prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Atualização cadastral deixou IPTU mais caro em Vitória da Conquista

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano já está disponível para pagamento e explicou sobre as alterações ocorridas nos valores do tributo.

Além do reajuste de 5,9% da inflação, alguns imóveis tiveram os valores aumentados por conta da atualização cadastral em casos de distorções nas informações acerca, principalmente, da área construída.

“Faz tempo que o valor venal não é atualizado. A diferença no valor de alguns IPTUs pode ser explicada pelo aumento de área construída e pela modificação de uso do imóvel. Se houve alguma modificação no imóvel nos últimos anos, mudou a taxação, mas não a alíquota”, diz Jonas Sala,, Secretario de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin).

Ele explica que não houve aumento em cima da planta genérica de valores do IPTU. “É muito importante esclarecer esse detalhe, para que as pessoas não se confundam e achem que aumentou o IPTU da cidade. O que houve foi a atualização da área que estava declarada na Prefeitura que agora passou a refletir a realidade, após a revisão do cadastro”, reitera o secretário.

Levantamento digital

De acordo com a prefeitura, o trabalho de atualização do cadastro imobiliário da cidade foi realizado no ano passado. Para isso, a Sefin contratou a empresa Topocart, que percorreu todos os bairros da cidade, visitando 70 mil dos 180 mil imóveis cadastrados e realizou um levantamento aerofotogramétrico (fotos aéreas com tecnologia digital), além do mapeamento 360 graus de cada imóvel. O processo é semelhante ao utilizado pelo serviço Google Street View, com a produção de imagens tridimensionais registradas por um veículo especial.

A atualização digital mostrou que cerca de 40% dos imóveis cadastrados em Vitória da Conquista sofreram algum acréscimo. São casos em que os proprietários aumentaram a construção ou construíram em imóveis que constavam apenas como terrenos e hoje têm casas, edifícios, lojas e centros comerciais.

“Tudo isso veio trazer essa visão que agora nós temos da realidade dos imóveis da cidade e isso certamente trouxe alguma consequência com relação ao IPTU, que antes era cobrado baseado nas informações até então existentes. Por isso, reafirmamos que não houve aumento, mas que, a partir de agora,  estamos cobrando o que de fato está acontecendo na realidade do imóvel”, declara Jonas Sala.

Pagamento

O contribuinte pode optar pela parcela única, com desconto de 10% até o dia 31 de março, ou parcelado em até oito vezes, com vencimento sempre no último dia útil do mês. A primeira parcela vence em 28 de abril.

Uma novidade é que se a pessoa optar pela parcela única e não conseguir pagar até o dia 31 de março poderá fazer isso até o dia 28 de abril, mas com um desconto menor, de 5%. Quem ainda não recebeu o carnê, pode pagar acessando a Sefin On-line, clicando no link ou pelo site da Prefeitura.

Corrupção do lixo em SC prende 7 prefeitos e indica mais de R$ 100 milhões de propina

A investigação de corrupção envolvendo a coleta de lixo em Santa Catarina já levou à prisão 7 prefeitos e um vice-prefeito, de partidos alinhados a Jair Bolsonaro, em um suposto esquema que destinaria 13% de propina dos contratos da empresa vencedora da licitação da coleta de lixos a agentes públicos.

O caso está sob apuração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Santa Catarina, na Operação Mensageiro. Se confirmados, os valores de propina levantados pelo MP dão conta de mais de R$ 100 milhões de propina pagos a agentes públicos, incluindo os prefeitos.

A Operação Mensageiro está sendo divulgada no estado como a versão catarinense da Lava Jato. Como tal, as informações divulgadas até então pelo Gaeco e por vazamentos de despachos judiciais ainda estão em fase de diligências. Ao contrário da Lava Jato, contudo, a Operação vem sendo tratada de maneira sigilosa e poucos dados foram obtidos.

O Grupo de veículos de comunicação ND, um dos mais atuantes no estado, divulgou, nesta quinta (23), um despacho da desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer.

Para o Ministério Público, este seria “o maior e mais complexo esquema criminoso para pagamentos de propina para agentes públicos e políticos de Santa Catarina”. No despacho, a magistrada fala em crimes que estariam “depenando” os cofres municipais catarinenses.

A empresa: Serrana Engenharia

A empresa sob suspeita é a Serrana Engenharia, de Joinville, que opera no recolhimento de lixo para dezenas de prefeituras de Santa Catarina. Durante 5 anos, a empresa foi beneficiada de R$ 354 milhões em contratos no setor.

O Grupo ND acessou despachos de Balneário Barra do Sul, Tubarão, Pescaria Brava e Capivari de Baixo, com decisões judiciais, levantamentos de informações da acusação e das defesas dos investigados.

Uma das principais informações que constam nos documentos são planilhas dos sócios da Serrana, que revelam que de R$ 34,3 milhões recebidos em contratos, somente R$ 10,2 milhões realmente foram destinados a serviços efetivamente prestados.

Cerca de R$ 19,5 milhões foram contabilizados como lucro da empresa. Mas R$ 4,5 milhões foram o caixa específico da corrupção de agentes públicos.

Propina deve ter ultrapassado R$ 100 mi, diz Gaeco

Assim, segundo cálculos do Gaeco, o lucro da Serrana deve ter ultrapassado os R$ 430 milhões e as propinas podem ter sido superiores a R$ 100 milhões.

A Serrana Engenharia atua com tratamento de lixo em 140 cidades catarinenses. Por isso, acredita-se que as revelações, até agora, são a ponta de um complexo e grande esquema.

“A empresa Serrana Engenharia mantém, desde sua constituição até os dias atuais, o maior e mais complexo esquema criminoso de pagamento de vantagens espúrias para inúmeros agentes públicos e políticos no Estado de Santa Catarina com o objetivo único de manter sua hegemonia e monopólio no serviço público essencial de coleta e tratamento de lixo. Os custos de tamanha ganância e ofensa aos preceitos constitucionais são ainda incalculáveis”, traz o MPSC.

Esquema se espalhou em, ao menos, 7 cidades

A investigação partiu da Operação Et Pater Filium, em julho de 2020, quando se investigava crimes nas cidades Major Vieira, Canoinhas e Bela Vista do Toldo. O prefeito deste último município, Adelmo Alberti, chegou a ser preso e ele buscou o MPSC para prestar delação premiada.

Alberti revelou a prática de corrupção em 4 cidades da região. O principal laranja do esquema, Altevir Seidel, chamado de “Mensageiro” pelos prefeitos, é quem pagava as propinas aos agentes públicos pela Serrana Engenharia.

Com o avanço das investigações, o Gaeco descobriu que Seidel teve a mesma atuação com dezenas de prefeitos e secretários, fazendo contato com eles previamente às licitações, negociando as propinas.

O “mensageiro”

A terceira fase da Operação Mensageiro, deflagrada na semana passada, prendeu o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli e o vice Caio Tocarski (União Brasil), que teriam acertado um dos maiores superfaturamentos no esquema corrupto com a prestadora. Desde 2017, a Serrana recebeu R$ 23,4 milhões de licitação de Tubarão.

No início do mês, no dia 2 de fevereiro, o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Correa Costa (PL), foi preso. O seu secretário de Gestão e Fazenda, Glauco Gazolla Zanella, encontrou-se com Seidel, o operador da Serrana, em um hotel de Laguna, em setembro do ano passado.

Três municípios da Bahia entre os 50 mais violentos do planeta Vitoria da conquista é um deles

De acordo com o levantamento, Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista são três das cidades mais violentas do planeta. A capital baiana aparece na 19ª posição, enquanto Feira e Conquista ocupam a 22ª e 26ª posições, respectivamente.

No ano passado, a Bahia já tinha registrado a maior quantidade de mortes violentas, conforme o índice nacional de homicídios criado pelo site G1. O estado também foi o terceiro quando o assunto foi o número de vítimas de roubo do país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC).

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) lamentou os números alarmantes. “Mais uma vez a Bahia aparece no noticiário de forma negativa. Desta vez, em âmbito mundial, somos o estado com mais cidades entre as 50 mais violentas do planeta. Esse é o reflexo do governo do PT. São 16 anos, indo para 20, onde os números da Segurança Pública são os piores do Brasil e agora aparecem como também nos rankings mundiais”, disse o parlamentar.

Condutor de caminhão de frigorífico morre vítima de acidente na BR 324, em Ourolândia-BA

No final da tarde desta quarta-feira, dia 22 de fevereiro de 2023, um homem veio a óbito vítima de acidente automobilístico, tipo tombamento, com um caminhão baú de um frigorífico na BR 324, altura do município de Ourolândia-BA.

Não há informações sobre as circunstâncias do acidente, sobre o que de fato fez com que o motorista ter saído da pista vindo a tombar no acostamento.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual foi acionada e esteve no local e acionou o DPT – Departamento de Polícia Técnica, para realizar o levantamento cadavérico e encaminhar o corpo do vitimado para o IML de Jacobina.

 

fonte: blog do adeniltom

Luto:Vítima de um grave acidente na avenida Brumado morre no Hospital de Base

Tarde de quinta-feira (23) com notícia triste em Vitória da Conquista.

Ele estava pilotando uma moto que colidiu com um carro de passeio.

Figura bastante conhecida na Suíça Baiana, Marcos Alves, infelizmente, não resistiu e faleceu no início da tarde no Hospital Geral da terceira maior cidade da Bahia.

Nas redes sociais são várias as manifestações de pesar devido a essa tragédia. Ele era morador do Bairro Senhorinha Cairo.

Diversas imagens e vídeos circularam nas redes sociais exibindo a gravidade do acidente.

Nossos sentimentos.

Fonte Blog do Rodrigo Ferraz

ANTT penaliza Novo Horizonte e suspende operação de linhas interestaduais por 55 dias

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) penalizou a Viação Novo Horizonte, suspendendo a autorização da empresa para operar linhas interestaduais por 55 dias

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (17). A penalidade tem como base o art. 78-A, inciso III, da Lei nº 10.233, que visa a suspensão da operação quando o operador não cumpre as normas estabelecidas no contrato de concessão.

A ANTT permitiu que a empresa mantenha a operação pelos próximos 90 dias, devendo interromper a venda de novas passagens por pelos menos 30 dias úteis antes desse prazo.

A recorrência com que os ônibus da empresa apresentaram problemas chamam a atenção. No final do ano passado, a garagem de ônibus antigos da empresa pegou fogo em Vitória da Conquista, queimando mais de 80 ônibus que estavam parados.

 

fonte: blog do sena

Mais conforto e humanização na assistência materno-infantil: Santa Casa de Jequié inclui banheira na sua Maternidade

Com capacidade para realizar cerca de 4 mil partos por ano, através de um atendimento essencialmente humanizado, atenta às necessidades das pacientes, a maternidade da Santa Casa de Jequié, unidade da Fundação José Silveira, agregou às suas práticas a banheira para o trabalho de parto.

Contando com Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), sendo referência em parto natural e acompanhamento de gestação de alto risco, a instituição reafirma o seu comprometimento com o bem estar dos assistidos e a qualidade da sua entrega à população da região.

De acordo com Damares Oliveira, coordenadora da Enfermagem, “a possibilidade do parto na água possui vários benefícios e o principal deles é a diminuição das dores proporcionada pelo relaxamento muscular. A fluidez da água, que facilita a mobilidade do corpo, também é outro aspecto que colabora para uma vivência pré-parto mais tranquila, dentro da realidade de cada mulher”.

Sendo a primeira primeira maternidade filantrópica 100% SUS do país com o selo de Integridade; e a primeira do norte e nordeste com a certificação Acreditado com Excelência – ONA 3, a unidade garante um alto padrão de qualidade segurança para Jequié e 27 municípios da região

Veja quem são as sete vítimas de chacina em Sinop (MT)

Uma chacina em uma bar em Sinop, a 503 km de Cuiabá, em Mato Grosso, deixou sete pessoas mortas. O caso foi registrado na tarde dessa terça-feira (21). Os autores do crime, identificados como Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, e Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, mataram as vítimas por não aceitarem perder um jogo de sinuca apostado, de acordo com o delegado Braulio Junqueira. Eles ainda estão foragidos, segundo a Polícia Civil.

Seis homens e uma adolescente de 12 anos foram mortos. O g1 apurou o nome e idade das sete vítimas.

Veja abaixo quem são:

  • Larissa Frasao de Almeida, de 12 anos (filha de Getúlio, que também foi morto, e de Raquel Gomes de Almeida, que sobreveu à chacina)

 

  • Getúlio Rodrigues Frasão Júnior, de 36 anos (pai de Larissa e marido de Raquel Gomes de Almeida, que sobreveu à chacina)

Pai e filha são naturais do município de Governador Freire, a 244 km de São Luís. De acordo com a família, os corpos devem sair de Sinop na manhã desta quinta-feira (23), e serão sepultados no Maranhão. Getúlio morava em Mato Grosso há três anos e trabalhava como pedreiro. Larissa havia mudado recentemente para o estado com o objetivo de estudar.

Os dois sobreviventes também são maranhenses. Eles foram identificados como Raquel Gomes de Almeida, esposa de Getúlio e mãe de Larissa, e o sobrinho dele, Luiz Carlos Souza Barbosa.

  • Orisberto Pereira Sousa, de 38 anos

 

  • Adriano Balbinote, de 46 anos

 

  • Josué Ramos Tenório, de 48 anos

 

 

  • Maciel Bruno de Andrade Costa, de 35 anos

 

  • Elizeu Santos da Silva – 47 anos (ele chegou a ser socorrido com vida, mas morreu no hospital)

 

 

Mulher morre após batida entre dois carros

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas após um grave acidente entre dois carros na BR-420, no trecho entre municípios de Mutuípe e Laje, no Vale do Jiquiriçá, nesta quarta-feira (22).

O Samu 192 esteve no local e socorreu os feridos para o Hospital Ranulfo José de Almeida, em Laje, e três pessoas foram levadas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus.

 

Uma tragédia tirou a vida de trabalhador rural

Um homem de 33 anos morreu em um acidente com trator enquanto trabalhava em uma fazenda na zona rural de Belmonte, na tarde de terça-feira (21).

A vítima foi identificada como Leandro Pio Monteiro. O acidente aconteceu na Fazenda São Geraldo, no distrito de Santa Maria Eterna, por volta do meio-dia.

Segundo a polícia, a vítima conduzia o trator pela propriedade e, ao passar por uma área íngreme, não conseguiu controlar o veículo, que capotou em uma ribanceira. Um colega que estava junto correu até Leandro e, percebendo que ele ainda estava vivo, o carregou até a parte alta da estrada.

Em seguida, o colega saiu em busca de socorro, mas ao retornar com um veículo, Leandro já estava morto.

A perícia constatou que o corpo apresentava escoriações e uma lesão na perna direita provocada pelo acidente.

De acordo com o Radar News, a vítima morava em Santa Maria Eterna e estava prestando um serviço na fazenda.

fonte: blog do eddy