prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Populares protestam na Câmara de Caxias do Sul e pedem cassação de vereador que ofendeu baianos

Na manhã desta quinta-feira (02) populares tomaram as galerias da Câmara Municipal da cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em protesto contra a fala considerada xenófoba do vereador Sandro Fantinel.

O parlamentar foi expulso do partido Patriotas após divulgação de discurso no plenário do Legislativo local no qual ofendeu a baianos ao defender a ação de vinícolas acusadas de patrocinarem trabalho análogo à escravidão no estado.

A situação do vereador tem se tornado cada vez mais insustentável, uma vez que sua fala viralizou. Há uma petição online pela sua cassação.

O governador Eduardo Leite também mobilizou o Ministério Público do estado para responsabilizar e investigar a conduta do parlamentar.

Ipiaú Online

Bebê é resgatado por PMs após ser deixado sozinho em casa na Bahia

Um bebê de cerca de três meses de vida foi resgatado, nesta quarta-feira (1º), após ser deixado sozinho dentro de uma casa, na Travessa Mascarenhas de Moraes, no Jardim Cruzeiro, no bairro do Uruguai, em Salvador.
Segundo apuração da equipe de reportagem da TV Bahia no local, o bebê é do sexo feminino e foi resgatado por policiais militares.
A Polícia Militar foi ao local após ser acionada por vizinhos, via Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
 
Não há informações sobre o estado de saúde do bebê, nem quem teria o deixado no imóvel.

Fim de semana terá show de Tierry de graça em Barra do Choça e muito mais!

A tradicional festa da Bandeira de Barra do Choça promete sacudir a Terra do café nesse fim de semana.

Organizada pela Prefeitura Municipal, esse ano, sob a gestão do prefeito Oberdan Rocha, ganhou outro patamar.

Totalmente gratuita, o evento, que acontece dentro da cidade, terá shows de Tierry, Arreio de Ouro, além de atrações regionais, a exemplo de Jô Almeida, Erlan Forrozão, Rogerinho Freire e muito mais.

A festa promete movimentar a economia do município, recebendo visitantes de cidades circunvizinhas, a exemplo de Vitória da Conquista, Planalto, Caatiba, dentre tantas outras.

A festa acontece nos dias 04 e 05 de março e tem o apoio do Governo do Estado e da Câmara de Vereadores.

 

Região: Homem morre em tentativa de abordagem da CIPE na noite desta quarta-feira

Nesta quarta-feira dia 01, Durante patrulhamento especializado da CIPE Chapada na cidade de Itaberaba na Rua 4 do bairro Irmã Dulce, as guarnições foram informadas por populares, que no local citado havia vários indivíduos ostentando armas de fogo e praticando tráfico de drogas.

De imediato as guarnições deslocaram até o local onde avistaram vários indivíduos, que ao perceberem a presença das guarnições efetuaram disparos e correram em direção a um imóvel. Em ato contínuo a guarnição fez o acompanhamento, sendo recebidas novamente a tiros. No revide em legítima defesa, um dos suspeitos foi atingido, sendo prestado o socorro imediato até a UPA, onde o médico de plantão posteriormente atestou o óbito, os outros suspeitos conseguiram evadir do local. MATERIAL APREENDIDO: – 01 revólver de marca TAURUS, com numeração suprimido contendo 05 (cinco) munições deflagradas e 01 (uma) intacta; – 08 papelotes de substância análoga a cocaína.

QUALIDADE CONSOLIDADA: UNIDADES DA FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA OBTÊM CERTIFICAÇÃO POR ALTO PADRÃO DA ASSISTÊNCIA

WhatsApp Image 2023-03-01 at 16.18.22

Pela primeira vez no país, duas instituições de saúde passaram simultaneamente pelo processo de Acreditação Hospitalar. O Hospital Santo Amaro, em Salvador, e a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, em Jequié, atenderam a rigorosos requisitos associados à governança corporativa, qualidade e segurança assistencial, conquistando os Selos de Integridade e Acreditado com Excelência – ONA 3. “O fato inédito evidencia o atendimento de alto padrão prestado aos pacientes por ambas unidades, porque comprova e reconhece o compromisso com a ética, transparência da gestão, responsabilidade social e, também, excelência no cuidado”, afirma Eduarda Carvalho, gerente da Qualidade, área corporativa da Fundação José Silveira.

Para Carlos Dumet, superintendente administrativo e financeiro da Instituição, as certificações reforçam o legado institucional de inovação na saúde. “Há 35 e 13 anos, o Hospital Santo Amaro e a Santa Casa de Jequié, respectivamente, prezam pela melhoria contínua, aliando modernidade e humanização”.

O processo de Acreditação é um direcionamento estratégico, que não faz distinção entre os perfis das unidades. “Reafirmamos nosso compromisso com a prestação de serviços cada vez mais qualificados e seguros, em prol da população baiana”, conclui Leila Brito, gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico Assistencial e Inovação.

Poções: Representantes da Assistencia Social do Município estiveram participando de mais um encontro do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Bahia (COEGEMAS) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em Salvador

Cumprindo agenda no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, a secretária municipal de Assistencia Social, Orleide Pacheco, juntamente com o assistente social da SMAS, Vitor Volejo, estiveram participando de mais um encontro do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Bahia (COEGEMAS) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades)
.
Entre os assuntos dicutidos, estavam a apresentação propostas dos municípios para a construção do plano “Bahia Sem Fome”, do Governo do Estado, vistas o fortalecimento das políticas públicas sociais para o enfrentamento das situações de insegurança alimentar e nutricional de famílias em condição de vulnerabilidade no território baiano. Na oportunidade, a gestora municipal da assistência social e o técnico da SMAS estiveram representando Poções para o fortalecimento do SUAS no município.
Durante o encontro do COEGEMAS, ainda foi realizada uma atividade conjunta com o Ministério Público da Bahia e União dos Municípios da Bahia (UPB) que tratou sobre Diretrizes para o Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares.
Ambos encontros contaram com a participação da superintendente de Assistência Social da Bahia (SAS/Seades), Leisa Sousa, que representou a titular da Seads, Fabya Reis, e a presidente do COEGEMAS e Secretária da Assistência Social do município de João Dourado, Ediana Dourado, e demais representantes de diversos municípios baianos.

PRF prende em Eunápolis, foragido da justiça acusado de estupro de vulnerável

Na noite desta terça-feira, 28 de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), prendeu um homem acusado pela justiça por um crime de estupro de vulnerável cometido no extremo sul baiano. A prisão ocorreu na BR 101, em Eunápolis.

Os PRFs patrulhavam a rodovia quando deram ordem de parada ao condutor de um VW/Voyage. O carro era ocupado por 6 pessoas e estava com excesso de passageiros.

Após a identificação de todos os ocupantes, os policiais confirmaram através de pesquisa nos sistemas que um dos passageiros possuía em seu desfavor um mandado de prisão, expedido pela 2ª Vara Criminal de Eunápolis, no estado da Bahia.

Diante dos fatos, o homem de 40 anos foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária para o registro da prisão e a adoção das medidas cabíveis.

Homem aluga carro roubado em Poções na BR-116

Um homem que estava em carro roubado em Carapicuiba (SP) foi preso nesta terça-feira (28/02), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, em Manoel Vitorino (BA). O motorista alegou que havia alugado o veículo por 1.800 reais pelo prazo de 10 dias.
Durante a fiscalização, os policiais perceberam que a placa do Onix apresentava sinais de adulteração e era clonada. Em consulta detalhada, a equipe descobriu a placa original do veículo e constatou uma ‘queixa’ de roubo registrada desde julho/2021 na cidade paulista de Carapicuiba. O motorista disse que o contrato do aluguel foi feito em Poções (BA) e que não sabia da irregularidade. Ele foi encaminhado junto com o veículo à Delegacia de Polícia Civil

Estudos indicam que vacina bivalente é mais eficaz contra covid-19

Todo o conteúdo do Tribuna do Sertão está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. É proibida a cópia/reprodução deste material em qualquer meio de comunicação sem a devida autorização. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Tribuna do Sertão.

A vacina bivalente é significativamente mais eficaz em evitar as internações e mortes por covid-19 em relação aos imunizantes originais. A conclusão está em dois estudos preliminares feitos nos Estados Unidos e na Escandinávia e publicados recentemente.

A eficácia do produto mais recente quando usado como segunda dose chega a 80%, ante 65% da inicial. O novo imunizante da Pfizer começou a ser oferecido nesta segunda-feira no País, marcando o início de uma nova etapa da imunização.

FORMULAÇÃO

As vacinas chamadas de bivalentes induzem a produção de anticorpos contra a cepa original do vírus SarsCov-2 e também contra as novas variantes que surgiram ao longo da pandemia e hoje são predominantes. Por isso, segundo especialistas, são as mais eficientes dentre as disponíveis atualmente. O estudo americano, publicado na New England Journal of Medicine, foi feito com a vacina bivalente da Pfizer e a da Moderna em comparação aos imunizantes originais. O trabalho mostra que, quando usada como dose de reforço, a bivalente previne internações e mortes em 61,8% em relação à vacina original (24,9%).

O trabalho dos pesquisadores escandinavos (ainda sem revisão dos pares) mostra resultados ainda melhores. A dose de reforço da bivalente foi eficaz em 80% dos casos (de quadros graves e óbito), ante 65% do imunizante original. O extenso uso das vacinas bivalentes da Pfizer e da Moderna nos Estados Unidos e na Europa nos últimos meses mostra uma redução no número de hospitalizações e mortes, segundo as agências de diferentes países.

b>EVOLUÇÃO

Conforme o vírus causador da covid-19 se espalhou pelo mundo, ele evoluiu, tornando-se mais facilmente transmissível e também mais eficiente em driblar a imunidade gerada pelo imunizante original. As novas vacinas foram desenvolvidas para fazer frente a essa realidade. Por isso, têm como alvo tanto a cepa original quanto as variantes. A vacina da Pfizer é voltada especificamente à neutralização da variante Ômicron, que é predominante hoje no mundo.

O Ministério da Saúde estima que 54 milhões de brasileiros sejam elegíveis a receber a nova vacina. A oferta ocorrerá em cinco fases, começando pelos mais vulneráveis: pessoas acima de 70 anos, pacientes imunossuprimidos a partir dos 12 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Renato Kfouri explicou que, para ser licenciada, a nova vacina demonstrou em testes em laboratório que a proteção oferecida pela bivalente é maior. “Os estudos clínicos ainda estão em fase inicial, mas tudo indica que há mesmo uma eficácia superior da bivalente”, afirmou. “Mesmo faltando ainda dados mais robustos e precisos de estudos clínicos, esta é a vacina hoje recomendada, sobretudo para pessoas em grupos de risco.”

RNA

Por enquanto só as vacinas feitas a partir do RNA mensageiro têm essa formulação bivalente. A vacina que está sendo aplicada no Brasil oferece proteção para a cepa original, Wuhan (nome do local onde surgiu a pandemia, na China) e para a variante Ômicron.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Autor: Roberta Jansen

Notícia retirada do: https://www.tribunadosertao.com.br/2023/03/estudos-indicam-que-vacina-bivalente-e-mais-eficaz-contra-covid-19/#.Y_9IM0k0_vs.whatsapp

Duas pessoas morrem e nove ficam feridas após ônibus tombar no interior da Bahia

Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas após um ônibus tombar na terça-feira (28), na cidade de Cícero Dantas, a cerca de 300 km de Salvador.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle da direção do veículo, que saiu da pista.

Informações preliminares afirmavam que o homem teria sido vítima de um ataque de abelhas. No entanto, o órgão afirma que o ônibus bateu na colmeia apenas após o acidente.

Chovia bastante no momento em que o ônibus, que fazia o trajeto Salvador x Jeremoabo, tombou. Duas das nove vítimas feridas foram socorridas e levadas para o Hospital Luís Eduardo, em Cícero Dantas, com estado de saúde grave. Não há mais informações sobre o estado de saúde dessas pessoas.

As causas do acidente serão apuradas pela PRF.

fonte: g1