prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Política’

‘Estamos juntos. Acabou a eleição’, diz Lula no litoral de SP, com gestores bolsonaristas

‘O bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter’, disse ele ao lado de Tarcísio e do prefeito Felipe Augusto. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Após deixar o descanso da praia do Inema na Bahia, onde descansava no período do carnaval, o presidente Lula (PT), visitou o município paulista de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, nesta segunda-feira (20), para avaliar os estragos dos temporais que deixaram dezenas pessoas mortas e desabrigadas.

Ao lado do prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), e do governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ambos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula enfatizou a importância do trabalho conjunto em nível federal, estadual e municipal para superar a tragédia.

“Estamos juntos. Acabou a eleição”, disse o petista. “Se cada um ficar trabalhando sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor. Por isso, precisamos estar juntos”, acrescentou o presidente, segundo o qual o encontro dos três gestores “é uma demonstração de que é possível exercer a nossa função na democracia mesmo quando a gente pertence a partidos diferentes”.

“o bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter”, defendeu Lula, que prometeu reconstruir moradias em áreas seguras e pediu auxílio da prefeitura para mapear localidades cuja segurança seja atestada pela Defesa Civil. “Eu queria mostrar pra vocês uma cena que vocês não viam no Brasil: um governador, um presidente e um prefeito, sentados na mesa, em função de uma coisa comum que atinge a todos nós”, acrescentou.

“Desta vez, vai acontecer de verdade. Só arrumar terreno mais seguro”, disse. “Vocês vão voltar a ter um ninho, para cuidar da família de vocês”, prometeu o presidente.

Deputado Federal Félix Mendonça júnior disponibiliza ao Prefeito Jânio Natal 353 mil para Filarmônica de Porto Seguro

A Filarmônica 2 de Julho, entidade cultural mais antiga da cidade de Porto Seguro, na Bahia, recebeu uma importante ajuda para suas atividades. O atual prefeito da cidade, Jânio Natal, quando ainda era deputado estadual, se comprometeu a ajudar a instituição e cumpriu sua promessa.

Com o apoio do Deputado Federal Felix Mendonça Junior, Jânio Natal conseguiu uma emenda parlamentar no valor de 353 mil reais através do ministério do turismo, que contempla a aquisição de fardamento, instrumentos musicais e sonoros para a Filarmônica.

O presidente da entidade, Marcelo Capichaba Cancela, afirmou que essa ajuda é de grande importância e ajudará na confecção de um novo fardamento e na renovação de instrumentos que a Filarmônica ainda não possuía. Ele destacou ainda que Jânio Natal sempre foi um amigo e colaborador da Filarmônica 2 de Julho e agradeceu a todos os amigos, amantes e colaboradores, em especial aos amigos Paulo Moca, Cássio Campeche, Rildo Rios, Ronald Magnavita, Raí Cruz e a Phenix fábrica de projetos que foram importantes em mais essa conquista para a Filarmônica 2 de julho.

Com Jerônimo, PT Bahia comemora aniversário de 43 anos do partido

Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, o Partido dos Trabalhadores da Bahia comemorou nesta sexta-feira, 10, o aniversário de 43 anos de fundação da legenda. A comemoração contou também com a presença do presidente do Diretório Estadual, Éden Valadares, de deputados estaduais e federais, vereadores, dirigentes partidários e da militância.

O presidente do Diretório Estadual agradeceu a presença de todos e falou sobre o seu orgulho do compromisso do PT com o povo brasileiro e com a democracia. “É inequívoco que a trajetória do PT se confunde com a defesa da própria democracia em nosso país. Nós temos 43 anos de muitas conquistas, algumas lágrimas, é verdade, mas também de muita alegria por saber que estamos do lado certo da história, que é ao lado do povo brasileiro, das lutas populares, dos movimentos sociais. O PT sempre teve uma postura muito firme em defesa da igualdade social, da justiça social, de fazer por quem mais precisa. O PT é uma marca muito forte de compromisso com as mulheres, com os jovens, com os negros e negras, com a luta anti-homofóbica, com a luta antirracista, antimachista, contra a desigualdade regional”, disse.

O presidente destacou que os maiores exemplos do compromisso do PT com a justiça e igualdade social são o presidente Lula e os governos do PT na Bahia. “Penso que a Bahia hoje é um exemplo para o Brasil. Nós temos muito orgulho de tudo que fizemos com Jaques Wagner, com Rui Costa e agora com o governador Jerônimo. E o PT da Bahia, humildemente, é um exemplo para o Brasil. Tenho certeza que nós transformamos a Bahia para melhor e vamos aprofundar ainda mais com Jerônimo”, destacou Éden.

Homem sobe no telhado de casa após ser perseguido e baleado

Um homem foi baleado na noite desta sexta-feira (10), no bairro Senhorinha Cairo, em Vitória da Conquista.

Mesmo ferido, ele conseguiu subir no telhado da casa para tentar escapar dos atiradores. De acordo com as informações, o crime foi praticado por dois homens armados que desceram de um carro e começaram a atirar na vítima.

Durante a perseguição, ele caiu do telhado. Populares perceberam a situação e socorrem a vítima para o hospital em um carro particular.

A Polícia Militar e o Samu 192 foram acionados. A motivação e autoria do crime  serão investigadas pela Polícia Civil.

O homem foi atingido no ombro.

fonte: blog do sena

Jorge Leto Parabeniza o Deputado Antônio Brito pela sua posse no novo mandato. Veja

”Meu Amigo e Deputado Antônio Brito,

Você esta escrevendo sua história, somente você pode fazer isso, lute por você e pelos seus sonhos.
Não aceite menos que isso!

A cada recomeço, um novo desafio, uma história a ser escrita.

Parabéns!!!

Jorge Leto

Sucesso a suas conquistas!!!” Escreveu ele em sua postagem

Grande operação envolvendo mais de 200 policiais foi deflagrada nesta manhã no Sudoeste

Articulada pela SSP-Ba., as ações tiveram início com cumprimentos de mandados realizados pela Polícia Civil, com participação das 9ª, 10ª, 20ª e 21ª Coordenadorias Regionais.

Mais de 200 policiais civis e militares participam, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (1), de uma sequência de ações conjuntas deflagradas no município de Jequié. O objetivo é a contenção de mortes violentas (CVLIs) e captura de alvos prioritários da pasta, além da transferência de detentos do sistema prisional

Articulada pela Secretaria da Segurança Pública, as ações tiveram início com cumprimentos de mandados realizados pela Polícia Civil, com participação das 9ª, 10ª, 20ª e 21ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins/Jequié, Vitória da Conquista, Brumado e Itapetinga) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Departamento de Polícia do Interior (Depin).

Nas ruas, o policiamento é reforçado pelo 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié), Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste, das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Central, Sudoeste e de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Itabuna do Esquadrão de Motociclistas Falcão. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e a delegada-geral da Polícia Civil, Heloisa Brito, acompanharão o resultado das ações no município, com chegada prevista para as 8h30, no Terminal Aeroviário Vicente Grilo.

fonte: blog do Marcelo

Panorama Vitória da Conquista 2024: MDB vai tentar desbancar Sheila Lemos e quer PT na vice

Vereadora Lúcia Rocha é o nome da vez do partido para as eleições municipais em Vitória da Conquista

por Eduardo Dias

MDB, que ressurgiu das cinzas na Bahia após alguns anos de ostracismo, quer voltar ao poder em cidades específicas na Bahia e já tem, inclusive, pré-candidatura posta para a cidade de Vitória da Conquista. 

O partido tinha sob sua batuta duas das mais importantes prefeituras da Bahia: Feira de Santana, com Colbert Martins (MDB), e Vitória da Conquista, com Herzem Gusmão (MDB). No entanto, Herzem morreu em 2021, por consequência da Covid-19, e teve o posto assumido pela sua vice-prefeita, Sheila Lemos (UB). 

Antes aliados, agora o União Brasil e o MDB estão em campos opostos na Bahia, desde que a sigla indicou Geraldo Júnior como candidato a vice-governador ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT). 

O MDB já lançou a vereadora Lúcia Rocha como pré-candidata do partido à Prefeitura de Vitória da Conquista. Ela está em seu oitavo mandato na Câmara Municipal da cidade e neste ano disputou uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ficando como primeira suplente. Ela alcançou 31.243 votos.

“Vamos querer que o PT indique a vice. Vamos sentar à mesa com o espírito sempre de união da base. Depois, precisamos colocar que quem quer apoio, tem que apoiar também. E definir critérios, não é porque é de partido A ou B. É critério de base do governo. Vamos tentar esse consenso”, declarou o presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, sobre a disputa em Vitória da Conquista.

A atual prefeita Sheila Lemos deve concorrer à reeleição, com o apoio de lideranças do partido na Bahia. Em 2022, ela participou ativamente da campanha de ACM Neto ao Governo do Estado na região.

Correndo por fora está o ex-prefeito e deputado estadual, Zé Raimundo (PT), eleito neste ano com 87.695 votos para a ALBA. Zé Raimundo foi o responsável por levar a eleição de 2020 em Conquista para o segundo turno contra Herzem Gusmão do MDB, hoje partido aliado da base petista. Ele ainda não confirmou pré-candidatura, mas tudo indica que volte a disputar a Prefeitura da cidade.

No primeiro turno, ele saiu na frente da disputa com 47,63%, exatos 81.721 votos, contra 45,89%, 78.732 votos do emedebista. No segundo turno, o jogo virou e o petista viu Herzem vencer a eleição com 54,00% (97.364) votos, contra 46,00% (82.942 votos) que conseguiu.

Leo Prates reforça apoio à reeleição de Arthur Lira e diz que PDT vislumbra espaço na mesa diretora

 

O deputado federal eleito Leo Prates (PDT) só tomará posse em fevereiro, mas reafirmou que o PDT votará em favor da reeleição de Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara dos Deputados. O parlamentar baiano compareceu, na noite desta terça-feira (24), a um jantar na casa oficial do presidente da Casa, em Brasília, com toda a bancada da Bahia no legislativo.

Segundo a avaliação de Prates, Arthur Lira tem conduzido os trabalhos corretamente no legislativo e o PDT votará pela recondução à presidência da Câmara.

“O meu partido, o PDT, encaminhou pelo apoio à reeleição do presidente Lira. A gente entende que ele vem conduzindo de maneira correta a Câmara dos Deputados, agindo como um magistrado, como deve ser”, afirmou Prates, em entrevista ao Bahia Notícias nos arredores da residência oficial de Lira.

Leo Prates também disse que está sendo conversado com Arthur Lira algum espaço para o PDT na mesa diretora da Câmara, a ser eleita nos primeiros dias da legislatura que se inicia em fevereiro.

“Isso está sendo tratado com o presidente Lira, mas é natural que quem apoia queira contribuir. Nós temos belíssimos quadros aqui na Câmara dos Deputados, como o presidente Félix Mendonça Jr. da Bahia, e a nossa ideia é contribuir, seja nas comissões, seja nas mesa diretora. A nossa ideia é participar, para ver um Brasil que a gente sonha e que o PDT sempre sonhou”, assumiu o deputado.

Ainda de acordo com o parlamentar baiano, as principais pautas do PDT nos próximos quatro anos têm relação com a questão social do Brasil, que tem visto a fome voltar a assombrar sua população.

“Nós temos que ver que o Brasil voltou para o mapa da fome. A gente precisa ter um cuidado absoluto com essa questão dos mais pobres. E também uma pauta que traga desenvolvimento econômico e um ambiente de negócios para os empreendedores do país, que possa gerar emprego e renda para o nosso povo”, disse Prates.

Poções: prefeita Nilda Magalhães, e secretários estiveram reunidos com os representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) afim de firmar parceria para implantação de um escritório regional do conselho no município

Na manhã desta terça-feira, 24 de janeiro, a prefeita Nilda Magalhães, e secretários estiveram reunidos com os representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Pedro Torres Bulhoes Júnior, engenheiro civil e assessor parlamentar e Matheus Amorim, engenheiro civil e assessor institucional.
A reunião teve o objetivo de firmar parceria para implantação de um escritório regional do conselho em nosso município. A ação proporcionará à população e profissionais da área, um atendimento mais ágil e próximo, além disso, o espaço poderá se tornar um Pólo de atração de profissionais de cidades circunvizinhas.
Entre as principais funções do CREA estão a de verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA e promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.

Favorito à vaga no TCM, deputado Fabrício quer transparência no processo

O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) é um dos favoritos na disputa pela vaga de conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), aberta desde a aposentadoria compulsória do conselheiro Raimundo Moreira, em maio do ano passado.

Reeleito para o quarto mandato no legislativo estadual, Falcão foi vereador em Vitória da Conquista e exerceu a vice-liderança do governo na Assembleia por dois períodos. “Desde 2014, já foram abertas cinco vagas para conselheiro do TCM e nenhum deputado estadual conseguiu assumir o posto”, afirma.

De acordo com o parlamentar, a expectativa é que a indicação seja realizada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) de forma transparente. “Tenho muito carinho e respeito por todos os deputados estaduais, mas espero que meu nome seja aceito para apreciação e votação dos demais colegas.
Tenho a experiência e o conhecimento necessários para contribuir no âmbito da fiscalização de contas das prefeituras e câmaras dos 417 municípios baianos”, destaca.