gestão.
IPIAÚ: Aleandro Brito foi morto a tiros na porta de casa

Um homem identificado como Aleandro Brito Silva, conhecido como “Beda”, foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (04) em frente à sua residência, na Avenida Pensilvânia, em Ipiaú. Ele tinha 40 anos e trabalhava como mototaxista.
De acordo com informações colhidas no local, Aleandro estava ao lado de sua motocicleta quando foi surpreendido por dois indivíduos a pé. Ele foi atingido pelos disparos e não resistiu. Os suspeitos fugiram logo em seguida.
A Polícia Militar isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). A motivação do crime ainda é desconhecida, e a Polícia Civil investigará o caso.
Familiares, amigos e moradores do bairro ficaram abalados com a notícia, já que Aleandro era visto como uma pessoa trabalhadora e de boa índole
Eleições 2026-ACM NETO COGITA PREFEITO DE JEQUIÉ, ZÉ COCÁ (PP), EM CHAPA MAJORITÁRIA PARA 2026
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, elogiou o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP). Em entrevista à rádios na Bahia, Neto afirmou que o político pode compor a chapa majoritária da oposição nas eleições de 2026.PF, em operação conjunta, inutiliza minas subterrâneas e resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão no AM A Polícia Federal, em parceria com a PRF, o ICMBio, o MTE, o MPT e a Funai, atua para combater o garimpo ilegal, proteger o meio
Manaus/AM. Realizada entre os dias 31/01 e 03/02, a Operação Mineração Obscura 2 teve como objetivo inutilizar minas subterrâneas de garimpo ilegal e resgatar trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em Maués/AM. A operação contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
A investigação teve início a partir de denúncias de exploração de mão-de-obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro, sendo esta operação um desdobramento da Operação Déjà Vu, que já identificara práticas semelhantes na região. Durante a ação, as equipes de campo constataram que os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos aos riscos decorrentes do uso de substâncias químicas tóxicas. Além disso, verificou-se que a extração do minério ocorria por meio de minas subterrâneas – um método incomum e de alto risco –, e os danos ambientais já avaliados superam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.
O garimpo alvo desta operação é um dos mais antigos do Brasil, sendo esta a primeira vez que a Polícia Federal realiza a desintrusão de um garimpo subterrâneo.








NOTA INFORMATIVA

