prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Trabalhadores resgatados em situação de escravidão no Sul chegaram à Bahia

Os ônibus transportando os 194 trabalhadores encontrados em situação semelhante à escravidão chegaram ao estado da Bahia na manhã desta segunda-feira (27). O comboio saiu de Bento Gonçalves (RS) na noite de sexta-feira (24) e por volta das 11h de hoje o primeiro ônibus parou no posto da PRF, em Feira de Santana.

Dos 207 homens resgatados em condições degradantes de trabalho na serra gaúcha, 194 deles voltaram para a Bahia. Outros quatro baianos preferiram permanecer no Rio Grande do Sul. Nove são gaúchos e também retornaram aos municípios de origem.

Foi um trajeto de aproximadamente três mil quilômetros, percorrido em sua maioria por rodovias federais, atravessando diversas cidades das regiões Sul e Sudeste até chegar à Bahia.

De acordo com a PRF, todos estavam muito animados por finalmente voltarem para casa e poderem reencontrar seus familiares.

Os órgãos envolvidos já iniciaram os procedimentos de investigação e irão analisar individualmente os direitos trabalhistas de cada trabalhador, que inclui o pagamento das verbas rescisórias e outras indenizações, além da punição dos responsáveis.

O artigo 149 do Código Penal Brasileiro traz a definição de trabalho análogo ao escravo. Ele inclui no conceito as condições degradantes do trabalho, a jornada exaustiva, o trabalho forçado e a servidão por dívida.

Entenda o Caso

A ação foi desencadeada na última quarta-feira (22), após três trabalhadores procurarem a unidade operacional da PRF em Caxias do Sul dizendo que tinham fugido de um alojamento em que eram mantidos contra a sua vontade.

A PRF acionou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Polícia Federal para averiguar a denúncia dos trabalhadores. As equipes foram ao local indicado e os auditores do trabalho constaram que havia em torno de 207 homens em situação análoga à escravidão.

Além disso, os homens relataram que estavam sendo submetidos à condições degradantes de trabalho, tais como atrasos nos pagamentos dos salários,  jornada de trabalho exaustiva, alojamento em uma edificação precária e a eles eram ofertados alimentos estragados. E além das condições desumanas de trabalho, os homens disseram que eram humilhados, recebiam ameaças verbais e agressões físicas.

Também relataram que eram coagidos a permanecer no local sob pena de pagamento de uma multa por quebra do contrato de trabalho.

Esses homens, em sua maioria proveniente da Bahia, foram recrutados para trabalharem em diversas vinícolas na região de Bento Gonçalves (RS), com a promessa de receber salário, acomodação e alimentação. Ao chegar no local, encontravam uma situação diferente das prometidas pelos recrutadores.

O responsável pela empresa, que mantinha os trabalhadores nestas condições análogas ao de trabalho escravo, foi preso e encaminhado para a Polícia Federal em Caxias do Sul. Ele tem 45 anos de idade e é natural de Valente/BA.

DENÚNCIA

O trabalho análogo à escravidão é uma modalidade criminosa que compõem o rol de violações aos Direitos Humanos combatidas pela PRF.

Vale ressaltar que o trabalho escravo ainda é uma realidade persistente no Brasil e diversas atividades são organizadas pela sociedade civil, sindicatos e poder público com o objetivo de se combater e erradicar esse tipo de crime. As denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Adolescente mata mãe ao ser impedida de sair para beber em MT

Beatriz da Silva Reis, de 29 anos, não deixou a filha ir para o bar e foi esfaqueada dentro de casa. A menina foi apreendida.

 

Uma mulher de 29 anos foi assassinada pela própria filha, de 15 anos, após tentar impedi-la de sair para beber, no Bairro Mãe de Deus, em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá, nesse domingo (26). A vítima foi identificada como Beatriz da Silva Reis.

De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu por motivo fútil. A menina queria sair para um bar, mas Beatriz não deixou. Em seguida, a adolescente pegou uma face e desferiu golpes contra a mãe.

 

A Polícia Militar foi acionada e encontrou a vítima deitada no chão da sala da casa onde morava com a filha. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte ainda no local.

A adolescente permaneceu na casa até a chegada dos militares. Ela foi apreendida e encaminhada para a delegacia.

A menina era a primeira filha de Beatriz.

O caso é investigado

pela Delegacia de Peixoto de Azevedo.

Urgente em Conquista: Novas informações sobre bandidos que morreram em operação da PM

Por volta das 21h30, desta segunda-feira (28), após alerta do CICOM, o qual informou que indivíduos armados, a bordo de bicicletas, estariam realizando diversos roubos a transeuntes nas imediações dos bairros Urbis VI, Morada Real e Vila América, em Vitória da Conquista, com acentuado nível de ameaça às vítimas, uma guarnição da Área Sul da 77ª CIPM, passou a realizar o patrulhamento nas imediações informadas, localizando dois suspeitos, com as mesmas características informadas, no bairro Boa Vista. Durante a tentativa de abordagem, os indivíduos abandonaram as bicicletas, ao tempo em que dispararam suas armas contra os policiais, que reagiram ao ataque. Durante o embate, os indivíduos foram alvejados e, apesar de socorridos ao hospital de Base, evoluíram a óbito. Além dos armamentos utilizados, foram encontrados em poder dos masculinos, dois aparelhos celulares roubados. Os criminosos fizeram pelo menos 04 vítimas, todas mulheres, em um intervalo de aproximadamente duas horas, em diferentes locais. Uma delas, o criminoso chegou a exigir o relógio de pulso e os brincos que ela utilizava, além de indagar se utilizava aliança. Após o deslinde os policiais se dirigiram para a Unidade de Polícia, onde a ocorrência foi registrada. O Coronel PM Ivanildo da Silva, Comandante de Policiamento da Região Sudoeste, afirmou que “a intervenção policial foi uma rápida resposta da Polícia Militar, para conter uma ação criminosa sequenciada, o chamado arrastão, que fez pelo menos quatro vítimas, todas mulheres e cujos depoimentos indicaram um nível crescente de ameaça e violência empregados, entre a primeira e última vítima de roubo e que teve como desfecho o ataque aos policiais”. Ele finalizou acrescentando que o CPRSO está alinhado com às diretrizes estratégicas estabelecidas pelo Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral, Coronel PM Coutinho, por meio das quais “serão envidados todos os esforços para a preservação e manutenção da tranquilidade, no que se refere à Segurança Pública, da população”.

Professor de futebol suspeito de estupro e importunação sexual contra adolescentes na BA é procurado pela polícia

A delegacia da cidade de Muritiba, no Recôncavo Baiano, informou nesta segunda-feira (27) que solicitou à Justiça o mandado de prisão preventiva contra o professor de futebol suspeito de abusar sexualmente de dois adolescentes na mesma cidade. O homem segue sendo procurado pela polícia.

Ainda segundo a polícia, o professor é investigado por estupro de vulnerável e importunação sexual. Um mandado de busca e apreensão já foi cumprido na casa dele, em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. Apesar disso, ele ainda não foi encontrado.

O caso aconteceu no dia 22 de janeiro deste ano, quando centenas de adolescentes participaram de uma seletiva em Feira de Santana. Entre os participantes, 35 foram levados a um alojamento em Muritiba, onde disputariam um campeonato.

Adolescente pediu ajuda para o pai após assédio de professor de futebol — Foto: Arquivo pessoal

Adolescente pediu ajuda para o pai após assédio de professor de futebol — Foto: Arquivo pessoal

No dia 26 do mesmo mês, um dos adolescentes entrou em contato com o pai e pediu para que ele fosse buscá-lo, porque o professor seria pedófilo. Momentos depois, ele afirmou que foi estuprado pelo homem e fugiu do alojamento.

A defesa do professor disse que as relações sexuais foram consensuais com os dois adolescentes.

Ainda de acordo com a defesa do suspeito, depois de ter feito sexo com os adolescentes, os meninos solicitaram ao professor que os encaminhassem para o time de base. No entanto, ele informou aos adolescentes que eles não estavam no nível necessário. Com isso, de acordo com informações da defesa do professor, os adolescentes teriam se revoltado e contado aos pais que houve um estupro.

fonte: g1

PDT municipal parabéniza e homenageia o líder comunitário e presidente municipal Manoel Gusmão pelo seu aniversário

 

Hoje é um dia especial para o PDT Municipal de Vitória da Conquista-Ba, e para nossa querida cidade, pois registramos e parabenizamos o nosso Presidente municipal Manoel Gusmão pela passagem do seu aniversário.

Que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria. Desejamos força e entusiasmo para superar eventuais obstáculos da vida para que possa implementar os mais importantes projetos para o futuro do PDT e que somam para nossa querida cidade.

Continue caminhando, cuidando dos bens e das causas públicas, COMUNITÁRIAS e respeitando a todos (as), sempre pautado na humildade e na força de vontade de fazer o bem de forma ética e humana. Que Deus ilumine seus caminhos, para que, prossiga na trilha do bem, trabalhando cada vez mais em prol do nosso PDT e de nossa terra e da nossos companheiros e filiados, como vem fazendo dia após dia.

Parabéns Manoel Gusmão pelo belo trabalho desenvolvido em nosso partido, nossas comunidades e cidade. É um exemplo de homem, pai, esposo, amigo e grande líder.

Que Deus sempre lhe dê sabedoria para continuar trabalhando, vida longa e muitos motivos para comemorar hoje e sempre. Muita saúde, amor, paz, fé, esperança, alegrias e prosperidade!

Feliz aniversário, Presidente!

Uma homenagem do PDT Municipal e da família 12.

Criança de 2 anos é baleada durante ação de policiais militares em Salvador

Uma criança de 2 anos foi baleada durante uma ação de policiais militares, no domingo (26), no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.

O caso aconteceu na localidade conhecida como “Fonte do Capim”. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi socorrida e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

O caso foi registrado na 4ª Delegacia Territorial (DT) de São Caetano, que investiga se o tiro partiu de criminosos ou de policiais.

Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que policiais da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) receberam uma denúncia de suspeitos de tráfico de drogas armados na localidade conhecida como “Guigó”. A o chegarem no local, trocaram tiros com o grupo.

De acordo com a PM, após o confronto, uma mulher foi encontrada com uma criança baleada. O menino passou por cirurgia e não corre risco de morte. Os suspeitos fugiram.

Criança foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador — Foto: João Souza/ G1

Criança foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador — Foto: João Souza/ G1

fonte: g1

Ônibus com 22 passageiros tomba e deixa cinco pessoas feridas no oeste da Bahia

Um ônibus com 22 passageiros tombou no início da madrugada de domingo (26), na BA-161, em trecho do município de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a causas do acidente teria sido um animal que entrou na frente do veículo, que desviou e caiu no acostamento.

Informações iniciais indicavam que a causa do acidente seria uma pane elétrica.

O coletivo, que saiu do município de Ibotirama, tinha como destino a cidade de Irecê, no norte do estado. O acidente aconteceu em região conhecida como Estrada da Barra e não teve vítimas fatais. Não há informações sobre a evolução do quadro de saúde dos envolvidos no acidente.

Ônibus com 22 passageiros tomba no oeste da Bahia — Foto: Divulgação

Ônibus com 22 passageiros tomba no oeste da Bahia — Foto: Divulgação

Enfermeiros do Serviço Móvel de Atendimento Urgente (Samu) foram acionados para atender as vítimas que não foram identificadas.

Entre os feridos, duas mulheres e um homem foram encaminhados para o Hospital de Ibotirama com suspeitas de fraturas, mas sem riscos de morte. Outras duas vítimas com ferimentos leves foram encaminhadas para o hospital do município.

Ônibus com 22 passegeiros tomba na Bahia — Foto: Divulgação

Ônibus com 22 passegeiros tomba na Bahia — Foto: Divulgação

fonte: g1

Poder público e sociedade civil discutem sobre a implantação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Poções

Na manhã da última sexta-feira (24), representantes da sociedade civil e do poder público municipal estiveram reunidos a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), para falar da estruturação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Poções (CMPCD).
Entre as pautas, estavam a reformulação da Lei n° 1343 de 2022, destinada a garantir os direitos assegurados às pessoas com deficiência conforme legislação em vigor e estabelece normas básicas com o objetivo de assegurar, promover e proteger a sua inclusão social e cidadania plena em condições de igualdade e liberdade e organização da posse e nomeação da diretoria do CMPCD.
Juntos pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência!

Poções: Missa do Vaqueiro tem sua 8ª edição realizada durante o dia 26/02

Uma das tradicionais expressões culturais da Terra do Divino, a Missa do Vaqueiro foi realizada durante o dia de hoje, 26/02, em sua 8ª edição, contando com total apoio da Prefeitura de Poções.
A Prefeita Nilda Magalhães se fez presente ao lado de seu secretariado e apoiadores na retomada da festividade, quehá dois anos não era realizada na cidade
.
Foi um dia inteiro de programação que se iniciou com concentração de cavaleiros e amazonas que seguiram até o Parque de Exposições de Poções, onde ocorreu a missa.
A celebração foi marcada por alguns momentos emocionantes, como a apresentação da imagem de Nossa Senhora Aparecida carregada em meio à multidão por cavaleiros, ao entoar do berrante.
Para a Prefeita, o resgate da Missa do Vaqueiro significou muito: “Tenho certeza que a Missa do Vaqueiro só vem agregar às outras formas de manifestações culturais típicas da nossa região. Nosso apoio em retomar essa festa se tornou mais forte ainda devido aos anseios de muitas pessoas que nos pediram o retorno dessa celebração. Me senti muito feliz em participar desse momento de muita fé” afirmou a prefeita.
O produtor rural Carlos Oliveira (54), da Fazenda Santa Maria, acompanha a Missa do Vaqueiro desde quando começou. Ele lamentou quando o evento não foi realizado devido a Covid-19, mas disse que mesmo assim veio sozinho para ter um momento de oração em frente ao palco onde se costumava realizar a celebração. “Sou muito religioso, e participar desta missa é muito bom e importante, pois aproveito para agradecer a Deus por abençoar minha vida, pois quem conhece sabe que a lida de quem vive no campo não é fácil, e ainda é um momento de encontrarmos com os amigos”, contou.

Movimento Nacional pela Vacinação começa nesta segunda-feira

 

Dados do Ministério da Saúde revelam que, até o momento, cerca de 19 milhões de pessoas estão em atraso com a segunda dose da vacina contra Covid-19. Além disso, outras 68 milhões ainda não tomaram a primeira dose de reforço, enquanto 30,1 milhões de pessoas não tomaram o segundo reforço da vacina contra a doença em todo o país.

 

Com o intuito de ampliar a cobertura vacinal da Covid-19 e de outras vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), será lançado nesta segunda-feira (27) o Movimento Nacional pela Vacinação. Nesta primeira etapa, a imunização contra a Covid-19 terá reforço para os grupos prioritários em todo o país.